"Spielgruppe" - Alle Dienstage

Pelo título vocês pensaram que escreveria em alemão...rs rs rs Ainda demora muito para isso acontecer! Mas quem sabe um dia! Por enquanto, vou treinando em pequenas palavras e frases.

Resolvi escrever o título assim para apresentar a vocês como chama o grupo de mães que se encontra todas as terças-feiras levando seus bebês e/ou crianças de 0 a 3 anos. Nessa faixa etária, pois a partir dos 3 anos elas costumam freqüentar os Kindergärten. Agora, vocês devem pensar que aqui não tem berçário. Muito pelo contrário, tem sim! São chamados de Krippen. Felipe foi durante um ano e em outro post compartilharei com vocês todas as minhas impressões. Ok?

Agora, quero contar para vocês desse espaço - Grupo de Brincar - organizado por uma única pessoa tendo contribuições das mães que participam. Esse espaço está aberto aproximadamente 10 anos, aqui em Sinzing, surgiu com a idéia de ser um lugar para as crianças pequenas brincarem, "interagirem" umas com as outras (pelo menos observarem), realizarem algumas atividades (ouvirem histórias, manusearem livros, massinha,  pinturas, circuitos motores, músicas) e também um momento das mães brincarem com seus filhos; além de trocarem experiências (sobre atitude, aprendizado, desenvolvimento, dúvidas e outras). Tem uma rotina organizada para que tudo isso aconteça, mas mostra-se flexível. O adulto disponibiliza alguns materiais, convida para outras situações e possibilita que o bebê / criança vá ao encontro de seus interesses.

Como já havia sido convidada muitas vezes para participar resolvi conhecer nessa última terça-feira. O mais interessante de tudo é que minha decisão teve peso por conta de tantas mães que comentaram e me convidaram. Primeiro foi a vez da vizinha, que por proximidade, me falou do lugar, de como era e tudo mais. Mesmo assim achei que não era hora, mesmo sabendo que ela já tinha participado com seus três filhos... rs

Depois foi a vez de outra mãe da escola do Felipe e depois outra, outra...

Bom, mas dessa vez lá estava Thomas e sua mamãe. Fomos acompanhado de outra mãe (já conhecida da escola do Felipe que também insistiu muito, quase me arrastou!). Minhas impressões? Vocês estão querendo saber logo? Caaaaalma contarei tudo! Fomos muito bem recebidos pela Suzy que organiza esses encontros entre as mães. Quanto as mães, nessa terça-feira, não eram muitas. Tinham 6 mães e algumas mais simpáticas, outras nem tanto, mais sérias.

O encontro tem duração de 2 horas e foi muito interessante. Geralmente as mães chegam, vestem o Hausschuhe (estão lembradas?) e sentam no tapete com seu bebê e/ou criança. Logo formam uma roda e começa o momento das músicas. Elas cantam junto e para seus filhos. Uma graça de ver! A Suzy distribui alguns instrumentos de música. Tem toda uma seqüência para as crianças cantarem, tocarem e dançarem (mesmo que seja apenas com gestos). Adorei! Mesmo porque vocês pensam que não tem músicas bonitas? Uma mais fofa do que a outra. Estou gostando muito! Thomas adorou esse momento no Speilgruppe. Acho que de todos esse foi o mais divertido para ele e para mim...kkkkkkk Queria muito ter filmado e fotografado, mas fiquei um pouco envergonhada para fazer isso no primeiro dia. Quem sabe se eu for na próxima terça-feira, aí prometo para vocês.

Essa roda de música me fez lembrar muito da sala de aula. Do meu momento com meus alunos. Que saudades! Olha saudades de tudo (de fazer planejamento, de preparar as atividades no computador, de pesquisar informações, selecionar histórias, cantar, cortar papéis, participar de reuniões, conversar com as mães, trocar com as parceiras de série, enfim; tudo que envolve a sala de aula). Sabem que ocupo meus momentos com meus filhos, principalmente com o Felipe. Tento investir e fazer de tudo um pouco... mas é diferente!!!

Ai como queria saber cantar em alemão. Queria ter cantado cada música para o Thomas. Achei tão divertido as mães fazendo gestos, apontado para seus filhos... Uma situação única!!! Vocês conseguem imaginar? Imaginar o que senti e vivenciei nesse momento? Ser mãe... inteiramente mãe ao lado do meu pequeno. Um cuidar, interagir que vai muito mais além. Participar, fazer e mostrar para ele. Faço isso o tempo todo, mas essa vivência foi uma bela experiência de troca entre meu bebê e eu. Ainda mais que foi tudo em alemão..rs rs rs  O valor e intensidade foram diferentes! Foi um aprender junto!!!

Para aprenderem também deixo uma música para vocês. Uma música que já escutava com o Felipe em casa, mas que foi diferente nesse espaço, já que Thomas ouviu tocando junto comigo um pequeno chocalho.

0

0 comentários: