Pendurando "as chuteiras"


Vocês estão achando que esse post será destinado para falar de futebol? Para falar sobre o Zico, Pelé... Estão enganados! Será realmente para falar de uma prática que as pessoas tem aqui na Alemanha:  pendurar as chuteiras compreendendo-as como um objeto grosseiro, que carrega sujeira e que dentro das casas não se pode usar. Não somente as chuteiras, mas todos os sapatos!

Aqui a grande maioria das pessoas tem o hábito de tirá-los dentro das casas, melhor; assim que chegam. Lógico que há casos de famílias que não ligam para isso, mas eu pelo menos, até agora; só conheço pessoas nas quais o Hall da entrada da casa já possue um lugar específico para os sapatos que aparecem por lá.

Cada família logo ao chegar em casa costuma tirar o sapato e, em seguida, calçar o "Hausschuhe" (Haus = casa / schuhe = sapato /  logo, sapato de ficar em casa). É muito divertido, pois as pessoas acabam tendo "Hausschuhe" de usar no verão e no inverno.

O que vocês acham disso? Na verdade, acho bem bacana já que sou eu que limpo a casa...rs rs rs Brincadeirinha, mas é verdade, facilita muito deixando a sujeira para o lado de fora. Principalmente no outono e inverno, que temos neve, dias mais chuvosos e lamacentos. Além disso, é uma maneira de pensar em casa como sinônimo de lar, doce lar, lugar de descanso e de ficar à vontade.

Sabem que muitas pessoas estendem essa prática para o local de trabalho. Boris comentou que muitos de seus colegas acabam fazendo isso. Na verdade,  fazem considerando os dois aspectos: sujeira e conforto. Já imaginaram! Interessante! Vai de cada um...
E no caso das visitas? O que acham que fazem? Devem tirar o sapato? Vou dizer que geralmente elas acabam tirando. É uma prática tão constante que nem se importam. Lógico que eu não me incomodo se a pessoa esquecer de tirar ou querer entrar com o sapato. Limpo a casa de qualquer jeito! Periodicamente! Lógico que se pudermos evitar sujeira será melhor! rs

Visitas

Aqui até vendem uns kits de chinelos, ou melhor, "Hausschuhe" para deixarmos disponíveis às visitas. São divertidos! Fica a critério de cada família. Nós, por exemplo, ainda não temos... Mesmo porque não recebemos tantas visitas assim. Mas é interessante! Quem sabe no futuro! Quem sabe quando vocês vierem me visitar eu já tenha um disponível. Onde costumo fazer a mão tem alguns... Confesso que quando calçei fiquei pensando se havia chulé e algum risco de pegar frieira. Mas estava de meia e o contato não seria direto. Ufa! Ai ai ai acho que prefiro o meu "Hausschuhe".

"Hausschuhe" do amigo do Felipe

Pensando nisso outro dia aconteceu uma coisa muito legal. Recebi uma visita! Mãe e filho (amigo do Felipe da escola). Eles chegaram e começaram a tirar o sapato. Vi que o amigo do Felipe estava carregando uma sacolinha e logo tirou seu "Hausschuhe" para calçar. Em seguida, a mãe que estava de meia calça, também tirou da bolsa um par de meias. Achei tão bacana, pois eles trouxeram o deles e da própria casa. No caso da mãe, foi uma meia mais grossa. Isso é bem pensado, pois há casas que o piso é mais frio. Além disso, sabe-se lá como é o lugar para ficar andando descalço ou de meia. Aqui não é o caso, mas mostraram uma atitude bastante "alemã ou talvez de japonês".... rs rs rs
0

0 comentários: