Bela ou Fera


Não vou contar uma história para criança, é uma história real e às vezes assustadora...

Quando cheguei na Alemanha tinha uma grande preocupação: Encontrar alguém bacana e um lugar bom para fazer a unha e cortar o cabelo. Minhas inquietações giravam em torno de:  Será que terei tempo para cuidar de mim? Todos diziam que aqui seria difícil, pois não tem empregada, aqui todo mundo faz tudo em sua própria casa (desde limpar, cozinhar, montar móveis, consertar, pintar...). Além do mais, diziam que tudo era muito caro. Mas com a escolha feita, não tinha outro jeito a não ser esperar e deixar o tempo correr.

Sendo assim, antes de sair do Brasil, verifiquei todos meus pertences de beleza...rs Precisava garantir algumas coisas para os primeiros meses vivendo num país e cidade totalmente desconhecida.

Comprei mais esmalte, pinça, alicate afiado, cortei o cabelo, fiz depilação de cera quente; enfim, preocupações que acredito que toda mulher deveria ter. Hoje, morando aqui há algum tempo, pude confirmar que nem todas alemãs ligam para isso. Por exemplo fazer a unha. Não estou criticando, mesmo porque tem muitas que se cuidam e, às vezes, até chegam a exagerar na maquiagem, no perfume e nas roupas extravagantes. Mas quero dizer que a cultura é diferente! Que elas pensam diferente! Sei lá... parece que muitas depois que tiveram filhos deixaram de se cuidar. Parece que fazer a unha, usar maquiagem é para gente jovem. Digo gente jovem dos 15 aos 30 anos no máximo.

Aposto que vocês estão rindo... mas é verdade! Será que estou errada? Será que estou rodeada de mães que não se cuidam? Vou compartilhar um segredo! Sabem que às vezes não me sinto bem ao lado de outras mães. Sei lá se é por não falar alemão fluente, se é porque elas são muito diferentes, se é porque elas não usam maquiagem. Quando busco o Felipe na escola costumo não abrir a mão, não é pelo fato de ser muquirana, mas para que as mães não fiquem reparando nas minhas unhas feitas.

Não vou dizer que sou uma mãe impecável, mesmo porque não tenho tanto tempo com dois filhos pequenos e que vivem atrás de mim. Mas me esforço para fazer o mínimo. Vocês entendem ao que estou me referindo, né?

Continuando posso dizer que foi bem difícil, pois tive que me adaptar com tanta coisa. Ainda estou em processo para superar tudo. Não encontrei todas as soluções de beleza no molde brasileiro. Vejam só!

Depilação: Para quem tinha preferência em fazer no salão e com cera quente aqui acabei perdendo. Atualmente eu mesma que faço e tenho gilete, cera fria, cera quente e também aquela máquina elétrica da Philips. Acabo variando a depender da minha disposição, mas o importante é fazer.

Vocês já ouviram falar que as alemãs são suvaquentas? Até agora sabem que vi poucas, eram pessoas mais velhas. As mais novas acredito que já conheceram todos os apetrechos possíveis.

Cabelo: Sabem que é muito caro para cortar o cabelo? Na maioria dos lugares é acima de 40 euros. E olhem que é só para cortar o cabelo, pois lavar é um valor a parte! Façam as contas pensando em reais. Precisei vasculhar para encontrar um bom lugar e num preço acessível. No começo, pedi indicação para a vizinha mais velha do lado esquerdo e acabei não gostando do lugar. Depois cortei algumas vezes em lugares aleatórios. Olhava para ver se estava cheio, se tinha um bom movimento e entrava. Após um certo tempo, a vizinha novinha do lado direito me indicou um ótimo lugar. Adorei!

Se eu já precisava cuidar do meu cabelo no Brasil, aqui então acho que o cuidado deve ser  dobrado. Querem saber por que? Porque aqui a água deixa o cabelo seco e sem vida. Acreditam? A água! Na água tem cal e por mais que haja uma filtração e substância química para fazer com que haja decantação não tem jeito. O valor do Ph é diferente!

Então, se vocês virem me visitar se preparem com bons shampoos e cremes.

Por sinal, na minha opinião, acho que é possível comprar bons produtos para o cabelo. Por exemplo: os produtos da linha Kérastase são mais acessíveis pensando na nossa moeda. No Brasil achava muito caro e aqui consigo me realizar comprando os shampoos, máscaras e tudo mais. Não só dessa linha, mas da Vichy, La Roche Posay e outras.

Rosto / Corpo / Pele: Aqui é preciso cuidar e, a depender da estação, cuidar em excesso.  Não adianta dizer que não usa creme para o corpo e para o rosto. Vai ter que usar! A pele fica extremamente seca no inverno. É preciso até deixar um creme de mão na bolsa, outro no carro e outro na cabiceira da cama. Ah, e precisa ser um creme de uma marca boa, senão não adianta nada.

Unha: Ai como foi difícil arrumar um lugar para fazer a mão e o pé. Passei um bom tempo com o alicate na mão e não gostei nem um pouco. Não nasci para isso! Mas bem cara de pau acabei perguntando para a vizinha novinha do lado direito, pois tinha visto a mão dela tão impecável. E não é que ela me indicou o lugar. Na primeira vez achei tudo muito estranho, rs rs rs Têm muitas diferenças entre fazer a unha no Brasil com a manicure e aqui num "Nagelstudio". Elas não são consideradas manicures, apresentam vários diplomas de cursos, usam produtos e ferramentas bem diferentes. Ainda não tinha visto nenhum deles. Além do mais, a mão dura que é uma beleza. Fico com a unha intacta por pelo menos 3 semanas e olhem que lavo, passo, cozinho, limpo a casa praticamente todos os dias. Agora, tem a parte reveladora que é em relação ao preço, já que os produtos também são muito caros. No lugar mais barato (onde eu faço, é lógico) custa em torno de 43 euros. Tem lugares que cobram em torno de 70 a 80 euros. Dá para acreditar?

E vou dizer para vocês que a pessoa precisa ser muito habilidosa. Não só porque faz a unha com esses equipamentos diferentes, mas porque elas fazem praticamente uma "obra de arte" na unha. Desenham, decoram, enfeitam... É raro a mulher que não deixa colocar um detalhe na unha, nem que seja um simples brilho - "Steine".

Até comecei a gostar, mas tem que ser algo bem discreto! Muito discreto!!!

Tem várias linhas de produtos. A princípio estou conhecendo os da abc nailstore. Para quem é curiosa, dê  uma olhadinha no site: http://www.abc-nailstore.de/
Agora, vou inserir algumas fotos para vocês conhecerem a "mega produção". Todas foram feitas no Nagelstudio onde faço a mão. Se quiserem, também podem acessar o site. Lá tem uma bela galeria de imagens - http://www.nail.dealer.com/ -  Divirtam-se!



Bom, todas são possibilidades e depende muito do gosto de cada uma. Posso dizer que nenhuma me encanta. Prefiro ser mais discreta. No máximo pintar com uma cor mais chamativa como vermelho, vinho, chocolate ou ameixa a depender do dia e da inspiração.


Tem gosto para tudo, não é mesmo? E aí vocês acham que aqui tem mais Bela ou Fera? Acham que eu me encaixo em qual categoria...kkkkkkkkkkkkkkk
2

2 comentários:

Renata disse...

É claro que é BELA, né amiga?!! Me diverti com a parte em que conta que fecha as mão quando vai buscar o Felipe...hahha! Tenha dó!! Vc tem mais é que abrir a mão e mostrar para aquelas mães que é possível ser mãe e continuar se cuidando. Tem que dar exemplo amiga, afinal de contas vc está representando nós brasileiras aí!
Agora tb concordo um pouco com o jeito de se relacionar com a vaidade delas. Pelo o que percebi e também após conhecer uma amiga polonesa, vejo que elas conseguem se mais tranquilas com essa questão de aparência e que nós brasileiras muitas vezes nos tornamos escravas da vaidade. Sei tb que principalmente as jovens por aí se empanturram de maquiagem no rosto, parecendo umas periqueitas, mas mesmo assim nós conseguimos superá-las com as preocupações com o corpo, cabelo, roupas etc.
Tá, vamos parar de falso moralismo e assumir o quanto sei que sou vaidosa, porém prometo que esotu melhorando, pois acho que é importante se cuidar, mas não deixar o cuidado com a aparência tomar conta da vida. Já consgui um primeiro passo amiga!! Estou parando de secar a franja todos os dias e usando ao natural. Coloco uma presilha ou uma tiara para dar uma melhoradinha e pronto!
Agora quanto as unhas também sou mais o nosso gosto mais discreto. As suas estÃo ficando ótimas. Agora tem umas nas fotos que parecem que foram feitas para combinar com a maquiagem de periquita delas!! hahahhaa!!
Outra coisa que me chamou a atençÃo quando fui p aí e q vc não falou nesse post foi sobre a quantidade de alemãs loiríssimas que pintam os cabelos de PRETO PRETO...não é verdade?! Um despedício de loirísse...hahaha!
Agora que saudades que me deu dessas marcas maravilhosas a um preço tão tentador...La Roche, Vichy, Avene e até mesmo a simples Neutrogena...fui procurar um creme para mãos da Neutrogena e vc não imagina o preço por aqui amiga...22 reais!! Absurdo comprar essas coisas nesse país!
Acho que já falei demais...

Adorei o post!

beijos!!!!

Dani Gouveia disse...

Ai que sonho, to doida p/ achar a manicure agora...hahaha...eu faco a minha unha, sei fazer desenho, francecinha, mas nunca fica igual se outra pessoa fizer....rsrs
E acho que depois que eu vim p/ Europa eu fiquei ainda mais vaidosa por conta dos otimos produtos que podem ser adquiridos por precinhos bem camaradinhas =), aqui em Malta a gente ve pessoas maquiadas mais qd se sai na noite, mas em Dublin...da ate vergonha sair so de gloss e rimel...elas sao super produzidas!!!!...rsrs

Adorei o post e vc esta para Bela!!!

Bjkas