O peso da barriga, ops... quer dizer, nas costas!

Já estou no terceiro trimestre da gestação e a barriga está crescendo consideravelmente. O peso cada dia é maior, o cansaço chega mais cedo no final do dia e a lista de tarefas é interminável. 

Esses dias estive pensando no quanto só nos damos conta da total responsabilidade de ser mãe no dia a dia, depois que o filho nasce. A princípio é uma vontade, um deslumbramento, no qual a imaginação é grande sobre como será o futuro, como será a relação entre mãe e filho.

Agora grávida do terceiro realmente as preocupações giram em torno de mim. Elas também estão aumentando conforme a minha barriga e tenho a impressão que a cada dia aumentará o peso nas minhas costas. Que não será fácil daqui pra frente. Primeiramente pois moro num país que somos só a nossa família. Peraí, tem meu cunhado, mas mora no norte da Alemanha, nem tão pertinho assim. Então, me pego pensando na sobrecarga diária que tenho com os filhos, com a casa, com o tempo para fazer minhas coisas e no convívio com meu marido. Já falei algumas vezes sobre isso, mas nunca imaginei que minha vida mudaria tanto. Que teria que dar conta muitas vezes sozinha de uma série de coisas, quando envolve morar num país no qual a cultura é pouco conhecida, no qual apresenta um idioma totalmente diferente, que exige dedicação, abraçar tudo que está a sua volta com o melhor bom humor possível, para que dê tudo certo. Conciliando assim, tudo e mais um pouco com as necessidades dos filhos. 

E não há um pensamento diverso, um desprendimento das tarefas e preocupações com a saúde dos filhos e com o desenvolvimento. O tempo todo estou pensando na relação entre os irmãos, na alimentação de um, no aprendizado do outro, no nascimento do terceiro, na lista de coisas para organizar na casa e, assim vai. São mil perguntas ao mesmo tempo: Será que estou fazendo o melhor? Será que sou um boa mãe? Que sou uma boa filha? Será? Será? Não tem fim. 

É um amor tão grande, um querer bem... A gente vive tantas coisas que jamais imaginaríamos. Passamos a entender um tanto da vida, do que nossos pais e avós mostravam para nós.

Tem hora que cansa! Ainda mais quando você fica sozinha por duas semanas, sem o marido por perto. Uma rotina puxada, que inicia a partir das 5h30 da manhã e encerra somente às 20h. Será que dá para ter a dimensão do peso que há sobre as minhas costas? Que está aumentando em todos os sentidos?

Também tinha enquanto morava no Brasil, mas havia um compartilhar diferente, a presença de pessoas mais próximas, familiares e amigos. A relação era completamente outra.

Ao mesmo tempo, pondero tudo isso e penso positivo. Penso que com a vinda do terceiro filho tudo dará certo! Que nossa família só tem motivos para comemorar, no qual apesar das dificuldades, desafios e pesos que estão presentes literalmente no meu corpo, não tem nada melhor do que uma família. Formar uma família, ter um, dois, três filhos. Uma felicidade contagiante! 

Alguma vez vocês enquanto eram mais jovens, não que não sejam... pararam para olhar uma família reunida? Pararam para pensar em tudo que envolvia esse ter, fazer parte de uma família? É bom demais, apesar de todas as responsabilidades. 

Minha família, meu marido e meus filhos, são os pilares em que me apoio para seguir adiante, para pensar que tudo tem sua fase e que um dia é bem diferente do outro. Por isso, mesmo sabendo que tem aquela cobrança interna, em muitos momentos, me esforço para fazer o melhor para os meus filhos, para realmente ser a mãe que sempre sonhei e criei a imagem em minha memória. Não é fácil, mas o que seria da vida sem os desafios. Não é mesmo?

Muito amor! Amor de mãe!

Nesse instante, um sentimento, um desabafo, uma preocupação, a vontade de querer um abraço, um só... 


23

23 comentários:

Gabriela Grossi disse...

Oh Celi! Sinta-se abracada! As dificuldades existem sim , mas vc tem provado a cada dia que passa, que consegue superá-las com maestria. A chegada de mais um vai acrescentar à famíla.
Alegre-se mesmo, sempre, pois sua família é muito linda e muito especial. Beijo grande

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Um beijo e muito amor para você ;)
x

Liza disse...

Celi, a gente te abraça virtualmente!!! Acho que esse sentimento é de qualquer mãe, qualquer mulher que tenta dar conta de todas as suas responsabilidades. Às vezes me sinto assim tb. E olha q só tenho 1 e moro no Brasil.

Ah, vc descrevendo sua barriga deu vontade de ver. Posta uma foto sua pra gente?

bju

Ana disse...

Celi te imagino zen. 2 semanas sozinha não é para qualquer um não!!
Eu te mando um super abraço, porque sei que por mais que a gente projete sonhos, idealizações e se esforce para atingí-los com alegria e dedicação, o peso nas costas é grande!
Não tem jeito como diria o Tio ddo homem aranha: grandes poderes trazem grandes responsabilidades!!

Beijo e que a força esteja com vc!

Futura mãmã disse...

E verdade familia unida e tudo de bom mesmo =) EU amo ter minha familia unida :D
Beijo

Anônimo disse...

Testando

Anônimo disse...

Celi, estou almocando no intervalo do sueco. Qdo chegar em casa vou tentar postar do meu computador, ja q do cel esta dando, mas soh como anonomo. Bj

Dani Cassar disse...

Sinta-se megamente abracada, mas a gente pensa milhoes de coisas, ainda mais qd ficamos sozinha, mas o importante eh que no final tudo dara certo e que sua familia e linda!!!
Bjs em vcs

iara disse...

Minha amiga, sinta-se abraçada por mim. Você vai dar conta de tudo e continuará a ser essa mãe espetacular, mulher companheira e amiga maravilhosa. bjs
Iara

Celi disse...

Gabriela,
Obrigada pelo carinho! Imagino que saiba um tanto do que estou falando... Vivendo também na Alemanha.
Beijos

Liza,
É verdade toda mãe, em qualquer lugar do mundo, tem uma imensa responsabilidade. E sem dúvida, muitas vezes sobrecarrega... Pode deixar que em breve postarei fotos da minha amiga. Um beijo.

Celi disse...

Obrigada pelo carinho Nivea. Beijos

Celi disse...

rs rs rs Adorei Ana. E que eu tenha a força... Beijos

Celi disse...

Nem fale futura mamãe. Apesar da responsabilidade você verá como é maravilhoso ter filhos. Beijos

Celi disse...

Só você mesmo... me divirto! Espero que dê certo! Beijos

Celi disse...

Dany é verdade. Toda mãe tem seus momentos de crise, de mil pensamentos no ar. Obrigada pelo carinho. Beijos

Celi disse...

Ohhhh Iara..... obrigada de coração. Muitas saudades! Beijos

Dani Brito disse...

Celi, Celi que saudade que eu estava de vc!
São muitos os questionamentos, principalmente se estamos prestes a receber um pacotinho surpresa. Estar longe não é necessariamente estar só.
Pude perceber isso esse ano...

Um abraço forte e apertado.
Vai dar certo.

Lavínia Costa Monteiro disse...

Moler... Quase saí correndo pra Guarulhos...
Sinta-se abraçada!!!

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
isso aí: o que seria da vida sem os desafios!!! Sinta-se abraçada com muito carinho!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
http://twitter.com/@kitaferreira

Celi disse...

Obrigada Dani! Estava com saudades de você. Mas acompanhei sua viagem, seu passeio. Que delícia, hein!
Um grande beijo.

Celi disse...

rs rs rs Obrigada.
Beijos

Celi disse...

Obrigada Chris pelo carinho. Realmente sem desafios a vida não teria graça, seria tudo simples demais.
Beijos

Nadja Kari disse...

Lindo post!!! Lindo mesmo !!! :):):):)