Após o reencontro, um novo olhar, um novo ano


Terminou o ano e, ao mesmo tempo, encerro a série de posts sobre o meu reencontro com o Brasil. Foi um tempo pra lá de especial, cheio de surpresas e muita alegria. Para quem acompanhou sabe o quanto fiquei ansiosa e aproveitei intensamente o tempo com os familiares e amigos.

Tamanho foi minha felicidade e possibilidade de rever alguns sentimentos, olhar de maneira diferente para minha vida, para tudo que estava ao meu redor. 

Inacreditável que apesar de ser brasileira, em muitos momentos me vi completamente como uma turista buscando informações sobre passeios, pensando em tudo que era diferente comparando a maneira que vivo aqui na Alemanha. 

Fiquei emocionada e me senti confortável cercada de pessoas falando a mesma língua, porém vi tantas coisas na cidade de São Paulo que me levaram a questionar se conseguiria viver novamente numa cidade grande, no qual as pessoas saem de casa preocupadas com a segurança, ficam o tempo todo parada no farol olhando para os arredores, no trânsito interminável. Tive medo! Muito medo de sair de casa com meus filhos a noite e cada notícia, jornal que assistia diariamente me impulsionam a querer voltar, voltar para a Alemanha, mas com uma preocupação, a de deixar minha família. 

Independente de todos esses aspectos, do quanto mudou e, particularmente para pior, é minha cidade, onde nasci e morei até pouco tempo atrás. Ótimas recordações, pessoas tão especiais que tornam São Paulo também encantador.

Mas mudei e agora vivo em outro lugar. Na verdade, confesso que até então morava na Alemanha, pensando muito como seria viver no Brasil. Com a viagem, além do belo reencontro, também tive um novo olhar para a minha vida e, em especial, para nós cinco, já que hoje as minhas decisões são a partir do que considero o melhor para todos nós.

Por um instante pensei que largaria tudo para querer voltar ao Brasil, depois notei o tão injusta estava sendo com a oportunidade que tive. Fiz uma retrospectiva do quanto minha vida é tranqüila, como vivo com segurança, o quanto temos a oportunidade de fazer as coisas intensamente, com alegria, satisfação e sem grandes preocupações. Por toda a estrutura que o país oferece tenho a impressão que dá para viver bem e melhor. Há inúmeros pontos de vista, mas juro que senti falta do ritmo de tudo por aqui. Enquanto conversava também com muitas pessoas, aquelas que tem curiosidade e interesse para saber como vivo longe do meu país de origem, como é minha rotina, desde a hora que acordo, possibilitaram que repensasse e avaliasse que não é ruim, que minha vida é boa. Lógico que há muito trabalho com a casa, com os três filhos, que há momentos de tristeza pela saudade, mas tem uma estrutura favorável para minha família. 

Tenho que agradecer. Mas também como é da natureza de todo ser humano, almejar mais, não se contentar com pouco, reclamar, querer, também sinto falta.

E o que falta? Falta eu aceitar melhor os alemães, parar de ter aversão pela cultura, tentar compreender o que está a minha volta, aberta e disponível a melhorar meu status como alguém que vive agora na Alemanha. Daqui pra frente quero vencer, ultrapassar os milhões de obstáculos que ainda tenho pela frente. Por isso, preciso e tenho como meta aceitar minha condição atual! Aceitar que tudo mudou e que pode ser melhor ainda...

Voltei repleta de energia positiva! Com sentimentos bons, de superação, no qual tenho certeza que terei grandes conquistas em 2013. Agradeço a todos que contribuiram ao amadurecimento e crescimento que tive a partir desses anos morando fora. A viagem para o Brasil foi muito importante para olhar para o futuro, para olhar para mim. 

Início o ano desejando que todos meus familiares, amigos próximos e virtuais, façam muitas pérolas em suas vidas, que brilhem e sejam felizes! 

Que venha mais um ano pela frente!

* Vale compartilhar e lembrar que esse post é um reforço de como devo pensar daqui pra frente, um chá de ânimo para meus dias nos quais o cansaço e a saudade tomam conta. Quero abraçar a energia positiva e de que as palavras ajudam, têm o poder de transformar...
31

31 comentários:

Mamãe do Otávio disse...

Celi, tenho te acompanhado desde que voltou e só agora tive tempinho de comentar...

A gente acostuma com a calmaria, imagino vc com 3 filhos pequenos tendo que conviver em SP! parece impossível não é?

Que tal fazer um convite para teus pais morarem na Alemanha também? quem sabe só por um ano, ou por uns meses... já pensou?

A maior falta é de pai e mãe né? ou não é?

Bjão e feliz ano novo para vocês! Um ano de coração aberto!

Dani Cassar disse...

Celi, tive esse mesmo sentimento da ultima vez que fui ao Brasil, que apesar da saudades aqui e meu lugarzinho, calmo, onde a gente ainda tem controle.
Que bom que vc voltou renovada e com energias, ficamos sempre muito pensativos no comeco qd voltamos, por estar longe da familia, mas isso nao e p/ sempre ne ;)
Bom ano para voces, de realizacoes, superacoes e descobertas!
Beijos

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Celi, compartilho de cada palavra sua e da Dani Cassar aqui em cima.
Fico super feliz em te ver com as energias renovadas e animada, afinal precisamos muito disso, principalmente agora para enfrentar o inverno em janeiro.
E conte comigo para estes momentos de transformação e energia positiva, assim, nos apoiamos mutuamente e seguimos em frente com a certeza de que estamos no caminho certo.
Conte comigo querida!! Um beijo enorme, Ju

Cíntia disse...

Oi Celi!
Que texto lindo. Quanta humildade em reconhecer seu status e quanta coragem e determinação em querer fazer algo ele. Estou orgulhosa de vocÊ! É isso mesmo. Todo lugar possui seus encantos e desencantos.

beijos

iara disse...

Feliz ano novo! e Força amiga, você é guerreira e saberá aceitar e vencer! Continue a escrever pois só assim eu me sinto bem perto de você e um pouco parte da sua história que é a nossa. bjs e bjs

Dayane disse...

Celi, tive esse mesmo sentimento quando voltei pra visitar o Brasil pela primeira vez. Depois de conhecer como é a vida em um país de primeiro mundo é difícil se acostumar de volta com a realidade do Brasil, por mais que a gente ame. Porque sabemos que é melhor criar os filhos em um lugar mais tranquilo. Não consigo fazer grandes amizades com americanas, é uma carga de cultura e vivência tão diferente que as vezes acho que nunca vou fazer parte, que vou sempre me sentir por fora. Mas sei que voltar pro Brasil não seria a solução. Então acho que entendo um pouquinho como você se sente. Que essa boa energia se multiplique e faça de 2013 um ano incrível!! Beijos

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi, eu estava bem curiosa para ler este seu balanço. De ter ido para o Brasil depois de um longo tempo morando na Alemanha. Eu senti a mesma coisa, de olhar a minha cidade natal como turista e me sentir um peixe fora d'agua em diversas situações. Faz toda diferença morar num pais onde ha dignidade e respeito aos cidadãos: ir a um hospital publico e sermos atendidos sem demora; os filhos receberem uma boa educação vinda de escola publica; segurança publica que, na medida do possivel, é bem mais eficiente, etc. E dai que certos habitos e a forma de funcionar no Brasil, ao qual éramos habituados, passa a nos chocar. De verdade. Amo a minha familia e sinto falta imensa de todos eles, mas viver no Brasil... Não sei se conseguiria. POde ser que eu mude o discurso mais pra frente, mas hoje sou categorica na minha afirmação.
Logico que temos os nossos perrengues, o povo francês também não é muito facil, com todo mau humor que lhe é peculiar, mas no final das contas, na balança, temos que aproveitar ao maximo esta oportunidade, de vivermos a riqueza cultural local: a comida, as tradições, as estações do ano...
Bem, mas vou deixar pra la o bla bla bla e te desejar um otimo 2013!! QUe ja começou bem!!
Beijinhos

Dani Rabelo disse...

Celi, demais esse texto. Demais mesmo.

Sabe que eu, que moro em SP, desejo taaaaanto sair daqui e penso em quão afortunadas são vcs? Imagino que a sua vida, da Ju, da Ingrid, da Carol, ... não deve ser fácil, morar longe da família tem um preço caro a ser pago, mas no fim, vcs estão em segurança, vc garante à sua família a tua presença integral, conseguem viver bem no cantinho da Alemanha que resolveu acolher vcs. Isso é fantástico.

Adorei o teu texto, a tua hombridade em assumir defeitos e erros e a deliciosa expectativa de um novo recomeço. É assim mesmo!

Um grande e excelente 2013 para todos vcs, querida!

Um beijo grande!!

A Dona do LAr disse...

Sinceramente eu no seu lugar também sentiria falta do Brasil pela família e amigos, mas acho dificil querer voltar na situação que vcs se encontram...acho que essa tranquilidade e estabilidade de vcs não tem preço. Fico babando, por exemplo, quando vc fala dos parques e pracinha que tem por aí, e esse é só um dos exemplos. Aqui tudo é muito mais dificil.
Mas, fale um pouco mais sobre as amizades daí, sobre as mulheres alemãs. Pelo que parece essa é a maior dificuldade entre vcs, não é!? bjs

Dani Brito disse...

Fui ler tudo sobre sua viagem, entender a alegria do reencontro. Já conversamos sobre estar aí e pensar como seria a vida aqui, com a família completa.

Estava com saudade de te ler.

Não sabia que tinha aversão a cultura alemã. =/ Bom, espero que vc supere pra viver ainda mais feliz ao lado dos seus. Que seu ano seja lindo e de ricas experiências. Feliz 2013.

Beijo grande

Anônimo disse...

Ce querida, concordo com voce. Nos compartilhamos dos mesmos sentimentos quanto aas saudades dos nossos mais proximos e da oportunidade de estar na Alemanha/Suica e comparacao da nossa cidade SP de antes e de agora...Nossos meninos tem uma vida maravilhosa e isso graca a nos!!!!
Adorei sua ideia e comprometimento quanto ao cha de animmo o qual com certeza tomaremos juntas, seja em forma de cafe via skype ou pessoalmete!!!Ja estou ansiosa com nosso novo encontro!!!
Desejo para voce e seus meninos um ano recheado de muita saude, conquistas e novas descobertas nessa natureza mavilhosa que nos rodeia!!! Amiga te adoro muito!
Bjs
JAS
PS. to com saudades das nossas conversas diarias!!!

Anônimo disse...

Oi Celi, leio seu blog a algum tempo mas nunca comentei, tenho acompanhado sua trajetória com sua linda família! Muitos gostariam de ter essa oportunidade de morar em um país como a Alemanha, eu gostaria de poder sair sem preocupação com a milha filha, poder estra sempre ao ar livre, me ver livre de trânsito e sair sem se preocupar com o mais simples de tudo se tem um local para trocar o bebe, sim porque no Brasil infelizmente são poucos os lugares que possuem estrutura básica para uma mãe com bebe!! Acredite!
Aproveite essa oportunidade e viva cada minuto pertinho dos seus pequenos, aproveitando tudo de bom que ai tem a te oferecer!!
Beijosss
Adoro seu blog!!

Bruna

Lu Azevedo disse...

Celi querida, mora fora é isso: nunca estamos completamente em casa em nenhum lugar, sempre vai faltar alguma coisa, seja na Alemanha, seja nas visitas ao Brasil. Eu sofri muito nos primeiros anos que morei fora. Eu chorava, me sentia perdida e sozinha, mas o tempo foi passando e eu fui encontrando tantos pontos positivos que hoje nao consigo mais me ver morando no Brasil novamente.

Espero que vc se encontre e que a saudade nao aperte tanto....

Um grande abraço!

Lu

Ana Gaspar disse...

Oi amiga...
entendi perfeitamente você, parece que estava do seu lado quando li...
e Sabe que mesmo vivendo 9 meses aí, senti coisas parecidas com o que você mencionou, fiquei decepcionada com várias coisas por aqui, com amigos, enfim vi que podemos ser felizes sim longe daqui, basta fazer exatamente esta proposta sua, ACEITAR... E Celi é isso mesmo, as energias transforam tudo, fique assim positiva, feliz...
Novamente um ano se inicia e juntas trocaremos experiencias, nos fortaleceremos... um super beijo

Celi disse...

Sem dúvida sinto muita falta dos meus pais. Agora, eles não mudariam para cá tão cedo. Seria uma mudança grande e dificilmente se adaptariam...
De qualquer forma, vamos convivendo dessa maneira. Matando as saudades via skype, nos vendo sempre que possível.
Também desejo um Feliz Ano Novo para vc.
Um grande beijo.

Celi disse...

Fazem parte todos esses sentimentos, não é mesmo Dani. Bom renovar a energia e ter fôlego para continuar a vida por aqui. Agora, se será para sempre... sei lá, viu!? A princípio não temos planos de voltar... Estamos pesando e considerando tudo que tem de bom por aqui.
Um grande beijo.

Celi disse...

Tão bom saber que temos as amigas virtuais que dão apoio. Obrigada pelo carinho Ju! Um grande beijo.

Celi disse...

Isso mesmo Cíntia. Lembra quando conversamos sobre tudo isso, lembro quando você falou que voltaria dessa maneira. Pois é... nada que a voz da experiência..hahahaha
Beijos querida e obrigada por todas nossas conversas freqüentes. Fazem um bem tremendo... Nem imagina!

Celi disse...

Pois é Iara... tão bom escrever, faz um bem! Ainda mais sabendo que tem pessoas tão queridas que lêem com freqüência. Um grande beijo e obrigada por todo o carinho. Feliz Ano Novo!!! Espero vê-la em breve...

Celi disse...

Obrigada Dayane. Desejo o mesmo para vc... Acho que é isso mesmo que escreveu, porém temos que considerar e fazer de tudo para vivermos bem com nossa família. Não é mesmo?
Um grande beijo e por sinal, como anda essa barriga???? Logo, logo...

Celi disse...

Obrigada pelas palavras Ana! Acho que é isso mesmo... o melhor que temos a fazer é vivermos o dia de hoje, uma coisa de cada vez... não é verdade? Por isso, vamos as metas para já, para os próximos dias.
Boa sorte e um Feliz 2013.
Beijos

Celi disse...

Dani querida isso que escreveu sobre a minha família ter a minha presença integral é a mais pura verdade. Tem hora que cansa, é óbvio... mas essa é a diferença, é o melhor que tenho nessa fase em que meus filhos se encontram. Sabe que tenho certeza que se estivesse morando no Brasil não teria três filhos, segundo que mesmo tendo filhos, minha vida seria tão, mas tão diferente. Aposto que estaria trabalhando (pois as condições seriam outras) e que estaria com uma cobrança bem maior em cima de mim. Por conta de querer dar a atenção que é possível atualmente... querer essa minha vida. Nem sempre temos tudo! Temos que aproveitar e fazer uso do que é possível e está nas nossas mãos.
Obrigada minha amiga por sempre possibilitar que pense em alguns aspectos importantes para continuar vivendo aqui.
Beijos

Celi disse...

Fran (posso escrever assim? hahaha) sabe que enquanto estávamos no Brasil sempre lembrávamos das condições físicas, da diversão que temos por aqui. Isso tem razão! Meus filhos são muito felizes! Essa oportunidade é boa demais. Prefiro pensar daqui para frente que é algo bom para todos nós.... Apesar das saudades!
Quanto as amizades, contato com as mulheres alemãs dará um belo post mesmo! Farei isso qualquer dia desses... Ótimo palpite! Obrigada!
Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada Dani! Também desejo um Feliz 2013 para toda sua família que está cada dia mais linda... parabéns pelo aniversário da filhota, uma mocinha tão encantadora. Não?
Beijos

Celi disse...

Que surpresa maravilhosa minha amiga... você por aqui. Amei! Amei! Nem sabe como prezo a nossa amizade, como é bom tê-la sempre por perto através de nossas conversas.
É isso mesmo... continuaremos dando ânimo e apoio uma para a outra. Acho que isso só nos faz bem, além do café, é claro...hahahaha
Também desejo tudo de melhor para toda sua família e mal posso esperar pelo nosso próximo encontro.
Adoro você!!!! Muitos beijos e que possamos continuar aquele papo de sempre, quase diário...

Celi disse...

Bruna sei bem como que é tudo isso... Também vivi no Brasil por muito tempo. Também tive meu primeiro filho em SP. Acho que essa realmente é uma boa oportunidade, apesar das saudades. A verdade é que jamais estaremos completas, inteiras num único lugar, depois que mudamos de país.
Mas vamos levando... Vou levando e fazendo o possível para ser feliz!
Obrigada pelo carinho e comentário. Apareça mais vezes...
beijos

Celi disse...

É isso mesmo Lu! Obrigada pelo carinho! Muito bom conhecer as experiências das amigas virtuais... saber que você pensa dessa forma. Afinal, são muitas que nem pensam em voltar para o Brasil. Acho que a vida muda demais e nem conseguimos imaginar como seria voltar para a rotina que tínhamos tempos atrás. Pelo menos fiquei pensando nisso enquanto estava no Brasil.
Um grande beijo e Feliz 2013.

Celi disse...

Isso que é ser fiel, mesmo estando no Brasil arruma um tempinho para vir até aqui. Que bom! Gosto de saber sobre a percepção que tem sobre a vida no Brasil, na Alemanha.
Depois quero saber de tudo, hein! Por sinal, podíamos marcar uma conversa via skype. Que tal? Seria tão bom! Gostaria também de aproveitar e fazer uma proposta de estudo para nós.
Obrigada pelo carinho Ana! Um grande beijo e continue aproveitando.... aproveitando o tempo com os familiares, com aqueles que mais ama na sua vida. beijos

Fernanda disse...

Querida Celi, li tudo, todos os posts do Brasil... Adorei!! Fiquei emocionada em muitos momentos (claro, temos algo em comum...)
No fundo tinha certeza que vc voltaria mais certa a ficar na Alemanha. É que especialmente nesta parte da segurança nada se compara. Como é bom viver sem este peso nos ombros. Saber que vc pode sair na rua tranquilo durante a noite, isto não tem preço mesmo... E não podemos querer nada além disso para nossos filhos...
Que 2013 seja um ano maravilhoso para vcs todos e quem sabe não é neste que nos encontramos?? Beijos

Celi disse...

Impressionante Fernanda como acabamos nos identificando um tanto nas nossas vidas. Acho que isso é comum e esperado por todas nós que mudamos de país.
Seria realmente muito bom recebê-la por aqui. Vamos planejar algo! Que tal? beijos

Cássia disse...

Que bom amiga que você voltou assim, pensando assim, cheia de entusiasmo!
Lar, sempre doce lar!!!
Aproveite as oportunidades e o futuro a Deus pertence!

Beijos no seu coração