3º Quem é quem?

Esse é fácil demais! Fácil no sentido de vocês acertarem, pois apesar de toda minha experiência confesso que tive muitas surpresas. Quando temos mais de um filho, lógico que sabemos um tanto, já passamos por acontecimentos similares que tornam tudo um pouco mais simples. Agora, não há receita pronta, tem certas coisas que são novas e que realmente marcam o jeito de ser único de cada um.

Vamos lá:

* O último filho, o menor de todos, um bebê muito fofo.

* O menino que sabe conquistar todos através do sorriso. Que interage e dá gargalhadas com as palhaçadas dos irmãos. 

* Que resiste fortemente aos puxões dos irmãos, a um pega aqui, ali.

* Muitos aspectos do desenvolvimento parece que foram acelerados. Realmente ter irmão em casa leva o outro adiante. 

* 9 meses que parecem muito mais, já que as coisas em casa já não param mais no lugar. 

* Um bebê que da noite para o dia começou a engatinhar e rapidamente a ficar em pé. Que daqui a pouco estará correndo atrás de todos nós.

* Observador e que atende quando o chamamos pelo nome.

* Que tem muita fome! Que mamar vale para todas as refeições e se puder ser de entrada, almoço e sobremesa melhor ainda.

* Um bebê que sempre teve cólicas e que as dores de barriga parecem ser eternas. 

* Que não dorme a noite inteira. Que gosta realmente de acordar uma, duas, três... 

* Um menino que tem deixado os pais de cabelo em pé, já que a adaptação com a alimentação não tem sido fácil. Ora parece mais um refluxo, ora uma intolerância a certos alimentos.

Para esse tópico, vale uma observação. Introduzimos frutas, sucos, chás e sopas. No entanto, considerando que acorda muito durante a noite, avaliamos que pudesse ser fome e achamos conveniente completar a alimentação com mingau (aqui na Alemanha chama-se Obstbrei). A receita é basicamente um mingau feito com flocos ou farelos de aveia, juntamente com a fruta de preferência e uma colher de iogurte natural. Testamos, experimentamos isso e também introduzimos uma mamadeira com leite a noite (já que uma das hipóteses do pediatra, de muitas pessoas era que estivesse com fome, querendo mais, que somente o peito não estivesse saciando). Resolvemos testar e nossa experiência não foi feliz. Ao invés de acordar uma, duas, três vezes durante a noite, passou a ficar acordado, com dores durante toda a noite. Esse bebê que estava adaptando-se parece que teve complicações. Fizemos ultrassom, pois ora parecia refluxo, ora intolerância e nada foi diagnóstico. Agora, paramos tudo e damos somente o que temos certeza que o corpo reage bem. 
Aos poucos voltaremos com algumas frutas e com o mingau. Leite nem pensar por enquanto, além disso está feliz da vida com o peito, já que voltou a tê-lo quase sempre.

Talvez vocês pensem que não foi certo fazer isso. Agora, difícil quando você realmente não sabe o que é, o que faz para saciar o choro do bebê que parece que está com fome. Além do mais estava muito irritado mesmo tendo o peito a livre demanda. Veremos daqui pra frente.

* Um bebê que compartilha não tem escolha todos os brinquedos com os irmãos.

* Que em casa tem dois grudes que quando chegam da escola transmitem alegria, mas também vírus e bactérias. 

* Um bebê, assim como outros, que leva tudo para a boca.

* Que terá logo, logo o primeiro dente. 

* Que está doente! Que esses dias não anda bem, pois pegou um vírus que ataca a garganta e as vias respiratórias. Algo muito comum no inverno, no qual requer muito ar fresco e líquidos.

Por fim, uma mãe com inúmeros desafios diários e com uma experiência tão única, tão diferente se comparada com os outros filhos. 

26

26 comentários:

Liza disse...

Celi,

Lucas está uma graça. Fiquei um tempo sem visitar seu blog e agora que voltei vi o quanto ele cresceu!!! Está muito lindo. Meus parabéns, vc só faz filho bonito!

Será que ele não está com intolerância à lactose? Se ele piorou depois que vc deu o leite e ainda estava tomando iogurte natural, pode ser o caso. Espero que o Lucas melhore logo! Para o bem dele e para que os pais tenham ao menos uma noite de sono mais tranquila.

bju

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Ai, Celi, eu fico tão triste em saber que ele sofre ainda de cólica. Terrível!
Como cresceu rápido, heim? Parece que foi ontem que eu lia o post sobre seu nascimento....9 meses...
Nós tivemos o prazer de segurá-lo no colo!!!! E você esqueceu de dizer que ele se parece com aquele boneco ( Meu Bebê) que ainda existe aqui no Brasil, rsrs. Fofo demais e...Pesado!, muitas gordurinhas de pura saúde. Graças a Deus que eternizamos este super bebê através de fotos em nosso colo!!
Ele é o caçulinha de um trio espetacular! Parabéns a você e ao Boris pelos três grandes presentes de Deus em suas vidas!!!
Luquinhas, você ainda fará sua mamãe escrever muitas aventuras e maravilhosas surpresas de sua jornada. Deus te abençoe, te guarde e te dê muita saúde! Um beijo, bebê super fofo!!!!

Unknown disse...

Ele está uma delícia!!!!
Aliás, estamos mais ou menos no mesmo barco hein?
A Mia passou a dormir a noite inteira depois que atrasei o banho dela para as 8:30 da noite, tipo fiz uma rotina sabe? depois disso é tiro e queda, banho, mama e caminha até de manhã!

Mas vc sabe, eles crescem tao rapido, né? nem dá tempo de reclamar!

P.s.:Parou no 3 ?

Renata disse...

Celi quanto tempo!
Como o Lucas está diferente, fofura de bebe =)
Adorei os post dos 3, seus filhos são lindos demais...

beijos em vcs.

Unknown disse...

Oi, Celi! Vim conhecer seu espaço e adivinha? Adorei!! Que meninos lindos vc tem!!!!! E imagino a super mudança cultural que vc sofreu! Mas mudar é bom. Adaptar-se ao novo requer boa vontade e paciência...acho que vc ainda vai se pegar gostando de algo que só alemão gosta! Rsrsrsrsrsrsrsrs Tudo de bom pra vc!! Beijinhos

Anônimo disse...

O Lucas é muito fofo!!!Eu moro no interior de SP, sou formada em pedagogia, por isso a curiosidade em saber a idade com que as crianças ingressam na escola ai na Alemanha...
Melhoras para o Lucas...
Beijos!!

Bruna

Fernanda disse...

Oh meu Deus, que gostosura...

Dani Rabelo disse...

Nossa, Celi, ele está diferente mesmo!!!!
Um gostoso, lindo, gordo, delicioso!!!
Não pensei que ele estivesse passando fome só de ver as fotos, em como ele sempre foi gorduchinho.... (lindo, viu? adoro). A Laura era gorducha tbm, vai emagrecendo cada dia mais.... aproveite as dobrinhas!!!

Ele está gostoso e vai ser arteiro, tal qual os irmãos.

Acho que vai ser super-ultra apegado ao Momás!

(adoraria vê-los brincando com a Laura... vc escreveu isso no comentário, eu acharia lindo demais... não vão faltar oportunidades, acredito nisso, amiga!)

Beijos!

Celi disse...

Obrigada Liza! Que bom ver você de novo por aqui. Sabe que estamos mesmo desconfiados que seja isso mesmo! Por isso a pausa para retornarmos pelo menos com o iogurte mais tarde.
vamos ver...
Dou notícias!
Beijos

Celi disse...

Obrigada pelo carinho meninas! Sempre com palavras tão doces! Anima o dia de qualquer amiga. Muito obrigada!
Viram só como passou rápido! Nem acredito nisso tudo....
Um grande beijo para vcs e tenho certeza que logo, logo vocês estarão brincando novamente com meus filhos.

Celi disse...

Oi Ka! Verdade... pura verdade! O tempo passou rápido demais. Parece que foi ontem que vc me escreveu contando que estava grávida. Lembra?
Por sinal a Mia está uma princesa, linda, linda!!!!!
Beijos
Ahhhh parei sim... 3 está bom demais! E você?

Celi disse...

Obrigada Renata! Viu só como ele cresceu... daqui a pouco estará andando e aí ninguém segura mais! rs
Beijos querida e adorei a visitinha :)

Celi disse...

Obrigada Myriam. Também gostei muito do seu blog e da sua viagem então... nem fale!
beijos e até breve!

Celi disse...

Entendi Bruna! Pensei que morasse por aqui. Que legal que faz pedagogia. Eu também fiz.... Bom pois assim continuamos trocando "figurinhas" sobre a área de educação. Adoro escrever sobre esse tema e já contei vários episódios dos meus filhos no berçário, na Ed. Infantil.
Beijos e obrigada! Hoje Lucas está bem melhor! Que assim seja.... rs

Celi disse...

Viu só Fe! Já imaginou você conhecendo eles ao vivo e a cores? Que pressão hein...hahahaha
Beijos querida

Celi disse...

Pois é Dani! fazia tempo que não falava sobre eles, postava fotos atuais! Ele mudou, passou muito rápido!
Verdade! Eles emagrecem rápido! O Thomas era super gordinho. Você lembra? Então, agora está super bem!
Mas adoro essa fofurice toda! Nem preciso falar a vontade que tenho de apertar e beijar a Laura. Como me arrependi.... mas também foi tanta loucura no Brasil. Que correria!
Também tenho certeza que não faltará oportunidade! Obrigada amiga pelas palavras, por expressar sempre de maneira tão sincera sua opinião, seu conhecimento.
Beijos, beijos

Ana Gaspar disse...

HOJE QUE LIS SOBRE O SEGUNDO E O TERCEIRO...
MUITO BACANA MEMSO ESSES TEXTOS, ACHO QUE SERA UMA ÓTIMA RCORDAÇAO PRA ELES, E COM O TEMPO NOS ACABAMOS ESQUECENDO ALGUNS DETALHES... ADOREI A IDEIA!!
BEIJOSSS

Celi disse...

Também adorei! Foi tão gostoso escrever e pensar em cada detalhe, marco de cada um nessa fase.
Beijos querida e volta, volta logo! hahahaha Dê notícias, ok?

Adri Portella disse...

Bebe que tem o narizinho mais lindo do mundo!! Que sorri com os olhos.....um fofo!!!!
Bj

Celi disse...

Obrigada querida... são mesmo a maior preciosidade da minha vida! Beijos!

Mamãe do Otávio disse...

Que lindooo, ele esta muito lindo e diferente! Que pena essas complicações com a alimentação Celi! melhoras!
Beijos beijos

Unknown disse...

que lindo gentemmmmm.........

Celi disse...

Obrigada querida! Espero mesmo que passe logo tudo isso, pois dá um trabalho e preocupa tanto os pais. Um grande beijo e bom final de semana.

Celi disse...

Obrigada Adri! Beijos

Renata disse...

Amiga, vc é muito criativa mesmo...adoro suas idéias e seu jeito de mostrar como anda a vida por aí com os pequenos. Era exatamente isso que havia te perguntado naquele dia, como estavam os meninos; e é claro que eu não queria ouvir somente bem, ou um pouco doentinhos... Agora essa brincadeira q vc fez para contar um pouquinho de cada um, deu p termos uma boa noção de como está cada um deles. Parabéns pela idéia!
Fico boba de ver como o Lucas está de desenvolvendo rápido. Apesar dos probleminhas com a alimentação, ele é um bebê muito feliz e esperto! Já já essas dores de barriga vão deixá-lo.
Beijos!!!

Celi disse...

Verdade amiga! Também fiquei encantada quando vi o Gustavo. Está lindo! Como eles mudam rapidamente, né? Agora, o melhor seria é termos os dois pertinho. Já pensou? Ahhh e nós também...
Beijos