2º Quem é quem?

Caso não tenha visto o post anterior vale entender logo no início o porque desse título¹.

Agora é a vez do segundo. Quem será que é?

Atenção!

* É um menino cativante pelo olhar! Com olhos que parecem jabuticabas é muito comunicativo e tem um sorriso encantador.

* Com exceção da hora que acorda e quando está com fome mostra-se sempre bem humorado. Diz o pai que não se parece nada com a mãe. 

* Tão rápido já aprendeu tanto no berçário e com o irmão mais velho que faz questão de se vestir e comer sozinho. Uma independência que chama atenção, que causa briga e dá vontade de fazer por ele.

* Até parece exploração, mas juro que não! Adora um pano e pegar uma vassoura é com ele mesmo. Olha que tenho provas, tanto em casa como no berçário. Todos dizem, se surpreendem...

* Uma confusão! Um misto de palavras entre alemão e português. Caso não saiba em uma língua, serve a outra. Distingue a pessoa para falar desse jeito que escrevo ou do outro, daquele jeito com palavras longas e estranhas. 

* Falar uma descoberta e tanto! A graça é falar com entonação e usar um bom tom. “- Calma! Baixinho! Seu irmão está dooormindo!” (diz a mãe descabelada)

* Quer mesmo é garantir o espaço na família. Uma confusão entender que já conquistou. Não basta apenas aprender através da imitação. Faz questão de ser hoje igual o irmão mais velho, amanhã igual o mais novo. Uma mistura de sentimentos, um ciúmes que toma conta e faz parte.

* Gosta de ir na onda do irmão. Pular no sofá, correr sem parar pela casa, pegar o que não pode etc. Agora, quando vê o irmão levando uma bronca, logo faz carinha de santo e mostra-se o anjinho mais doce da casa.

* Pode, pode sim fazer o que papai e mamãe não deixam. Agora, os irmãos na na ni na não, logo corre para dedurar.

* Hora da soneca da tarde vai pra cama sem discussão. Fácil, cansado, deita e dorme. Agora, à noite, mesmo cansado, com os olhos fechando faz questão do papai ou da mamãe por perto. Sair de fininho nem pensar quando achamos que já adormeceu. Dá-lhe susto quando estamos levantando, pois sente o cheiro, percebe e diz: “- Fica aqui!”

* Independente, crescido para a realização de inúmeras tarefas. Agora, pequeno, inseguro para muitas outras. Largar o copo com bico e passar a tomar o leite no copo normal ou mesmo com canudo nem pensar. Deixa de tomar o leite, mas sem o copo não fica. O mais engraçado de tudo é que suco, água bebe tranqüilamente em copo de plástico e até de vidro com a nossa supervisão. O que pensar: Será que o leite fica mais gostoso nesse copo? ou Quer mostrar para os pais que ainda é pequeno? 

* Fazer xixi e cocô na fralda é muito divertido. Já fizemos uma tentativa de desfralde e foram horas com um menino sem fazer xixi. Tudo tem seu tempo, mas a vovó vive dizendo para o menino fazer no penico. Dar risada é a melhor solução para ele. Para nós só resta esperar o inverno passar e iniciar a próxima tentativa. Às vezes parece sapequice, uma forma de agarrar e ter os pais ainda mais por perto, mas também pode ser mesmo uma total insegurança, a confirmação de querer ainda ser um bebê. 

* Brincar com carrinho pequeno é divertido, mas o melhor mesmo são os tratores. Uma paixão infinita por tratores de brinquedo, tratores nos filmes, nas ruas. Sensação gostosa de ser pequeno diante de algo gigante.

Muitas conquistas! Muitos sentimentos resolvidos por ser o irmão do meio. Mas também por ter apenas 2 anos e 9 meses, inúmeras inseguranças, medos que surgem, novas fases chegando...

Ahhh dá um aperto! Abraçar tanto, ao mesmo tempo, que se faz necessário soltar. Nunca imaginei o quanto seria difícil ser mãe de três. Considerar cada um com suas particularidades, não ceder demais, equilibrar as próprias ações.

¹Esse título foi inspirado nas atividades que fazia com meus alunos quando trabalhava na Educação Infantil, no qual descrevia uma criança, algumas características, fazíamos a leitura e eles escreviam o nome do colega. Uma adivinha simples, fácil e divertida.

    
18

18 comentários:

Anônimo disse...



Este é o Thomas,um menino lindo e muito inteligente.Parabéns mamãe!!!bjs

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Ah, Thomas é fofo, lindo!!! Eu o achei tão esperto para um menininho de dois aninhos, Celi. Ao mesmo tempo, é apenas um bebê que anda, fala...Falta tanto para ser um menino grande, mas esforça-se para interagir, para descobrir logo o que tem neste mundão de Deus. Olha o legal vir ao mundo e ter um irmão iluminando os primeiros passos! E é muito bom ter um outro menor para dizer que, espera, eu ainda sou pequetito, gente. Calma, calma que meu maninho ensina-me que não devo ter tanta pressa na trajetória da vida. Muito intenso como você o descreve! O olhar dele realmente é cativante, uma característica que marcou nós duas aqui, Celi. Pelo olharzinho dele eu percebi a vontade de interagir com a gente. Ele sorri com os olhos. E o jeitinho dele mostrando-me o desenho do CD, com os dedinhos apontava e com o olhar e o sorriso tentava me dizer o que gostava...Lindo demais! Quisera eu ter o prazer de ficar com este menininho mais vezes!
Um beijo e seja sempre você, Thomas!!

Celi disse...

Obrigada querida! Realmente ele é muito, muito especial... Beijos

Celi disse...

Realmente A. e R. Ele é tudo isso e se destaca realmente pelo olhar comunicativo. Sempre com jeito que aprontará alguma coisa. Ninguém segura... Uma total animação e espuleta é pouco para definir esse menino tão amado por nós.
beijos queridonas

Dani Rabelo disse...

É o MOMÁS!!!!! MOMÁS!!!
Áh, ele é liiiindo demais!!! Lindo e independente, pelo jeito, não?!
Segurando guarda-chuva e andando sozinho pela rua.... a Laura encasquetou com guarda-chuva tbm, só que não sabe segurar direito, se molha inteira hahahaha

Ele é um lindo e deve ser muito difícil assumir a posição do filho do meio, porque as crianças são, no geral, muito passionais: ou AMAM alguma coisa, ou odeiam essa coisa; ou são MUITO maduros ou são muito sapecas e fazem tudo errado de propósito... e para ele entender que não é o mais novo nem o mais velho deve ser muito complicado!!!

Mas ele é super carinhoso, aposto... e inteligente!! Está segurando como pode o papai e a mamãe pertinho dele... certíssimo!!!

Beijos grandes, queridona!!!

Cíntia disse...

Olha que se eu ver um coisa fofa dessa de guarda-chuva invocado, eu pego prá mim. É lindo! :) Bj

Anônimo disse...

Linda foto Celi!Eu tenho vontade de ter três filhos, estou na primeira ainda e você com certeza é uma inspiração!!rsrsrs =]
Agora, me responda uma dúvida, com quantos anos as crianças começam a ir na escola ai na Alemanha?Na idade do Thomas chamamos de maternal....
Bjus
=]
Bruna

Celi disse...

Dani amei o Momás! Não dá para esquecer... rs
É.... deve ser tudo isso mesmo que escreveu. Deve ser difícil e essa é a minha maior preocupação, sabe!? Tentar equilibrar! Dar o carinho e atenção que tanto merece e requer... Pois me vejo sempre com o Lucas, sabe!? Difícil toda a demanda. Juro que ao mesmo tempo que amo tanto, sofro também... Mas acredito que esteja fazendo o melhor (o meu, do meu jeito) para meus filhos!
Beijos querida amiga...

Celi disse...

hahahahaha
Então, vem vem aqui fazer uma visita e conhecer esse menino lindo! Aposto que vc e a Bia vão gostar....rs
Beijos

Celi disse...

Inspiração... Que bom! Mas é tudo de bom mesmo! Exige muita dedicação, dedicação ao triplo, mas não me arrependo em nada, nada mesmo!
Você mora aqui na Alemanha?
As crianças podem ir para o berçário a partir de 9 meses/ 1 ano (que muitos, acredito que a maioria seja pago). Depois Jardim da Infância (kindergarten 3 a 6 anos).
Boa sorte e volte, volte sempre!
beijos

Mamãe do Otávio disse...

Celi, desde que cheguei aqui no seu blog me encantei pelo Thomas, amo ele de paixão!
Vejo nele o meu filho e o adoro, não sei se é por ter quase a mesma idade, ou pelo olhar, jeito,
mas sempre vi nele o meu.

Ele é um amor, veja só essa foto? Quero roubar pra mim, quando vi achei a coisa mais linda...
Você falou do copo com bico né? Bom, quando eu tinha uns 7 anos e ainda tomava mamadeira achava muito
melhor tomar o leite nela, eu já entendia que não era legal uma criança daquela idade mamar, mas
o leite é diferente, é um conforto... é uma lembrança do seio da mãe, sei lá, penso assim!

Ri muito quando li o "fica aqui" isso lembro minha infância, eu fazia igualzinho! rsrsrs
e veja só... pensei que ele já estivesse desfraldado... ai ai ai penso que por aqui vai demorar um bocado
ainda! Otávio fala pouquíssimo, acredito que só vá tirar quando ele suber e entender bem "cocô e xixi"...
será que Thomas não é bela "confusão" das línguas?

desculpa o texto heheh

beijão família

Celi disse...

Adorei saber da sua experiência! Que bacana! Isso de certa forma faz a gente pensar no tempo do Thomas, não é mesmo? Deixarei por mais um tempo, tenho certeza que não será para sempre! Daqui a pouco entenderá um pouco mais sobre tudo...
Quanto ao desfralde também prefiro esperar melhorar o tempo. Não dá para fazer agora no inverno.
Que lindo que você gosta muito do meu Thomas. A gente tem um amor pelos filhos das nossas amigas virtuais, não é mesmo? Acho que é porque acompanhamos toda a história.
Beijos, beijos queridona.

Fernanda disse...

Irmão do meio... sei bem como é... hehehehe...
E por aqui também o desfralde está duro... vamos fazer como todos recomendam... Esperemos a primavera, verão...
Vai ser num instante... Ah e o Antonio também adora meios de transporte!! Beijos

Celi disse...

Já pensou Fernanda reunirmos nossos filhos? Será uma beleza! Os mesmos gostos... praticamente na mesma fase.
Um grande beijo.

Mamãe do Otávio disse...

com certeza Celi! nossa vida fica exposta a todos, e algumas pessoas se apaixonam por nossa história e filhos assim como sou apaixonada pela sua :)
beijão

Celi disse...

Você é mesmo uma querida! Um grande beijo :)

Renata disse...

Demais essa foto! Especial demais esse meu afilhado!!!

Celi disse...

Lindo Re! Sou coruja para dizer.... mas é... muito fofo! Beijos querida.