Coisinha pequena

Assim como de costume fui buscar os meninos na escola. Sempre na correria, pois primeiro busco um e, em seguida, o outro. Calculando o tempo para não atrasar, pois aqui corre o risco de ter que pagar pelos minutos extras ao contrato. Entre uma fala apressando o filho para colocar a roupa de neve, a bota, a touca, a luva, pegar a lancheira; filho vira e diz:

“- Mamãe hoje tenho uma surpresa!”

A mãe, neste caso eu, que adora ouvir o que o filho conta sobre o que fez na escola pede para ver. Filho olha na sala de aula, procura, procura, olha no banco onde coloca a roupa e finalmente encontra na gaveta onde guarda os desenhos. Logo, diz:

“- Olha o que eu fiz hoje!”

“- Nossa família. Aqui é você, o papai, o...”

Logo fico emocionada ao ver o desenho. Acho lindo! Lindo demais! Pois cá entre nós, qual é a mãe que não acha maravilhoso o desenho, a pintura, a arte que o filho faz? Mãe olha e encontra sempre um significado na atitude, algo que foi espontâneo e desejado. E por mais que seja educadora, que pense sobre os traçados, os detalhes, as possibilidades de cores, a proposta da escola, o pouco incentivo das professoras, nesse momento deixa tudo de lado e abraça, identifica um sentimento, uma harmonia e sorri.

Elogia e corre, corre com o filho para a outra escola. Não perde o horário, mas volta para casa pensando no valor sentimental dessa coisinha pequena, o primeiro desenho da família que a deixou tão feliz!


22

22 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Também sou dessas Celi. Fico babando nos desenhos deles e olha que agora na mudança, foram duas caixas completas de material da escola e desenhos que fazem em casa e eu não tenho coragem de me desfazer.
E compartilho do sentimento de correria amiga!!! Tamujunto!!
Parabéns ao Felipe pelo desenho!! É dele, né?
Um beijo grande,

Mamacrica disse...

Oi Celi!

Que lindo! Eu também adoro essas "pequenas coisas"! Por aqui já tenho umas 3 pastas que guardo com minhas "obras de arte", não deixo passar nada, peço para que assinem e coloco a data. E olha que já fazem quase 14 anos! rs... De vez em quando abrimos as pastas e ficamos recordando, é uma delícia!
Beijo
Cris

LOVE MAKES A FAMILY disse...

O Luquinhas é o pequenininho, rsrsrs...Quem fez o desenho?
Mudando de assunto, mas nem tanto assim, você poderia ver uma forma de ensiná-los em casa, Celi. Não, não falo de homeschooling, mas um reforço em casa. Mas, desculpe-me, sei que mal você tem tempo pra os afazeres da casa e com um bebezinho ainda...Enfim, quem sabe quando os 3 estiverem na escola, né? Celi, quem sabe, também, no futuro, ver uma escola internacional aí...Sei lá. Escrevo isso porque você já escreveu sobre sua preocupação com o ensino alemão, o método aplicado nas escolas das crianças.
Um beijo e, claro, achei LINDOOOO ( Amo desenho de criança! rsrs)
Alê

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Simples que nada!!!
Adoro a espontaneidade dos desenhos de uma criança. Acho lindo e são cheios de significados, historias e sentimentos! E a familia esta linda, completa e FELIZ!!! Adorei!!!!!
Beijão Celi!!

Celi disse...

É dele sim Ju! A gente se apega tanto as coisas que eles fazem... Não é mesmo? Mas também sou da opinião que precisamos fazer uma boa seleção arquivando, colocando em molduras, usando para capas de álbuns etc.
Beijos querida e adorei falar com você!!!

Celi disse...

Imagino a delícia que deve ser Cris! A gente adora! Qualquer coisa que façam a gente fica babando, não é mesmo?
Estava com saudades, viu!? Quando escreverá um post????
Beijos

Celi disse...

Alê é o Lucas sim... pequenininho, né?! rs
O Felipe que fez o desenho. Obrigada pelo "conselho" Alê. Eu sei disso! Sabe que incentivo, dentro das minhas possibilidades de tempo, todos os dois. Confesso que não é fácil administrar tudo com o pequeno Lucas. Mas juro que tento! Felipe gosta mesmo de fazer pinturas. Desenho faz menos... Acho que também tem um tanto de preferências, sabe?!
Um grande beijo.

Celi disse...

Obrigada Ana! Eles são uns fofos e quando presenteiam os pais com um desenho desses nos deixa ainda mais bobos, felizes!
Beijos querida.

Unknown disse...

Ai, que fofo!!! Dan ainda está nos rabiscos. Não vejo a hora dele começar a fazer desenhos sobre o que está sentindo ou do que é importante pra ele. Vou guardar com muito carinho! Bjinhos!!

Celi disse...

Cada um na sua fase! Um monte de descobertas, de lindezas na nossa vida! Não é mesmo? Um grande beijo.

Lu Azevedo disse...

MORRI de emoção três vezes por você! Que LIIIIIIINDO!!!! Eu sonho com esse dia, Celi! Nic não é muito de desenhar e toda vez, ao invés dele fazer, ele pede que eu faça. Acho que porque ele sempre me vê desenhando... Eu incentivo, digo que amo os desenhos dele, mas não adianta, ele fica intimidado, acho. :(

Mas um dia ele se solta, tenho certeza!

O desenho do seu filho é simplesmente PERFEITO!

Só fiquei pensando no que vc escreveu... no pouco incentivo da escola... Não é boa, Celi? Vc não gosta da escola dele? Que chato...

Beijos!!!

Dani disse...

Achei emocionante! Oh coisinha!

Dayane disse...

Que lindo Celi! A gente adora qualquer coisa que os filhos façam/ desenhem, mas acho ainda mais especial quando desenham a família. Você precisa pendurar esse desenho em algum lugar da casa. Hehehe Beijos

Celi disse...

Lu tenho certeza que em breve você verá o Nic desenhando muito. Apesar que santo de casa não faz milagre, não é mesmo? Talvez ele tenha tanta admiração por você, em vê-la desenhando que prefira se destacar fazendo outra coisa. Mas vamos ver! Depois você me conta...
Que bom que gostou do desenho do Felipe. Realmente foi um belo presente, pois também desenha pouco.
Sabe Lu que a escola não é 100%, conforme meus ideias de escola de educação infantil. Também acredito que não tenha a escola perfeita. Sinto falta de mais atividades de Artes, de movimentos e brincadeiras. Tenho a impressão e vejo que é muito mais uma escola que antecipa a alfabetização, preocupada com a postura quando ingressarem na escola de verdade. Parece que esquecem que são crianças! Sinto uma grande rigidez.
Estou tentando outra para o Thomas, já que mudará logo, logo para o Jardim da Infância (Kindergarten). Vamos ver se dá certo! Depois conto tudo para vc.
Beijos
Ahhh você escreveu que a escola do Nic é Waldorf. Você gosta? O que percebe de bacana e relevante?

Celi disse...

Coisinha fofa mesmo! Também adorei Dani! Mãe babona é fogo...rs
Beijos

Celi disse...

Vou te dizer que já está numa moldura no quarto do Felipe. Também adoramos! Um significado tão grande e especial para nós, não é mesmo Dayane? Beijos querida e espero que esteja tudo bem com você e as meninas.

Adri Portella disse...

Amei!!!! desenho maravilhoso!!!!!
Bj

Celi disse...

Viu que fofo amiga! Dê notícias!!!!!!!! Beijos

Fernanda disse...

Eu sou LOUCA por desenho!! Não vejo a hora do Antonio desenhar muito, pintar muito, vou emoldurar tudo!!!
Este desenho do Felipe: moldura já!! Muito fofo...

Celi disse...

Lindo né Fe! Já coloquei na moldura e no quarto dele. Vc vai ver... logo logo o Antonio estará desenhando! Pintando muito!
Beijos querida

Lu Azevedo disse...

Celi, percebo justamente isso que vc sente falta: eles prezam a brincadeira e a imaginação 100% do tempo. Lá eles aprendem a fazer pão, costurar, tocar violino e a dar valor às tarefas domesticas e do dia a dia. Tem muita contacao de história, música e os brinquedos são todos de madeira ou tecido. Um sonho! Adoro mesmo! Beijos!

Celi disse...

Um sonho mesmo! Aproveitem Lu! Esperava e desejava só um pouquinho mais de tudo isso! Por isso, não desisto e conhecerei a outra escola.
Beijos