1º Quem é quem?

Esse título foi inspirado nas atividades que fazia com meus alunos quando trabalhava na Educação Infantil, no qual descrevia uma criança, algumas características, fazíamos a leitura e eles escreviam o nome do colega. Uma adivinha simples, fácil e divertida. Lógico que de primeira vocês saberão quem é. Mas deixo a brincadeira...

Farei igual para contar como andam meus filhos, cada um numa fase e com inúmeras demandas. Então, vamos ao primeiro.

* Adora jogos com dados que exigem grande atenção. Quer a qualquer custo a mãe ou o pai por perto. Um só é pouco! Logo faz a lista das brincadeiras e ai de nós se não participarmos...

* Alguns amigos do Kindergarten (Jardim da Infância) são mais próximos de anos anteriores e continua o contato entre eles. Brincam, fazem convites para um ir na casa do outro. Em cada ano fica mais próximo de uma das meninas. Adora falar sobre elas e demonstrar o que aprendeu, mesmo que sejam passos de balé.

* Muito responsável realiza atividades especiais num dia da semana no Kindergarten. Atividades que antecedem o ir para a escola (1º ano) e que dão status de menino crescido.

* Cada dia mais esperto está na fase de desafiar os pais. Responde, joga os brinquedos longe, segue para o quarto e fecha bate a porta, repete a mesma ação inadequada mil vezes. Para chamar a atenção? Para mostrar o quanto aprendeu talvez conosco, talvez na escola? Mas o interessante é se destacar perante os irmãos.

* Por falar em destaque está também na fase de fazer palhaçada. Sai do banho enrolado na toalha e passeia pela casa, coloca toalha na cabeça imitando o que geralmente faço, fala coisas engraçadas. O melhor de tudo é chamar a atenção, fazer com que todos dêem risada.

* Ora muito educado conversa com todos. Ora não olha nos olhos das pessoas, dos pais e faz questão de não falar, responder o que perguntaram. Isso se não responder fazendo uma graça. Por exemplo, outro dia o médico perguntou quem eu era e ele respondeu que era o Opa (avô). Cheio de gracinha!

* Levado, arteiro, mas muito carinhoso e sensível a qualquer coisa que aconteça com um dos seus irmãos. Sempre faz carinho, abraça e beija. Procura ajudar sempre que percebe uma dificuldade do irmão para fazer algo.

* Adora brincar com carros, mas tem uma grande fascinação por trem. Montar lego com peças pequenas é com ele mesmo. Como se não bastassem os brinquedos, os DVDs, agora também está super interessado por jogos no i-Pad. A viagem para o Brasil apresentou os jogos eletrônicos (não é mesmo tia Leila, tio Marcelo moleque). Agora segura! Muitos limites pela frente!

* Gosta de jogo simbólico, no qual ser polícia, bombeiro ou pirata tanto faz. Vale imitar, falar alto, correr. Ser criança é o que vale!

* Um menino que não come chocolate, mas que faz a maior festa quando vê a nutella nos finais de semana.

Quem é esse menino? Esse filho tão crescido que está se destacando com as frases elaboradas, com a agilidade em comunicar-se em alemão e português. Que também começou a responder e a colocar as manguinhas de fora?

5 anos e meio!

Será que é pouco considerando o que vem pela frente. O que me espera?

Quem disse que seria fácil educar e ser mãe? Conta pra mim...


26

26 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Que delícia de texto Celi!! Dá até vontade de copiar esta ideia e fazer a brincadeira com os meus, rs. Se eu fizer, poderíamos inclusive fazer uma BC do Nova Vida, Vida Nova, heim? Ficou muito legal!!
Agora, educar na minha opinião não é fácil não. Escrevendo o comentário agora, fiz uma pausa para a 42ª conversa do dia hoje... muitas peraltices engraçadas, outras nem tanto e assim vamos levando a arte de ser mãe nos dias de hoje.
E ele está da mesma idade do Lucas... faltou conhecê-lo, né? Precisamos consertar isto logo!!
Bjs querida,

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Te espera um grande homem, sem dúvida, com defeitos e qualidades. Mas, pelo que leio dele há tempos, as qualidades são maiores do que os defeitos...Mas eu escrevo defeitos, ora bolas, são as marcas do que é ser humano. O mais lindo de tudo, Celi, é que você e o Boris têm passaporte garantido nesta linda viagem rumo ao mundo do Felipe. Lindo demais esse menininho!!!!
Felipe, querido, viva intensamente a sua infância!

Adri Portella disse...

Um menino maravilhoso, uma grata surpresa em minha vida! Tive um "medo" enorme quando fui convidada para ser madrinha deste garotinho com cara de bravo, rsrsrs.....Quando fui visitá-lo, em 2011, estava bastante apreensiva em como seria este momento....E para minha alegria fomos recebidos com muito entusiasmo, carinho e um querer enorme de ficar perto!
Ele é especial Celi, por tudo! Amo este pequeno grande homem, que vc e Boris educam e ensinam valores tão preciosos!
Aguarde o futuro, pois com este jeitinho, vai dar bastante "trabalho".....hehehe.
Bj

Cíntia disse...

Sabe Celi, as vezes eu tenho dificuldade de ver minha filha crescer e fico triste em saber que as etapas naturais vão passar. Mas quando leio esse tipo de texto, fico tão empolgada para acompanhar a interação... é o tipo de estímulo que nos faz ver que toda fase tem sua beleza! Beijos

Ana disse...

Relaciono completamente com vc. O que mais gosto disso, é a intensidade das emoçoes. e a criança manifestá-la. Não gosto de pensar que nossos filhos nos devem obediencia em tudo, acho que eles podem algumas vezes nos testar. Me mostra a grandeza desse ser! è um menino feliz e corajoso, sabe fazer rir, sabe viver!

Juliana Leal Valera disse...

Ainda náo sei como é educar filhos, mas imagino que seja muito complicado mesmo... Tanta personalidade já com essa idade! Ele parece ser super esperto, ativo e inteligente. Vai se tornar um bom homem com certeza!

Dani Brito disse...

Quanta atenção em descrever todas essas características assim, em forma de lista.

Olha, com a Bia notei praticamente a mesma coisa com a chegada do irmão. Principalmente no chamar a atenção. E continua da mesma forma até hoje. Será que isso ainda vai muito longe? rs

Beijo

Fernanda disse...

Ah!!! Já é um mocinho!!!
Passa tão rápido né!! Adorei a idéia!!
Quero ver dos próximos! Beijos

Ana Gaspar disse...

Que legal isso Celi!
achei muitooo bacana a forma que você descreveu... e seus filhos tem uma mãe extraordinária, não tenho dúvidas que mesmo com seus erros você esta sempre "acertando" na educação deles.
Beijos
PS. Estou curiosa com o desafio que você mencionou no outro post pra mim... rsrsr

Mamãe do Otávio disse...

Fofo, por vezes pensei que vc estava intercalando Felipe e Thomas nos comentários! hehe
Vou ter que ler de novo! hihi

bjão

Dani Rabelo disse...

áh que menino mais lindo!!!

Eu o percebo tão responsável e maduro para a sua pouca idade.... não sei se está errada ou certa (a minha percepção), mas vejo o Felipe muito dentro do tipo irmão mais velho, em que se preocupa com a família inteira, inclusive os pais, especialmente a mãe, e os irmãos mais novos. Deve ser de uma sensibilidade incrível esse menininho...

Beijos enormes, Celi, ele está cada dia mais lindão!!!

Celi disse...

Ju fique a vontade e faça sim com os seus meninos. Adorarei ler!
Lógico que precisamos consertar isso. Vamos marcar algo em breve. Que tal pensarmos sobre isso? Beijos

Celi disse...

Lindas palavras meninas! Desse jeito fico até emocionada... Espero mesmo participar sempre do mundo do Felipe. Pelo menos estamos plantando para isso :)
Beijos e que bom vê-las de novo por aqui. Sabe que com um comentário desse e muitos outros sempre penso quando meus filhos crescerem qual será a reação ao ler muito desses posts para eles. Se bem que Felipe acompanha as fotos, mostro um tanto para ele.

Celi disse...

Já falei "quase" pessoalmente o quanto achei lindo, lindo e lindo! Fiquei feliz!!!!
Obrigada pelo carinho de sempre para toda nossa família.
Beijos para vocês casal que adoramos!!!!!

Celi disse...

Pois é... sua beleza, seus desafios, seus encantos! Aproveite minha amiga, pois passa e daqui a pouco suas dúvidas e preocupações serão outras. Obrigada sempre pelas palavras, pelo carinho! Isso faz um bem...
Beijos

Celi disse...

Sabe que suas palavras, observações sempre me convidam a pensar sobre a conduta que temos em muitos momentos. Ontem li os primeiros comentários e contei para o marido. Sabe que suscitou uma conversa tão boa. Obrigada! Beijos

Celi disse...

Esperamos mesmo Juliana. Tantos desafios pela frente. Tantos valores e princípios que desejamos fortalecer nesse pequeno menino. Um grande beijo.

Celi disse...

Boa pergunta Dani! Quero muito ver como será daqui pra frente, pois é surpreendente o tanto que mudam nas atitudes, no jeito de ser, falar... É um querer bem tão grande que tem hora que dá até um medinho...Beijos

Celi disse...

Mocinho mesmo!!!!! Ahhhh Fe parece que foi ontem que completou um ano. Lembro quando mudamos para cá com ele pequeno... só ele e agora são três. Beijos e aguarde os próximos.

Celi disse...

Obrigada Ana! Vc sempre me colocando pra cima.... Como é bom, já que são inúmeros os questionamentos sobre educar e ser mãe de três. Mesmo de férias, longe sempre passa por aqui...:)
Quanto ao desafio assim que chegar conto para vc. Deixarei vc curiosa, mas pensei em algo divertido para fazermos como maneira de avançarmos nos nossos conhecimentos. Depois explico melhor!!!
Beijos e saudades dos seus posts.

Celi disse...

hahahaha Sabe que pensei em fazer dessa maneira, mas achei que seria complicado para as amigas virtuais. Também queria muito registrar o jeito de cada um e os marcos principais do momento... Beijos

Celi disse...

Já falei para vc o quanto acho que tem uma percepção certa, um olhar cuidadoso... parece realmente que convivemos pertinho, sabe?! Acho que tem razão. Também percebo o Felipe muito sensível, querendo cuidar de todos e de tudo. Tem hora que requer até um limite, pois chega a extrapolar.
Obrigada pelo carinho Dani. Sua presença por aqui é imprescindível. Sinto não termos nos encontrado mais no Brasil...

Lu Azevedo disse...

Que gostoso de ler! Lindo o texto, linda a crianca e linda a mae, que sempre com muita sensibilidade sabe descrever a tudo e a todos com carinho e cuidado. Engraçado que vim esperando um Post (rs) e encontrei esse. O Nic é um ano mais novo, mas apresenta varias características do Felipe!

Beijos, Celi!

Celi disse...

Lu já já sairá aquele post. Mas antes escreverei para vc. Preciso perguntar algo... Obrigada pelo carinho!
Beijos

Renata disse...

Inacreditável ver o quanto o Felipe está crescido! Talvez por ter acompanhado de perto eqto era bebezuco, me assusta ver q está um menino cada vez mais independente e cheio das próprias vontades. Amo vcs!!

Celi disse...

Re nem me fale... aperta o coração só de pensar. Ontem mesmo estava olhando as fotos de quando chegamos na Alemanha. Ele era tão pequeno. Hoje um menino esperto. Passa rápido demais!
Beijos e também amamos vc. Que saudades!