Imprevistos e hora marcada


Quem viu o post de ontem pensou: “Ah, a Celi ainda está viva! Voltou a postar no blog! Não desistiu! Estava apenas curtindo o verão!” Tudo isso não é totalmente verdade. Voltei sim, após uma semana distante da internet, dos blogs das amigas e principalmente do meu quase querido diário. Por sinal, agradeço as amigas que se preocuparam comigo e escreveram mensagens tão carinhosas. Tão gostoso saber quando fazemos falta de alguma maneira.

Mas a verdade é que após mãe de três, com um filho agora de 5 anos, outro de 2 anos e um de 2 meses e meio a minha vida mudou, mudou muito. Respirar! Pra que? Sentar um tanto no sofá! Por que? Tenho tanto para fazer.... para aprender como mãe de três. Nem imaginam!

Fora toda a cobrança de querer se fazer presente o tempo todo, de dar toda a atenção do mundo igualmente para os três. Um desafio diário! Estou me organizando com o tempo, com minhas inúmeras listas, driblando as inúmeras tarefas e conciliando na medida do possível o ser mãe, esposa, dona de casa e a própria Celi, com seus desejos e necessidades. Mas a cobrança é minha maior amiga, já que preciso muitas vezes abrir mão de passar roupa, para brincar com meu filho; tomar banho quase 10 horas da noite, após ter colocado todos na cama, ter dado de mamar para o Lucas; deixar a louça na máquina de lavar por um tempo maior, para escrever no blog. 

Mas como se não bastassem todas as tarefas e ajustes entre o que realmente é necessário ser feito, o que é prioridade no momento e me faz bem, tem os imprevistos diários. Imprevistos que fazem com que aprenda a ter jogo de cintura, a agir rápido, deixando de lado o que estava acostumada a fazer, considerando o politicamente correto para tudo dentro da rotina. 

E a gente aprende, ohhhhh se aprende a lidar com tudo isso. Uma questão de adaptação e os filhos entram na dança. Não tem como ser diferente quando você está sozinha tendo que conciliar entre buscar um filho na escola, depois o outro, o horário de mamada do terceiro. Quando você está dando banho nos maiores, enquanto o menor está chorando no carrinho. Quando você está amamentando e o outro filho está esperando no banheiro para você limpá-lo, quando dois estão disputando um brinquedo quase se pegando enquanto você está trocando a fralda do outro, quando você está colocando um para dormir e o outro começa a gritar.... Enfim, são inúmeros os imprevistos, no qual ou você se adapta ou você fica louca. Hora de priorizar, de realmente considerar o que é mais importante no momento.

Entre toda essa demanda ainda tem alguns acontecimentos extras que aparecem de repente, que tem data e hora marcada. Por exemplo: aniversário do filho. Já contei aqui o quanto estava em dúvida sobre fazer ou não uma festa para o Felipe. Não por ele, mas sim por conta de todo o trabalho e ter que fazer com as próprias mãos sozinha, sozinha. Por fim, contei que resolvi fazer e me empolguei de tal forma a ficar totalmente desconectada, a pensar somente em tudo que tinha para preparar. E que horas? Entre uma dormida e outra do Lucas, entre os filhos na escola, após todos estarem na cama. 

Foram duas semanas intensas de preparativos e de tarefas, no qual somente as listas, as listas me ajudaram a não me perder, a não esquecer tudo que tinha para fazer. Mas deu certo! Tudo aconteceu como esperava e valeu, valeu a pena todo meu investimento para lidar com os imprevistos, com o pouco tempo, com o cansaço. Pois ser mãe também é isso, envolver-se até o último para ver a alegria do filho... Não?

30

30 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Que bom que você está de volta, Celi.
Um beijo

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi, é bem isso mesmo... Ufa!
E vc com três e eu me desdobro com a casa e a Bê. Gente, não é mole não!!! Mas to aqui pra ter dar um abraço e dizer que vc é demais! Festa, demanda dos pequenos, amamentação, banhos, disputas de brinquedos, aproveitar o verão, casa e ainda escreve lindamente aqui no blog!! Admiração amiga!
Beijao

Dani Cassar disse...

Faco da Nivea as minhas palavras, eh sempre bom arrumar tempo p/ que gostamos de fazer, nem que seja ao menos uns minutinhos, vale a pena =)
Beijos

Ana disse...

Celi, pra ser sincera, estranhei bastante o seu sumiço, mas tinha certeza que era a vida mesmo!
Celi eu corro o dia inteiro com 2, com algumas pausas. Imagino que vc não tem aa pausa! Ou ela é mais rara.

Que bom que deu tudo certo, pro aniversário do filho, pq eles ficam tão felizes...

PS: fato que falou em coisa alemã, penso em vc!!!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Oi Celi, sabe que me pego pensando como você dá conta? Sério amiga, eu nesta correria com dois (sem um bebê), me esforço até para não me perder nos horários e dar conta de tudo...
Que bom que está de volta, mas acredito que priorizar é muito mais importante, principalmente na fase em que nossos filhos estão.
Sentimos sua falta, mas foi por uma ótima causa!!
Um beijão, Ju

Neda disse...

Celi, ao ver as fotos outro dia meu pensamento foi: "as coisas devem estar corridas só deu pra por fotos!". Não tem um dia que não pense em você, sempre que as coisas estão corridas aqui em casa. Por que se com um de quase seis e outro de quase um tenho que rebolar, imagina com outro entre eles?
BEIJOS

Carol Garcia disse...

ah a vida... essa fanfarrona...
e a gente tira de letra não?!?!?!

ai jesus!
tenho uma su-per novidade pra te contar!
inbox no face, ok?

bjo enorme e quero saber tudinho da festa do felipe.

Dani Rabelo disse...

Uhuuuu!

Claro que vc dá conta, né? Como não????

Que ótimo, Celi, todos estão se adaptando, é natural, humano, normal e aceitável.

Luqui está bem?

Momás? Felipe?

Estão todos bem?

E vc?????

Beijos grandes!

Fernanda disse...

Celi querida, vc é SUPER, não canso de dizer!!!!!
Beijos

Michelle Siqueira disse...

Ah, Celi... Achei que lá pelo final do texto vc ia finalmente dizer que desistiu de fazer a festinha e trocou por uma viagem... Que nada! Vc fez! O cúmulo da eficácia! O segredo deve estar nas listas, conta pra nós... Hahaha

Bjs e boa sorte sempre! É lindo uma família grande, daqui a pouco serão três e rapazes enormes, passa rápido.

Michelle

Carol Damasceno disse...

Que bom que está tudo bem... :)
Imagino o quão trabalhoso (prazeroso)deve ser, ser mãe de 3... E se envolver com as coisas deles.. Impossível não fazer, né...
Fico muito feliz com a sua volta... Ah e não esquece de anotar na sua lista: ESCREVER NO BLOG...rs

Estava com saudades....
Beijocas na família linda e volte com fotos do aniversário.. :)

Carol

Celi disse...

Valeu Nivea. Também é bom vê-la por aqui.
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida amiga!!! É bom "ouvir", "ler" essas palavras tão carinhosas. Um desafio constante Ana. Não está fácil não... tenho que priorizar, fazer muitas escolhas nesse momento. Mas está valendo, valendo muito!!!!
Beijos

Celi disse...

Com certeza Dani. Escrever no blog faz um bem tremendo para mim. Gosto de registrar os momentos preciosos vividos na minha família. Então, por que não arrumar um tempinho, não é mesmo? rs
beijos

Celi disse...

hahahaha sabia que tinha lembrado de mim....
Pausa... ultimamente somente depois das 22h ou quando o pequeno Lucas está dormindo e os meninos estão na escola. Isso porque escolho dar uma pausa, fechar os olhos para um tanto de tarefas. Mas de vez em quando é justo, né? Beijos

Celi disse...

Pois é Ju... com filhos pequenos não conseguimos fazer tudo. Temos mesmo que fazer escolhas, fechar os olhos de vez em quando, priorizar... O difícil realmente é saber se estamos fazendo certo, o melhor no momento...rs
Beijos

Celi disse...

Nem fale Neda... mas a gente dá um jeito, faz uma adaptação e conta super, super com a ajuda do marido...rs rs rs

Celi disse...

Pois é Carol... a gente reclama, mas dá conta...
Amei a novidade!!! Quero acompanhar bem de pertinho, ops, quase de pertinho.
Beijos e logo, logo contarei tudo da festa do Felipe.

Celi disse...

Tenho que dar conta, né? Me descabelo, choro, reclamo, mas faço tudo que planejei, que estava na minha enorme lista...rs
Estamos todos bem! Um mais tranqüilo, o outro com mais ciúmes... mas estamos levando, adaptando e fazendo ajustes o tempo todo.
Beijos e valeu pelo carinho de sempre.

Celi disse...

hahahaha super não, dou um jeito para tentar dar conta do necessário!!! rs Beijos

Celi disse...

Michelle obrigada pela visita. Morri de rir quando falou das listas, pois realmente não imagina a quantidade de listas que fiz, todo dia anotava o que ainda precisava dar conta. Sabe que até me perdi no meio de tanto papel...rs rs rs

Celi disse...

Ahhh Carol sempre tão presente, tão amiga... Obrigada pelas palavras, pelo incentivo de sempre. Volto, volto sim para contar tudo da festa do Felipe. Beijos

Renata disse...

Celi querida, como já te contei e até mesmo escrevi algumas vezes, você sabe o quanto eu te admiro desde que eu te conheci. E é incrível que quanto mais o tempo passa, mais eu te admiro e fico feliz por ter uma amiga como você. Já aprendi e continuo aprendenco muito com suas experiências. Me surpreendo de ver como vc tem conseguidodar conta do recado, continuando a ser essa mãe dedicada e especial que você é. Tenho certeza de que os meninos são muito felizes e serão muito agradecidos por terem uma mãe como vc.
Quanto as esperas (para ser limpo no banheiro, chorando no carrinho etc), acho que você esta dando a eles a oportunidade de aprenderem como a vida funciona de verdade. Quem aprende a ter paciência, com certeza é muito mais feliz!
Beijos!!!

Celi disse...

Ué.... que Renata é essa? Será que é quem estou pensando... rs rs rs Que bom ver você por aqui minha amiga. Saudades!!! Obrigada pelas palavras carinhosas e realmente por achar tudo isso de mim. Sabe que me esforço e dedico muito do meu tempo para os meus filhos amados. Eles realmente alegram muito meu dia, fazem com que eu enfrente qualquer barreira que tenho vivendo na Alemanha, longe de tudo, de todos que amo tanto! Beijos querida.

Cíntia disse...

Celi é tudo ou nada??? Tudo! Então como é? é pique! é pique! é pique é pique é pique!

Parabéns viu. Se virando bonitinho. E quem disse que não dá pra ser mãe de 3 no exterior? :D

beijo

Celi disse...

já falei que morro de rir com seus comentários? Só vc mesmo......Beijos

Mikelli disse...

hehe imagino a correria que pode ser com 3! =) Mas o que muita gente diz, é que com o 2o/3o filho, a gente aprende a ser mais relax. E acho que deve ser verdade mesmo...eu olho pro que passou agora e fico pensando qto stress eu fiz a toa ;) claro que se leva um tempo pra se adaptar ao novo ritmo, mas acho que com o 1o filho o ritmo demora pra entrar. Eu demorei quase 7 meses pra aprender a lidar com tudo haha bjs!

Celi disse...

Verdade Mi. O primeiro filho é tanto cuidado, tanta hora pra tudo. Depois a gente relaxa, mesmo que não queira. Viu... O tempo está passando rápido, né? Daqui a pouco sua filhota fará 1 ano. Já pensou nisso? Beijos e que bom que apareceu por aqui. Saudades!

Ana Gaspar disse...

Sentimos muito mesmo sua falta!!!
beijosssssssssss

Mari Mari disse...

Eu digo que essa vida de mae de casa (aquela que cozinha, lava, passa, faz faxina, leva crianca na escola, paga as contas, vai no mercado...) consiste em basicamente duas coisas: manter a rotina normal funcionando (horarios, comida, roupa, limpeza), e apagar todos os incendios que aparecem. Incendios nao só de um filho esperar no vaso enquanto vc termina de trocar uma fralda; incendios do tipo "puxa, precisa levar o carro pra revisao" ou "esse mes tem que pagar a taxa do bombeiro" ou "vamos receber visitas e precisamos de roupas de cama novas" ou "tem que comprar as roupas e os brindes pra festa junina". Porque marido tá lá, firme e forte, escravamente trabalhando todo dia no mesmo bat-horario, sem poder resolver os incendios. Sobra pra mae, que ta em casa, "cheia de tempo administravel", ou, pior, "fazendo nada enquanto as criancas estao na escola".
Acho que passarei a me chamar de "bombeira" em tempo integral e mae nas horas vagas, hahaha!