Ter ou não ter?

É primavera! Tempo de admirar a paisagem, ver tudo verde e florido. É tempo de sentir o cheiro das flores, de passear com os filhos e procurar bichos pelo jardim. 

Meus filhos tem passado boa parte do dia no jardim, brincando com areia, andando de bicicleta, jogando bola, observando as minhocas, joaninhas e abelhas que aparecem.

Nessa estação aumenta minha vontade de ter flores pela casa, de plantar e viver tudo que tem de mais belo na natureza. Talvez passe esse carinho imenso que tenho pela natureza, pelos bichos para meus filhos e, em especial, para o Felipe.

Quando era criança lembro da minha adoração pelos bichos de estimação. Tivemos duas cachorras, meu irmão teve passarinho, minha avó tinha “tem” tartaruga e, assim foi minha infância. Sempre cercada de um bicho amigo. 

Antes de mudarmos para a Alemanha fizemos a tentativa de ter um cachorro no apartamento, porém não deu certo! Ele era grande e passaria boa parte do tempo sozinho. Então, passamos para frente a ideia...

Hoje moramos em casa, porém os donos não permitem que tenhamos cachorro, mesmo porque para você ter esse bicho paga-se um imposto também. Então, é um caso para pensar seriamente.

Mas sabe-se que criança tem uma vontade imensa de ter um bicho de estimação. Sabe-se o quanto é importante o contato dela com eles. O tanto de valores e sentimentos que são despertados.

Nesse meio tempo você pensa: A Celi pirou! Três filhos, mais um bicho de estimação! Pode ser! Realmente pode ser que tenha pirado de vez...

Nesse final de semana, papai e mamãe empolgados, fomos até uma loja gigantesca de artigos de jardim e bichos. Queríamos muito comprar terra, sementes para plantarmos; quer dizer o Felipe.


Felipe e Thomas ficaram animados com tudo que viram. 

“- Mamãe, quero ver as flores!”

“- Mamãe tem mais peixinhos?”

Entre uma observação e outra começamos a pensar na possibilidade de termos um aquário. Mas aquário? Qual é a interação desse bicho com as crianças? N-E-N-H-U-M-A! Agora, tem o fato de ter um bichinho em casa, de tentar, estabelecer uma relação das crianças com o modo de viver do peixe e os cuidados necessários.

Será que eles curtiriam por um bom tempo? ou Será que sobraria mais para os pais? Alguém tem uma experiência parecida? O que você pensa? Dê sua opinião para uma mãe que está prestes a parir...

Agora, engraçado como as crianças de imediato se empolgam e abraçam a ideia. No dia seguinte, lá estava Felipe no jardim, para lá e para cá.

Logo observei que foi buscar um jogo de imagens que tem e levou para o jardim. Até então não sabia o que estava fazendo, o que realmente queria. Mas logo voltou com a sequência apresentada e um balde. 

“Mamãe olha o que eu fiz... Primeiro coloquei pedras, depois as plantinhas, a água e depois os peixes. Olha meu aquário! Gostou? Agora, quando teremos um de verdade?” rs 

Jogo de correspondência de imagens de acordo com o que é solicitado. 
E o aquário elaborado por ele... Seguiu os passos direitinho!

Posso com isso!? Agora, o que fazer? Ter ou não ter?

20

20 comentários:

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

QUe graça o Felipe! Que legal vc ter registrado em palavras e imagens esse momento tão criativo de pegar o joguinho e ele mesmo fazer o aquario dele. FOrmidavel!
Olha, eu gostaria muito de ter um cachorro em casa, mas o Ju ja pensa mais na frente, coisas do tipo: viagens, veterianario e manutenção do animal. Hummm... Estou pensando num porquinho da india ou um coelho... Eu é que devo estar maluca ne?
Temos um aquario aqui em casa, com dois peixinhos e fica la no quarto da Béatrice justamente para que ela tivesse interesse em cuidar na natureza, alimentar o bichinho e ajudar na limpeza do aquario. E é legal. Apesar de peixes serem meio "sem graça", pois não interagam como um cachorro ou gato, acho que o fato de estarem com um bichinho e terem parte da responsabilidade nos cuidados, ja esta no lucro.
Vou tirar uma foto do aquario e coloco no FB pra vc dar uma olhada. Ele é como uma moldura e pregado na parede.
Um beijão

Cíntia disse...

Ai Celi, esse Felipe tá demais da conta hein? E você, quase parindo ainda vem no blog registrar mais uma etapa do desenvolvimento deles. Demais viu! Ainda não temos animais, mas como também moramos em casa e temos espaço (e meu marido é fissurado em bichinhos) acho que próximo ano será um bom momento. Será ótimo ler sua experiência antes de ter um totó aqui! :D beijo

Karen disse...

Ai que legal! Muito legal ele ter montado sozinho o próprio aquário! E acho que esta responsabilidade da crianca para com um bichinho é algo muito importante que deve ser estimulado. Incentivem sim!
Beijo,
Karen

Mikelli disse...

toda crianca gosta de bichinhos e acho saudavel a gente aprender a cuidar e ser responsavel por um animalzinho. Como vc disse, aquario nao tem muita interacao e olha...da mais trabalho do que a gente pensa haha nos acabamos desistindo da ideia depois de 1 tentativa...isso ja adultos =D Se quiser mais interacao e menos trabalho que um cachorro, pode ser um hamster ou coelhos ;) bjs!! e nao é que abril ja chegou e nada?! hehe

Mari disse...

Celi, se eu fosse vc esperava um pouquinho, pelo menos até o Lucas estar com uns três meses... Porque até a criança aprender a cuidar sozinha do bichinho ela precisa de muita ajuda dos pais. E estou desconfiada que quando o Lucas nascer eles vão esquecer essa historia, pelo menos por um tempo!
Depois que a rotina se reestabelecer acho que vai ficar mais administravel... vcs pensaram num porquinho da india? Eles são fofinhos, pequeninos e gostam de carinho...

um jardim cheio de flores e joaninhas pra vcs!!

bjus!!

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Eu sou da opinião que filho tem que ter irmão e bichinho de estimação pelo menos uma vez na vida. Seja lá o que for. Acho que eles aprender a ter mais responsabilidade a serem melhores pessoas no futuro. Só que dá trabalho, né? Eu penso em ter um cachorro quando E. (e quem sabe o bebê de número 2) forem um pouquinho maiores, e tivermos na nossa própria casa. Agora se eu fosse você, esperaria pelo menos até o Lucas nascer e depender um pouquinho menos da sua atenção 24h por dia.
Um beijo

Lu disse...

Oi Celi! Eu acho q vc deveria comprar um aquario pequeno pra eles no começo, um peixinho pra cada um... pode ate dizer q foi o Lucas q trouxe de presente e ai cada um cuida do seu "filho". Pode ser uma daquelas "tecnicas" de amenizar o trauma q um bebe pode trazer pros outros irmãozinhos... Um aquario pequeno não dá tanto trabalho assim, mais pra frente, se eles se engajarem mesmo, e com o Lucas maior, vocês investem mais, com luzes, bolhinhas, tartarugas, etc etc.. mas pra começar, um pequeno ia ser bem legal!

E o Felipe, cada dia mais fofo esse menino...

Beijão!

Dani Cassar disse...

Eu tbm sempre amei bichinhos e tive pintinhos, peixinhos, tartaruga e cachorros...haha...Lindo o Felipe intertido com as atividades de jardim e montando o aquario. Meu sobrinho Gui ganhou um peixinho e cuidava tao bem que um dia jogou suco no aquario p/ peixe beber...hahaha, mas por excesso de cuidados msm, o peixe viveu um ano e morreu esses dias, ele ficou arrasado e queria guardar o peixe morto...rs...Mas foi o melhor bichinho p/ idade dele, ja que ele e o Enzo judiavam demais da minha cachorrinha (que foi morar com a miinha mae agora) pq eles queriam brincar do jeito deles ;) Acho um peixe uma otima pedida agora p/ eles =)

Bjs

Futura mãmã disse...

Olha que gira a ideia do Filipe..Muito esperto esse pequeno =)

Unknown disse...

Ai eu acho que deve ser tao importante para a crianca ter bichinhos, eles aprendem a respeitar os animais sem ter medo excessivo deles... mas que da trabalho, ah, isso dá!
bjsss

Dani Rabelo disse...

Celi, amiga... acho que essa resposta é de vcs, né? Difícil pitacar nesse assunto, pq, ´provavelmente, a médio e longo prazo, pode ser que sobre para vcs a função de limpar aquário, trocar água, alimentar os peixes... bem como pode ser que o Felipe cuide tão bem dos peixinhos que o Thomas vai crescer vendo o carinho dele com os peixes e vai desenvolver o mesmo afeto, o mesmo cuidar. Quem sabe? Essa reflexão é mto individual, do casal mesmo. Conte-nos do que sobrevier!!!!!

Beijos grandes - ansiosos! =)

Fernanda disse...

Gente tô passada com esta história de pagar imposto para ter um bichinho... É só cão, ou gato, coelho, passarinho, etc, também tem??
Acho aquario muito legal!!! Eu tinha quando era pequena pois minha mãe odiava todo e qualquer tipo de bicho então era só aquario ou gaiola com passaro mesmo....
Eles vão amar!! Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
a Primavera realmente é encantadora. Lindo ele plantando. E amei o aquário. Bom, aui eu tenho e dá supercerto. Temos uma cachorrinha e ela é a alegria da casa. Mas escolhemos bem a raça para estar de acordo com as nossas necessidades. Já tivemos peixe também. Com a Sofia não deu certo porque ela queri interagir com o peixo e toda hora pegava, cutucava e o bichinho acabou morrendo muito rapidamente.
Tenho certeza de que vção fazer a melhor escolha para a afamília como um todo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Sofia disse...

Que lindo o aquário, o Felipe daria um bom cuidador de um de verdade não tenho dúvida.
Também cresci com um animal de estimação e gostava que o Leo também tivesse um, mas fica difícil em apartamento.

beijo

Carol Damasceno disse...

Celi acho tão interessante a mudança de clima aí na Alemanha.. É tão diferente do Brasil que no inverno temos dias de muito calor e no verão dias muito frios, né?
Adorei o aquario do Felipe. Acho que tudo é válido. O peixe não é um animal que interaje, mas ter contato com um ser "vivo" que depende de cuidados pode ensiná-lo a ter "responsabilidades"... Mas acredito que com o tempo pode sobrar para os pais...ehehhehee

Eeee... O Lucas está chegando, né?

Beijocas
Carol

Liza disse...

Eu tinha aquário em casa, mas quem cuidava mesmo era meu pai. E ele se amarrava! Mesmo agora, com os filhos criados, ele ainda tem aquário! Então, se for uma atividade prazerosa pra vc ou seu marido, comprem! Se não for, pode ser mais um item na lista de obrigações.

bju

Ilana disse...

Eu sou suspeita, porque tenho um cachorro que amo de paixão. Mas durante minha infância, a verdade é que tive pouco contato íntimo com bichos. E olha que morávamos em uma casa grande com quintal! Meus pais tentaram um cachorro uma vez, não deu muito certo e eles deram o coitado.
Honestamente, não sei cuidar de aquário. Mas acho uma opção bacana pra ser ter em casa. É bonito, um exercício de contemplação. É verdade que não há muita interação, mas dá pra ensinar os cuidados básicos e o carinho por outro ser vivo...
Eu, se fosse você, esperaria mais uns poucos meses, até o Lucas sair daquela fase RN extremamente complicada, e então veria a possibilidade sim.
Beijos

Adri Portella disse...

Ahhhh, eles merecem ter um cachorrinho!!!!!! rsrsrs, pena que vovô e vovó não deixam.....eles iriam adorar....
Sou a favor do aquário.....Não sei se tem aí, mas se tiver, compre aquele peixe Beta, não precisa de muitas coisas, só o aquário e água limpa.....
Mas, acho que você deveria esperar Lucas nascer para decidir se vai rolar um animalzinho em casa.....olha o trabalho extra hein!!!!!
Bjs

Ana Gaspar disse...

oi AmorÊ!
este Felipe é apaixonate não!!! que graças ele fazer este áquario fofo...rsrsr
Bom, já tentei ter um cachoro, mas fiquei com dó de deixar ele preso no apartamento o dia todo e não deu certo...
Agora, como no caso de vocês é "casa", acho que daria sim...mas concordo com o ponto de vista da Mariana, acho que o momento agora da vez será o Lucas! talvez o animalzinho ficasse de lado, quem sabe depois de alguns meses da vinda do Lucas, não seria melhor??
beijossssssss

Dani Brito disse...

(escrevi um comentário enorrrrrme hj de manhã durante a aula - hohoho - mas não salvou)

Fiquei encantada com o aquário do Felipe. Que habilidade!!!

Celi relutei muito, mas resolvi encher minha casa de bichos. Estamos com 3 cachorros e um casal de hamster que acabou de procriar. Os "ratinhos" são da Bia que há anos vinha pedindo...fiquei receosa de comprar e ficar com mais essa obrigação.

Mas estou fascinada com a dedicação dela para com os bichos. TODOS. Cuida, rasqueia os cachorros, troca água, cuida dos hamsters, lava a gaiola, troca serragem. E tudo isso despertou nela esse senso de responsabilidade que tanto cobrávamos. Uma experiência enriquecedora.

(estou escrevendo sobre isso lá pro blog)

Beijo