No saco da cegonha

Um diferencial aqui na Alemanha e em outros países da Europa é o fato da grávida ter o acompanhamento de uma Hebamme (enfermeira). Pode ser desde o pré natal até o pós parto, enquanto a mãe estiver amamentando.

Na Clínica, assim que o bebê nasce uma das Hebammes dá uma lista de possíveis contatos de enfermeiras que moram perto da família. Elas incentivam que tenhamos alguém pelo menos nas primeiras oito semanas do bebê.  

É interessante, pois sabemos que há inúmeras questões quando se trata dos cuidados de um recém nascido e ao invés de querermos uma consulta semanal, quinzenal no pediatra para tirarmos dúvidas simples ou mesmo para termos um acompanhamento do desenvolvimento do bebê, temos uma enfermeira que acompanha com certa freqüência os marcos dos primeiros meses. 

Em relação a freqüência é muito particular e depende do interesse e necessidade de cada mãe. É um direito de cada família, já que os planos de saúde cobrem os custos.

A Hebamme ajuda na questão da amamentação, observa se o umbigo está em ordem, tira dúvidas em relação a alimentação, na passagem para alimentos sólidos, ao desmame, em relação as incertezas nessa nova situação vivida pela mãe e desenvolvimento do bebê de modo geral. Também acompanha e orienta a mãe na questão da recuperação pós parto (caso tenha sido uma cesárea), aos movimentos e atividades específicas (aulas) para voltar em forma.

Quando Thomas nasceu logo tivemos a presença de uma Hebamme. Não foram muitos encontros. Lembro de ter solicitado a visita nas primeiras semanas e antes de introduzir os alimentos sólidos. 

No início, temos toda a preocupação em relação ao aumento de peso, a amamentação, o umbigo e, muitas vezes, o banho. Lembro de orientar tudo da melhor maneira possível; além do mais outra cultura, outros hábitos até nos cuidados com os recém nascidos.

Agora que o Lucas nasceu novamente fomos incentivados a chamarmos uma Hebamme. Entramos em contato com a antiga, já conhecida e está sendo muito bom. Você pode pensar que é uma besteira, já que estou no terceiro filho. Porém te digo que não, pois além de todas as vantagens em relação a segurança que passa a respeito do desenvolvimento dele, a mesma além de simpática demais, esclarece todas as dúvidas que tenho, mesmo que sejam as mais simples.

Na verdade, é bom ter alguém para conversar, alguém que dá um retorno para você sobre o desenvolvimento do bebê, sobre o jeito de ser e lidar com os inúmeros imprevistos do dia a dia.

Tem aspectos do cuidar de um recém nascido que são muito diferentes da maneira que aprendi no Brasil.

* Umbigo: No Brasil aconselha-se passar o álcool 70 % e limpar com cotonete. Aqui apenas fazemos um curativo com gaze e trocamos diariamente. Falam para não darmos banho no bebê enquanto o umbigo não cair, caso contrário a umidade pode fazer com que haja infecções. Foi uma surpresa, pois banho é fundamental, já falei sobre isso aqui. No entanto, respeitei e segui a sugestão da Clínica e, posteriormente, da Hebamme.

*Para dormir: Aconselham-se a não usarmos cobertas, mantas, apenas os chamados sacos de dormir, no qual o bebê fica dentro e não há perigo de cobrir o rosto.
Também há possibilidade de dormirem enrolados na manta, assim como faziam antigamente com os chamados cueiros.

*Banho: Costumam usar sabonete líquido na água e não diretamente no bebê. Sugerem para darmos o banho após a mamada, uma forma de ficarem mais tranqüilos e não chorarem. Além disso, enquanto recém nascido falam que não há necessidade de virarmos o bebê na banheira deixando-o de costas para nós. Para o rosto e cabelo costuma-se usar uma espécie de luva atoalhada.

A freqüência do banho deve ser de duas a três vezes na semana, já que o bebê permanece boa parte do tempo em casa. Também para a proteção, pois a água resseca muito a pele. Por enquanto até pode ser, mas não sou a favor disso. O banho relaxa, renova, limpa...

Enfim, um lugar com hábitos diferentes.

Está sendo muito bom tê-la por perto do meu bebê. Um acompanhamento que tranqüiliza qualquer mãe ao tirar as dúvidas, já que tem aspectos em comum, que sabemos a partir do primeiro filho e jamais esquecemos. Mas cada bebê é único e os questionamentos são inevitáveis... A vontade de conversar também...

Acho o máximo essa balança que parece mais o saco da cegonha...

22

22 comentários:

Fernanda disse...

Aqui em Portugal pode dar banho enquanto não caiu o umbigo, também recomendam só gaze sem álcool e as pessoas costumam dar banho dia sim dia não, claro que como boa brasileira dou banho todo dia. Infelizmente aqui não tem este apoio domiciliar. Sou super a favor, alias gostaria até que as consultas com medico fossem domiciliares, mas sei o quanto isto é utópico...
Que fofura estes pezinhos!!!

Ananda Etges disse...

O nosso plano de saúde no Brasil também disponibiliza alguém. Eu gostei das visitas, que eram mais no sentido de uma conversa, um momento para tirar dúvidas.

Adorei a foto da balança! Só os pés fofinhos de fora!

Beijos, Ananda.

Mamãe do Otávio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mamãe do Otávio disse...

que lindas essas fotos! pézinhos foooofos!
bom de mais ter alguém pra ajudar no início, eu lembro de ficar ansiosa pra cada consulta com o pediatra e apreensiva em relação ao peso.

e ta tudo bem com os meninos?

beijão

Carol Damasceno disse...

Celi querida acredito que esse acompanhamento deve dar muita segurança, pois bebês sempre são um "mistério", mesmo quando temos prática... E poder tirar as dúvidas é muito bom... :)

Que coisinha mais fofa só com os pezinhos de fora... :)
Agora sem banho... Aí não dá...hahahaha

Beijocas cheias de saudades
Carol

Cíntia disse...

Celi, ainda que eu tivesse dez filhos, ia querer a enfermeira. Sei lá, coisa minha. Eu acho o trabalho delas fabuloso. Beijo

Mari disse...

Nossa Celi, super parecido com o que acontece aqui na França! Aqui temos para antes do parto, trabalho(e no cuidado pos-parto para as mães) as sage-femmes (as parteiras). nos podemos fazer o pré-natal so com elas e ver o médico so para as ultrassonografias. Em relação aos cuidados com as crianças temos as Enfermeiras PUERICULTRICES, que pelo que vc falou, tem a mesma função que as Hebammes. Mas normalmente nos vamos visita-las em centros com equipes que incluem além dessas duas profissionais, psicologa e pédiatra. Tem mais de um desses centros (PMI) por bairro e são otimos pontos de encontro entre mães e uma otima referência em tudo que diz respeito ao desenvolvimento fisico, cognitivo e social das crianças até seis anos... e tudo absolutamente de graça!
Lindos os pezinhos do Lucas hein!

bjus!!!

Dani Brito disse...

Independente da quantidade de filhos, é sempre bom nos sentirmos amparadas. Sem contar, que cada filho é único em suas necessidades.

Sou como vc, acredito no poder do banho.
Essa "balança" também é muito usada pela pastoral da criança aqui no Brasil. =)

Bom saber notícias de vcs.
Beijo

Alessandra Mosquera disse...

Na Espanha, existem as matronas, são enfermeiras que se especializam em atenção a mulher e ao bebê recém nascido, elas te cuidam na gravidez, fazem o parto (o médico enta em cena só se o parto tem complicaçoes) e te cuidam no pós parto e ajudam na amamentação. Só que não vêm a nossa casa e tem matronas legais, pró natural e tem outras que são estúpidas, antigas, enfim.
Muito legal a balança!

Mari Mari disse...

quando o meu mais velho tinha meses e chegou inverno, a gente dava dois banhos por dia (moro no brasil), um na escola, e um pra dormir. resultado: ressecamento da pele. A orientacao do pediatra foi dar um banho com sabao e um banho com água. Nao é a agua que resseca, mas o sabao, qe tira a oleosidade natural da pele, entao, se eu tivesse na alemanha (ou em algum lugar frio), daria banho todo dia sim, mas alternando banhos de sabao e banhos de água). o que voce acha?

Priscilla Perlatti disse...

Adoro esses seus posts sobre as diferenças culturais. São tão interessantes e cheios de nuances, que só reforçam minha idéia de que não existe o certo e o errado. Existe, sim, a vontadde de cuidar, da melhor maneira que nos é possível!
Beijo grande e tudo de melhor para vocês!
Pri

Unknown disse...

Os hábitos são bem parecidos com os hábitos irlandeses, mas confesso que não segui alguns, dei banho ainda na maternidade e muita gente ficou chocada, mas pra ser sincera não consegui, afinal o ambiente estava sempre quente, muito quente, apesar do frio lá fora e a Chloe adorou.
Aqui eles recomendam 1 banho por semana, o que é claro, também não cumpri, acho que pelo fato de eu ter tido o Breno no Brasil e as "regras" terem sido outras me senti segura sabendo que uma experiência diferente também deu certo, né?

Unknown disse...

Isso mesmo!
O que resseca é o sabão, água nunca fez mal a ninguém (só ao cascão) (:

Pequenos Mimos disse...

Que legal que o pequeno já nasceu, eu to tão por fora das coisas que nem tava sabendo.
Parabéns, que Deus os abençoe muito.
Quanta diferença né?eu também não conseguiria não dar banho não, mas gostei do fato de não precisar virar o bb de costas, é sempre nessa hora que choram mais mesmo né? e gostei de colocar o sabonete direto na banheira e não neles, irei testar com o Arthur qd nascer.
bjs

Ana Gaspar disse...

oi Celi!
cada coisa diferente não... essa eu não sabia e achei bem bacana, eu penei com a Valentina no Brasil, ainda mais por ela ser prematura, nossa essa enfermeira ia ser tudo de bommmm pra mim...
Vejo que esta tudo bem com o Lucas né! que bom... e vc esta bem também? vida normal já??? rsrsr
beijos

Karen disse...

Ai que saudade que me deu de ver minhas meninas nesta balança/bolsa :-) Se bem que a Sophia berrava cada vez que entrava lá dentro, rsrsrsrs.
Hebamme é tudo de bom. A minha vinha sempre, nem que fosse para tomar um chá comigo e me fazer companhia. Adorei este acompanhamento personalizado e gratuito! Acho que se tivesse 15 filhos contaria com a ajuda da Hebamme as 15 vezes.

Beijo!

Unknown disse...

Essa balança é 10!
Concordo...cada filho é uma nova experiência, sempre bom ter alguém para auxiliar e compartilhar,né??

bjos

www.petitninos.com

V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

Oi amiga, amei o seu blog, ficarei imensamente feliz se vc me fizer uma visitnha, estou te seguindo. Bjinhus
www.gustavoegaby.blogspot.com

Dani Rabelo disse...

Celi, como assim, eu não comentei aqui antes?????

JURO POR JESUS que achei que tivesse comentado - até pq eu fui uma das primeiras a ler o post, dias atrás...

Amiga, quero fotos e mais fotos desse pequeno gorducho-fofolento-gostoso-lindo que é o Lucas!

E quero saber como vc está. Adorei saber da Hebamme, eu gostaria muito de ter tido uma dessas quando pari a Laura. teria me ajudado muuuuuuito na amamentação, tenho certeza. E em outras várias dúvidas... deve ser uma companhia e tanto, né? Aproveite bastante, ainda mais que é uma mulher, outra moça para conversar - já que vc está rodeada de homens, não?

Sua mãe está por aí tbm?

Como tem sido? Vc está se sentindo bem? Está chorona? Está bem??

Beijos grandes, boa semana para vcs!

BLOG DA BIA disse...

Maravilha poder falar depois de parir... rsrs

Adri Portella disse...

Nossa amiga, você está virando uma "alemoa" de mão cheia, rsrsrs. Quando for aí outra vez, quero todo mundo tomando banho, inclusive Lucas, hehehe......
Concordo com você, deve ser super bom ter alguém "entendido" para nos ajudar e não somente, mãe, irmã, tia, que tem sempre uma opinião a respeito. Que pena que não temos este serviço por aqui.....Aproveite!
Bjs

Laiz disse...

Eu adoro esses seus posts que nos mostra a cultura daí, tão diferente do que estamos acostumadas. Acho a idéia de ter um profissional te auxiliando em casa o máximo, ficamos tão cheia de duvidas e perguntas que certamente deve tranqüilizar e ajudar muito!!! Adorei as fotos! Bjo grandeeeeee