O terceiro...


O terceiro filho está prestes a chegar e com isso mil pensamentos pairam no ar, desde considerar o fato de ir para a clínica e ficar longe do Felipe e Thomas, já que diariamente estamos juntos, cuido deles na maior parte do tempo, separando a roupa, dando banho, fazendo comida, brincando; enfim, difícil pensar que estarei distante por pouco tempo, por volta de dois, três dias, solicitando, delegando, passando realmente a bola tarefas ao meu marido e a minha querida mãe (que chegou, chegou para acompanhar todo esse começo de vida do meu terceiro filho).

Outro aspecto que me pergunto, fico imaginando como será minha vida daqui pra frente sendo mãe de três filhos. Será que mudará muito? Como será o relacionamento entre eles? Quais serão as demandas que terei sendo mãe de três? Será que darei conta de equilibrar as inúmeras tarefas?

Frequentemente com todas essas questões e literalmente com algumas preocupações “PRÉ-ocupações”, por coincidência, conversando com algumas amigas e também através de comentários realizados (não é mesmo Ingrid Maria, Cíntia Anira rs) deparo-me com as seguintes falas/frases escritas:

“- Não sei se estou preparada para ser mãe de mais um filho!”

“- Não sei se dou conta de amar tanto outro filho, como amo o...”

“- Não sei como seu coração aguenta com dois e chegando mais um...”

Esses posicionamentos estão longe das minhas preocupações atuais, pois a partir do momento que passei a ser mãe de dois aprendi no dia a dia a ser, a conciliar, equilibrar, sobre quanto o coração de mãe sempre cabe mais um...

Essa frase, esse dizer parece clichê, mas é a mais pura verdade. Enquanto você é mãe de um, seu olhar, todas as suas atenções estão voltadas somente aquele ser, seu ÚNICO filho. Se observarmos as nossas ações veremos que tudo é novo e exclusivo para ele, somente para um. Somos cautelosas até demais!

No entanto, a partir do momento que temos o segundo filho, o dia a dia nos ensina, faz com que passamos a ter um olhar além de um único ser. As demandas nos obrigam a agirmos de maneira diferente, a sermos mais práticas, objetivas e isso de maneira alguma quer dizer que amamos mais um do que o outro, que priorizamos mais um filho.

Da mesma forma que dividimos o olhar, que aprendemos a equilibrar as diferentes demandas, amamos os filhos tanto quanto, a intensidade é grande demais, porém é diferente. Diferente, não que seja pior, melhor, deixando evidente uma preferência; mas eles fazem com que gostemos de cada UM, de um jeito especial, já que são únicos em questão da personalidade, de se relacionarem com o mundo e estão em fases de desenvolvimento no qual há conquistas marcantes.

Cada um com seu encanto! Conseguem imaginar? Isso faz com que sejam muito amados. Outro dia mesmo marido e eu conversávamos como será o terceiro em questão de personalidade, será que parecerá mais com um filho, com outro ou totalmente diferente. Nesse momento, nos deparamos falando das qualidades, dos aspectos marcantes que cada um apresenta. E sinceramente, não tem como não falarmos com olhos brilhando, demonstrando o amor que sentimos por todos.

Eles fazem com que passamos a lidar de um jeito ou de outro, a depender das necessidades apresentadas. Um requer mais carinho, colo, brincadeiras, outro quer falar mais, enfim; a gente consegue equilibrar o tempo, atendendo cada um deles com suas particularidades, com sua graça.

E você mamãe que tem dúvida de ter outro filho, se amará tanto quanto, pense na parceria, na cumplicidade que haverá entre eles. Na relação que você terá com ambos, tão única, marcante e feliz. Aproveite e aumente a família. Verá que terá mais ganhos e alegrias.

Por experiência própria de mãe de dois, quase três sou muito feliz! Amo, amo tanto meus dois filhos que o coração aguenta sim, viu Cíntia Anira, porém transborda de cuidado, amor e querer bem. Um bem difícil de explicar, uma emoção tremenda a cada conquista, a cada fala, a cada gesto tão único. 

E o melhor de tudo isso é quando você pensa... Nossa, meus filhos! São meus filhos! Que você é a mãe! Um belo presente da vida!

21

21 comentários:

Futura mãmã disse...

Gostei muito deste post..uma bela reflexao ;)
Bj

Dani Cassar disse...

Eh bem isso como vc disse, acho que so sendo mae de mais um que se prende a conciliar e amar os filhos,ser mae eh amor que nao acaba mais!!...rs
E com certeza o Luca sera muito amado como Felipe Thomas e se vc da conta de dois, dara conta de 3 ou mais ;)
Ja colocamos no planejamento um outro bebe, mas daqui um ano e meio...=)

Bjs em vcs

Cíntia disse...

Celi, eu já tive essa sacada antes e você não pegou. Adota eu e a Bia? Pensa bem, duas 'menininhas' para completar seu lar exclusivo de meninos! hahahahahahah...

Você é sim minha inspiração para ter mais filhos Celi! Não poderei ter "carreirinha", mas minha hora espero chegar e AI de quem me chamar de "Mãe velha"- vai levar um cascudo, isso sim! :D

Eu ainda tenho dúvidas do tamanho do seu coração. Já foi ano médico checar isso? hahahahah

beijos Celi

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi, vc não imagina o tanto que este seu post veio a calhar hoje, agora. Como é dificil pensar, na condição de mãe de filha unica (por enquanto), como sera o amor para outro filho... De como seria esse outro ser, sendo que hj eu so vejo a minha filha ocupar todo o espaço dentro de casa, do meu coração, meus pensamentos e atitudes. Vai entender né?

Mas coração de mãe é aquela coisa, cabe sempre mais um e a gente descobre o que é o AMOR maior e so tendo mais de um filho mesmo para poder explicar isso... Me aguarde, queremos aumentar a familia!

E o maridão gostou da idéia do aquario? Ehehhe ; )

Beijao

Sandra Kautto disse...

Q post lindo Celi!! Com certeza seu coração cabe muito amor para dar para os 3 meninos e um pouco mais para o maridão!!

Uma boa pra hora você, cheia de empoderamento, beleza, suavidade e amor!

Beijos

Dani Rabelo disse...

Celi, querida.... com certeza vc vai dar conta dos três. Com certeza absoluta! Eu acho que a mudança deve ser maior quando vc está grávida do segundo e depois que nasce o segundo, pq, até então, como vc mesma disse, seus olhos estão focados em um ser só, em um filho único (até então), naquele pequeno que tem todo o foco da mãe e do pai. Quando nasce o segundo, vc aprende a cuidar dos dois de forma diferente, aprende a entender cada um com suas particularidades, aprende a lidar com "todos" os filhos de forma individual, a amar individualmente, a dar o que cada filho precisa, o serzinho único que precisa de mais atenção, requer mais carinho é diferente daquele outro serzinho que é mais independente, mais tranquilo, mais solto. Acho que do segundo para o terceiro não deve mudar tanto (e posso estar muito enganada), mas vc vai nos dizer isso em breve!!! Hein????

Como está o coração? Como vc está se sentindo???

Beijos muito grandes, cheios de boas energias para vc!

Estou mesmo, do fundo do meu coração, desejando tudo de melhor para vc e para os meninos. E tenho certeza de que será abençoada nesta nova vida!

Beijos!!!

Valquíria disse...

Celi, estou amando acompanhar essa sua 3° gestação, nossa vc é tão verdadeira, clara e profunda com os seus sentimentos maternos! Adoro sua forma de se expressar!
Você sabe que sonho todo dia com um segundo filho ou filha?! E nunca me preocupei se amaria mais ou menos sempre tive a convicção que o coração de mãe sempre cabe mais um, que o amor não divide e sim se multiplica!A minha unica preocupação é além dos dias no hospital longe do filhote é dividir a atenção na medida certa sem deixar o maior sentir minha falta nem por um momento, entende?! É poder continuar brincando e gargalhando de suas graçinhas como faço hoje isso sim será um novo desafio p/ mim, vc poderia contar sua experiencia em relação a isso quando nasceu o 2°?!
beijos enormes,
Val e Gui
valquiriaesteves@gmail.com

Rachel disse...

Lindo Celi!!! Emocionante!! Me vi no que você escreveu esperando o meu segundo! Meu marido quer parar por aqui, mas eu não garanto que fechamos a tampa!! Porque é bom demais ser mãe! Um beijo!!

Carol Damasceno disse...

Chorei, me emocionei, (quase) me descabelei....kkkkk
Esses pensamentos não me largam por nenhum minutinho sequer.... Pode ter certeza...hehehhe Mas sei que coração de mãe sempre cabe mais um monte...

Agora que delícia estar pertinho da sua mamãe hein.. E ela? Deve estar adorando estar pertinho dos netos coisasmaislindasdaalemanha.... Nada como mãe ter a mãe por perto né...

Querida saiba que desejo a você tudo de melhor...
E que se o Lucas resolver chegar nesse fim de semana abençoado de Páscoa... Que Nossa Senhora do Bom Parto te dê um excelente parto... Que Jesus proteja vocês e abençoe essa família linda...

Beijocas
Feliz Páscoa!!!
Carol

Ingrid Gomes disse...

Confesso que depois que te visitamos essa coisa de ter mais um ficou na cabeca e nao foi so na minha nao, Karo que sempre curtiu a ideia agora te usa como o melhor exemplo hahahhaa, espertinho.
Ainda nao sei oque vai ser, mas olha, vc nos inspirou e com esse post inspirou mais ainda.
Te admiro muito querida, voce é uma mae e tanto.

Beijocas e obrigada por tanta inspiracao.

Luciana - Descobertas disse...

Celi a reflexao sobre ter ou nao outro baby aqui ja comecou, so da minha parre, marido nao quer muito. Pedro fara 2 anos proximo mes. Sempre pensei em ter outro qdo o 1o. tivesse 4 anos. Imagini ter uma menina. Mas nao sei como sera. Tenho 35 hoje daqui ha 2 anos terei 37 ter filhod exige disposicao. Enfim... Que Deus abencoe a vinda do Lucas. Bjos

Dayane disse...

Acho que é inevitável todos os questionamentos que surgem com a chegada de mais um filho, os medos, as dúvidas. Mas de uma coisa tenho certeza: daremos sempre conta e amaremos todos. A vida segue seu curso, nos adptamos às mudanças. Filhos são bênçãos que só acrescentam.
Parabéns pela família linda que tens!!
Beijos

Isabela Kanupp disse...

É engraçado, eu sempre quis ser mãe porém não cedo, e engravidei com 18 anos. Dai decidi que seria só a Bia mesmo, agora quero outro. Dai vejo pessoas que tem três filhos e penso como deve ser gostoso, casa cheia, crianças brincando no quintal.

É bem o que você disse, coração de mãe sempre cabe mais um. Amor tem de sobre, o tempo já são outros quinhentos, mas é bom aprender a delegar, é necessário!

Beijos

www.parabeatriz.com

Laiz disse...

Celiiii! Ta quase quase!iupiiiiiiiiiiiii....delícia!!! Louca pra ver a carinha do novo pequeno que logo chegará!!! Acho super normal todos esses questionamentos... sabe que penso nisso també?. o meu amor pelo Antônio é tão grande tão grande, que as vezes me penso se vou conseguir amar alguém assim. E é claro que vamos néeeeee! Esse amor lindo e louco que é o de mãe por seus filhotes!!!!! Coisa boa! bjo enormeeeeeeeee

Dani Brito disse...

Todas nós quando cogitamos ter mais um filho, temos essas preocupações acerca dos cuidados e do amor. O que sentimos por um filho é tão grande, tão intenso que pensamos ser possível sentir um amor de igual maneira. Daí temos o segundo ou o terceiro e nos damos conta de como amor de mãe é ilimitado.

É possível amar desse tanto sim!

Lindo seu post.
Beijo

Ana disse...

Quando mais nova sonhava em ter 3. Depois fui desistindo e a Lara já nasceu transpondo essa desistência. As vezes imagino como seria ter mais filhos e confesso que embora me encante, ainda me assusta.
Acho que tudo tem seu tempo, e tudo é possível, sempre nos superamos.
Por enquanto curto o desejo de ter 3 com vc!!!!
beijos!

Unknown disse...

Olá Celi!

Eu nem tive o primeiro, voce já está no terceiro!
Vai com fé, vai dar tudo certo!
Amor de mae é como amor de Deus... Infinito, nunca desiste e sempre cabe mais um!

bjsss

Ana Gaspar disse...

oi Celi!
Eu hohe estava conversando com meus familiares e ainda disse que se estivesse aqui no Brasil até animaria de ter o segundo, pois já estou com 37... mas com toda essa mudança, me desanimei totalmente, pois Ivan iniciando o trabalho,o doutorado...eu sem falar nada de alemão, a Valentina precisando de mim nesta fase de adaptação, daí parece que é muita emoção ao mesmo tempo...
não sei o que o destino reserva, queria sim dar um irmão pra Valentina,mas acho que não é o momento...
Mas, você não deve se preocupar com nada, nasceu para ser Maezona! super mãe...
beijosss

Mari Hart disse...

Celi amada... depois deste post, vou ficar ansiosa aguardando o que vc ainda escreverá sobre como é ser mãe de 3 de fato. Vc é maravilhosa querida! Te adoro e te admiro muitão! Muitos beijos!

Milene disse...

Tô aguardando a chegada da cegonha, mais uma vez. E, assim como vc, pretendo ter mais filhos do que olhos ou mãos. Depois me conta como faz para dar conta! Sei que dá, pq com um coração só a gente consegue amar mais de um filho, né?
Jokas da Mi diiirce

Ilana disse...

Inspirador, Celi! Lindo, lindo.