Blogagem Coletiva: Páscoa na Alemanha


Tem hora que pareço uma criança, pois tem certas coisas que gosto tanto. Uma delas é a Páscoa! Tem algumas datas que realmente gosto do jeito que os alemães comemoram e fazem todos os comes e bebes.

Enquanto morava no Brasil era uma data no qual reuníamos a família, trocávamos ovos de Páscoa e ponto. Havia pouco ou quase nada de magia. Sempre gostei de acompanhar a busca dos ovinhos de Páscoa no jardim pelos meus sobrinhos, que sempre seguiram a tradição alemã.

Atualmente morando na Alemanha vivemos isso anualmente, algo próximo do que já conhecia e um pouco a mais.

Tudo começa com os enfeites organizados e preparados por cada família. Eles fazem questão, aproveitam a mudança de estação, no qual a Primavera favorece os marcos desse período, por exemplo: da época que os coelhos geram grandes ninhadas, ou seja, a representação da fertilidade e o recomeço da vida. 

Enfeites no jardim: coelhos, ovos coloridos... As pessoas ficam uma boa parte do tempo preparando, enfeitando tudo!
(foto: lado esquerdo) Esse ano preparei um arranjo com os ovinhos que comecei a colecionar. Uma graça! São de porcelanas. Do lado um coelho feito pelo Felipe no Kindergarten.
(foto: lado direito / em cima) No ano passado, ovos pintados no Kindergarten pelo Felipe.
(foto: lado direito / embaixo) Duas colagens nos ovos realizadas pelo Thomas no Kinderkrippe. Todo orgulhoso, diz: "- Thomas! Thomas!" Como se diz, fui eu que fiz....
Uma pazinha que o coelho deixou no Kindergarten para o Felipe. Uma pazinha com um ovo cozido e pintado, dois ovinhos de chocolate (que os meninos já comeram). Agora, não vejo tanta graça nisso. Geralmente a escola compra e deixa de presente para as crianças. Gosto mais quando as crianças preparam alguma coisa, dentro das suas condições de fazer. Mesmo o coelho acima, tenho certeza que meu filho não fez sozinho. Diferente do Thomas, no berçário, que tenho certeza que fez...

Pesquisando sobre a tradição soube que na Alemanha o costume de se procurar os ovos de Páscoa no jardim está baseado na crença dos povos germanos e de outros povos antigos de que o coelho e o ovo são os mais antigos símbolos da Páscoa.

Segundo Jacob Grimm, um dos famosos irmãos Grimm, o próprio termo alemão, Ostern, deriva de Ostara, a deusa germânica da primavera.

A Páscoa é uma grande festa da Primavera, representando a vitória do sol sobre as trevas e o frio do inverno.

É tradição também pintar, decorar e presentear com os ovos. Foi a partir daí que surgiram outros costumes em torno do ovo, como a brincadeira de escondê-los.

Uma antiga lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é quem trouxe os ovos.

E segundo a tradição alemã, as crianças procuram no domingo de Páscoa ovos de chocolate “presenteados e escondidos pelo coelho” no quintal ou jardim da casa. Além disso, ganham cestam com coelhinhos, pequenos ovos de chocolate e de galinha cozidos e coloridos com tintas especiais.

Algumas famílias ao invés de símbolos que marcam a Páscoa colocam presentes no ninho. Os costumes passam de geração para geração e são alterados.

Para nós Páscoa sempre teve como símbolo marcante o ovo de chocolate. Então, foi a primeira coisa que pensamos nesse momento, além de espalhá-los a fim de deixar a busca mais divertida. Um único ninho seria encontrado rápido demais. 

Então, adaptamos e fazemos dessa forma. Diferente de muitas famílias que deixam um ninho preparado e pronto no jardim com todos os presentes e símbolos da Páscoa.

Agora, compartilho com vocês um pouco da busca dos ovos, dos ninhos e mais um pouco sobre a alegria e vivência dos meus filhos.

Ninhos encontrados... deixados pela coelho, quer dizer, pela oma (vovó) e opa (vovô) da Alemanha. Adoramos ver a cara do Thomas quando olhou para a pequena cesta e identificou um saquinho de bala que ganhou da oma no dia anterior. Então, disse: "- Oma! Oma!" Como se diz, foi a Oma e não o coelho....rs rs rs
Agora não pensem que comem tudo isso! Aqui controlamos ao máximo, apesar de todo bom velhinho oferecer balas por todos os cantos. Tem dia que dá uma raiva! As gelatinosas até que meus filhos comem, mas faço um super controle em relação ao horário e a quantidade. Haja doce... não precisa, né?
Um coelho, outro ovinho, um coelho. O mais divertido realmente é a busca, a procura de tudo. O chocolate em si as crianças não ligam... Comem pouco! Muito pouco! Nós pais sim.... nos deliciamos com tudo! Confesso que estou aproveitando agora, pois sei que após o nascimento do pequeno Lucas diminuirei, praticamente tirarei os chocolates do meu dia a dia.


O mais divertido de tudo... "- Mamãe, hoje eu queria uma roupa de coelho!" Então, já que não tinha falei que podíamos pintar o rosto e lógico que Felipe fez questão. Curtiu tanto!
E o Thomas durante a busca dos ovinhos. Encontrava um, dois, três, deixava dois na mão e guardava o restante na cesta. Queria, por que queria ficar segurando... segurando...

Aproveite para conhecer como foi a Páscoa das Mães Internacionais. Aposto que será muito interessante. É só clicar aqui.
18

18 comentários:

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi, que lindinhos! E põe magia nisso! E sabe o que é encantador? A simplicidade. Isso mesmo: a simplicidade. A participação na pintura dos ovos, a decoração com galhos, a procura dos ovos e coelho no jardim. E eu pergunto: precisa de mais? A Béatrice ficou tão feliz quando encontrou a cesta dela, com alguns ovos pintados por ela com confete dentro, um coelhinho e alguns ovinhos de chocolate e foi felicidade pura. Uma graça. QUanto mais eu vivo SIMPLES mais feliz eu sou e a minha familia também.
E outra, adoro compreender o porquê das coisas e a celebração da primavera fas tanto sentido...
Beijão procê e pro Lucas que segue firme, forte e quentinho na barriga!

Sandra Kautto disse...

Acho super legal isso de procurar os ovinhos da páscoa, pena que não tem por aqui, mas o que não impede de fazermos quando o Elias estiver maior. Mas por outro lado acho super legal isso deles irem de casa em casa fantasiados :-)

Seus coelhinhos estavam lindos!!
Beijos pra vcs e uma boa hora querida!!!

Dani Cassar disse...

Que lindos...Eu tbm adoro a Pascoa...Ah e controlo os chocolates p/ Bella, ela ganhou e comeu so um pequenino pq ela fica eletrica, o resto esta aqui tudinho p/ mim...hahaha

Bjs em vcs

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Que legal saber um pouco mais!! Sabe que concordo plenamente com a tradição por aqui, mais simples, tradicional e menos consumista. Agora, como faço para participar deste grupo de mães internacionais? ;-( Acho super legal quando vejo as blogagens coletivas e gostaria de participar para partilhar as coisas da Suíça... Beijinhos, Ju

Karen disse...

Oi querida!
Realmente, as tradições são parecidas, né? Mesmo país, mesmos costumes rsrsrsrs.
Mas juro que achei que no seu post eu veria uma foto sua com o Lucas no colo :-)
Beijos!!

Cíntia disse...

Celi, adorei ver seus flhos na Páscoa. Que capricho! Que dedicação!

beijo

Cíntia disse...

Celi, adorei ver seus flhos na Páscoa. Que capricho! Que dedicação!

beijo

Cíntia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cíntia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lu disse...

Muito legal, adorei a explicação sobre o coelhinho passando e todo mundo o associando com os ovos!!!

Mas esse coelhinho ai da sua casa escondeu bem os ovinhos, hein? Eu nem teria achado... hehehe

Adorei as decorações também! E concordo MUITO com você em não achar certo a escola dar um presente pronto pros pequenos. Eu acho muito mais legal receber coisas feitas por ele, mesmo no caso do uri, q é pequeno, sendo uns rabiscos, na melhor das hipóteses!

E o Lucas? Nada?

Beijos

Carol Damasceno disse...

Quie delícia de Páscoa Celi... Esse ano nós não tivemos chocolate, nem pegadas... A Laura ganhou da madrinha um coelho de pelúcia e foi só...
Ano que vem quero mostrar para ela toda essa magia... Adoro..

Amei as fotos... É uma delícia essa busca, né...
E não adianta tentar enganar eles... São espertos...hehehe

E vc como está? E o Lucas está quase, quase hein...

Beijocas
Carol

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Esqueci mesmo de comentar no meu post que a pásoa está diretamente ligada ao início da primavera, daí ser um pouco mais especial do que no Brasil. Adorei suas fotos, a páscoa aí parece ter sido muito divertida.
Um beijo

Anônimo disse...

Que lindo Celi! Adorei saber mais sobre a Páscoa na Alemanha. Aqui em casa também fazemos os ovinhos pintados e no domingo as crianças os procuram, eles adoram, e nós também! Mas ao invés do chocolate, damos um presente junto com os ovinhos coloridos! E na escola, meus filhos também pintaram seus ovinhos e trouxeram, muito orgulhosos, para enfeitar nossa casa!
Beijos,
Paula Grimm

Dani Rabelo disse...

Adorei!!!!!!!!!

Adorei!!!

E acho que vou adaptar isso aqui em casa ano que vem (este ano a Laura ainda não contextualizou)! Acho tão mais bonitinhos os ovos pequenos ao invés daqueles enoooormes, gigantes, da Barbie, de não sei quem... muito mais bacana procurar ovinhos no quintal/em casa (apartamento) do que ganhar milhões de ovos!

Beijos!!!

Dayane disse...

Adorei Cali. Aqui a páscoa é bem parecida, com as tradições de procurar os ovinhos e colorir. Eu também acho que não precisava de tantos doces, por isso fiz tudo pra Leah "candy free", mas quando chegou na casa da vovó... tive que dar um basta nos doces... hehehe
Beijos

Agora somos tres disse...

Adorei!

Por aqui ñ tivemos a "caça aos ovos", mas comemoramos e nos divertimos muito com os nossos pequenos. :)

Bjus
T

Déa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Déa disse...

Celi, fiquei louca de vontade de fazer isso de esconder pelo jardim. só tem um problema: não tenho jardim, moro em apto!!! Acho que vou ter que mudar até a próxima páscoa. Amei teu post, coisa mais fofa teus filhotes e a decoracão que eles fizeram. Eu comprei diversos materias pra fazer com as meninas e no fim não fizemos nada esse ano. Fica pra próxima.
bjs e tudo de bom pra vcs!