Relato do parto - O GRANDE ENCONTRO



Chegou o dia dos irmãos se encontrarem, se conhecerem... Estávamos ansiosos por esse momento, pois uma coisa é terem acompanhado mês a mês a gestação, no qual contávamos das consultas, dávamos notícias do Lucas, observavam a decoração do quarto, a organização das roupas; outra coisa é realmente entenderem, visualizarem e conviverem com o mais novo bebê da casa, com o irmão.

Para Felipe tudo pareceu mais tranqüilo, praticamente com 4 anos e 9 meses, compreende e mostra-se mais cuidadoso, o que é muito diferente para o pequeno Thomas, no qual não sabia realmente o que estava acontecendo comigo, com minha barriga, com o Lucas, bebê ou coruja

Por isso a vontade imensa de vê-los entrando no quarto da clínica, de observar a reação de cada um ao se depararem com o pequeno Lucas. E realmente foi emocionante e de encher os olhos de lágrimas. Tantos pensamentos nesse momento. Nem imaginam... Quanto agradecimento!

Estava no quarto com o Lucas e com uma amiga que foi me visitar quando de repente o marido abre a porta e vejo Felipe e Thomas. Foi um momento mágico e inesquecível estar com o Lucas ao lado e ver meus dois meninos lindos, calmos, com olhares atentos a qualquer movimento, acontecimento ou encontro olharem para mim, melhor; para o Lucas.

Vieram em minha direção, me deram beijos e logo se aproximaram do berço. Olhavam, olhavam! Felipe logo disse: “- Mas mamãe ele está de olhos fechados! Está dormindo!”; enquanto Thomas olhou para o Lucas, olhou para minha barriga, olhou para mim. Somente depois disse “- Luca! Luca!” (apontando para o irmão)

Fiquei muito comovida nesse encontro, além de estar mais sensível nesse período todo, pois até então tinha apenas dois filhos, cujo mais novo e “bebê” até então era o Thomas. Como de repente tem outro bebê, que requer mais e mais cuidados do que o Thomas. Cada qual, cada fase! Mas difícil, difícil mesmo foi olhar para o Thomas e ver a reação dele, a expressão e comunicação apenas com o olhar.

Digo isso, pois Thomas sempre está sorrindo, muito alegre e de repente parecia que havia perdido algo, seu olhar estava estático, sem entender o que realmente estava acontecendo. Foi uma mistura de sentimentos, de agito, de querer chamar atenção e ficar no meu colo. Fiz, fiz tudo que pude no momento! Peguei no colo, falei que estava com muitas saudades, beijei, dei muito carinho para os dois. Mas mal sabia que estava só no começo desse grande encontro e que muita coisa estava por vir... 

Logo se despediram, mesmo desejando permanecerem na clínica e dormirem comigo. Voltaram no domingo e foram trocas de olhares, uma observação constante, o desejo de ver o Lucas de olhos abertos, a vontade de pegá-lo no colo. Animador de ver, preocupante ao mesmo tempo...


Felipe está desse jeitinho que vocês estão vendo na foto acima: Irmão mais velho, cuidadoso, preocupado, carinhoso, companheiro, amigo e feliz. 

O tempo passou! Me lembro como se fosse ontem do dia que cheguei em casa com o Thomas. Tudo foi muito, mas muito diferente! Afinal, Felipe tinha quase três anos de idade. Foi muito ciúmes, foi um querer a mãe só pra ele.

Agora, tudo muito diferente! Tão crescido meu menino! Cada dia aparece com uma fala mais surpreendente que a outra. Um orgulho danado, um coração apertado, uma felicidade sem fim.

É lindo! Lindo mesmo de ver o Felipe se aproximando do carrinho, dizendo ora em alemão, ora em português:

“- Lucas, você dormiu bem?”
“- Lucas você está acordado!”
“- Mamãe, estou aqui do lado do Lucas para fazer companhia para ele!”
“- Mamãe, não precisa fechar a porta? Você acha que o Lucas não sentirá frio?”
“- Posso pegar ele no colo!”
“- Quero que ele segure meu dedo!”
“- Lucas, você está com os olhos abertos!”
“- Mamãe eu não vou brigar com o Lucas, só com o Thomas...”
“- Vou brincar muito com o Lucas!”
"- Tchau Lucas vou para o Kindergarten!"

Será um belo irmão, companheiro e amigo. Será um ótimo ajudante, já está sendo... Agora, quero cuidar, cuidar muito, pois Felipe tem apenas 4 anos e 9 meses, ainda é uma criança e deve ser tratada como tal. Não quero que sinta que é o irmão mais velho, que requer o tempo todo de bons exemplos, de uma postura de irmão, de super ajudante... afinal, é uma criança! Requer tanta atenção assim como o Lucas e o Thomas.


Thomas está com esse olhar... Observando as atitudes do Lucas e principalmente dos pais. Tudo muito novo para ele. Ainda não entende perfeitamente tudo que está acontecendo a sua volta, porém mostra que tem personalidade forte, muito genioso não quer saber de ver o Lucas no meu colo. 

Que difícil! Tem hora que dá um aperto no coração, pois se por um lado tenho o Lucas no meu colo, vejo o desejo do Thomas de também estar ao mesmo tempo, igualzinho o irmão. Tenho colocado do lado, ora junto com o Lucas no colo, ora explico que está mamando e que precisa esperar. Agora a espera para um criança de 2 anos e 1 mês, o que é isso? Cadê a compreensão? Acho realmente que é pedir demais, mas aos pouquinhos um aprendizado importante e necessário. 

Percebemos que realmente faz mil e uma para me desafiar, para chamar a atenção. Uma carência sem fim e olha que fazemos de tudo um pouco. Por exemplo, de uma hora pra outra começou a acordar às 6h da manhã e ver o Lucas mamando ou no meu colo. Sabe que faz? Abre o berreiro. Aperta muito, mas muito o coração! Então, tenho me organizado para nesse momento dar somente o colo para ele. Difícil tarefa e o pai entra na dança.

O que tem me deixado impressionada é a animação que vai em direção ao carrinho do Thomas para balançar, melhor chacoalhar muito, com força, com uma vontade enorme. Nessa hora tenho sido muito firme dizendo que não pode fazer isso. Limite e carinho ao mesmo tempo. Muito difícil conciliar e saber a hora certa de tudo. 

Mas de modo geral, está reagindo bem. Tudo isso já era esperado! Já passei por um tanto quando tive o Thomas. Vamos conciliando, fazendo inúmeras tentativas, dando o carinho e amor que tanto precisam, que tanto desejam.

E eu como mãe de três estou aprendendo... estou amando intensamente meus três meninos. Aproveitando cada minuto que estou com cada um deles, para me entregar totalmente, para sentirem o quanto são desejados e amados. Para saberem como será bom ter um, dois irmãos...

31

31 comentários:

Dani Cassar disse...

Celi que lindo!!! Lindo o Felipe corujando o irmaozinho...mas o Thomas com o tempo vai se acostumando, tem sempre que ficar deolho, meu sobrinho Gui qd o Enzo nasceu, comecou a imitar o Enzinho e um dia, ele entrou dentro do carrinho junto com irmaozinho de semanas pq ele tbm era bebezinho...rsrs...um susto! Mas ate eles entrarem no clima demora ne? O importante eh isso, carinho sem fim, conversas e muita paciencia!!!
Bjs em vcs

Ananda Etges disse...

Adorei o teu relato, Celi. Fico imaginando a reação do Vítor quando a irmã chegar, afinal, ele vai ter apenas 1 ano e 5 meses!
Estão lindos os teus três pequenos!

Beijos, Ananda.

Dani Rabelo disse...

Celi, que LINDOS!!!
Lindos mesmo, lindos! Dá para ver nas fotos o quanto estão felizes e são amados, não se preocupe com isso, a gente vê de longe.... vc está certíssima em pensar no Felipe como uma criança ainda, acho que tem mesmo que dar o carinho e o amor que ele tanto merece, até pq é praticamente um bebê (ôps, acho que não, né? hohoho), mas acho que um pouco pode vir dele, da necessidade dele em ser útil, de repente pode ser uma forma de lidar bem com a chegada de outro irmão (além do Thomas), se ajudar, cuidar, paparicar. Quem sabe?

Adorei as fotos, eles estão todos lindos!

O Momás é a coisa mais fofa do mundoooo e daqui um tempinho ele já vai amar ser o irmão do meio!!

Beijos grandes, espero que a sua recuperação esteja sendo boa, que não tenha baby blues, que não esteja chorona... mas se estiver, quero que saiba que é normal, viu? E vai passar.... =)

Beijos grandes!!!

Adri Portella disse...

É muito bacana ver a reação deles com relação a chegada do irmão. Morremos de rir quando Felipe nos contou que cuida do Lucas, do Thomas quem cuida é o papai, rsrsrs.... Amei as fotos!
Adoro esta família, antes de quatro, agora, de cinco!
Bjs

Ingrid Gomes disse...

LINDOS DEMAIS!

Felipe é um mocinho já, lembra quando estavamos ai o quanto ele cuidou e agradou o Pok, bem coisa de irmão mais velho mesmo e o Thomas essa fofura que mesmo sem entender muito bem oque tá rolando, continua feliz e tocando a vida hahahah ADORO!

Seus meninos são lindos demais Celi, que Deus continue abençoando e iluminando seus caminhos.

Beijão

Dani Brito disse...

Lindos!

É maravilhoso ver a reação dos filhos com a chegada do irmão. Só vi amor nesse post: deles recebendo o Lucas (e não contive a gargalhada quando Felipe prometeu não brigar com o Lucas, só com o Thomas) e sua que está sendo super generosa ao acolher todos. (e não contive as lágrimas).

Família linda.

Grande beijo

Dayane disse...

Que lindo Celi, até eu fiquei com os olhos marejados com esse encontro e as frases do Felipe. Ao mesmo tempo que é incrível essa relação entre irmãos, tem todas as dificuldades. O melhor é estar preparada e não esperar demais dos irmãos. Você parece que ta sabendo lhe dar super bem com tudo. Parabéns Celi, mãezona!!
Beijos

Mamãe do Otávio disse...

Mas que lindoooos! uns amores! parabéééns!

Karen disse...

Que família maravilhosa, Celi! Parabéns pelos seus 3 meninos! E acho que sei como você deve ter se sentido no momento em que os dois irmãozinhos vieram conhecer o Lucas. Também me lembro exatamente da carinha da Sophia quando veio conhecer a Helena. Aquele misto de carinho, alegria, ams ciúmes também. Aquele amor de irmã misturado ao sentimento de posse, aquele querer estar junto, mas não querer dividir os pais. Tudo normal e, como diria a minha mãe, vai durar a vida inteira rsrsrsrsr.
Beijo!

Iara disse...

Minha amiga, que coisa mais linda. Lidar com tudo isso é muito gratificante. Cansativo, mas vale muito a pena. Lindo seus três meninos. bjs

Sandra Kautto disse...

Celi querida, quanta emoção em viver tudo isso! Fiquei imaginando tudo isso e a ansiedade de todos os lados pela nova experiência! Fiquei apaixonada pelo Felipe cuidando do Lucas...q lindoooo!!! Sempre imaginei algo assim para o Elias, mas ficou só na imaginação...he he he.

Sorte com os meninos por ai!!!
Beijos

Mari disse...

Celi, tenho certeza que um dia seus pequenos vão ler esse relato e vão se emocionar! Que momento precioso, que lembrança unica vc esta registrando pra eles!
Imagino que não deve estar sendo facil! um recém-nascido ja é por si so um desafio, imagina com mais dois para dar colo, para dar banho, para acalentar o choro e colocar limites... tudo ao mesmo tempo! so posso desejar bastante energia e toda a paciência do mundo querida! Acredito muito que logo logo a dinâmica entre os irmãos vai se organizar e uma rotina mais tranquila pra ti vai se intalar! bjus pra patota toda!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Que delícia Celi, parabéns!! Um momento inesquecível e perpetuado por seu relato. Menina, como você consegue escrever e ter todo este capricho, assim.. você é muito especial mesmo.
O irmão mais velho do meu marido, assim que o viu, adorou ter o irmãozinho em casa. Após uns dias ele com apenas quase dois aninhos, perguntou para minha sogra quando ele seria devolvido na loja, rsrsrs. Estas crianças!!!
Um beijão nestes três gatinhos super fofos!! Bjs, ju

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Lindo, Celi! Eu fiquei emocionada com a reação de cada um. As fotos estão tão expressivas.
Imagino que não é fácil, mas, sem querer cair no senso comum, o amor realmente supera tudo, né?
Seus meninos são lindos, fofos, amorosos,uns bonequinhos!
Querida, um super abraço, beijinhos e que Deus te abençoe nesta nova estrada com o três!

Ana disse...

é amor demais, e vc minha querida é muito especial. sua familia é linda e esse relato retrata justamente isso. sim amor e limites caminham lado a lado e manter o equilibrio disso tudo é difícil sim. mas tudo que é dividido é mais gostoso.
grande beijo!!

Ana Gaspar disse...

Celi, minha amiga...
que texto emocionante, parecia um história que você quer ficar lendo, lendo, lendo, que delícia...
Bom, você sabe que sou fã do Felipe... logo, fiquei mais apaixonada ainda por ele... que zelo, lindo!!!!!
E o Tomas uma graça!!!
E quem tirou as fotos? Ficaram barbaras!!! pegou a emoção de cada um deles, do papai coruja... nossa, ficou com muita emoção...
Vejo que o Lucas esta repleto de carinho, amor... família linda essa...
um beijãoooooooo para todos desta family!
bom fim de semana

Neda disse...

Celi, que lindo.
Nunca vou esquecer quando o G foi me visitar na clinica e viu o F pela primeira vez.
Eu posso passar horas vendo o Guilherme e o Felipe.
Beijos e parabéns!

Futura mãmã disse...

Fotos lindas. adorei. rs
E ainda nao bateu o ciume hein.... achei bom demais vc relacionar ja o irmaozinho com os mais velhos sem medo, deixando pegar e tudo isso...
bj

Anônimo disse...

Que graça! Amor de irmão é tudo!!!
Amei as fotos! Lindas!!!

Bjs!

Lívia.

Priscilla Perlatti disse...

Celi, que lindo seu relato, suas fotos! É realmente um momento muito emocionante reunir a família para celebrar a chegada de mais um membro!
Muita luz e paz para vocês!
Um beijo grande!
Pri

Fernanda disse...

Celi, dá vontade de chorar e de ter muitos filhos!!! Voce é uma mãe maravilhosa!! Sou sua fã!!

Carol Damasceno disse...

Celi querida... Estou com um nó na garganta, para não dizer que o teclado está submerso em lágrimas... Que relato lindo... Quanto amor... Que foto linda, que família linda... Meu Deus fico imaginado o quanto é difícil conciliar a atenção.. Mas coração e colo de mãe é grande né... Cabem todos... :)
Tenho certeza que você está se saindo muito bem... E que o fofo do Thomás logo, logo estará acostumado com essa "novidade"... E que coisa linda o Felipe se comportando como um minimocinho... ain...

Beijocas no coração e na família linda!!!
Carol

Cíntia disse...

Estou sensível demais... devia deixar pra ler esse post outra hora.
Buáááááááá... que lindos!
Beijos amiga (voltei para casa!) Sentiu saudades? Eu senti!

Mariana - viciados em colo disse...

é muito amor, gente!

Alessandra Mosquera disse...

Que lindooooo...
Celi, sou fã do Felipe, acho tão lindo esse jeito dele de ser, ele deve ser um menino muito especial. O Thomas é uma graça... Tadinho, tem que estar sendo tudo muito estranho pra ele... Mas aos poucos vai entrando nos eixos.
Que Deus abençoe a sua família!

BLOG DA BIA disse...

Tudo, tudo muito lindo nesse post!

Mas me chamou muita atenção o seu cuidado ao pensar em tratar o mais velho como uma criança - o que, de fato, é.
Nós, como educadoras, vemos como essas aparentemente pequenas atitudes dos pais mudam todo o rumo de uma vida!
Parabéns!
Trabalhei em muitas creches públicas em SP e víamos crianças de 7 anos buscando os irmãozinhos na escola e carregando aquele bebê, outro correndo do lado, e por aí afora... Iam para casa esperar a mamãe chegar horas depois...
Enfim, a decisão e a responsabilidade de ter outro filho é dos pais, e não do mais velho...
Mais uma vez, parabéns!
Abraço, Bia.

Lilian disse...

Oi Celi! Eu ando doida para ir para a 3a rodada de babies. Mas eu conheço esse olhar que vc descreveu do seu Thomas. A minha mais velha tinha esse olhar meio "e eu, mãe?" qdo chegou a irmãzinha, e chorava muito qdo eu dava de mamar. Eu acho que tinha apagado isso da memória e qdo li esse post, me lembrei de tudo, de como eu me sentia estranha, meio culpada, sei lá, por ter que dividir a atenção. Mas passa! Hoje já são amigas, brincam e brigam, como irmãs! Parabéns pelos seus filhos! bjs

Anônimo disse...

ωhoah this ωеblоg iѕ magnificеnt i likе studying уouг articles.
Keеρ uр the great ωoгκ!
You understand, a lot of indivіduals аге lоoking round for this info, you сan аiԁ them greаtly.


Ϻy webρаge - mouse click the following post
Also see my web site: Going Here

Anônimo disse...

We offer numerοus nicotine alternatives ranging frοm Strong to Gеntle.
We evеn offeг a zеro-niсotine alternative.


My ωeb-sіte ... Green smoke electronic Cigarette review

Anônimo disse...

I wаs suggested this website by my cоusin.
I am not sure whetheг thіs pоst is writtеn by him as no one
elsе know suсh detaileԁ about my problem.
You're incredible! Thanks!

my web page ... Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

Thanks for уour ρeгsоnal mаrvelous posting!
I гeally еnjoyеd reading it, yοu are а gгeat author.

I ωill аlwaуs bοokmаrk your blog and will
come back from noω on. I want to encοurage you tο
definitely cоntіnue youг great job, have a niсe evening!


My homеpage :: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm