Três! Será demais?

Desde que fiquei grávida tenho um pensamento que vai e volta. Tenho pensado como será minha vida daqui alguns meses, com um filho de 4 anos e meio, um de 2 anos e um bebê. Será que darei conta?

Faz tão pouco tempo que mudei de país, que minha vida mudou totalmente. Fazendo uma retrospectiva de todos os momentos vividos, avalio que tem muitos pontos positivos. Ser mãe, exclusivamente mãe fez com que crescesse muito como pessoa, viver longe da família fez com que amadurecesse bastante. Passei a dar valor em pequenas coisas, passei a me dedicar a minha família, ao Felipe e a vontade de ter mais um filho. 

Hoje com Felipe e Thomas sou muito realizada e feliz, apesar de saber o trabalho que dá ter filhos. Uma preocupação constante, uma tarefa diária, tenho menos tempo para dormir e para fazer atividades individuais ou na companhia das amigas. Mas a vida é feita de escolhas e acredito que será uma fase! A gente precisa abrir mão de algumas coisas, para termos outras... tão fofas, tão sorridentes, que movimentam a casa de uma maneira inacreditável, com brinquedos por todos os lados.

Mas lembro que quando estava grávida do Thomas passei por momentos bem difíceis, tive momentos de desespero e choro. Quis voltar para o Brasil um milhão de vezes. Não foi um período tão tranquilo minha gestação. Tudo por viver num país diferente, longe da família, por não ter ajuda com os meninos, com a casa, enfim; por ter que dar conta de tudo sozinha. Lógico que o marido sempre ajuda, mas é diferente. Aqui não tenho com quem contar nos momentos de emergência, não tenho um braço direito. 

Hoje estou mais acostumada e vivendo melhor. Tenho certeza que essa gestação será bem diferente da segunda, assim como foi a primeira.

Mas é impossível não pensar no futuro, ou melhor, não pensar em como será daqui alguns meses. Por coincidência, essa semana aconteceram duas coisas que mexeram ainda mais com meu pensamento. A primeira foi que o Thomas ficou doente. Está de molho em casa, com febre e com tosse. Só nesse meio tempo, sem poder ir para a escola, tivemos que mexer totalmente na nossa vida. Fomos ao pediatra bem cedo, fui para o curso de alemão e o marido ficou com ele, depois na hora do almoço o marido foi trabalhar e voltei para casa para ficar com o Thomas. No outro dia, não fui para o curso. Fora isso, tem o ciúmes do irmão, pela dedicação que acabamos tendo com quem está doente. Enfim, uma criança doente requer mais atenção. Fiquei imaginando uma situação parecida só que com três filhos. Você já viveu algo parecido? 

A segunda foi que lendo alguns posts, assim como faço diariamente, deparo-me com o seguinte título: Quantos filhos vocês querem? Uma das amigas da blogosfera materna e que também mora na Alemanha estava dizendo sobre a dedicação que requer um filho pequeno, sobre as dificuldades para conciliar filhos (mais de um), com a casa e tudo mais. Tudo verdade! Porém, a gente vive um tanto de dificuldades, diz que não quer ter um monte de filhos e depois esquece e acaba assim... assim como eu nesse momento. 

Uma questão de escolha, de planejamento, mas juro que me pego pensando: será que darei conta? Como será minha vida?

Engraçado que também tem aquelas pessoas mais velhas que dizem que lógico que darei conta, pois na época, quando eram jovens, não tinham condições de ter empregada, babá e faziam tudo sozinha. Muitas tiveram 3, 4, 6 e mais de 10 filhos. Então, por que comigo seria diferente? 

Sei que será apenas uma fase, talvez uma fase mais difícil. Será que fui doida de engravidar de novo? Corajosa? O que você acha? Passaria por isso vivendo num país no qual não tem ajuda (empregada, babá), não tem família por perto?

 Depois contarei para vocês!!!


32

32 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Celi,
Eu acho que não existe um número certo de filhos, existe o que é certo para você. Eu acho 3 o número ideal. Não sei se vai caber na minha vida, e vai depender muito do lado financeiro também. Mesmo querendo mais, quando achei que estava grávida na semana passada me desesperei, chorei de medo de estar mesmo e de não conseguir dar conta. Acho que todo mundo passa por isso, não? Independente de ser um, de serem dois, três ou quatro...
O importante agora não é saber se você vai dar conta, mas aprender a se adaptar. Vai mudar, mas como você mesmo falou são escolhas que a gente faz. Abre mão de umas coisas, por outras. E assim a vida vai seguindo.
Um beijo

Christiane Thiele disse...

Querida Celi,

Nos conhecemos no Brasil fazendo o curso de alemão. Lembro que você tinha muitas dúvidas e achava que não passaria no exame para tirar o certificado A1, necessário para o visto. Pois é, vc passou e embarcou...

Depois ficamos um bom tempo sem nos falarmos e hoje acompanho seu dia a dia pelo BLOG e pelos nossos papos via skype. Do pouco que te conheço, posso dizer que você dará conta sim e de forma exemplar, pois você é determinada.

Todos temos nossas dúvidas e nossas crises, isso é normal, faz parte de nosso crescimento pessoal. Nessas horas ajuda muito olhar para o passado e lembrar tudo que conquistamos e aprendemos, assim podemos ver que fomos capazes, muitas vezes em situações bem complicadas. Relembrar o passado nos ajuda olhar para o futuro e pensar que, se conseguimos chegar até aqui, conseguiremos ir em frante.

Mas não tente ser uma heroína e fazer tudo sózinha, se puder consiga uma ajuda, qualquer tempo livre que você tiver, fará muito bem a você, seus filhos e seu marido.

Bjs e até a próxima,

Chris

Ananda Etges disse...

Oi Celi,

Concordo com a Nivea. O importante não é saber como você vai se virar, como vai ser, mas ir se adaptando aos poucos.
Tenho certeza que vão ter dias mais complicados, outros tranquilos, enfim... do mesmo jeito que é quando se tem apenas um ou dois filhos, do mesmo jeito que é se a gente nem sequer tem filhos ainda. Um dia de cada vez!

Beijos, Ananda.

Mari Hart disse...

Eu sou suspeita pra falar né!? A M O ser mãe de 3, morrooooo de orgulho de dizer que tenho 3 filhos! E ainda digo mais! Queria o 4º! Se meu dinheiro desse, sem dúvida engravidaria hj! Vc dá conta SIM! Todas nós damos!

Beijos querida!

Liza disse...

Celi,

Só tenho um e já achava que não ia dar conta quando ele nascesse! E estou batendo um bolão (mosdéstia a parte). Quero muito ter mais filhos: mais um com certeza. Talvez um terceiro, se a situação financeira estiver boa. E quem sabe até um quarto (gostei desse negócio de ser mãe)!

Acredito que só no dia-a-dia, quando as situações se apresentarem, é que você vai ter uma noção de como você vai se virar. Porque dar um jeito, seja lá como for, você vai conseguir! Imagino que vai ser um passo de cada vez. Uma pendência a ser resolvida por vez. Resolveu, passa para a próxima. Tudo regado a muito amor e carinho, o que você já tem de sobra!

bju

Dani Brito disse...

Concordo com a Nívea. Não existe um número certo, não há um ideal. Aconteceu e, apesar das dificuldades que todas enfretamos diariamente, vc dará conta.

Quando engravidei do segundo, passei por esses momentos de dúvida, pensando em como seria, se daria conta, se seríamos felizes...até que ele nasceu e as coisas foram se encaixando, fomos nos adaptando. Procurando novas formas de fazer velhas coisas.

Vai dar certo e esse bebezinho trará muita felicidade a vcs.

Beijo

Magazine da Dê disse...

Oi Celi estou passando aqui pela primeira vez, bom ler seu texto, sempre, de alguma forma, nos identificamos com as situaações, nossa fragilidade e sensibilidade nos sinaliza. Também estou em país diferente, também passei e ainda passo por algumas crises, tenho três filhos comigo, três homens e não é fácil. Isso tudo faz parte, mas vencemos, sempre. beijos

Ingrid Gomes disse...

Eu confesso que não me imagino sequer tendo outro, acho que até ja comentei contigo, mas aqui na Holanda e em outros paises por onde passei conheci muitas mulheres mães de três, quatro filhos que apesar de ter familia por perto nem sempre rolava a festa que rola no Brasil, da sogra, a cunhada, a mãe aparecer pra ajudar e com isso todas as responsabilidades estavam nas mãos de mães e pais e a vida segue, eles dão conta!

Eu acredito você também dará conta,você não, VOCÊS, inclusive os meninos!
Não será fácil é verdade, mas até ai, com um também não é fácil, então minha querida, bola pra frente, vc tem uma familia linda e será uma linda mãe de três! =)

Beijocas

Priscilla Perlatti disse...

Claro que dá conta! Acho que aqui no Brasil temos um hábito de superproteger (ainda mais dentre a classe média) e percebo que o europeu não tem tanto isso, cria os pequenos de um modo mais independente. Acho interessante essa característica cultural e de acordo com o jeito que as coisas são aí.
Bjos
Pri

Mikelli disse...

Celi, eu considero vc e varias maes aqui na alemanha doidas sim! hehe mas tiro o chapeu pra qualquer uma de vcs. Pq apesar de todo o trabalho, vcs conseguem conciliar tudo e tiram tudo de letra. Eu me sinto no momento totalmente ocupada com 1 filho só, quem dira com mais. ;) Se algum dia eu pensar num 2o, é mais pq eu quero que a Milena tenha um irmão/irmã, que é algo super especial. Eu mesma sou a caçula de 3 irmãs e acho que sem elas, nao seria a mesma coisa. O engraçado é que o Enrico tava falando: se os nossos pais nao tivessem sido "doidos" de ter filhos, a gente nao estaria aqui ne!? =)

e a gente conversou com vizinhos q tem uma filha de 2 anos tb e eles contaram como quase enlouqueceram no 1o ano da filha, que nao dormiam mais, que o pai quase teve burn out e q ela as vezes deixava a nenem chorar pq nao tinha mais paciencia. E q agora depois de 2 anos, eles ja pensam num novo bebê! hehe me diz se nao é coisa de doido?! mas se nao fossem essas doideras, a nossa vida seria chata demais ne?! =) por mais q a gente saiba q da trabalho, compensa e acho q nenhuma mae se arrepende d e ter outro filho ;) bjs!

carol garcia disse...

Celi, lindona!
acho que somos abertas ao numero de filhos que vier.
daremos conta sim, sem dúvida.
faz parte do ser mamífera.
não deve ser fácil nem só um mar de rosas, mas conseguimos.
bjocas

Daphne Pierin disse...

Celi!
Gostei do seu post porque estava pensando nisso nesse momento,hehe: cheguei em casa com aquela sensaçao de resfriado, corpo gelado sabe e, corri na gaveta para pegar um pijamao mais quentinho..o primeiro que peguei era justo o que usei na maternidade, hà somente 6 meses atràs...pois é..bateu uma nostalgia gritante..e eu que nessa segunda gestaçao me senti mais fraca, mais cheia de sintomas, no pòs parto foi bem mais dificil e doloroso, havia a certeza de ter "fechado" a fabrica! Mas que nada..se ja bateu a nostalgia isso que dizer que estou aberta a uma terceira cria rsss. E entao eu estava justo nesse momento pensando "mas sou doida?!"E a primeira coisa, depois do "ser doida" que passa na cabeça da gente que mora fora do Brasil é: "com tres seremos em cinco...cinco passagens aereas ficam salgadas demais", isso quer dizer que o que preocupa é a parte financeira! Ou seja, no meu caso, respoder à voce se vc irà conseguir e tal, é: Sim! Ta dentro de nòs como a Carol falou aì em cima, faz parte do ser mamifera, hehe. O tempo irà diminuir naturalmente, vc terà crises de "quero 5 minutos pra ir ao bannheiro em paz!", ficarà p. da vida em nao conseguir seguir um filme do inicio ao fim sem interrupçoes, mas no fim das contas terà conseguido sim ser uma òtima mae, presente e carinhosa! Qq coisa grita a um familiar, pede ajuda para os primeiros meses, afinal, a gente fica mesmo perdida com um filho, imagina organizar a rotina com 3, até estabelecer teu organismo e vida vai levar uns 4 meses, depois disso tranquila, é sò seguir o ritmo da casa! Felicidades e parabéns por contribuir ao mundo com mais um serzinho!

Paula disse...

Nós mulheres somos incríveis Celi. Certeza que dará conta sim, confesso q eu nao sei como mas que damos conta damos sim. Como vc diz vai ser uma fase, mais complicada onde vcs terao que abrir mao de muitas coisas e principalmente vc, mas depois, eles serao mais independentes. Eu nesse momento nao me vejo tendo outro, mas sei que nós tiramos a forca de onde seja. Vai dar tudo certo, nao sera facil mas no final vai ficar tudo bem e vcs terao 3 coisinhas gostosas pela casa!

Dani Cassar disse...

Celi vc tira de letra, quamdo cuidamos de um, cuidamos de dois e assim por diante, e concordo com a Nivea, nos sabemos oq suficiente, e arrumamos tempo de sei la onde, so sendo mae p/ entender nao e mesmo!!!
Ctz que vc sera ainda mais dedicada com mais um bebe ;)
Boa sorte!!
Bjkas

Paloma Varón disse...

Celi, não vou dizer que vai ser fácil, porque vc, mãe de dois,s abe que não é. Mas aí existem creches, né? Dá para deixar numa creche a partir de 1 ano? O Felipe já frequenta creche. Eu acho que talvez seja necessário pensar nisso, em horinhas do dia para vc, quando o bebê tiver 1 ano. Até lá, vai ser a parte mais difícil e sugiro que o marido passe a ajudar ainda mais, que vc encontre outros tipos de ajude e procure facilitar a sua vida prática ao máximo!
Beijos

Paloma Varón disse...

Ops, eu quis perguntar se o Thomas já frequenta creche.
E concordo com a sua amiga do curso de alemão: não tenha medo de pedir/ procurar ajuda. Marido, amigas, vizinhos, cuidadoras da creche etc.
Beijos

Fabi Alvim disse...

Acho que a gente sempre pensa nisso, né?! Eu pensei grávida da Júlia, depois pensei grávida da Joana... e agora me vejo imaginando o 3º! Qualquer mudança gera insegurança, dúvida... mas lembre-se do tanto que somos seres adaptativos. Alguns momentos serão difíceis, mas certamente vc vai aprender a dar conta!
Beijos

Adri Portella disse...

Quer saber se vai dar conta? Tenho certeza que sim!!! Como você mesma disse, sua vida mudou e não foi pouco, mas vejo somente coisas boas que aconteceram dsde sua partida..... Você sabe que dará conta....do seu melhor jeito! rsrsrs
bjs

Telma Maciel disse...

Dá conta, sim! Acho q no tempo dos nossos avós era BEM diferente! Não sei como minha avó deu conta, por exemplo, já que teve 7 HOMENS e ficou viúva com o último ainda no ventre! Nunca se casou novamente e cuidou dos sete sozinha, sem trabalhar fora... Ufs...
Dá conta, sim! A gente passa pelos perrengues da vida, mas acho que temos mto o que aprender com nossos avós, que criaram tantos filhos.
A diferença, acho, é q antigamente os irmãos não tinham tempo de ter ciúmes! Os pais não tinham o relacionamento q nós temos hj com nossos filhos. Minha mãe teve 3 (escadinha) e nós éramos suficientes. Brincávamos juntos e dávamos sossego. O que acontece com as crianças de hj? rs Agora vc me pegou...
Mas sei q sim, vc dá conta!
Bjks

Priscila Quaquio disse...

Celi, fiquei sem palavras com todos os comentários acima! Falaram td e ficaria repetitiva se colocasse algo! Vai na fé que td vai dar certo! Beijo grande e abraço apertado, daqueles que diminui as angústias e dúvidas sabe!? =D ;D

Telma disse...

Celi, filho é difícil , mas acho que o primeiro é Sempre mais difícil e o segundo e terceiro mais fáceis. Sabe acho que os meninos vão amadurecer muito e vão ate te ajudar. O Felipe vai virar o homem da casa! E se pensarmos bem ter só um irmão é pouco. Você nao e doida nem corajosa . E sim uma mmulher com coração muito grande! Tenho certeza que dará conta e será muito feliz com os três ! Beijos

Luana Honório Ferreira disse...

Ah da conta sim! com certeza! Acho que nada acontece por acaso, sabe aquele negocio; "coração de mãe sempre cabe mais 1"?, acho que vale pra força, paciencia, insonia e dentre tanta outras coisas mais! Serio ser mae é um negocio de doido! voce tira força de sei la da onde, mas consegue! Não vai ser facil, mas pode ter certeza que vai ser delicioso, rs Ah e antes de ter minha filha eu queria 7, agora eu quero isso e muito mais, rs mas deixo acontecer, se vier otimo se nao, nao era pra ser (agora o meu minimo é 3, menos que isso é inaceitavel pra mim, rs) Quanto a ajuda hoje eu aqui no Brasil eu tenho de sobra, mas acho exagero e estou mudando meus habitos pra dispensar a diarista, ela vem 2x por semana e to começando a achar que mais atrapalha que ajuda, ja tive 4, sendo 2 muito boas, maravilhosas, mas rouba muito a privacidade e por mais boa que seja nunca vai fazer do seu jeito, entao estou me esforçando pra nao ter mais, e aos poucos to criando uma rotina pra um dia dispensar e fazer tudo sozinha! Agora a ajuda da mae e da sogra nao dispenso nao rs, sugiro que procure alguem, alguma amiga vizinha, sei la pra ajudar principalmente no começo, nem que seja so pra conversar com voce! acho super importante, aqui as avós fazem mais isso mesmo, porque eu nunca largo a filha, nem pra sair com o marido, a gente ja tentou, mas é dificil, nao consigo me divertir sem ela, entao essa "ajuda" acaba sendo mais pra bater papo e sair um pouco da rotina mesmo, rs! bjs

Anônimo disse...

Oi Celiiii!
Saudades daqui!!!!

Que linda a sua ilustração, menina!
Adorei a carinha indecisa da mamãe... mas ó, tenho certeza que vc vai dar conta do recado. O que não significa que não terão momentos mais complicados, difíceis e tudo o mais. Mas Celi, a vida é assim, não é mesmo?! Mesmo quando não temos filhos...

Entao, já que é pra ser complicado e difícil, que seja tb infinitamente maravilhoso, abençoado, feliz na plenitude da palavra!

Eu não sei como seria se fosse comigo porque na vdd não me imagino em outro país, tão longe dos meus familiares. Mas me imagino (muito) morando em outro estado, outra cidade, distante de pessoas que só atrapalham a nossa vida. Acho que não ter ngm por perto, nem pra ajudar mas tb nem pra atrapalhar, fortalece a união da família. Serão vcs 5! E isso faz de vcs uma família forte e muito unida, vc não acha? Eu penso que estar "sozinho" favorece as vezes.

De qq forma, vou ficar aqui torcendo!
Pensar sobre como as coisas serão faz parte do processo da gravidez, neh?! A gente não descansa nem quando estamos descansando, hehehe

Beijo grande querida!
Ju

Mari disse...

Celi, eu ja passo trabalho com uma! E ela me demanda tanta atenção que confesso que me pergunto como fazem as mães de dois, três... principalmente qdo são todos pequenos! Mas acho que é uma questão de prioridade e de organização! Nesse momento da minha vida eu não daria conta de jeito nenhum, mas também porque a minha prioridade nesse momento é finalizar meus estudos! O segundo vai ter que esperar isso acontecer! Cada uma tem a sua historia e os seus planos... e a gente acaba de todo jeito de adequando aos planos que a vida faz pra gente à revelia da nossa vontade. Tudo isso pra dizer que na minha opinião, é claro que vc vai dar conta! Vejo tantas mães hoje mesmo com varios filhos, carreira e vida pessoal pra administrar dando conta, por que vc não daria??? Em compensação não acho que a comparação com o tempo dos nossos avos seja interessante porque ser mãe/pai naquela época era muito diferente... o que se esperava dos pais era outra coisa. Quem é que se preocupava com que musica as crianças estavam ouvindo, com a qualidade dos brinquedos (se eram educativos ou não) ou com a qualidade do ensino de artes na escola ;°)? A mãe também não tinha nem o direito de reclamar uma vida pessoal ou o desejo de uma carreira. Mãe trabalhava se fosse necessario... senão era mãe e ponto final. Os tempos eram outros e as expectativas também. Mas vc não esta sozinha Celi! Muitas mulheres hoje querem familias numerosas e não so dão conta como são muito felizes com a sua escolha!! Aposto que sera o teu caso!!! bjus!!! :t

ps: afinal é menina ou menino Celi????

Unknown disse...

Celi, claro que me identifiquei total com seu post, principalmente com a sua preocupação, porque quando engravidei do meu terceiro (joão), esses pensamentos foram recorrentes! Mas sabe de uma coisa? Vc vai dar conta sim! Vai se adpatar aos poucos, mudar as suas prioridades, vai saber distinguir o que é mais importante e não perder tempo com coisas que, com o primeiro filho, vc até se preocupava (como , por exemplo, uma casa arrumada,srs!). Eu, se tivesse grana, teria mais dez!

Bjos querida!

Laiz disse...

Vai dar conta sim Celi!!!!! Eles dão mesmo um certo trabalho, mas alegrias em dobro e nos adaptamos a qualquer situação...quanto mais uma situação tão boa como um novo nascimento. Acho que será muito mais fácil que o primeiro e o segundo. Vai tirar de letra agora que é uma mãe experiente!! Te admiro viu!!!! Estava com saudades de passar por aqui... mas andava hiper cansada e "andando" pouco pela blogosfera. Bjão enormeee

Ilana disse...

Difícil, hein...
Sendo muito honesta com vc, não sei se eu daria conta de tudo isso.
Na verdade, nem sei se daria conta de mais um filho, mas cá estou eu querendo engravidar de novo...
Celi, fique tranquila! Nosso inconsciente muitas vezes é mais sábio que nossa razão. Pode ser que venham alguns momentos difíceis, mas com certeza eles passarão e logo vc vai pensar como pode viver só com dois filhos...
Um beijo

satya disse...

Minha situacao eh parecida com a sua, a diferenca eh que a minha mais velha tem quase 7 e meu segundo 15 meses. Acho que a gente sempre da um jeitinho de dar conta. Quando falava que queria ter o numero tres logo, muitos me achavam louca, mas as pessoas que conhecem ou passam por essa situacao dizem que pra tudo se da um jeito. Deve ser dificil, mas tudo eh questao de costume.
Adorei seu blog
bj

Angi disse...

Celi,
demorei,mas cheguei!
tenho certeza que você dará conta, fácil não será, porque 3 filhos requer rotina, organização, mas tenho certeza que já tem de sobra.
filho é uma benção na vida, acho o máximo, queria ter família grande, quem sabe não tenho?
e claro, és muito corajosa, porque se 3 filhos no nosso país é difícil, imagina longe da família e da nossa terrinha, mas como já disse ali em cima, és uma super mãe, e dará conta de 3, e se vier 4 dará também!rs
beijos queridona

Sarah disse...

Celi, tenho certeza que vc dará conta!! Imagino o susto, a surpresa que um terceirinho traz, principalmente numa situação como a sua, em outro país e longe da família. Mas vcs parecem ser uma família harmoniosa, amorosa e atenta aos pequenos. Vai dar tudo certo!
Eu gostaria sim de ter mais filhos, pretendo ter mais um e até penso em um terceirinho (aloka, ainda estou no primeiro!). Mas tudo para o futuro. Ainda há algumas coisas importantes a resolver (vc sabe né... aliás preciso responder seu email!). Tudo tem seu tempo.
Fica calma tá, e que esse pequenino venha cheio de saúde para alegrar ainda mais sua família!
bjos

Renata Marques disse...

Celi, acabei de chegar ao seu blog. Vou dizer por experiência própria, 3 filhos é DEMAIS! Mas no bom sentido. Tenho uma de 6, um de 4 e uma de 2. Vai correr tudo bem.

Cynthia Souza disse...

Celi, eu precisava comentar ak, pois tenho 3, do ad pro bj a diferença é de 1 e 9, e do bj pra bbl é 2 e 9, ou seja em 5 foram 3, parecido com vc, e a gente dá conta sim , eu tenho meus parentes perto, mais eles e nada dá na mesma, já aconteceu de 1 ficar doente e lá sair eu com os 3 de ônibus, e buscar os meninos da escola de ônibus com a pequena, isso eu fiz de monte, vc vai ver, Deus da o frio conforme o cobertor! Bjks