Seu filho toma banho todos os dias?


Se tem algo que realmente me incomoda morando aqui na Alemanha é o fato de conhecer e precisar conviver com pessoas que não tomam banho todos os dias. Fico imaginando como conseguem já que o banho além de possibilitar uma limpeza diária, também traz uma sensação de bem estar e relaxamento. Não consigo imaginar meus filhos depois de um dia de escola, de terem brincado no parque deitando na cama limpinha sem banho.  

Se bem que é uma questão cultural e apresentam alguns motivos, como:

* A água daqui apresenta muito cal, o que a torna dura deixando a pele ressecada.
* Por conta da umidade do ar as pessoas suam menos. O ar é menos poluído.
* A energia é cara, então vários banhos quentes custam dinheiro.

Quando mudamos para cá sabia que muitas pessoas não tomavam banho, porém no dia a dia fui convivendo e conhecendo.

Aos poucos fui ouvindo os motivos de não tomarem banho todos os dias. A primeira vez foi logo que tive o Thomas quando a Hebamme (enfermeira que acompanha os primeiros meses do bebê) recomendou que desse banho nele somente uma vez por semana e nos outros dias passasse um pano úmido (tem uma espécie de luvinha própria para isso). Dizia que era para a pele não ficar ressecada, também pela questão do clima frio.

Sinto muito mas não dei muito ouvidos para o que ela disse. A verdade é que minha cultura é diferente e com o Felipe no Brasil teve banho todos os dias. O que tem de mal? Muito pelo contrário, sempre acreditei nos benefícios de um bom banho para o bebê e para a criança.

O tempo foi passando e a curiosidade também. Não precisei sondar muito para saber que os colegas mais próximos do Felipe também não tomam banho todos os dias. Pelo mesmo motivo, tomam banho de 2 a 3 vezes na semana (no verão). No inverno, ainda não sei ao certo (talvez 1 ou 2 vezes no máximo). Mas fiquei sabendo, pois geralmente quando busco o Felipe na casa do colega ou peço para entrar, quando está brincando no jardim, costumo dizer que tomará banho para jantar. Engraçado, pois basta falar isso para as pessos ao redor arregalarem os olhos para mim. 

A última aconteceu essa semana quando fui buscar o Thomas na escola. Uma professora contou que o Thomas estava com a pele um pouco irritada, vermelha (um pouquinho de assadura) na virília e também na dobra atrás de um dos joelhos. Falou que havia passado uma pomada e pediu para dar uma olhadinha. Nesse momento, falei que geralmente tem um pouquinho devido as dobrinhas, muitas vezes por conta do banho, se não seco bem acaba ficando assim. Falei que geralmente passo uma pomada. Adivinhe o que falou para mim? Que ele não deveria tomar banho todos os dias, apenas a cada dois dias pois não faz bem para a pele. 

Logo falei que o Thomas toma banho todos os dias. Costume! Que olharia direitinho e que se fosse o caso o levaria ao pediatra. 

As professoras são muito cuidadosas e atenciosas com os pais. Porém, mas uma vez a questão do banho. E agora, mudar o hábito de dar banho todos os dias nos meus filhos? Brincadeira, pois a princípio não tenho essa dúvida. Em casa, todos tomam banho todos os dias, mesmo enrolando para ir para o banheiro, querendo brincar primeiro disso, daquilo ou jantar. 

Ressalto mais uma vez que entendo e respeito as pessoas que não tomam banho todos os dias. Uma questão cultural, no qual tem seus próprios motivos. Agora, acho estranho! Tenho esse direito! Tenho o direito de não querer fazer igual, mesmo que esteja frio. Temos aquecedores, então... uma maravilha! Todos cheirosos!
29

29 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi, Celi, realmente a questão é cultural e também de saúde, já que a água faz a pele ficar ressecada e, assim, pode causar pequenas rachaduras e sensibilidade maior na pele. Mas nada que o uso de hidratante após o banho não resolva.

Acho importante seguir teu instinto, mas também acho o Ó quando a criança volta cheia de areia no corpo da pracinha e vai dormir imunda! Claro, acontece de pegar no sono em muitas situações, depois de muito brincar, ou depois da escola. Só que aí, sim, recorro ao famoso banho de gato. Acho que a gente se sente melhor mesmo. E na manhã seguinte, banho, claro!

O banho relaxa, é um momento que faz a gente descarregar as energias do dia e prepara também pra dormir, né?! - Claro em moro em Porto (Forno) Alegre, mas no inverno não diminuo os banhos e no verão periga ter uns 3 banhos diários!

Beijo,
Ingrid

Ingrid Gomes disse...

A melhor aqui foi quando a assistente social do posto veio nos visitar, eles fazem isso antes de fazer o cadastramento, é importante pra eles verem o ambiente onde a criança vive e tals, bom, ela chegou e pok tava todo cheiroso, eu tenho um kit mamãe bebe, com shampoo, sabonete, creme e perfume, como era bem novinho só tinha usando o sabonete e o shampoo.

A mulher quando o pegou no cólo me olhou e disse "Meu Deus, que criança cheirosa!" e eu ri dizendo, "ele toma banho", ela disse "claro, ele é brasileiro, todas as crianças brasileiras que ja visitei tomam banho todos os dias, as grandinhas até mais de um banho, eu entendo,faz parte da sua cultura, só deve lhe dizer pra evitar longos banhos e banhos muito quente, também é bom sempre usar um hidratante!".

Eu fiquei bem feliz, a pediatra também fez as mesmas recomendações, eu uso hidratante da neutrogena e agora comprei um da weleda pro rosto.

E vida longa aos meninos cheirosos dessa europa hahaha.

Beijocas

Isabela Kanupp disse...

Eu não entendo uma criança " grande " não tomar banho todos os dias.
Eu não dava banho todos os dias na Beatriz, quando ela era RN, pois ela não se sujava, não suava e estava uma época bem fria aqui. Mas isso só acontecia quando ela era bem pititica, tipo antes de completar o 1° mês.
Hoje ela toma cois ade 2 banhos ao dia, quando não 3!
Acho que ajuda até mesmo no sono do bebê, relaxa, e sem contar que criança brinca, soa, se suja e cheira azedinho, é necessário banho sim!

Mas esse lance cultural é complicado né?
É normal esse hábito bizarro nos europeus!

Beijos
http://parabeatriz.blogspot.com

Anne disse...

Já pulei alguns banhos do Jaoquim, no inverno, dormiu sem banho, quem sou eu para acordar um bebe?...
Mas a regra geral aqui em casa é: ninguém deita na cama sem banho. E não é somente todos os dias, é antes de dormir, tem que dormir limpo. Hábitos, e costumes, obviamente.
Quando eu dava aulas, tinha alunos de todas as partes do mundo e eles contavam sem pudor: hoje não é dia de banho!

Diz que esse hábito é bem nosso, por causa dos costumes indígenas.
Bom para as empresas de higiene, né? Devem faturar menos na alemanha...
Bjos

Dani Cassar disse...

Eh bem cultural msm, mas acho que e mais dos paises mais frios e nao em toda Europa, em Malta como o clima e quente, pelo menos na familia do meu marido, banho todos os dias!!!
Mas ja ouvi colegas que trabalhavam como au pair que nao podiam dar banho nas crianca,mas algumas davam escondidos...rsrs
Por mais que sejam novinhos, eles soam bastante qd brincam e o banho relaxa mto...A Bella faz a festa p/ entrar e um escandalo p/ sair, todos os dias eh um show no final do banho...rsrs
Bjs

Nine disse...

Guria, eu já pulei alguns banhos da Ísis, no inverno daqui, porque é duro, viu? Infelizmente aqui no sul do sul, apesar de fazer muito frio, não temos a mesma estrutura européia de construção...calefação, aquecimento, sistemas de isolamento, janelas, pisos...nada é feito para o frio que faz aqui! Para você ter uma idéia, mesmo aqui fazendo muito frio, as pessoas constóem suas casas com piso frio! É de morrer!

Esta questão do banho é bem cultural mesmo...uma amiga minha que morou aí e conviveu com muitos etíopes fala cada coisa... Não deve ser fácil conviver em ambientes fechados com pessoas que não tomam banho...aiai

Beijos,
Nine

Carol Damasceno disse...

Celi pelo amor de Deus como aguentam??? Impossível dormir sem tomar banho mesmo no frio... Imagina de pois de brincar???

Se sujar faz bem, mas tomar banho também!!! :)
Beijos
Carol

Paula disse...

Essas coisas culturais sao mesmo engracadas. Aqui na CR ninguem pode sair de casa sem ter tomado banho, as criancas zoam na escola e muita gente no sai de casa mesmo sem ter tomado banho, mas por outro lado deitam na cama do jeito que chegaram da rua tendo tomado banho as 6 da manha qndo levantaram...ai eu acho horrivel, nao conseigo, tenhoq deitar limpinha na minha cama e faco questao de dar banho no Samuel de noite...maior discussao com o marido sempre mas deitar sujo ngm merece ne!!! Mas acho q nos nao conseguimos ficar sem banho desse jeito nao. Beijo grande

Sandra Kautto disse...

Ai amiga, esse negócio de não tomar banho todos os dias é coisa de país frio mesmo, pq na Finlândia é do mesmo jeito. Por lá tem gente que só toma banho 2x por semana, nos dias de sauna. Acho que o primeiro mês do Elias eu dava somente 1 banho por semana, mas depois passei a dar quase todos os dias mesmo, usava um óleo na água pra não ressecar tanto a pele dele.

Beijos e bons banhos quentes por ai!

Fabi Alvim disse...

Eu não dou conta de imaginar isso também, Celi!! E o cheiro do povo? Ai...nojinho...

Marcela lusia disse...

É flor cultura é cultura!
mais eu não aguentaria passar um dia sem dar banho na princesinha aqui. deve ser duro ai?!
beijokas

Thaty disse...

Oi! Conheci o seu blog pelo Mamães Blogueiras e achei o post bem interessante! Lembro de uma vez que recebi dois escoteiros ingleses para passar alguns dias na minha casa. Era uma delegação grande que tinha vindo de um acampamento internacional no Chile e, na volta, ficaram alguns dias aqui no Brasil, dois em cada casa, de escoteiros brasileiros. E o comentário geral era: como assim eles não tomam banho??

Me lembro que fiquei meio chocada, porque eles tinham vindo de um acampamento de uns 5 dias, onde se sujaram, suaram, cansaram, viajaram por horas pra chegar em Brasília e - ainda assim - não tomaram banho quando chegaram na minha casa! A solução que encontrei foi dar uma toalha pra cada um e dizer: o banheiro é logo ali, fiquem à vontade! rsrs

Acredito que aí pros seus lados realmente as pessoas suem menos, dá até pra disfarçar. Mas pros lados de cá? Nem pensar! kkkk

Beijos
Tati

Paloma Varón disse...

Eu até entendo que bebês pequenos, que não andam, não brincam no parque e não se sujam não tomem banho todos os dias, pode ressecar mesmo a pele (em países frios, principalmente), mas quando já corre, sua, se suja, fica mais difícil, né?
Mas, como vc disse, é cultural. Eu nunca morei num país frio de verdade para saber.
Beijos

Mari disse...

Celi!!! Eis uma questão que ronda a cultura francesa também! Nunca me disseram para dar banho so uma vez por semana (!!!) mas o banho que me ensinaram a dar na maternidade era uma verdadeira tortura pro bebê! A gente tinha que ensaboar e lavar com a luvinha fora da agua e colocar o bebê na agua so no final para enxaguar! Fala serio! Eu dizia "aham, claro" e em casa fazia à brasileira, claro! E a Sofia sempre adorou o banho! As crianças francesas também não tomam banho diariamente não. E os shampoos aqui não são cheirosinhos como os nossos e esse negocio de usar perfume pra bebê/criança não é um costume! A regra aqui em casa é bem brasileira(e também tem seus dias de exceção - hehe) so que o banho vem depois do jantar, antes de dormir!!! de preferência com shampoo cheirosinho!!!
bjus!!! :t

Mari disse...

Esqueci de dizer que como a Sofia tem a pele bem sensivel a gente usa um hidratante receitado pela dermatologista, diariamente!
:t

Unknown disse...

Eu já escrevi sobre isso no meu blog e no meu caso quem me "deu bronca" por conta do banho diário foi o médico mesmo.
Coisas da Irlanda....

Mas meu marido irlandês toma banho tds os dias e 2 banhos!


O Breno que tem quase 11 anos super gosta de me enrolar e se eu der mole ele consegue e quando eu me lembro já foi, no dia que ele fez isso, no dia seguinte fiz ele tomar banho de manhã antes de ir pra escola, depois dessa, ele desistiu! hahaha

beijo

Cíntia disse...

Sabe Celi, essa semana entrou um professor substituto na escola. Ele foi na minha sala para se apresentar. Menina, quando ele chegou perto de mim, pedi para ir ao banheiro. Sabe aquela ânsia de gravidez? Sério, sou super fraca pra cheiro ruim. Aquele lá toma banho uma vez por mês. Écatiiiiii....

Fernanda disse...

Não dá de imaginar ficar sem tomar banho 1 noite só que seja... E se não quero pra mim não quero pra minha filha. Desde que ela nasceu toma banho todos os dias. Verão, inverno, tendo saído na rua ou não. Eu acho tbem que é um momento relaxante e a criança vai dormir melhor. Coisa nossa, né... Mas passo creme tbem depois, muito bom: Miniderm. Funciona direitinho... beijos.

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
quando morei no Sul da França o pessoal do prédio reclamava que agente tomava banho todos os dias e diziam que era porque a gente tinha problemas de pele. É uma qeustão cultural e de higiene. Nós aqui tomamos banho todos os dias.
Teve uma época que aqui no meu trabalho, no Rio, nesse calor danado, os franceses não tomavam banho. O RH teve que fazer um trabalho com eles pois o cheiro era insuportável. Mesmo no calorão do Rio eles entendiam que não deviam tomar banho todos os dias. Pode?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Adri Portella disse...

Bom......não consigo imaginar dormir sem banho.....acho que você faz muito bem em incentivar os meninos aos banhos diários.....depois de brincar então....banho neles!!! Se a pele ressecar, passa um creminho bem gostoso...hehehe
bjs

Mariana - viciados em colo disse...

...e já teve campanha do governo inglês instruindo as pessoas a tomarem banho todos os dias, num verão punk que teve por lá. meus cunhados estavam lá e descrevem o terror de entrar no metrô... para mim não simplesmente o frio, água dura ou qualquer outra diferença ´práticas, mas o costume mesmo! muitos se mudam para o brasil (conheço) e continuam no esquema banho uma vez por semana com o calor e a umidade punk daqui de salvador...

banho é coisa de índio e japonês...

beijoca

Mari Hart disse...

Aiii Celi, desculpe amada, mas eu ri!! Meu ex namorado alemão tomava banho todos os dias, hahahahahha, pelo menos aqui no Brasil! rs... agora me tire uma dúvida, eles fedem!? Ou esse paninho úmido dá conta!?
Acho que vc está certíssima em manter seu costume, como vc disse, aquecedor taí pra isso né?!

Bjão!

Luana Honório Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana Honório Ferreira disse...

Olha é cultura mesmo! Quando tava na inglaterra num intercambio, todo mundo acho que só tomava banho 1 vez por semana, porque usavam a mesma roupa semana toda!!! \o/ so trocavam na semana seguinte! e todos andavam de bike pra cima e pra baixo, portanto suavam bastante! e eu ainda estava no verao que nao como no brasil, mas é quente!
Em fim são costumes né? mas eu nao conseguiria me acostumar, faria que nem voce e daria banho todo dia!
bjs

Anônimo disse...

Imagina então tomar banho 2x por dia???!!!
Aqui, quando o Lucas brinca demais da conta pela manhã, não tem jeito, precisa tomar um banhinho antes da escola. E antes de dormir, é claro, o banho é obrigatório!!!

É mesmo uma questão cultural, e deve ser estranho pra caramba! Mas o legal é vc seguir o que pensa, pois sabemos que não faz mal algum tomar banho todos os dias, bem pelo contrário. E quanto a pele, nada que um bom hidratante não resolva não é mesmo? Lucas tem problema de pele, usamos um creme após cada banho e pronto!

Siga aí com seus meninos limpinhos e cheirosinhos, viu?! Beijocas!!

Ana disse...

Ai ri muito! quando estivemos recente em Paris, uma amiga francesa estranhou nossos banhos frequentes. e eu não consegui esconder que estranhei as casas que o quarto de banho é separado, expliquei que pra mim uma coisa casa com a outra, e no fim rimos juntas!

Anônimo disse...

Oi Celi,

Não deve ser costume em toda a Europa. Em Portugal é hábito tanto os bebés como as crianças tomarem banho todos os dias após a escola e antes de jantarem, no verão 2x por dia pois acordam transpirados e coloca-se o hidratante após o banho.
Até eu adulta tomo todos os dias (no verão 2x) quanto mais a minha filhota ;) Gosto dela limpinha e cheirosa!
Bjs

PS: Quando bebé era sempre antes da mamada da noite e dormia limpinha, cheirosa e calminha.

Anônimo disse...

nossa!!! que bom ler isso! tamebm moror na Alemanha e sempre dogo ao meu marido que quando tover filhos eles tomarao banho TODOS OS DIAS. nao suporto a ideia de uma crianca sem banho! e outra eles adoram!os bebes principamente! :)
Fernanda

Gustavo disse...

vOU AQUI DESCONSTRUIR ESSA NOÇÃO DE QUE BANHO TODOS OS DIAS É BOM E NÃO TEM NADA DE MAL EM TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.

O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES EM QUE TOMA-SE BANHO DIARIAMENTE. ATÉ AÍ TUDO BEM. MAS O PROBLEMA NÃO É O BANHO. É O DESPERDÍCIO, AGORA ACOMPANHEM MEU RACIOCÍNIO:

SE EU TOMO 2 BANHOS TODOS OS DIAS E DESPERDIÇO ~MUITA ÁGUA EM CADA UM DESTES BANHOS, EU SOU UM LADRÃO, POIS, ESTOU ROUBANDO O DIREITO DE OUTRA PESSOA À AGUA QUE EU JOGUEI FORA. SE EU SOU UM LADRÃO, E A MAIORIA DO POVO DO BRASIL É, EU DOU O DIREITO DE QUE OUTRAS PESSOAS ME ROUBEM TAMBÉM.
ESSE PAPEL É FACILMENTE CUMPRIDO PELOS NOSSOS POLÍTICOS.
PORTANTO CANCELE O BANHO NAQUELE DIA QUE ESTÁ FRIO E VC QUASE NÃO SUOU, MÃES: ENSINEM OS SEUS FILHOS A TOMAR BANHO ANTES DE IR PRA ESCOLA. E SÓ. A NOITE BANHO NÃO, SALVO NOS DIAS EM QUE SUAR MUITO.