"- Faça o que eu digo!"

Falas de um irmão que deseja ensinar tudo e mais um pouco.
************
Felipe e Thomas brincando com carrinhos: 

“- Tem que fazer assim oh! Do jeito que estou fazendo! Não assim, desse jeito. Olha!”
************
Num belo sábado, todos prontos para levarem o lixo no galpão reciclável e depois irem ao supermercado, Thomas senta na mesinha do quarto do Felipe e começa a brincar com massinha. Nesse momento, Felipe diz:

“-Thomas agora não é hora! Tem hora pra brincar, tem hora pra comer e agora nós vamos passear”.
************
Quando o Thomas corre para pegar um brinquedo que o Felipe estava brincando. Logo Felipe diz:

“- Não! Eu já disse que não! Nããão é nããão! Sim é sim!”
************
Quando Felipe faz alguma coisa que o Thomas não gosta, logo o mesmo vai para cima para bater. Então, na maioria das vezes, Felipe diz:

“- Não. Não pode bater! Só carinho... olha.... e faz carinho no irmão!”
************
Quando o Thomas pega uma coisa que não pode como, por exemplo, um enfeite da estante. Logo Felipe pega da mão dele, coloca no lugar e diz:

“- Esse é só pra olhar. Olha com os olhos! Não pode pegar!”
************
Algumas atitudes e muitas outras indicam o quanto Felipe na maioria das vezes mostra para o irmão o que é melhor a ser feito no momento. Tenta ensiná-lo. Mostra-se um belo exemplo. Agora, o interessante de tudo é o quanto suas atitudes individuais mostram uma contrariedade entre o que fala e o que realmente faz. Quantas vezes conversamos com ele, explicamos o que não pode fazer e lá está ele fazendo tudo que não é bacana. A gente fala não e ele continua fazendo de acordo com sua própria vontade. 

Bom, mas já é um bom começo ele guardar um tanto do que falamos, da maneira que agimos para mostrar para o irmão. Nessas horas, ficamos surpresos! Quer dizer que entendeu, sabe bem o que quer dizer e faz uso em outro contexto. 

Enquanto isso, a esperança continua de que um dia atenderá imediatamente nossos pedidos. Não que não faça, mas a depender do dia... Mãe sabe bem que tem dia que não é fácil, tudo conspira contra. Não é mesmo? Ficamos com inúmeras perguntas sobre como estamos educando os filhos...


18

18 comentários:

Cíntia disse...

Céussssss... que coisa mais linda Celi! Assim dá vontade de ter uns 5 filhos! Um ensina o outro, que lindo viu!!!! Adoro quando você compartilha esses relatos Celi. Fico aqui, aprendendo contigo. Beijos

carol garcia disse...

que fofura, Celi!
um irmão ensinando o outro. O mais velho dando exemplo e o mais novo ensinando a conversa e a paciência...
adoro saber de relacionamentos tão especiais assim entre irmãos.

bjocas

Liza disse...

Celi,

Sou a mais velha lá em casa, assim como o Felipe. E adorava mandar nos meus dois irmãos, especialmente na mais nova (diferença de quatro anos). Irmão mais velho é sempre mais mandão, beirando o autoritarismo. E, assim como ele, acabava fazendo umas coisitchas erradas, mesmo mandando a minha irmã fazer o certo!

bju

Unknown disse...

Ai Celi, tem dias aqui em casa que eu acho que vou enlouquecer de tanto chamar a atenção e falar 200 vezes a mesma coisa! Afff como cansa, mas é assim todos os dias falando as mesmas coisas que eles passam a perceber o que é certo e o que é errado.
Bjos
Ana

Dani Cassar disse...

ah que lindo, pelo menos ele sabe o que pode e assim explica direitinho p/ Thomas...rs
Mas eles atendem msm qd querem, a Bella tem dia que quanto mais falamos nao, mais ela mexe...rsrs

Bjs grandes

Ingrid Gomes disse...

O namorido tem um irmão cinco anos e meio mais novo que ele, a sogra conta que tudo oque o irmão mais novo sabe, foi o Károly que ensinou, que ele sempre foi apaixonado pelo mais novo, sempre foi muito carinhoso e paciente, dai vem a frase que ele sempre solta quando falo que não quero mais um, "Ahhh mais o irmão mais velho sempre ajuda e protege o mais novo!" hahahah.
Confesso que ainda tenho minhas duvidas sobre o Pok hahahhaha, não consigo imaginar ele sendo tão doce e calminho não, ele tem muito de mim, eu fui uma criança extremamente dominadora, meus primos sofreram nas minhas mãos hahaha.

Beijocas e que os meninos continuem assim, cuidando um do outro! =)

Retratoterapia disse...

Quero mais filhos depois de ler isso.....
adorei o blog e estou te seguindo
beijos

francine Barrionuevo disse...

Essas atitudes dele com o irmão só vem para provar o quanto ele está absorvendo tudo o que vcs estão ensinando. Parabéns!!! E quanto ele não fazer o que fala, eu acho que é assim mesmo, pelo menos já ouvi muitas mães dizendo que precisam falar um milhão de vezes, (em casa eu tbém preciso..hehehe) eles ficam testando pra saber se a gente vai abrandar eu acho..rsrsrs
Bjo
http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

Adri Portella disse...

Ai Ce, vocês devem se divertir muito com estas falas, até porque são pura reprodução do que ele ouviu, rsrsrs.....bjs

Nine disse...

Ui, fofos!
Celi, por aqui é a mesma coisa...a Ísis por vezes repete com os amiguinhos e conosco mesmos as frases que dizemos a ela...mas como toda criança de 2 anos, ela fala bem, agora fazer...ainda vai demorar, hehe
Beijos,
Nine

Anônimo disse...

Que amor, Celi!
Mesmo ele não fazendo muitas coisas que diz para o irmão, eu achei tão lindo a maneira dele... claro que tem dias mais difíceis, né, mas já que ele fala tão direitinho é porque o que vcs ensinam está sendo interiorizado!

Achei muito bacana mesmo!
E sabe, por aqui, a tristeza não passou "bem passada", hehe, ainda estamos com sérios problemas familiares, mas tenho procurado enfatizar o lado bom de nossas vidas e seguir em frente, pois temos muitos momentos delicados pela frente e eu preciso me fortalecer. Obrigada pelo carinho! O apoio de vcs tem me ajudado muito, viu?!

Beijão
Ju

Anônimo disse...

Ah, esqueci de comentar: adorei vê-los brincando juntos! São muito lindinhos os seus filhotes, viu?!

Beijos

Paloma Varón disse...

Celi, vc descreveu as minhas meninas aqui. São iguaizinhas, ahahaha, descrição perfeita! Ciça ensina tudo para Cali, diz com jeito maternal o que não pode, como e o que deve ser feito. Mas ela mesma não faz.
Beijos

Sarah disse...

Faz tempo que eu não passava por aqui, que saudade! Ai menina, que delícia deve ser acompanhar esse companheirismo e cumplicidade dos filhos... E que demais ver o mais velho ensinando o mais novo, do jeitinho dele! Adorei!
bjos

Anônimo disse...

Lindo post! Que fofo o mais velho ensinando o mais novo, e ainda ajuda a mamãe né? Que lindos brincando, nossa, viajei aqui imaginando o Izan com um irmaozinho... Um dia, vi um menino de uns 8 anos com outro de 3 anos mais ou menos, irmãos, e o maior diza: "tem que dar a mão pra atravessar", pegando a mão do pequeno, achei tão lindo...

Ana disse...

Celi penso muito sobre esse obedecer.Porque acho que é natural da criança ter vontades e desejos, impulsos mesmo não sendo concordes com as regras. Acho que pra entender melhor é só pensar em como encaramos várias coisas na vida. Saber sabe, mas tem impulso e faz de acordo com eles.
O "normal" é isso ir se diluindo com a maturidade. Ou seja primeiro pensar, avaliar e depois agir.
Beijo!

Dani Brito disse...

Que lindos, Celi.
Felipe é o multiplicador dos ensinamentos que recebe em casa. Ainda não achei a resposta pra essa dúvida que também é minha: se eles sabem , por que, em algumas situações agem mal?

Pelo menos, no fundo eles sabem a maneira correta de agir e isso mostra que vcs fizeram um belo trabalho. Daqui a pouco é o Thomas que estará ensinando o terceirinho.

Beijos, beijos

Pequenos Mimos disse...

Que lindo um cuidando do outro e ensinando o certo e errado, fofo demais.
amei esse tapete.
bjs