Sumiço e os sentimentos de uma grávida

Praticamente uma semana ausente da blogosfera materna e do Nova Vida, Vida Nova. Uma saudade imensa de escrever, de comentar nos blogs das amigas, porém a correria e indisposição fizeram com que me afastasse de verdade. Esses três dias da semana foram os últimos de um dos módulos do curso de alemão. Além de todo o estudo, pra minha “alegria”, também fiquei doente. Um resfriado forte, com dores pelo corpo, com o nariz totalmente entupido (e assim como o Felipe diz, com o nariz escorregando, não escorrendo), com dor de garganta tendo que conciliar com um milhão de coisas. Inúmeras tarefas diárias que sempre estão esperando por nós como: casa, roupa, comida etc. Então, a noite, só queria ficar quieta no sofá e ir direto para a cama. Mas com muito chá, mel e limão estou me sentindo melhor.

********************

Tenho tanto pra escrever, para contar...

Mas quero começar a falar sobre os sentimentos de uma mulher grávida. Como que você ficou durante o período dos 9 meses? Sabe que percebo que a sensibilidade toma conta da mulher. Ela fica mais emotiva, mais carente por um período, chorona; mas ao mesmo tempo, logo passa essa fase e vem uma disposição sem tamanho. Comigo sempre foi assim, períodos mais melancólicos, mais sensíveis e, depois uma disposição, animação e vontade de fazer tantas coisas juntas. Sei lá de onde vem tanta animação para dar conta de tantas tarefas. Cada pessoa reage de uma maneira, mas é interessante como muda tudo quando ficamos grávida, o corpo, os sentimentos, a disposição, os planos... Mexe de uma maneira com a mulher! 

E por falar em sentimentos fui na segunda consulta. Como tive o Thomas na Alemanha, então as consultas de pré natal deixaram de ser uma novidade para mim. Tudo sempre igual, chega no consultório, espera para ser atendida, faz xixi no copinho (exame de urina), pesa para ver quantos quilos já ganhou, tira sangue e depois é atendida pela doutora. Na sala da médica conversa sobre como foram as últimas semanas, tira algumas dúvidas, é examinada e, por fim, faz o ultrasom.

Tudo mais leve, mais tranquilo e sem aquela ansiedade tremenda. Agora, nessa última consulta, me emocionei profundamente. A médica pediu para deitar na cama para fazer o ultrasom. Lá estava meu marido e eu olhando para aquele monitor quando de repente começamos a ver o bebê. A médica mediu e viu que estava tudo dentro do esperado para o tempo de gestação. Em seguida, foi mostrando as partes do corpo para nós. Quando vi aquele bebê as lágrimas começaram a rolar. Não sei se foi sentimento de mãe, se estava mais sensível no dia, mas fiquei pensando na formação do bebê. Tão pequeno, com as partes do corpo, olhava para ele e imaginava mais um ser fazendo parte da nossa família. Fiquei imaginando como acontece toda a formação de um bebê. Foi uma emoção inexplicável, ainda mais quando vimos se mexendo, virando de um lado para o outro. Cada filho, uma emoção, um sentimento... Que só o amor da mãe explica...que só sendo mãe...

Engraçado mas no início a primeira imagem que passou pela minha cabeça foi de que estava vendo o perfil de uma menina, mas assim que começou a se mexer, a virar de um lado para o outro, logo pensei e falei para o meu marido que deve ser outro menino, sapeca igual aos nossos, já que estava se mexendo daquele jeito...rs 

Só pensamentos! Só sentimentos!

  
22

22 comentários:

Mari Hart disse...

Own querida... cuidar de criança resfriada é um horror, qto mais se ainda tiver um bebê na barriga né?! =(( Esses sentimentos relatados, acho absolutamente normal, eu sempre digo que gravidez é uma TPM de 9 meses! E quem duvida!? rs... Será quem vem outro garotão?! Ia ser bem divertido não!?rs!

Beijo em vcs e se cuida! =)))

Anônimo disse...

Gravidez sempre meche com a cabeça da mulher não tem jeito. Melhoras pra vc, e tudo de bom pra vc e sua familia =)

Paloma Varón disse...

Ainda bem que existem as fases de disposição para balancear, né? Pois emoção e sensibilidade demais o tempo todo é duro de vivenciar, mas gravidez é feita disso, não tem jeito.
Beijos

Nine disse...

Oi, Celi!
Sabes que eu estava pensando em escrever hoje sobre as diferenças e similitudes das duas gravidezes? Esse seu texto me inspirou a falar sobre isso, vamos ver de acho um tempinho para colocá-lo no blog.

Eu sempre amei os ultrassons, ver os BBs tão pequeninos me deixa sempre muito emocionada! Mas o que eu mais amo sempre é a batida do coração, sempre choro!

Beijos,
Nine

Sofia disse...

Olá Celi

Eu também fiquei toda boba no inicio da gravidez. e depois cheia de planos :)

As melhoras para ti... o outono chegou mesmo e com ele as constipações, estava tão bom o sol das ultimas semanas

Cíntia disse...

Ai celi! Q emocao! Estou dentro do trem e fiquei imaginando que vc falaria o sexo. Rs... Essas nuances de sentimentos, humor e expectativas fazem a gravidez tornar-se unica, especial e inigualavel. Beijo enorme

Paula disse...

Ai Celi que bom que ja esta melhor. Realmente ficar doente e ter que cuidar dos pequenos e da casa é o que mais me incomoda da vida pos maternidade:b E essas emocoes e munancas de humor da gravidez sao parte, nem nos entendemos ou aguentamos direito...coitado dos maridos. E oq sera??? Menina Levada ou menino sapeca?? queremoa saber!! Beijo na familia

Renata disse...

Ai, menina, é duuuuroooo...rs. Escreve e escreve que azamiga ajuda, viu?
Fica bem!

Carol Damasceno disse...

Ai que delícia Celi... Fiquei emocionada de ver a imagem do US. Tive a impressão de ser menina, mas o que importa mesmo é que venha com saúde, né..:)
Fiquei muito brava na minha gravidez, arisca mesmo... Não derramei uma lágrima....kkk
Vai entender esse universo de hormônios, né...
Beijinhos e melhoras pra você...

Carol

Mari disse...

Então Celi, cada mulher vive a gravidez de um jeito... e dizem que cada gravidez é diferente, vc confirma? Eu fiquei me arrastando durante toda a gestação da Sofia. Morria de sono e me sentia sempre cansada fisicamente. Fiquei mega-sensivel, não podia ver uma publicidade mais açucarada que ja derrubava uma lagrima! Pra ajudar vivi minha primeira gravidez e meu primeiro verão europeu ao mesmo tempo... aff!
Qto ao sexo do bebê, deixa eu te dizer que a agitação não quer dizer é nada Celi! A Sofia sempre foi (mesmo no utero!) um bichinho com energia pra dar e vender!!! Não para nunca nunca nunca!!!bjus!
:t

Lu Iank disse...

Ai Celi, emocionante o teu relato. Realmente quando a gente fica grávida fica um poco de sensibilidade e tem mais que escrever para nao se esquecer de como é ter um bebezinho crescendo e se formando. Depois que passa a gravidez a gente fica tao ocupada com o dia a dia do bebezinho que algumas coisas passam despercebidas.
E sobre o sexo. Vc sabe que eu achava que estava esperando uma menina, mas toda a vez que fazia os ultrassons acabava tendo a certeza de que era um menino porque era exatamente a mesma feicao do Serginho, apesar de ser mais tranquila e nao pulasse tanto quanto ele. Daí lá pelas 22 semanas descobri que era menina e depois que ela nasceu é que eu entendi: ela é realmente a cara do Serginho. Eu até falo para ele que nunca ele terá alguem tao parecido nem com os proprios filhos.
Bjs

Ilana disse...

Sabe que senti mesmo sua falta? E eu que estou sempre atrasadíssima nas leituras e por vezes leio dois ou três posts de uma vez...
Espero que vc esteja se sentindo melhor, viu? E vc tem toda a razão, gravidez mexe e muito com a gente. Mas me diz: formando um serzinho tão completinho assim do nada, feito da nossa própria carne, tem como não mexer?
Um beijo e fique bem!

Adri Portella disse...

Ai amiga que bom que esta tudo bem com o bebe, a gripe é de matar, mas.....nessa hora só chá com limão mesmo!
Bjs, saudade

Christiane Thiele disse...

Oi Celi,

Já estava com saudades, mas também estou muito corrida com o curso e os demais afazeres. Sempre que estou muito cansada penso em você. Esse curso é muito cansativo e eu só tenho meu marido e um filho bem crescidinho. Fico imaginando como você consegue dar conta de tudo e ainda com uma gripe para completar...
Só tive uma experiência e foi tão feliz e tranquila, não dá nem para fazer aquelas chantagens que nós mães tanto gostamos,srsrsrsrs
E o sexo do Baby, acho que você já sabe e está fazendo suspense.
Na próxima semana estarei de férias e vou tentar falar com você por skype, vamos ver se pelo skype você vai continuar com o suspense...
Bjs e saudades,
Chris

Dani Cassar disse...

Estavamos todos com saudades dos seus post, espero que esteja melhor!! aqui em Londres esta tudo bem, em fase de adaptacao ;)
Qt a gravidez e bem assim msm ne, impressionante, temos picos de sentimentos e emocoes e depois, mas ainda bem que depois vc fica disposta e fica tudo bem ;)

Bjks em vcs

Nave Mamãe disse...

Celi!
Saudades tb.
Guria, jura que é sempre tão emocionante quanto a primeira? Eu vivo me perguntando isso, se o segundinho não fica prejudicado!
E a emotividade rola até hoje por aqui!
Beijos

Angi disse...

Celi querida!
Senti sua falta, e me emocionei com o ultra e seus sentimentos!
Tenho certeza que é sempre uma nova emoção e deve ser bom demais, afinal coração de mãe sempre cabe mais um e é o maior amor do mundo!
Beijos

Mikelli disse...

cada uma vive a gravidez de um jeito diferente...a unica coisa certa é q muita coisa muda! haha =) eu nao fiquei tao sensivel no comeco...foi mais pro final. Mas me lembro de ter um cansaco sem fim =D qto aos movimentos do bebe, a nossa menininha se mexia horrores na ultra! tenho ate em video a 2a consulta pq foi no brasil. Ela se empurrava com os pezinhos de um lado pro outro ;) entao nao quer dizer nada q seja menino/a! hehe mas q bom saber q ele/a esta crescendo bem e saudavel. isso é o principal! bjs e melhoras da gripe!!

Dani Rabelo disse...

Oi Celi!

Acho que a emoção faz parte de todo esse processo, né? Eu também queria saber se a segunda/terceira gravidez é tão intensa quanto a primeira, pq na primeira eu quase enlouqueci da montanha russa de sentimentos. chorava, ria, chorava, ria... o dia inteiro louquinha.

Aproveite muito, e sinta-se especial! Não é fácil dar à vida três crianças saudáveis! Vc pode!

Beijos,
Dani.

Luciana - Descobertas disse...

Senti saudades suas viu!!! Fique bem e Deus abençoe vocês!! Bjos

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
por aqui também estamos todos gripados. Espero que já esteja boa porque cuidar de filho estando doente, ninguém merece. Ainda mais um um bebê lindo na barriga.
Eu fiquei super emotiva e com os entimentos a flor da pele durante a gravidez.
Linda a imagem do seu bebê. Ai que emoção!
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Rachel disse...

Oi Celi, chorei com seu relato! Desde que entrei na blogsfera, um dos primeiros blogs que vi foi o seu, e me identifiquei pela questão da distância da família, já que estava me mudando de estado e estava muito nervosa (imagina se fosse país). Eu acabei de descobrir que estou gravida de seis semanas e meus sentimentos se embaralharam todos!! estou até preparando um post sobre isso. é um amor, uma alegria e uma tristeza, uma preocupação, como a Mari bem disse, é uma TPM de 9 meses mesmo. Parabéns pela gravidez e o aumento de sua linda família!! Um grande beijo.