Xbox, Playstation, Wii, Tablet, Smartphone...






Sabemos que a cada dia são maiores os avanços tecnológicos. Um dia o lançamento do Wii, outro Xbox, outro da TV de Led e assim por diante. Tamanho é a divulgação e a propaganda para logo todos esses aparelhos pararem em milhares de casas.

As pessoas "investem" ou talvez "disperdiçam" dinheiro querendo facilitar a vida e ter total diversão e passatempo. Muitas vezes esquecem que sem limite pode haver mais perdas do que ganhos.

Acredito que a palavra exagero define o que exponho para vocês. Sabemos que tudo que fazemos com exagero tende a não ser bom. Comer demais, trabalhar, exercitar-se... Faz-se necessário um descanso e ter um certo cuidado.

A minha preocupação é realmente com a expansão dos aparelhos tecnológicos e com o ser criança e adolescente em sua plenitude. Em muitos dos meus posts já fiz referência ao meio social, estrutura física e condições para dar oportunidade as crianças de viverem intensamente a fase que se encontram.

Por outro lado, há o papel fundamental da família nessa orientação e educação. Cabem a nós pais mais essa tarefa, talvez difícil, mas essencial na formação da criança.

Alguns meses atrás quando estive no Brasil notei que a maioria das crianças e adolescentes tem pelo menos um video game. Além disso, a fala é constante e o desejo para ter um Tablet, video game ou um Smartphone. Enfim, a última geração dos equipamentos celulares e jogos eletrônicos. São pré adolescentes em sua maioria e podemos ouvir crianças também.

O contato que tive com crianças e pré adolescentes me deixou surpresa e um tanto incomodada levando-me a pensar como era antigamente, nos dias atuais e no futuro. Antigamente tudo era tão, mas tão diferente! Os interesses eram outros!

Hoje em dia há uma vontade incontrolável, armam uma briga com quem for, querem muito tempo para destinarem aos aparelhos eletrônicos. Mas se por um lado preocupou-me, também vi muitos pais darem limite, estipularem horários e fazerem combinados sérios quanto ao uso de tudo.

A facilidade de manuseio de todos esses aparelhos é incrível, pegam o controle remoto e rapidamente dominam o jogo. Com as telas touchscreen não há impecílio para sairem "apertando" e "clicando" em tudo.

Um aprendizado interessante, uma diversão garantida e uma preocupação por parte dos pais. Pelo menos espero que muitos tenham essa consciência e consigam colocar um limite.

Esse assunto preocupação surgiu em decorrência da minha observação no Brasil da relação do meu próprio filho quando foi apresentado para o Wii, Playstation e jogos no Ipad. Tamanho foi seu interesse. Ficou encantando, deslumbrado querendo voltar na casa de um, de outro só para jogar novamente. Até então estava de férias, numa situação ímpar, no qual deixamos sem maiores problemas.

Mas voltamos para a Alemanha e por coincidência ganhei um Ipad. Vocês imaginam o que aconteceu? Felipe passou a querer jogar, jogar e jogar. Lógico que há jogos interessantes, com estratégias diversas, que favorecem muito aprendizado. Por outro lado, não dá para ser só isso!

Percebi que o interesse do Felipe foi aumentando, aumentando... querendo a todo momento Ipad Ipad Ipad. Sei que há toda uma inocência da parte dele, que o interesse é pela diversão, pelo cenário, personagens, porém achei demais. Não esperava um interesse tão grande e por isso comecei a dizer não. Dei um basta nisso explicando que não dá para ficar somente jogando e dei outros exemplos de situações que as crianças ficam isoladas. Poxa vida só tem 5 anos de idade e penso que não pode de jeito nenhum ser assim... Como já escrevi acima, tudo com moderação, limite.

Quero que seja criança, brinque com diversos jogos, com os brinquedos ao lado dos irmãos. Não quero que interaja somente com um aparelho eletrônico. Distante, sozinho, sem interação com o outro que compartilha sentimentos, movimentos ao vivo e a cores. Fiquei completamente incomodada e acabei com a graça dele.

Será que fui radical demais? Acredito que não, pois combinamos que aos finais de semana, um pouco ao lado do pai tudo bem. Agora, sempre? Nada disso!

O limite e orientação começam desde já... Quero educá-lo para esse mundo pra lá de contemporâneo. Agora, que tarefa difícil. Sabe quando o menino começa a desafiar? Tem todo um quadro de ciúmes por conta dos irmãos, da idade, mas também ao ponto de dizer só faço isso se você deixar eu jogar um pouco no Ipad. Ahhhhhh nada disso! Isso não admito de jeito nenhum...

Continuo firme, compactuando de quem é a favor da infância e de brincadeira de criança. Tenho certeza que terá muito tempo pela frente para aproximar-se e fazer uso dos jogos eletrônicos e Is da vida.

26

26 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vc está certissima e faria o mesmo (como farei realmente quando meu filho estiver maiorzinho) quero que meu filho seja uma crianca normal, que brinque com lego, com puzzle, que pinte, desenhe, etc. Eu acho que essa tecnologia toda só atrapalha, uma vez ou outra jogar, até pode ser mas nao toda hora. Crianca tem que sair brincar la fora, seja inverno ou verao, jogar bola, andar com carrinho na neve, etc. Além de que o contato com outras criancas é bom! eu creio que criancas que ficam em casa jogando perdem o contato desde cedo, vai prejudicar no futuro ser uma pessoa sociável além de que acho que crianca aprende mesmo é brincando com outras criancas e com os pais e nao com esses jogos de pc ou tablet. em fim, acho que vc tomou a decisao mais do que certa. Parebens! pois tem muitos pais que deixam os filhos jogando ou plantados em frente a tv so pra terem mais liberdade. bjos

Dani Rabelo disse...

Antes de mais nada: me perdoe pelo maldito corretor do ipad (sempre eles hehehehe) que te chama de Célia!! Desculpa, Celi, esse corretor me maaataaa! =)

Eu acho que vc está certíssima. Já escrevi sobre isso e não vejo problema algum em uma criança usar qlq eletrônico com moderação. O que não pode e não deixo é que o eletrônico seja mais importante do que todo o resto, isso não! De jeito nenhum!

A Laura, com 2 anos, sabe brincar no iPad e iPhone como gente grande.... mas estamos sempre do seu lado, baixamos os aplicativos ideais para a idade e deixamos cronometrado 5 ou 10 minutos. Nada de deixá-la brincando no iPad por mto tempo. às vezes eu deixo mais tempo em restaurante, pq, né? Mesmo assim, ela não fica, mesmo que eu deixe, pq ela sabe que o tempo que tem para brincar é pouco, se acostumou a ele. Não chora qdo pegamos de volta, nem faz birra.
Ela respeita e obedece - sinal claro de que quem tem que mandar são os pais e não os filhos.

Entendo que o Felipe esteja muito à frente da Laura, obviamente. Ele já sabe dialogar, explicar, pedir trocas, pedir concessões... e isso deve ser mais difícil para vcs do que é para mim, mas o ideal é que vcs continuem com as regras firmes e que ele jogue o jogo de vcs. Faça o que vcs peçam e ponto. E sem mto tempo na frente do iPad, não, tem muito brinquedo bacana para brincar por aí.... iPad é de vez em qdo, com parcimônia.
=)

Beijos grandes, chuchu!

Bruna Dalfré disse...

Oi Celi, tudo bem?
Eu concordo PLENAMENTE com você, aqui no Brasil o contato com a tecnologia está iniciando quando bebe, converso com muitas mães que deixam seus filhos horas na televisão, pois assim ficam quietos, isso desde 2 meses de idade, só sabem cantar a galinha pintadinha ou cocoricó!!Eu fico pasma, a televisão atrapalha o desenvolvimento cognitivo, distraí e sabemos que a criança não precisa se quer pensar, está tudo ali pronto, colorido, perfeito!!
Estamos vivendo um estilo americanizado (infelizmente), desde pequenos eles querem TER e comprar, está sendo criado consumidores é um consumismo feroz!Aqui falta lugares ao ar livre para as crianças serem crianças de verdade, brincarem, correrem, desenvolverem a coordenação motora!E deixar filho brincando sozinho na rua não dá......
Agora me diz ai na Alemanha é assim?As crianças tem acesso desde cedo a tecnologia?Como é a relação da criança e consumismo?Me conta vai......
Beijossssss

Mamãe do Otávio disse...

Meu Deus Celi, tu me tocou la no fundo!
Otávio não tem neeeeem dois anos e hoje mesmo teve uma crise de choro e gritos horríveis por conta do ipad! affffff
ele queria assistir a galinha pintadinha no ipad, eu não deixei e ele fez um escândalo daqueles! botei a dita na tv e ele continuo chorando e apontando pro ipad, esses aparelhos deve ter algum tipo de feitiço só pode...
fiquei muito brava hoje!

Carol Damasceno disse...

Saudades, saudades, saudades... muitas saudades de vc... :)
Em casa nós não temos eletrônicos desses Is...rs, então não faz parte do mundo da Laura, mas até mesmo a televisão eu controlo. Muito embora a tv tem sido uma grande aliada após o nascimento da Heloisa, pois a Laura fica entretida com os desenhos enquanto eu acalento, dou banho ou troco a Heloisa, mas mesmo assim eu não gosto. É ótimo pintar, desenhar, cantar, correr, pular... etc
As crianças de hoje em dia não tem uma infância saudável... Mas quem permite são os pais... Estou com você...

beijocas

Anônimo disse...

Tá certinha, Celi!
beijos
Renata

Dani disse...

Adorei o post, certinha. Nessas horas precisamos acreditar no que é melhor pra eles e manter o pulso firme. Fim de semana ao lado do pai foi excelente solucao na minha opiniao! Beijos

Dayane disse...

Moderação é a chave mesmo. Vivemos em mundo diferente, as crianças de hoje são diferentes e estão sempre envolvidas com os eletrônicos, mas cabe mesmo aos pais moderar. Como você bem disse, nada em exagero é bom. Leah adora, pede o tempo todo o iPad. Às vezes acaba usando mais do que deve. Paciência e firmeza pra que o felipe entenda os limites.
Beijos

Ananda Etges disse...

Concordo plenamente e incluiria a televisão na mesma reflexão.
Acho que moderar é fundametal, embora seja difícil. Veja muitas mães caírem na ideia de que "pelo menos ele está quieto". Como podem achar isso bom? Não percebem o poder alienante de determinadas tecnologias em excesso?

Beijos, Ananda.

Anônimo disse...

Oi Celi!!

Muito bem abordado o seu post. Eu concordo mujito contigo. Aqui em casa temos muitas regras e limites para esse tipo de "brinquedo". Somos tachados por antiquados, sabia? Isso porque o Lucas tem 5 anos e ainda não tem video game. A gente estimula ele a brincar, brincar, brincar.

Mas é claro que ele gosta de joguinho no computador, tablets e celular. Deixamos ele jogar, mas em situações como viagens, espera em consultórios, essas coisas. Em casa, o negócio é brincar com brinquedos de verdade, correr e pular no pátio, montar Lego, construir, inventar, essas coisas. E se tiver um amiguinho, melhor!

Agora, é realmente muito complicado estabelecer limites e ter um olhar diferente sobre isso. Bom saber que mais pais pensam como nós :)

Agora deixa eu ir ali espiar como estão teus meninos que faz um tempão que eu não vejo! Aposto que estão lindos ;)

Beijão
Ju

Ana Gaspar disse...

Celi!
olha acho que voce esta certa (estou sem acento, sorry...).
Porem eu mesma sou muito tecnologica, adoro esse joguinho a'i da sua foto, a fazendinha!!! rsrsrsr
Ja vi uma entrevista de um medico dizendo que a interacao das criaancas com ipad 'e excelente, que o que dizem sobre deiar o cerebor preguicoso 'e pura balela, pelo contrario desenolve e muito!!!! ate fiquei surpresa com isso...
Por outro lado, acho que a dosagem certa seria ter acesso sim a tecnologia, porem dosado, ensinando o lado social de estar com outras pessoas, outras criancas...
Valentina sabe brincar com iphone desde pequena, porem so falar pra ela " vamos ao parque", na mesma hora topa e adora... e tamb'em adora brincar com as criancas e de certa forma ela e muito social.
Entao sem extremos acho que da pra levar numa boa!!!
beijos amore

Celi disse...

Primeiramente quero agradecer a visita. Gostei muito do seu comentário e acho que realmente é um cuidado que precisamos ter. As crianças aprendem jogando, mas confesso que minha preocupação é com o equilíbrio, sabe?! Não dá para ser só isso e se deixar sei que é viciante e que vai querer jogar, jogar e jogar.
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Dani! Com moderação e tempo marcado!!! hahahaha Beijos querida

Celi disse...

Bruna realmente os pais precisam tomar muito cuidado com a oportunidade, propaganda que fazem para os filhos. Eles acabam desejando muito mais além do que realmente dão conta.
Acredito que não é a proibição, mas o limite que vale nesses momentos. Tem que ter um tempo sim para a TV, para o DVD, para o Ipad e video game. As crianças aprendem, se divertem. No entanto, tem que existir orientação por parte dos pais e tempo limitado.
Aqui na Alemanha também há inúmeras propagandas incentivando as compras. Tenho a impressão que é parecido com o Brasil, mas parece que há um limite maior, que as crianças e adolescentes enxergam mais coisas além de fazer isso (ficarem na frente da TV, video game). Agora, depende da família, sabe!? Também tem pais que preferem deixar as crianças fazerem isso para ficarem tranqüilos....
Vai de cada um, não é mesmo?
Beijos

Celi disse...

hahahahahaha essa foi boa. Também acho que tem um imã!!!! Eles ficam fascinados!!!!! Uma facilidade incrível para acessarem e jogarem, mexerem... Deve ser isso!!!!!
Beijos e boa sorte nesse controle todo....rs

Celi disse...

Saudades, Saudades também... Feliz, feliz que passou por aqui. Que bom Carol que vc arrumou um tempinho para dar notícias tanto no face, como no blog das amigas.
Concordo com você que tem hora que precisamos fazer isso!!!!! Mas não podemos perder a noção do tempo, sabe!? Não pode ser só isso!!!!! Vale um equilíbrio de atividades.
Beijos querida e espero que todas estejam bem! Todas as mulheres da casa!!!!

Celi disse...

Obrigada! Uma tarefa nem tão simples assim... Das demandas de ser mãe! Orientar, educar e dar limite...:)
Beijos

Celi disse...

Pois é Dani! Estava demais da conta, sabe!? Durante a semana perguntando, perguntando, querendo, querendo IPad. Então, achei melhor fazermos um combinado. Lógico que pode haver uma exceção uma vez ou outra. Mas queria que enxergasse e pensasse em outras coisas para fazer, sabe?! Acho que ficou muito empolgado....rs
Beijos

Celi disse...

Pois é Dayane... colocar limite e fazer com que compreendam é uma difícil tarefa. Vale mesmo nossa orientação e dosarmos o tempo para todas as atividades.
Beijos

Celi disse...

Pois é Ananda... Fico extremamente incomodada com isso! Por isso, resolvi escrever sobre esse assunto! Limite, moderação!!!!! Não dá para ser nem 8 e nem 80%.
Beijos e quem bom vê-la por aqui novamente!

Celi disse...

Ahhhh Ju saudades de vc! Também preciso fazer uma visita no seu blog para ver como andam as coisas.
Acho que é isso mesmo! Precisamos possibilitar que brinquem, que saibam que há tantas coisas interessantes ao invés de ficarem somente querendo os jogos eletrônicos. Tudo com moderação e controle.
Eles gostam e não dá para proibir totalmente...
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Ana.. concordo com vc.
Um grande beijo.

Unknown disse...

Poxa Celi, um tema mais complicado que o outro, rs.
Tenho uma grande amiga cujo filho tem 3 anos e acredite, ele é viciado em toda esta tecnologia, tudo começou com uma maneira de mantê-lo quieto enquanto o pai estudava e preparava aulas, a mãe cozinhava, enquanto recebiam uma visita, ... ahhhh, era tão bonitinho, tão pequeno e tão esperto, ... uma vez ao lado do pai observando usá-lo e digitar senhas aprendeu a comprar seus próprios jogos sem que seu pai soubesse, ... e é tudo tão engraçado, afinal com 3 anos na nossa época só sabíamos correr atrás do bichinho no quintal e ao invés de corrigir os erros das nossas crianças aplaudimos achando o máximo, e eles??? Bom se os adultos aplaudem, eles continuam fazendo.
enfim, a verdade é que nós adultos somos culpados por tudo isso ou porque como pais, familiares e cuidadores queremos mantê-los quietos sem pensar no que tudo isso lhes causa, ou por simplesmente somos espelhos para estes.
Acho incrível você conseguir dar limites ao seu filho, acredite, ele irá te agradecer, afinal, você não está o negligenciando e sim preparando para a vida, afinal há tempo para tudo e nem tudo pode ser no tempo que queremos, parabéns e continua firme neste propósito. Espero que quando eu tiver minhas crias seja tão forte ao dizer não, quanto você se mostra, hehe, "tô aprendendo" =)

Celi disse...

Complicado? Nem fale... rs rs rs
Obrigada por vir até aqui expor sua opinião. Realmente não é uma tarefa tão simples assim... A gente influencia e muito! Sabe que marido e eu controlamos o horário e tempo que ficamos diante dos aparelhos tecnológicos, a fim de polpar um pouco o desejo por conta das crianças. Felipe brinca por diversão, mas já percebemos que se deixarmos o tempo estende demais. Somos os espelhos mesmo!
Uma moderação, um limite no qual precisamos achar a medida, sabe!?
Ontem por coincidência estava assistindo um programa que falava sobre isso, primeiro fazia uma comparação entre as marcas e depois falava sobre o uso precoce por crianças e adolescentes. Estava falando o quanto limita de certa parte a criação por parte deles, já que há uma satisfação, uma recompensa. Algo interessante colocado foi sobre a questão do tédio, no qual tende favorecer que a criança busque, faça coisas inesperadas e relacionadas a criação. Uma visão interessante e muito diferente! Alguns pontos que não tinha pensado ainda profundamente... Valeu!!!
Beijos querida

Danielle Koivisto disse...

adorei o post...esse mundo ta maluco mesmo..vejo maes se achando pq o filho joga no ipad e mimimi... essas coisas aqui em ksa tb vao ser cortadas..aqui no maximo um video game..pq isso eu sempre tive quando era crianca..mas tb com limites.. bjao

Celi disse...

Danielle obrigada pela visita. Acho que é isso mesmo! Tudo com moderação. Não dá para fingir que tudo isso não faz parte da infância, as crianças acabam tendo contato. Mas vale um limite, pois acredito que não tenham a dimensão do quanto isso impede que façam outras coisas tão ou mais interessantes.
Um beijo.