Preparando-se para a escola



5 anos e meio! Já, já Felipe estará indo para a escola. Faltam poucos meses para sair do Jardim da Infância (Kindergarten).

O tempo voou! Lembro-me quando chegamos na Alemanha, quando começou a frequentar o berçário (Kinderkrippe).

Hoje em dia Felipe identifica o próprio nome, dos irmãos, dos pais e de alguns amigos. Mostra um interesse grande e com prazer pelas situações de leitura. Adora folhear livros e ouvir música seguindo a letra a fim de acompanhar, antecipar e tentar decifrar o que está escrito.

Meu filho cresceu! Um tanto do interesse é decorrente da própria idade, do nosso incentivo, mas também o Jardim da Infância teve sua importância diante das descobertas e aprendizados.

Já contei muito para vocês aqui, ali e muito mais :) sobre a concepção de ensino do Kindergarten. Compartilhei o que sou contra, senti falta e o tanto que as propostas diárias são diferentes (sem entrar no mérito melhor ou pior).

Dizem que vale levar em consideração a relação que a criança tem com esse espaço e digo que Felipe foi feliz no Jardim da Infância. Aproveitou o que foi oferecido, fez amigos e desenvolve-se muito bem, dentro do que é esperado e avaliado para ir para a escola.

Porém, meu foco nesse momento não é só falar sobre os avanços que percebo no meu filho, mas compartilhar o trabalho que é realizado no último ano do Jardim da Infância. Um trabalho que considero diferente se comparado a Educação Infantil no Brasil e que suscitou muitos pensamentos no meu modo de ver tanto as propostas, como a relação do meu filho com esse momento na rotina semanal no Kindergarten.

No Brasil, por exemplo, durante toda a Educação Infantil as crianças aprendem conteúdos específicos de todas as áreas de conhecimento. Os conteúdos são considerados por faixa etária e distribuídos ao longo dos três anos. Na Alemanha também consideram isso, mas no último ano realizam um trabalho que chamam de Vorschule.

A maioria das escolas na Alemanha apresentam esse trabalho, com exceção das escolas Waldorf. O trabalho de Vorschule tem como objetivo principal fazer a transição entre o Kindergarten e a Escola (1º ano).

Geralmente acontece de uma a até três vezes na semana, no qual reunem todas as crianças com a mesma faixa etária e que estão prestes a irem para a escola. A professora, num espaço organizado (com mesas e cadeiras, nem sempre uma atrás da outra, mas já vi em fotos que também há essa configuração) as crianças realizam as mais diversas atividades, como:

- Atividades de Artes para o desenvolvimento da parte motora fina: cortar, colar, pintar, bater, descascar, enfiar.
- Brincadeiras para o desenvolvimento da concentração: escutar o sussuro de alguém, repetir, contar ou lembrar.
- Brincadeiras para o desenvolvimento do conhecimento da língua: rimas, cantos, atividades de repetição, falar ou fantasiar.
- Brincadeiras para o desenvolvimento da compreensão básica da matemática: construção, padrões, completar sequências, contar e experimentar.
- Tarefas para o desenvolvimento do relacionamento social: através de representações de papéis, jogo simbólico, receber atividades especiais (como fazer algo que foi solicitado pela professora: seguir comandos).

A diferença é que há uma situação configurada, no qual participam somente as crianças que irão para a escola. Tem como foco principal desenvolver a postura de estudante, antecipar um tanto do que acontecerá no 1º ano (escola), favorecendo que haja maior concentração durante a realização das atividades.

Para o Felipe fazer parte do grupo de Vorschule foi uma grande conquista. Adquiriu um status de menino crescido, no qual passou a trazer notícias freqüentes e fazer questão de mostrar as atividades realizadas colocadas no mural do Kindergarten.

Em casa passou a ter um interesse maior para realizar atividades semelhantes.

Abraçou realmente a fase que encontra-se e pede para ir logo para a escola. As causas? Não tenho certeza que sejam decorrentes desse trabalho de Vorschule, mas acredito que tenham haver com o tempo de Kindergarten e com o próprio amadurecimento.

Indentifiquei pontos interessantes nesse trabalho principalmente quando penso na relação positiva que meu filho tem, porém eu não poderia ser diferente, fechar os olhos para as atividades propostas e para alguns encaminhamentos. Então, aguardem que em breve volto para compartilhar minhas impressões, pontos positivos e algumas questões. Quem sabe vocês conseguem me ajudar a compreender melhor todo esse trabalho. 

P.S1: Foto enfofurada pela Luciana do Lalelilolu illustration. Agradeço! Adorei o trabalho!

P.S2: Só para melhor compreensão. Apenas uma questão de nome.

Berçário - Kinderkrippe (0 a 3 anos)
Educação Infantil - Kindergarten (3 a 6 anos)
Escola - a partir do 1ano 

PS3: Material de base sobre Vorschule (documentos na Internet e revista Mobile Elternmagazin)

Ahhhh e obrigada por todas palavras amigas e solidárias no post de ontem. Valeu mesmo!!!
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16 comentários:

Bruna Egger disse...

(Ainda não consegui comentar no blog mesmo, mas fique à vontade: pode por lá, se você quiser ! )
Então, o trabalho de Vorschule é muito interessante. E pensar que o termo traduzido é "pré- escola", nome tão criticado no Brasil pelos costumes que carregava junto e o não reconhecimento da educação infantil pela fase importante que é. "Preparar para a escola"...
Depois que eu comecei a dar aula aqui na Suíça é que percebi a sutil diferença. Aqui, educação infantil é respeitar o brincar, o desenvolvimento do faz de conta e competência social. As outras competências vem junto, com certeza. O trabalho "preparatório" é lúdico, na maioria das vezes em grupo. Mas, apesar de ser suficientemente espontâneo para ser lúdico, as próprias crianças levam a sério, sentem-se mais maduras. O autoconceito vai lá nas alturas!!!
Lembro-me das crianças no Brasil já escrevendo com essa idade. Não vejo problema, até dava gosto de participar dessa aquisição lá. Mas, bem no fundinho do peito, curto muito a paciência daqui nesta etapa do processo de aprendizagem. Criança que quer escrever, escreve. Do contrário, tem tempo suficiente para exercitar a coordenação motora fina, exatamente com essas atividades que você citou. Aí, quando chegam ao primeiro ano, quase não há dificuldades com os traços, além de ser o marco de mais um passo dado.
Aqui temos um ritual com as professoras do primeiro ano. Lá para o final do último ano do Kindergarten, marcamos dois encontros: no primeiro, a professora do 1. ano vem nos visitar no Kindergarten e traz o convite para irmos até lá; no segundo, vamos até a sala dela e conhecemos tudo.
Filosofia também é uma das atividades incluídas nessa "preparação". Fazemos várias rodas de conversa durante esse trabalho.
De uma certa forma, admiro muito esse respeito à infância, à imaginação e aos rituais (de passagem).
Bjo!
PS: que bom que todo mundo melhorou aí!

Unknown disse...

Gostei dessa metodologia de preparao para a mudança! Deixa a criança ansiosa positivamente! Bjos!!

Lu Azevedo disse...

Adorei saber mais! Esse trabalho me parece bem interessante, Celi!

E vc contando sobre o Felipe, já me faz imaginar o Nic lá um dia. Nesse ano ele vai começar o kindergarten. Um nível antes, mas pra mim já parece algo de menininho grande. Imagina qdo ele começar a escola então?

Parabéns pro Felipe e pra vc, que da todo o suporte pra que ele consiga ser um bom aluno!

Beijos amiga e desculpe que ainda nao comentei o outro Post, to indo lá!

Adri Portella disse...

Esse menino é um lindo, crescido e sabido demais!!!!!
Quero só ver como vai ser na escola nova.....falando e escrevendo em alemão!!!!
Amei a foto....saudade
Bjs

Bruna Dalfré disse...

Oi Celi, tudo bem?Realmente, o Felipe está crescendo e isso é bom neh?Logo, logo começa uma nova fase.
Particularmente adoro seus posts sobre educação, é muito legal conhecer como é ai doo outro lado, achei muito interessante em como é feita essa transição da E.I. para a escola, considero importante o aluno pré conhecer o seu ambiente, atitudes, é como um amadurecimento, adorei!As atividades me parecem em direcionadas, desenvolvem os sentidos e interage!Quantas crianças desenvolvem essas atividades ao todo?Quantos alunos por sala?A alfabetização vai se iniciar agora na Escola?
Aguardo seu Post sobre suas impressões, pontos positivos e negativos!
Beijoss

Laiz disse...

Oi Celiiiiii! Achei que esse trabalho parece bem interessante, uma transição. Acredito nessa mudança sem pressão, respeitando cada criança nos seus desejos e limites, respeitando cada um como um ser único. Sou muito preocupada com a educação do Nino, as vezes me questiono se estou fazendo a coisa certa, afinal estudo um pouco, pesquiso, mas não tenho esse mesmo embasamento que você tem, por isso aprendo muito com você!
Adorei o post!!! Acho muito legal ver a diferença entre uma cultura (escolar) e outra.
Seu menino está virando um mocinho heim!!! Como crescem rápido!!!
Bjooooo enormeeeeeeeee

Dani Rabelo disse...

Oi amiga!
Seu menininho cresceu! E está crescendo muito rápido, né?????

Deve ser muito diferente ter um bebê na escola... ou melhor, se preparando para a escola!!! Pq é um bebê, né? É o nosso bebê, deve dar um orgulho imenso, mas ao mesmo tempo, uma dor no coração...
Laura começou a usar uniforme este ano e eu já achei o cúmulo da adultice. Uniforme? Ela tem 2 anos!!!
Imagina quando estiver prestes a entrar na escola???

Entendo o seu coração. Orgulho, amor, prazer e medo. Siga confiando que tudo dará certo.

Beijos grandes!

Celi disse...

Querida Bruna,
Acredito que continuamos a nossa conversa no post seguinte.... Não é mesmo?
beijos e valeu pelas contribuições.

Celi disse...

Espero que sim... Espero mesmo que tenha um efeito positivo na relação do meu filho com a escola.
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida amiga.... Nossos filhos estão crescendo.... Dá um aperto no coração!
Beijos

Celi disse...

Viu só madrinha. Também quero só ver...Beijos

Celi disse...

Obrigada pelo elogio Bruna. Acredito que tenha completado suas curiosidades com o post seguinte. De qualquer forma, seguem as respostas. As crianças começam a serem alfabetizadas na escola. Esse trabalho de Vorschule (Kindergarten) é desenvolvido em pequenos grupos (no máximo 5 crianças).
Um beijo.

Celi disse...

Você é uma linda! Obrigada! Trocamos sempre e aprendemos umas com as outras.
Viu só como meu filho está crescendo? Já, já estará indo para escola, trará lição de casa... Ahhhhh que aperto!
beijos

Celi disse...

Nem fale Dani. Dá mesmo um aperto no coração. No meu, no seu... cada um numa fase especial da vida. Emociona, emociona muito!
Beijos querida e obrigada pelos votos. Vamos sim... vamos seguir confiantes!

Ana disse...

olá mãe que pira ;)! considero a transição importante, embora eu não entenda lhufas de pedagogia.

Se eles tem a preocupação de separar por idade (que nem sempre nivela a turma) e talvez observar outros pontos, e se o Felipe está indo bem, acho ótimo e é só continuar acompanhando.

beijos!

Celi disse...

Valeu Ana!!!!!!! Beijos e quero notícias... como andam as coisas???????