A alternativa e uma grande esperança

Lá vem ela de novo falar das escolas na Alemanha. Pois é, como educadora não tem como ficar distante, sem avaliar e pensar na proposta pedagógica do Kindergarten (Jardim da Infância). Por mais que meu filho goste e tenha uma ótima interação com as outras crianças, considero que seja importante um ambiente que não antecipe tanto os conteúdos da alfabetização ou que pelo menos incentive, disponha boa parte do tempo para o brincar, movimentar e para as atividades artísticas. 

Como as inúmeras reuniões com a professora e a coordenadora não tiveram sucesso, não houveram mudanças, pois apresenta-se como uma proposta “fechada”, no qual funciona dessa maneira e é bem vista pela maioria dos pais, resolvemos conhecer outras escolas (Jardim da Infância) da região. Não no mesmo bairro, mas em outras cidades próximas. 

Encontrei! Encontrei algo bem diferente! Tenho que compartilhar o quanto fiquei deslumbrada, interessada e apaixonada pela proposta. Encontrei queridas amigas, blogueiras, mães uma alternativa, ou melhor; A ALTERNATIVA para o Thomas e futuramente para o Lucas.

Reconheço que mudar para a Alemanha não seria fácil, muito menos encontrar logo de cara tudo de “melhor” aos nossos olhos. Levou um tempo, meu conhecimento sobre a cultura, a minha socialização também. Nada ainda é 100%. Leva um certo tempo! Correto?! Tinhamos que experimentar e dar um crédito para esse Kindergarten localizado nas proximidades.

No entanto, quero contar sobre a proposta que conhecemos, pouco comum, mas que foi ao encontro das minhas expectativas.

Vocês pensam que é uma escola Waldorf? Não! Muitas pessoas fizeram essa indicação, disseram que há inúmeras na Alemanha. Não conheço nenhuma na região. Além disso, considerando que é uma proposta totalmente antroposófica, no qual visa a formação da criança, respeitando o tempo individual de cada um, seus sentimentos, entre outros aspectos não sei o quanto estaria disposta e segura para algo assim.

É um Kindergarten (Jardim da Infância) que tem a proposta que chama-se Offene Arbeit, ou seja, um trabalho aberto, no qual o ambiente proporciona o estímulo a iniciativa própria, sem serem ocupadas o tempo todo. 

Visa deixar a criança a decidir por si o interesse momentâneo. Há ambientes organizados por vários temas, com horários definidos, regras claras, com opoio do adulto, mas com desafios diferentes que consideram as necessidades e graus de desenvolvimento individual.

Em outras palavras, o que significa? Significa que nessa proposta tem uma professora como referência, mas ambientes de trabalho divididos em quatro grandes temas: 

- Bauzimmer (sala de construção)
- Rollenspielzimmer (sala para vivenciarem os inúmeros jogos simbólicos e situações de teatro)
- Kreativzimmer (criatividade: pintura, desenho, escultura entre outras)
- Bewegungsbaustelle (movimentos, circuitos)

 A criança começa e termina o dia com a mesma professora de referência. No entanto, após o início do dia, a roda com músicas e conversa, a mesma escolhe em qual ambiente gostaria de ficar. Lembrou-me muito a proposta de cantos que acontece em muitas escolas no Brasil, só que numa mesma sala no qual as crianças chegam e dirigem-se para uma das mesas ou espaço com determinado jogo ou brinquedo. Nesse caso, a escola é configurada dessa maneira, com diferentes ambientes. Uma das justificativas é que dessa forma as crianças tem maiores possibilidades de interagirem e criarem num único espaço, no qual todos os materiais destinados as atividades de Artes estão juntos numa única sala, todos os blocos de construção também... Facilitando a interação, manuseio e diversidade no mesmo lugar.

As professoras juntam as crianças por proposta (dentro de cada ambiente) ou as separam por idade. 

Uma outra diferença é que nessa escola as crianças são agrupadas por idade e encontram-se somente nesses ambientes, formando grupos com diferentes faixas etárias. 

Adorei! Percebi que é um Jardim da Infância voltado ao ser criança, oportunizando-as a fazerem o que gostam. Brincar, correr, pular, desenhar! Tem muito espaço e tempo para isso, para viverem o que há de melhor nessa fase que se encontram...

Lógico que há algumas atividades mais dirigidas e projetos. No entanto, os projetos surgem dos interesses dos grupos. As professoras percebem os interesses através das observações que fazem enquanto as crianças brincam nos diversos ambientes.

Quero, quero muito colocar o Thomas nesse Kindergarten. Porém, precisamos esperar, fazer a inscrição na data certa e aguardar a possibilidade de uma vaga, já que dão prioridade as crianças que moram na mesma cidade. 

Portanto, torçam a favor e junto comigo para dar tudo certo!

Prometo voltar para contar tudo, tudinho e também para falar como tudo funciona vendo meu filho lá dentro participando efetivamente...

16

16 comentários:

Renata disse...

já estou torcendo por vcs, vai dar CERTO =)
adoro esses seus post, confesso que não sei muito sobre determinados métodos e estou sempre buscando mais informações! Nada melhor do que intender o que nosso filhos aprendem e como aprendem.

beijãoo e boa sorte!

Juliana Leal Valera disse...

Acho muito certo você correr atrás da educação que você acredita ser melhor para seus filhos, boa sorte e sucesso!!

Dani Rabelo disse...

Celi, que notícia boa, amiga!!! Que notícia boa, que felicidade!! Quando nos tornamos mães, a única coisa que importa é fazer o melhor para os nossos filhos. A nossa felicidade depende do quanto acertamos com eles, não é? Nossa, como é importante guiarmos e colocarmos em escolas em que acreditamos e que achamos corretas....
Fico feliz por vc, muito feliz!!
Adorei a metodologia, achei ótima!!! Gostaria que a Laura fosse em uma assim, em que pudesse escolher o grupo a participar no dia, se quer correr, brincar ou pintar... putz, fantástico!!! Adorei tbm, vc está certa em gostar.
Tenho claro que não será a escolha perfeita pq depois que tudo der certo (vai dar! vai dar!!) vc vai ver algumas coisas que não gostará, mas isso não impactará na alegria de vê-lo estudando em um lugar bacana, com regras claras e metodologia que vá de encaixe ao que vc deseja para as suas crianças (que nada mais é do que ser criança).

Boa sorte, me conta tudo depois!

Agora, dúvida: como faz para estudar em outra cidade? vão de carro todos os dias? é mto longe?

Beijos!

Sarah disse...

Que interessante Celi! Fiquei um tempo fora da blogosfera, que saudades daqui! Vou dar uma lida nos seus posts antigos para me atualizar.
Bacana vc procurar outras propostas educacionais, mais condizentes com seus ideais e os de sua família. Eu não gosto muito da coisa "engessada", me dá arrepios aquelas escolas com todo mundo sentadinho, estilo decoreba. E forçar aprendizado antes da idade também acho demais.
Mas fiquei com uma dúvida: caso vcs consigam a vaga, mudarão de cidade?
bjos!

Pequenos Mimos disse...

tao bom encontrar um lugar que vem de encontro com o quequeremos né?
bjs

Celi disse...

Obrigada Re! Espero mesmo que dê tudo certo! Não acho esses posts tão bacanas para as mães, blogueiras, porém adoro escrever sobre educação. Afinal de contas é a minha área. Adoro!
Beijos querida.

Celi disse...

Obrigada querida! Beijos

Celi disse...

Dani,
Realmente jamais será tudo 100%. No entanto, já vale a alegria de ser pelo menos 80%...rs rs rs
Obrigada pela torcida e amizade, viu!?
Quanto a escola precisarei levá-lo e buscá-lo todos os dias. Uma desvantagem, mas fica apenas a 15 minutos daqui com o carro. Atualmente vamos a pé... uma pena!?
Mas o que importa é que dê certo! O resto tirarei de letra, já nem faço nada mesmo....hahahaha
Beijos

Celi disse...

Sarah que legal sua visita! Pois é... sabe que é uma luta que tenho morando aqui na Alemanha. Pelo menos enquanto crianças não quero nada engessado, tradicional demais!
Sei que não morre e meu marido mesmo vive dizendo que aprendeu dessa maneira, porém vivo dizendo que os tempos mudaram.... Que se puder fazer diferente para meus filhos será melhor! Ainda mais que sou professora, não consigo ver certas coisas. Sabe? Fico super irritada querendo mudar tudo.
Não mudaremos de cidade pois a escola fica a 15 minutos daqui de carro. Então, dá para encarar sim... apesar da correria com os três.
Beijos

Celi disse...

Nem fale... ainda mais quando somos formadas nessa área. Não consigo fechar os olhos, sabe!?
Quero mesmo que dê certo! Afinal, enquanto morávamos no Brasil sempre tinha uma ideia de onde meus filhos estudariam, sabia ao certo o tipo de proposta que gostaria para eles. Mas tudo bem...Perde-se de um lado, ganha-se do outro.
Beijos

Ana Gaspar disse...

Celi...
que TUDO este post...
eu até hoje não sei qual é a filosofia do Kindergarden da Valentina.... vou ver se descubro, a professora dela so fala alemao e como nao tenho alemao fica dificil o dialogo... rs.
Mas fiquei surpresa de você não gostar de escolas que incentivam cedo a alfabetização, digo surpresa pois aqui no Brasil os jardins de infancia estao abisadamente forçando cada dia mais a alfabetização precoce. Minhas amigas até comentam "meu filho começou a escrever com 4 para 5 anos", a outra "eu mesma ensinei em casa, com 3 anos e 1/2 ja estava lendo"... Como na escola da Valentina aqui na Alemanha não tem praticamente nada de alfabetização estava achando que isso era de certa forma ruim... depois desencanei, devido eu perceber o quanto os alemaes são preparados, acho que em geral tem uma formaçao bacana, onde pesquisam em livros, percebo que estudam sozinhos sem uma dependencia de professores e apostilas "mastigadinhas"como no Brasil...
Bom, não sei se me entendeu bem...
beijossssssss

Bruna Dalfré disse...

Oi Celi!!!Adoro post sobre educação!!!
Adorei essa proposta!É uma escola pública?
O espaço e metodologia fogem do modo tradicional, muito legal!Mas há atividades com escrita?Você viu?
Espero que dê tudo certo, estou torcendo por vcs!!
Bjosss

A Dona do LAr disse...

Nossa tão bom quando nosso coração se enche de alegria assim sobre nossos filhos, né Celi!? Tenho certeza que será ótimo! É a intuição e mãe falando alto. Ainda não estou tão contente assim com a escola do Felipe, mas melhorou em relação ao ano passado. Infelizmente por hora é o que temos. A escola dele fica a meia hora de carro, também em outra cidade. As pessoas estranham, mas era isso ou era encarar a escola pública daqui, que não está entre as piores, mas nem de perto é o que eu gostaria também. Quer saber, eles acostumam. É divertido, ele e o pai vão conversando muito durante o trajéto.bjs

Celi disse...

Ana já voltou do Brasil? Como andam as coisas por aí?
Depois você me conta sobre o Kindergarten da Valentina. Promete?! :) Curiosa! Curiosa!
Entendi perfeitamente seu comentário. No entanto, não é de tudo ruim. Apenas acho que a maneira e ênfase que dão não seja a melhor maneira. Entende?
Podem sim aproximar as crianças do universo da escrita e da leitura, mas com situações e propostas interessantes! Que sejam próximas e fazem parte do contexto deles. Mas no fundo assim como meu marido diz: só muda mesmo a maneira, pois aprenderão a ler e a escrever. Com cartilha, sem cartilha... Nós aprendemos de uma maneira tão diferente! Por que questionar tanto!!!! rs rs rs rs
Um grande beijo.

Celi disse...

Eu adoro escrever sobre educação Bruna...hahaha
A escola é particular! Na verdade, na nossa região são todas pagas. Mas não são um absurdo de caras! Dá bem para fazermos isso...
Tem atividades com escrita também. Principalmente para as crianças que antecipam a escola, ou seja, com 5 anos. Também realizam o trabalho de Vorschule (assim como contei em um dos posts anteriores), mas de uma maneira mais leve, sem grandes cobranças. Entende!?
Obrigada pela torcida. Depois volto para contar tudo. Prometo! :)
Beijos

Celi disse...

Que bom Francine! Isso mesmo temos que batalhar pelo que consideramos ser o melhor para nossos filhos. Farei isso com prazer. Sei que será corrido para dar conta de tudo, mas já pensou meu filho numa escola com essa proposta. Vale tudo!
Tenho certeza que fez o mesmo pelo Felipe! Que bom que está feliz! Um grande beijo.