Uma vacina especial


Além de todas as vacinas comuns, importantes e já determinadas na infância fomos surpreendidos quando chegamos na Alemanha. Logo pessoas conhecidas e, posteriormente, a médica confirmou sobre a importância de vacinarmos nossos filhos contra a FSME. Para ser mais clara é a encefalite, ou seja, uma inflamação do cérebro causada por um vírus. Existem vários tipos de vírus e nem todos infectam logo o cérebro e a medula, mas causam reações que levam a uma posterior inflamação.

Essa doença é transmitida por um inseto que vocês devem conhecer, o famoso carrapato ou Zecke (como é conhecido por aqui).

Logo que nos contaram ficamos com o pé atrás e não acreditamos fielmente. Falaram que devíamos imunizar nossos filhos através da vacinação no esquema de três doses em intervalos consideráveis. Além disso, que o ideal seria tomá-la a partir do outono, para que na primavera e verão já estivessem protegidos.

Bom, com doença não se brinca então seguimos as recomendações. Felipe tomou uma dose, depois outra e mais tarde a terceira. Que bom que tomou, pois não demorou muito na primeira primavera para trazer um carrapato para casa.

Acabam trazendo para casa, pois nessa época intensificam os passeios ao ar livre, onde há arbustos e bosques. Além disso, encontram-se pequenos mamíferos e aves silvestres que são hospedeiros dos carrapatos. "Uma praga"...

O vírus é transmitido durante a penetração da saliva do carrapato, por isso o ideal é tirá-lo inteiro do corpo, tomando cuidado para não deixar partes desse inseto miúdo. Encontramos pinças próprias para retirá-lo.

No nosso caso, todas as vezes retiramos com as próprias mãos e utilizamos a pinça normal, aquela mesma de tirarmos a sombrancelha. 

Por sorte e alegria dos alemães branquelos é fácil reconhecer o carrapato no corpo. A gente até pode questionar se é outra pinta de sol ou sabe-se lá.

Mas está comprovado que as crianças trazem mesmo no corpo e a importância dessa vacina. Fica a dica para quem viajar com crianças para a Europa (vale conferir se há na região), apesar de ser mais uma vacina com suas possíveis precauções e reações.

Agora, foi a vez do Thomas tomar a terceira e última dose. E que se aproximem os carrapatos... rs rs rs e bom final de semana.

12

12 comentários:

Mari disse...

Que loucura Celi! Aqui nunca ninguém mencionou a existência dessa vacina pra gente! Deve ser porque aqui não tem muito carrapato ou porque em cidade grande as pessoas tem menos contato com a natureza... vai saber!

bjus:t

Unknown disse...

Olá querida, aqui no Japão nunca ouvi falar..a vacina que temos aqui é contra Encefalite Japonesa, transmitida pelo mosquito infectados, através de suinos..Antigamente era obrigatório, mas hj em dia é facultativo!!super bjs

Carol Damasceno disse...

Celi eu sofro com cada picadinha que a Laura tem que tomar.. Mas se é para o bem eu aguento meu sofrimento... Nunca tinha ouvido falar dessa vacina...

Ah.. E respondendo a sua pergunta o carrinho é pequeno daquele tamanho... Uma gracinha e ela adorou... :)

Beijocas em vocês
Carol

Karen disse...

Pois é, tem mais essa por aqui :-) Mas como moramos no norte da Alemanha não estamos na região "de risco".
Mas é super importante tomar, Celi. Minha sogra foi picada uma vez e, apesar de não ter afetado o cérebro, passou por maus momentos...
Beijo!

Sandra Kautto disse...

Se aqui tem eu não conheço. Mas sei que rola um medo básico no verão da "mordida" do carrapato...

Mas valeu a dica, vou procurar me informar com a pediatra do Elias, todo cuidado é pouco!

Beijos

Ana Gaspar disse...

Oi Cei!
que informacao boa!!!
sera que no Brasil a Valentina tomou ela com outro nome???
voce sabe se la tem outro nome?
beijosssssss

Thatá disse...

Pelamor!!Cada doença neh?Essa do carrapato não conhecia..
Bjs!

Fernanda disse...

Celi, não sabia.. Será que é para proteger da Doença de Lyme?
Vou ver por aqui, mas pelos vistos Portugal nem pertence a Europa ( olha aí o mapa... Kkkkkkkk)

Celi disse...

Não Ana. No Brasil não tem essa vacina. Por isso, é importante que se informe com o pediatra em Dresden. Veja se a Valentina precisa tomar...
é importante prevenir, né?
Como andam as coisas por aí? Espero que estejam mais tranqüilas.
Beijos

Celi disse...

Fernanda pelo que vi essa Doença de Lyme é uma outra, mais freqüente nos EUA. Quanto ao mapa, acredito que vocês estejam fora de perigo...rs rs rs Portugal está bem longe!!!!
Beijos e bom final de semana

Paloma Varón disse...

Celi, aqui só dão a partir dos 3 anos de idade, acredita? Com que idade o Thomas tomou a primeira dose? Provavelmente com 1, né? Não entendo esta restrição etária aqui... Vcs tiveram de pagar por esta vacina?
Beijos

Celi disse...

Oi Paloma,
Isso mesmo... o Thomas tomou a primeira dose quando completou 1 ano. Essa vacina faz parte entre as outras tantas, não tivemos que pagar nada. Achei estranho, pois aqui aconselham desde o momento que começam a andar, se locomoverem mais. Agora, talvez por aí não seja tão necessário por conta que os bichinhos não estão em "alta" (não é tão comum). Beijos