Ler para se divertir, para aprender...

Adoro revistas, principalmente aquelas que trazem um tanto de informações e novidades sobre o universo infantil. Depois que mudamos para cá, ainda recebi algumas até a finalização da minha assinatura. Mas elas chegaram somente mais tarde, através de uma visita, já que não era viável colocá-las no correio.

A verdade é que nem precisava, já que encontramos praticamente tudo nos sites. Mas gosto! Gosto de juntar papéis de presente, gosto de revistas e de guardá-las pelo menos por um tempo. O fato de folhear revistas e catálogos passa o tempo, é divertido e possibilita que faça marcações, grife partes que acho interessante retomá-las mais tarde. Por isso, que também gosto de ter meus próprios livros.

E abrindo parênteses bem rápido acompanhem o meu pequeno folheando um catálogo. Com quem será que ele aprendeu essa postura de colocar o dedinho. Uma mania feia e espero que não permaneça. Ainda bem que não generalizou, fazendo isso também nos livros. Fecha parênteses.



Essa semana, através do link da revista crescer no face, passei um bom tempo olhando e conhecendo os 30 melhores livros infantis. Vocês já deram uma espiada? Super interessante a maneira que apresentaram os livros no site. Conseguimos conhecer o início da história, dar uma olhadinha nas primeiras páginas do livro. Se vocês não viram, segue o link. E não pense que tenho alguma relação próxima com a revista ou que um dos autores pediu para fazer isso no meu blog rs... Apenas passei a estudar como podemos incentivar a leitura por parte das crianças, dei alguns cursos sobre literatura infantil e hoje resolvi falar do assunto para matar um pouco a saudade.

Acho sempre válido conhecermos novas histórias, outro autores. Digo isso, pensando em nós, pais, pois assim criamos um repertório de livros que consideramos interessantes para nossos filhos, considerando a faixa etária e a relação que podem estabelecer com o mesmo.

Quantas vezes vamos até uma livraria e deixamos a criança escolher o livro? Acho que isso acontece e, sem dúvida, também é importante para a criança apresentar e ampliar os critérios de escolha. Mas, por outro lado, temos que pensar nos diferentes tipos de livros que apresentamos para elas: livros com textos curtos, trechos repetitivos, somente com imagens, somente com textos, livros que possibilitam uma interação, no qual as crianças pegam, apertam, sentem, brincam. Livros ricos de conteúdos! E essa é a dificuldade que muitas vezes apresentamos... avaliar se é bom ou não.

Esse universo literário está cada vez maior e vale uma atenção cuidadosa da nossa parte, ainda mais que é válido e favorece muitos aprendizados para a criança desde pequena através do simples ato de folhear, olhar somente as imagens e observar um adulto realizando a leitura.

Por sinal, vocês lêem sempre para seus filhos?

Aqui em casa faz parte da rotina antes deles dormirem. Pensando nos idiomas presentes, temos o costume de intercalar a leitura entre marido e eu. Um dia em português e o outro em alemão. Eles acostumaram e hoje se não tem livro, por algum motivo especial, ficam bravos, tristes. Tem o dia que nós escolhemos o livro, o dia que eles escolhem, mesmo porque consideramos importante observar se pegam um livro que ainda não lemos, se escolhem o mesmo livro do dia anterior ou se fazem questão dos livros em algum idioma.

Olhei o site da revista e fiquei com vontade de ter alguns livros para meus filhos. Não são todos, mas fiz uma seleção de alguns para um investimento futuro. Por exemplo os do Ilan Bremman, autor que gosto bastante e que suas histórias favorecem a imaginação e aproximação de muitas questões infantis, que são divertidos e encantadores em suas ilustrações.





Entre os 30 melhores, por coincidência, Felipe tem dois livros. Um em português e o outro em alemão. Então, fiquei com vontade de compartilhar com vocês. Fica a dica, uma indicação pelo olhar de uma mãe e também pelo filho.



Aperta Aqui ou Mitmach Buch

Conheci esse livro em alemão. Nem imaginava que teria em português.
Num belo dia fui buscar o Felipe no Kindergarten quando me deparei com ele sentado no mini sofá da sala fazendo todos os comandos da história. Isso mesmo! Vi meu filho assoprando, batendo palmas, colocando o livro para um lado, depois para o outro. Na hora, fiquei surpresa, achei estranho, pensei que estava variando das ideias e logo comecei a ler para ver se era isso mesmo ou se estava inventando a partir da ilustração.
Achei o máximo! Coisa de mãe... rs
Mas realmente ele já sabia tudo, havia guardado as solicitações apresentadas em todas as páginas.
Logo pediu de presente de Natal e frequentemente pede para realizarmos a leitura. Um livro que possibilita total interação. Tanto que o Thomas também já imita o irmão, pega o livro, aperta, assopra, bate palmas achando a maior graça.

Vale vocês conhecerem...

Felipe: Gosto desse livro porque...
“Ele pede para você fazer as coisas. Tem que apertar, assoprar, por o livro de um lado, do outro.
Quando a bola fica muito grande você aperta no meio, na parte branca e fica pequena de novo. Aí começa tudo outra vez”.



Onde cabe um, cabem dez

Esse livro eles ganharam de uma grande amiga.
Achei bem interessante para meus dois filhos. A história é curta; apresenta repetição; favorece o conhecimento, reencontro com os números; tem uma ilustração que favorece a interlocução por parte das crianças; as ilustrações também incentivam uma busca; a brincadeira de procurar os animais.

Felipe: Gosto desse livro porque...
“- Toda hora tem os números para ver quantos vão subir na árvore.
Sempre tem lugar para mais um bicho na árvore.
Os bichos são coloridos e quando sobem na árvore mudam de cor”.

Bom... ficam as dicas. Se quiserem saber mais não deixem de acessar o site da revista crescer. No qual, tirei também as ilustrações acima.

Agora, vocês que também são brasileiras e moram fora, sabiam que a Livraria Cultura faz entrega internacional? Não é nada barato, mas talvez pode ser um caminho se vocês tem interesse em incentivarem a leitura, aprenderem mais sobre o idioma, ampliarem os horizontes do seu filho e não tem como conseguirem os livros. Talvez uma vez por ano, de vez em quando, não seja tão ruim assim... O que acham?
11

11 comentários:

Dani Cassar disse...

Que bacana celi, a Bellinha adora os livrinhos, principalmente os que tem sons, assim quando ela abre uma pagina e ve o passaro, logo ela aperta a figura do passaro (nem sempre acerta) mas ja esta em um bom caminho!
Bjs em vcs

Ana Gaspar disse...

oi Calei!
ameiiiiiii este post...
Bom, eu estou tentando fazer com que a Valentina comece a entender historias de livros, pois até hoje eu conto a ela, nunca fiquei lendo...
Ontem por coincidência peguei os livrinhos dela e comecei a ler, bom Valentina ainda não tem paciência, quer passar as paginas logo...
Mas adorei suas dicas... vou olhar todas...
beijosssss

Ana disse...

Nossa acho super importante esse incentivo. Nós somos ávidos por livros e temos o hábito de tê-los espalhados pela casa inteira!!
Todos os dois filhos amam os livros, e estamos sempre investindo nessa área.
Acho bacana o site skoob, que permite a criança organizar a estante dela, e até fazer trocas, que aliás incentivo muito tb.Quanto as indicações são aempre bem vindas, ainda que permito que eles com suas mãozinhas e seus olhos ávidos encontrem aquilo que lhes atrai!

adorei seu postt Celi! bjs!

Dani Rabelo disse...

Meu sonho é que a Laura goste de ler.... Não é sonho, na realidade, o meu maior medo é de que ela NÃO goste de ler, isso traduz melhor o meu sentimento. Pq eu adoro ler e estimulo isso nela, mas vai saber... dizem que filhos fazem tudo ao contrário...
Ler é tudo de bom!

Beijos!

Tamires disse...

o Otávio tem muito livros Celi, e a-d-o-r-a, ta sempre com algum na mão, mas claro, ainda são livros bem lúdicos, com sons e muitas gravuras. Tbm amo ter livros (muitos livros) não vejo a hora de chegar Outubro pra acontecer aqui na minha cidade a Feira do Livro, é pura magia, amo amo!

adorei as tuas dicas, bjão

Mamãe do Otávio

Karen disse...

Que legal o post, Celi! Também confiro a lista da Crescer quando encomendo livros pras meninas, mas ainda não tinha visto esta nova! Especialmente Este livro dos comandos me interessou bastante! Acho que vai fazer sucesso com minhas duas!

Ah, também adoro ler uma revista "de verdade" acho que faz toda a diferença!

Beijo

Carol Damasceno disse...

Celi que coisinha mais linda o vídeo e o dedinho...hehehe

Adoro ler desde criança e acredito muito que seja um hábito... Leio tudo que vejo pela frente... Mas confesso que a minha leitura de livros tem estado bem excassa por conta do tempo que não tenho, por trabalhar todos os dias da semana sem excessão...
A Laura gosta dos livros por enquanto, mas não sei se ela gostará da leitura propriamente dita... Espero que sim... :)
Adorei as dicas e vou olhar o site..

Beijocas e obrigada pelo carinho sempre!!!
Carol

Fernanda disse...

A Helô adora livros! Vira e mexe ela tá lá com todos espalhados, virando página, vendo os desenhos... Ela ainda é pequena, não entende tanto assim, mas acho que essa aproximação fará ela se interessar pela leitura futuramente! :)

Beijoos...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

The belt operates to tighten your muscle tissues by contracting them, and then relaxing them,
and then repeating the motion, and it targets all the muscles in your abdominal section.


Feel free to visit my web-site - flex belt reviews
My web page > flex belt

Anônimo disse...

That's where the aurawave and its ability as a TENS pain sensation relief can assist the organic structure to liberation lifelike" painkillers" called endorphins, which helps the brainpower bringing around instinctive pain sensation reliever.

my blog :: danny