Ser auto-suficiente ou dependente?

No post anterior falei da importância de ser auto-suficiente para viver bem na Alemanha, ou pelo menos, que devia agir fingir sendo assim...

O povo alemão é muito cada um na sua, o que por sinal acho ótimo! Já falei outras vezes, mas repito o quanto cada um faz de tudo para “caminhar com suas próprias pernas”, sem depender de ninguém, ninguém mesmo. Quantos velhinhos vejo pelas ruas caminhando com andadores, em cadeiras de rodas e, detalhe, sozinhos. Quantas pessoas de idade andam de ônibus, caminham, andam de bicicleta. Se bem que penso que há toda uma estrutura física própria e que facilita o fazer independente da faixa etária.

Isso não quer dizer que são individualistas, muito pelo contrário, há os solidários e bastante acolhedores.

A realidade é que mesmo não querendo, muitas vezes dependemos da ação do outro, temos que esperar por isso ou aquilo. Enquanto morei no Brasil, dependia da babá para ficar com o meu filho para trabalhar fora, dependia da empregada para cuidar da minha casa enquanto estava trabalhando, dependia da ajuda da minha mãe para costurar minhas roupas, enfim; jamais seremos suficientes por si só. Sempre estamos a espera de algo, precisando de alguém...

Mas desde que me mudei, com o jeitinho que apresento (conforme o aprendizado no dia a dia), deixei de depender tanto das pessoas. As condições me colocaram dessa maneira tendo que realizar as inúmeras tarefas da casa e toda demanda com os filhos. Aprendi a me virar nos trinta (mais ainda) e a cada dia aumenta o meu desejo de ser assim, simplesmente auto-suficiente. 

Não sei se é porque não quero incomodar, não sei se a sociedade impõe esse jeito de ser. Mas por outro lado sei que é praticamente impossível. Então, prefiro agir de maneira a dar conta sozinha (contando apenas com meu marido) dos meus filhos, da minha casa, da minha vida. Prefiro assim e gosto muito! Gosto muito, pois assim faço do meu jeito, conforme minhas condições.

Mas logo me deparo com a boa ação das pessoas que olham e dizem: “- Nossa, três filhos!”, “- Posso ajudar?”

Então, ajudam mesmo... Uma mãe convida o Felipe para brincar com o filho na casa dela e se prontifica a trazê-lo de volta. A outra mãe se prontifica a levá-lo direto da escola para brincarem juntos. Logo, pensam e dizem que assim fico mais tranqüila nesse início, tendo que dar conta apenas de dois filhos. 

Dar conta! A gente faz o possível, surgem inúmeros imprevistos quando estou com os três, mas dou conta do meu jeito. De qualquer forma, agradeço e deixo Felipe ser feliz na casa dos colegas. Apenas uma tarde, o que só faz bem.. Não é mesmo?

Mas meu questionamento acontece em outra situação. Tem acontecido todas as manhãs quando corro para levar Felipe e Thomas para a escola e depois quando vou buscá-los. Pensando na simplicidade e na agilidade das coisas tenho uma pessoa bastante confiável que fica com meu bebê Lucas por alguns minutos, isso para facilitar, não ter que levá-lo no bebê conforto até a escola dos meninos, ficar naquele põe e tira do carro. Mas quando volto adivinham o que sinto? Meu bebê exalando o perfume dessa pessoa. Agora, me diz qual é a melhor alternativa...rs

a)Nesse caso ser totalmente auto suficiente e arcar com o peso do bebê conforto, demanda de tempo para levar o pequeno para buscar os irmãos;

b)Começar a buscar os meninos a pé, assim evito o põe e tira do carro, tendo apenas que ir com o carrinho ou sling;

c)Passar a dar dois banhos no Lucas, já que são momentos diferentes que fica com ele;

d)Pedir para evitar perfume, desodorante com cheiro ou seja o que for. Talvez pedir para tomar banho antes de ficar com ele... Talvez essa alternativa seja indelicadeza da minha parte, não é mesmo?

Mas o que sei é que quero meu Lucas com cheirinho de bebê ou ao menos com o meu cheiro. Será que estou querendo muito?

E vocês, já passaram por algo parecido. Tem hora que também tem vontade de não depender de ninguém, ser totalmente auto-suficiente? Conta pra mim...

"- Acho que vou espirrar!"
26

26 comentários:

Ana Gaspar disse...

oi amiga!!!
que situação!!!!!
Bom, falando do inicio do seu post, estou sentindo bem oque é isso aqui na Alemanha e também posso dizer que estou gostando.
Hoje quando fomos levar a Valentina na escola, uma das maes do coleguinha foi um amor... na hora que a Valentina começou a chorar muito por sentir que eu e Ivan íamos deixa-la, esta mãe abraçou ela, pegou na mão de duas criançasVfalou com elas, algo do tipo para ir próxima a Valentina, mesmo a valentina não cedendo, ela pediu com muita educação que fossemos que assim a Valentina iria acalmar e que ela ficaria ali até a Valentina se acalmar e ficar melhor...
Como podia ter "mais"pessoas assim né... solidárias
Agora sobre o lance do perfume... ixiiii... aho que falaria com ela com muito jeito... para nãp pegar a criança no colo, só se chorasse, pois ela é um pouco alérgica a perfume.... Fogo isso...
Depois você me conta como saiu dessa... ai, ai..
beijãooooooooo

Dani Rabelo disse...

áh Celi, que complicado esse seu dilema, viu?
do jeito que eu sou, teria que inventar uma forma de ir sozinha com o Lucas, pq não seria corajosa o suficiente para pedir à pessoa que não passasse perfume. eu acho, racionalmente, que esta seria a melhor decisão, conversar com a pessoa que o bebê é mto sensível a cheiro, assim como ele é sensível ao frio, às cores, aos estímulos... que o cheiro mais forte pode incomodá-lo, dar alguma alegria, alguma reação (rinite, por exemplo), e que, se possível, a pessoa não passasse perfume antes de encontrar com ele (o que é um bom senso, não???? mas...).
Agora, entre achar essa alternativa muito boa e conseguir realizá-la há um grande abismo. EU não consigo. EU sou mais tímida, tenho medo de magoar a pessoa, de fazê-la desaparecer para sempre da minha vida... tenho medo de falar errado, dar a entender outra coisa... e então EU, DANIELA, nessa situação, ou deixaria de me importar, tentaria não ligar (o que acho difícil) ou me arrumaria para ir com ele e não deixá-lo mais com esta pessoa. Afinal, a pessoa que cuida dele (mesmo que seja por pouco tempo) que tem que os hábitos saudáveis que combinem com vc, que combinem com o que vc acha certo. Seria a mesma coisa de contratar uma babá que tira meleca do nariz na frente de todo mundo... ou vc dispensaria, ou falaria... usar mto perfume é tão mal educado qto...

O sling é uma boa, não? Ele ainda não pesa mto, ficaria grudadinho em vc, super calminho... será que não é viável?

Beijos, querida!

Cíntia disse...

Celi...
Lá na creche da Bia tem um pai que deixa dois e leva um no canguru, porque a mãe está trabalhando e é a hora dele da licença paternidade. Eu achava um transtorno no começo quando via aquele homem com 3 bebês. Sabe que agora já me acostumei e acho que ele tem uma prática danada? Ele sai sorrindo com apenas um dos meninos no canguru e ainda abre o portão pra eu passar com a bike. Acho essa a mais cabível, se o trecho de caminhada for curto!

beijo

Tamires disse...

Sim, nossa, e como! E essa questão do perfume tbm acontece por aqui =s

beijoss

Mamãe do Otávio

Ingrid Gomes disse...

Vixe, perfume é dose hein, tenho pavor de quem faz isso hahahaha.

Bom, acho que agora no verão dá pra aproveitar o passeio, levar o Lucas contigo e tals, quando chegar o inverno vc pode pedir gentilmente que a pessoa evite perfumes alegando que o Lucas é alérgico kkkkk.(uma mentirinha não mata ninguém!).

Beijocas

Nivea Sorensen disse...

Celi, ela é paga ou te faz por favor?
Eu acho que se ela é paga não tem problema nenhum pedir que ela deixe de usar o perfume. Para ser mais delicada diga que ele tem alguma alergia.
Um beijo

Carol Damasceno disse...

Celi passei por essa situação quando a Laura nasceu.. Eu deixei de usar perfume durante mais de um ano e a Laura RN minha sogra se enchia de perfume e depois pegava ela no colo com dias de nascida... Eu quase morria de raiva, mas não podia falar afinal ela estava lá em casa para me ajudar... Realmente uma situaçao bem complicada, hein...
Acho que uma boa opção seria o sling ou o carrinho se a escola dos meninos não for muito longe... Você passeava com ele e buscava as crianças... Tem gente que não tem noção.... Aff

Lucas está tão lindo amiga... Parabéns!!!

Beijocas
Carol

Anônimo disse...

Ai Celi, difícil essa...quando meus filhos eram bebês RN, lembro que também não gostava quando alguém chegava em casa com perfume e pegava eles no colo. Acho que, no seu lugar, levaria o Lucas comigo, à pé, se possível, pois realmente a logística com 3 crianças no carro é difícil. Mas, acho que falar para a pessoa que fica com ele que o bebê é alérgico e que o pediatra recomendou que não usassem perfumes perto dele também é uma boa saída, não ficaria tão indelicado, e te dá uma folguinha para levar as crianças na escola de uma forma mais tranquila.
Beijos,
Paula Grimm

Neda disse...

Ai, Celi, tenho o mesmo problema. Na verdade eu tenho um "bode" sério com perfume, mas nada se compara a quando sinto o perfume de outra pessoa nos meus meninos. Já dei banho mais de uma vez por conta disso, pra muita gente é frescura, mas para mim, que nem perfume usa, o desodorante e o hidratante não tem perfume imagina ... Tenho histórias engraçadas com minha sogra e a mania dela de perfumar meus filhos.
Se é uma caminhada tranquila, que dá pra fazer com os três aproveita!

Anônimo disse...

Ai Celi, que situação mesmo...
Eu estava lendo no início do post e pensando que é por isso que a gente gosta de fazer as coisas sozinha, porque aí sabemos o que está sendo feito, como está sendo feito e em geral, sempre nos agrada, já que é feito por nós mesmas! Mas é complicado!

Quanto ao perfume, eu até não passo por isso porque a senhora que cuida do Mi uma horinha por dia pra mim usa sempre um paninho sobre a roupa dela, logo, ele fica com o cheirinho dele mesmo. Mas a minha cunhada "sofre" com o mesmo problema e ela foi bem franca com a moça e pediu para não usar mais perfume quando fosse trabalhar.

Soa meio indelicado, mas afinal, vc é a mãe e tem direito né? Depende de quem é a tal pessoa, mas acho que o melhor mesmo é vc falar do levar o bebê, tão pequenino ainda, pra lá e pra cá sem necessidade.

Boa sorte!
e parabéns pelo lindo Lucas! Ele é mesmo uma fofura sem tamanho, Celi!!!

Beijão

Adri Portella disse...

Ai amiga, é bem delicada esta situação.....mas acho que poderia pedir para ela não usar perfume, ou que use um pano quando for colocá-lo no colo, pois pode dar alguma reação, alergia......nem sei bem.....
Sei que você deve ficar entre a "cruz e a caldeirinha" rsrsrs......mas, o que se pode fazer.....ou seja franca e peça para não usar perfume forte, sei lá.....
Mas o que eu queria mesmo dizer é que este Lucas está um gorducho fofo, a cara do Fe.....
Bjs

Celi disse...

Que bom Ana que você também vê pessoas assim por aqui. Pra falar a verdade encontraremos em todo lugar, não é mesmo? Agora, respira fundo tá... imagino que seu coração anda apertado com todos os acontecimentos, com a adaptação da Valentina. Mas olha... dará tudo certo! Logo, logo vocês todos estarão bem e felizes. Pense sempre no melhor.
Obrigada pela dica! Estou propensa a caminhar com as próprias pernas, sabe? Acho complicado ter que falar para ela...rs
Beijos

Celi disse...

Ótimas dicas amiga... realmente pareço muito com você. Não tenho coragem de mentir, de dizer que meu filho é alérgico ou coisa do gênero. Apesar de concordar que não é tão ruim assim dizer isso. Mas não tenho coragem.. sei lá, acho que prefiro me virar, levá-lo comigo para evitar complicações e também o cheiro de perfume no meu bebê.
Darei um jeito logo, logo... Semana que vem os meninos não terão aula e depois, na próxima semana, parece que ela não poderá ficar com o Lucas dois dias, aí sim já aproveitarei para começar minha meta e continuar... seguindo a pé para a escola ora com o sling, ora com o carrinho. Tenho que me virar, né! Afinal, acho melhor considerando toda a situação.
Beijos

Celi disse...

Não é tão longe assim... é possível de uma caminhada. Além do mais estou precisando começar a me exercitar. Certo?! Agora, darei conta dos três. Não é mesmo? Acho bem possível... Olha só esse pai que citou...rs rs rs

Celi disse...

Situações complicadas! Mas achamos uma solução... Tenho que resolver! rs rs rs Mesmo porque se é um incomodo para mim...
Beijos

Celi disse...

Ahhh Ingrid! Perfume, desodorante... sei lá. O que sei é que volto e sinto aquele cheiro na minha casa e no Lucas. Logo abro todas as janelas. Ainda bem que está sol, calor esses dias.
Mas é dose! Sabe que minha decisão está tomada. Começarei a levá-lo comigo. Perderei um tanto de tempo, terei que me organizar mais, porém fico tranqüila e com a consciência de não atrapalhar a vida do outro. Sabe?! rs
Beijos

Celi disse...

Nivea ela que se ofereceu... Queria ajudar! Mas sabe que tem dia que não acho que é assim, que faz com a maior boa vontade do mundo.
Então, mudarei toda a situação. Acho melhor!!!!

Celi disse...

Obrigada Carol. Realmente tem gente sem noção. Agora, penso que se eu posso ficar sem perfume, se posso evitar um tanto de coisas sendo mãe, porque as pessoas não podem... São mesmo sem noção.
Mas deixarei pra lá. Considerando todo o contexto tomarei a decisão de levá-lo comigo. Acho que será bem melhor, apesar da demanda de tempo e organização toda. Mas o que é isso para uma mãe que nem tem o que fazer...rs rs rs rs
Beijos

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Eu comecei a me virar muito cedo na vida, pois saí de casa para fazer faculdade em outro Estado aos 16 anos. Aprendi a lidar principalmente com a ideia de não ter com quem contar para nada. Amadure. Mas isso causou uma certa personalidade mais pragmática, o que faz minha mãe e familiares reclamarem quando descobrem que preciso de algo e não os procuro. E R. também é assim, afinal, ela mais do que eu, soube lidar com tantos problemas por morar em vários países sozinha. E acho que tem sido um longo aprendizado para nós duas, pois uma tem dado suporte a outra, o que nos coloca mais na posição de receber ajuda. Penso que com filho, a gente vai ter muito suporte uma da outra. Acredito que o ser humano se adapta bem ao meio. Nós, brasileiros da classe média, somos muito mimados, dependentes de terceiros para organizar nossas casas.
Beijinhos,
A.!

Celi disse...

Tem razão, mas acho que a melhor solução será mesmo levá-lo comigo. Evito um tanto de problemas e incômodos, sabe?
Beijos e obrigada.

Celi disse...

Eu também fico super incomodada e tomo tanto cuidado. Aí de repente tenho que suportar isso. Não mesmo!
Mudarei essa rotina já... já... Ainda mais que preciso voltar a me exercitar. Já imaginou como estou depois do terceiro filho... um tanto de quilos a mais. Quem sabe essas caminhadas me ajudam, né? rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada Ju. Seus filhos também estão lindos! Tenho acompanhado sempre seus posts e, por sinal, você pegou firme e voltou a escrever praticamente todo dia. Muito bom!
Quanto a situação sabe que a sinceridade é o melhor, mas não tenho coragem, ainda mais que tenho que me virar para dizer tudo isso em alemão. Não será tão fácil e vai que digo de um jeito meu atravessado, vai que a pessoa interpreta mal. Não quero maiores problemas, por isso tomarei uma medida mais justa... começarei a levá-lo comigo!
Mas não é fácil não... todo mundo acho que já viveu algo parecido.
Beijos e adorei vê-la por aqui novamente.

Celi disse...

Entre a cruz e a caldeirinha... que expressão é essa amiga. Anda saidinha, hein! rs rs rs
Ahhh ser franca é meio complicado, ainda mais que sabe que meu alemão é ótimo. Prefiro não... assim como disse, me virar nos trinta.
Sabe que também acho que está parecido com o Felipe. Um fofo, né? Ganhou tanto peso nessas últimas semanas... um belo gorducho. Para quem será que puxou, hein! rs rs rs Beijos e saudades!

Celi disse...

A. tem toda razão. Geralmente a gente se adapta ao meio e no Brasil a tendência é contar com o apoio do outro, ainda mais se temos família por perto. Tenho certeza que minha postura seria outra se estivesse morando perto dos meus pais, tendo acesso a babás, empregadas e tudo mais.
Mas a gente aprende um tanto! Total clichê, mas vivendo e aprendendo rs
Por aqui não dispenso totalmente ajuda das pessoas, mas como apresentam um jeito diferente de ser, sei lá... apresentam outra postura diante de todas as situações, então tenho a impressão que estou incomodando. E mesmo agora com essa rotina também percebo isso, mesmo que tenha partido da parte dela essa ajuda.
Mas não dá, pois considerando todo o contexto parece que as coisas se misturam, parece que abala um tanto o relacionamento. Sabe?
Então, prefiro caminhar sozinha e solicitar ajuda somente quando for necessário de verdade.
Um grande beijo e espero que esteja melhor. Li que está meio de cama... Se cuida.

Renata disse...

Celi que blog adoravél =)
e esses meninos lindos, parabéens!

encontrei vcs lá no blog da Dani, to aqui acompanhando vcs! Beijãooo

Celi disse...

Oba! Que bacana...
Também vou lá conhecer seu espaço... Um grande beijo e seja muito bem vinda.