Quase um bicho de estimação


Ahhhh que saudades! Que vontade de escrever... escrever.... são tantos pensamentos, tantos sentimentos, tantas novidades! 

No entanto, o tempo anda escasso demais. Vocês imaginam, né? Mas estou curtindo, amando essa nova fase, apesar do cansaço e das noites mal dormidas.

Mesmo assim tem certos acontecimentos que não gostaria de registrar somente no mês que vem ou deixar passar. Talvez não haja uma interlocução com você, mas faz parte do meu percurso, da minha vida e faço questão de deixar marcado nesse espaço.

Por exemplo, que além dos meus três filhos, da presença da minha mãe, do meu marido, agora também tenho a presença constante de caramujo, tatu-bola, formiga e joaninha na minha casa. Você pensa que é por conta da primavera, dessa bela estação do ano? Que eles entram mesmo sem querermos... Que nada! Isso tem feito parte do dia a dia do Felipe. 

Por conta da escola, de um projeto, foram durante duas semanas para o Bosque. Isso mesmo! Para despertar uma série de sentidos, para explorarem tudo que há de mais curioso e belo na natureza. Já contei um tanto sobre isso aqui, no ano passado.

Mas dessa vez está sendo interessante demais ver a relação do Felipe com os bichos, com a natureza. Cada dia volta do bosque com uma novidade e despertou, despertou o interesse para caminhar também pelo nosso jardim, cercado de potinhos com lupas, pinças e gravetos a fim de capturar esses bichos já citados.

Agora, pensam que a diversão fica apenas no jardim, do lado de fora? Que nada! Felipe faz questão de trazer para dentro de casa e acompanhar os passos do caramujo: quando dorme, está acordado, se está embaixo da tampa, escondido ou não...

Como se não bastasse falarmos para os filhos que está na hora de comer, de dormir. Felipe também cria um diálogo com esses bichinhos. Interessante ver que é pura imitação do jeito que falamos e agimos diante dos acontecimentos da rotina. Posso com isso?

Entre as inúmeras tarefas a gente também entra na roda procurando por eles no jardim, ajudando a colocá-los nos potinhos, a devolvê-los na grama, a irmos novamente no bosque e tudo mais. E isso faz parte, não é? Faz parte da curiosidade e interesses da criança. A gente se encanta e lembra também da nossa infância. 

Tem como não gostar disso? Se envolver e favorecer um grande aprendizado?

Felipe com a vovó no bosque. Não basta ser avó....rs
13

13 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Celi, é muito bom mesmo!
Em Oslo, eu costumava ir com os alunos em aulas como esta e eles amam, né? Ficar em contato com a natureza, os professores geralmente são muito bem preparados e realmente vira uma pesquisa de campo bem legal.
Gabriel foi em duas o ano passado, e acredito que daqui a pouco está chegando a hora de voltar "dans la foret".
Um beijão e já estava preocupada com o sumiço, mas a gente entende. Um beijão, Ju

Dani Cassar disse...

Bom ter noticias!!! Estava sentindo falta dos posts, mas eh por boa causa, ne...cuidar de todos e qd sobra um tempo correr p/ ca...rs
Eles se divertem e acham um maximo essas coisas ne? A Bellinha aina nao liga p/ pequeninos animaizinhos, mas em compensacao p/ meu desespero ela ama um gatinho a Fenicia do desenho anda dispertando na Bella...rsrs
Bjs

Carol Damasceno disse...

Celi éum barato essas descobertas, né... Não vejo a hora da Laura entrar nessa fase... E o Felipe está um mocinho lindo!!!
E como vocês estão??? Imagino o quão cansada a mamãe está... Se cuidar de um dá trabalho... Imagino de três...rs
Mas a gente dá conta, né???
Saudades de você...
Beijocas
Carol

Mari Mari disse...

Engraçado. Minha irma comentava ontem sobre a necessidade de se ensinar tudo aos pequenos. O filho dela tem um ano e meio, e está aprendendo a usar os dentes pra mastigar (poisé, nem isso eles sabem fazer, tem de ensinar, ne?). Mas olha aí, seu filho mais velho tendo que ser ensinado a entender que os bichos tambem dormem, comem, como se movimentam, onde vivem... Tanto o que se aprender, não? e, mais que isso, tanto o que ensinar!! (a vantagem de quem tem mais de um filho é que o mais velho vai ensinar um monte de coisa pro mais novo sem a gente precisar pensar nisso).

Lu disse...

Ai q fofo esse Felipe, não canso de dizer!!!
Espero q ele aproveite muito os bichinhos, o verão, o bosque e a companhia da vovó!!!

Beijos pra toda a "galera" ai!!!

Dani Brito disse...

Acho tão linda essa relação deles com esses pequenos bichos. Otto é assim também. Tem lupas e vive procurando pequenos insetos. Os observa, constrói cabaninhas esquecendo que o bicho, às vezes, voa. E chora. Até entender que ele seguiu seu rumo...e tudo começa outra vez.

Ele deve se sentir todo orgulhoso por vc participar e incentivar esse gosto dele pela natureza.

Beijos

Cíntia disse...

Oi Celi... Que delícia lê-la novamente. Quando você escreve, parece que existe um fundo musical de relaxamento e uma voz bem doce narrando. Que delícia são seus posts. Estou cansadíssima hoje e você, ahhh você, conseguiu me dar uma sensação de paz com essa foto de bosque. Parabéns por encorajar seus pequenos.

beijos

Adri Portella disse...

Esse meu afilhado é um lindo mesmo!!!!! esta carinha de explorador é tudibom!!!!!!!
bjs

Mari disse...

Celi que maravilha poder curtir e explorar a natureza desde cedo! Eu que sempre tive contato com esse mundo hoje sinto falta e sofro um pouco por não poder proporcionar isso pra a Sofia... pelo menos enquanto estivermos por aqui, o contato que ela tem com a natureza são os passeios pelos parques da cidade! Felizmente uma vez ao ano, qdo vamos ao Brasil ela pode curtir um pouquinho do que eu curti qdo era criança! Que delicia seus garotos poderem se aventurar com toda segurança nesse mundo que é tão proximo!!! bjus!

Ana disse...

Ah a natureza!!É isso mesmo, não basta ser avó, tem que amar ser avó!!
Bjs Celi!!

Dani Rabelo disse...

Que bacana, Celi!!

Excelente que eles estimulem isso por aí... excelente mesmo!!!

Adorei receber notícias suas... escreva sempre que puder.

Beijos grandes!

Ana Gaspar disse...

oi flor!!
saudades dos sus pots...
ah! mais o Felipe esta um "meninão" né... fase muito gostosa essa de descobrir a natureza... adoro também curtir a Valentina com tantas perguntas...
E que gostoso ver ele com a avó, imagino que vc nem quer que passe isso...
obrigada por todo carinho lá no blog, viu...
beijosssssssss

Laiz disse...

Que máximo essa atividade. Ele deve se divertir muito e a gente entra na dança e voltamos a ser um pouquinha criança. Adoro a natureza e e acho ótimo esse contato das crianças com tudo isso. Bjo grandeeeeeee