Passando o bastão

Parece maluquice, mas agora além de toda a demanda da casa, dos filhos ainda tenho que lidar com o cacoete, se preferir, mania ou simplesmente a meia como elo de ligação.

Pois é... sabia que não seria fácil dar conta dos três filhos, que passaria por momentos bem difíceis, com inúmeras crises de ciúmes disputa e necessidades entre os irmãos. Agora, só não sabia que teriam tantas mudanças no comportamento do filho que, até meados de abril, era o caçula da casa. 

Estudei muito sobre o desenvolvimento infantil e realizei muitas leituras sobre as inúmeras fases, sobre a crise birra dos 2 anos de idade e também sobre a relação entre irmãos, mãe e filho após o nascimento de outro bebê. 

Por coincidência venho confirmando nos blogs das amigas (Laiz, Dani, Carol) que tem sim a famosa tão esperada terrível fase dos 2 anos (que pode variar, começando antes ou encerrando um pouco mais tarde). Ufa, juro que pensei que tudo fosse por conta do nascimento do terceirinho.

Então, que na minha casa vem acontecendo tudo junto e misturado. Cada qual na sua fase exigindo um tipo de atenção diferenciada. 

Felipe, o mais velho, mostra-se compreensivo e um super ajudante. Porém, tem hora que deseja toda a atenção do mundo, solicitando nossa presença para as inúmeras atividades presentes na rotina. Nós, pais, entendemos e fazemos também por ele e para ele. Por fim, sabemos que devemos equilibrar o tipo de ajuda, o momento de estar ao lado, momentos únicos com cada um deles até que passe essa fase. A fase, um dia a dia diferente, no qual Lucas requer cuidados específicos e um estar junto, bem juntinho para mamar.

Mas Felipe já está beirando os 5 anos, uma idade no qual há bastante compreensão, mesmo que não haja 100% a aceitação.

Agora, o nosso pequeno Thomas (conhecido aqui também por Momas) está revelando uma personalidade até então desconhecida. 

Ao conversar com ele, pedir que faça isso ou aquilo, a depender da hora costuma gritar conosco. Isso mesmo! Solta a voz para acordar a vizinhança.

Em outros momentos demonstra uma sensibilidade sem tamanho no qual as lágrimas escorrem, escorrem por qualquer motivo: durante a brincadeira com o Felipe, por um pequeno tropeção, para tomar banho, ao pedir água; enfim, tudo é motivo para choro.

Com o irmão pequeno, recém nascido, ora beija, abraça e passa a mão fazendo carinho; ora balança o carrinho com aquela vontade tremenda. Grita chamando pelo irmão, pedindo para deixarmos o Lucas do lado.

Durante a noite agora deu para acordar aos prantos, chorando, chorando... Chamando pela mamãe ou pelo papai. E pra acalmá-lo pensam que está fácil. Que nada! Além de muita paciência, carinho e amor ainda precisamos ora colocar sua meia no pé, ora preparar seu leite (afinal, Lucas mama de tempos em tempos, porque com o Thomas seria diferente, não é mesmo?)

Fora todos esses momentos, ainda temos aqueles no qual a meia toma conta da situação. Você não está entendendo nada. Então, vou contextualizar e contar o que anda acontecendo por aqui.

Abre parênteses

Moramos na Europa e sabemos que a depender da estação o dia está mais fresquinho e principalmente a noite requer uma meia no pé. Algo comum e de costume de todos alemães. Tanto que muitos usam meia até no verão e, detalhe, meia com sandália. Conseguem imaginar? Pois é, sabe-se lá se é para esconder o pé, se é pura questão de costume ou mesmo de frio nas extremidades.

Fecha parênteses

Thomas acostumou! Isso é fato e faz questão da meia para realizar um tanto de tarefas. Mas a mania da vez é tirar a meia o tempo todo e pedir para colocarmos para ele. Já mostramos como pode fazer isso sozinho, mas não basta.

Então, pega a meia joga longe, joga na nossa direção cara, tira a meia no meio da noite, enquanto toma o leite tira e põe, tira e põe a meia e fica mexendo no pé. E agora, me diz: É cacoete? Apenas uma mania? Mostra uma insegurança? Um jeito de chamar nossa atenção fazendo com que fiquemos mais próximos?

Um período, uma fase... E nós pais ficamos com o coração apertado. Juro que tem hora que bate o desespero, dá uma vontade de chorar. Sofro, sofro junto. E o que será que passa na cabeça dele? Será que está sofrendo? Tããão difícil!            

Ao mesmo tempo, tenho certeza que estou fazendo meu melhor, abraçando, beijando, dando a atenção que tanto precisa, compartilhando tudo que anda acontecendo, as necessidades de cada filho, pois meu amor é maior.... só aumenta por cada um deles. 

Agora, me diz... diz que essa fase vai passar!

22

22 comentários:

Mari disse...

Celi querida, não sofra!!! Essa é uma etapa natural do desenvolvimento infantil, opor-se aos pais é reafirmar a sua identidade, é crescer e evoluir mesmo que isso leve a gente à loucura! Aposto que vc leu isso em algum livro também, como eu! Pensa que ele não esta sofrendo realmente, ele esta aprendendo a lidar com a frustração (no caso a frustração de não ser mais o bebê da casa) e por isso ele precisa mostrar pra vcs o que ele esta sentindo para que vcs o ajudem a lidar com isso... Aqui em casa os dois anos foram de muitos choros, birras e gritos também, mesmo não tendo outra criança na casa! Acho que algumas crianças vivem esta fase mais intensamente, outras menos! De qualquer forma passa, passa sim! por aqui foi so a gente voltar do Brasil apos o aniversario de três anos e pimba! Mudança radical de comportamento! Celi, aguenta firme ai! Imagino o quanto deve estar sendo intensa essa reorganização da vida familiar, pra todos vcs! Vai levar um tempo mas tenho certeza que logo tudo estara mais calmo! Força na peruca e muita paciência amiga!
bjus!

Dani Cassar disse...

Celi, acho que e fase e um pouquinho de ciumes tbm, normal, ele era o bebe da casa, mas acho que aos pouquinhos isso passa e ele comeca a ser mais compreenssivo igual ao Felipe! Imagino que vc deva se quetionar, pois tem horas que ficamos sem saber oq fazer...rs
Forca e que tudo se ajeite o mais rapido e o Thomas fique mais calminho ;)
Bjs em vcs

Ingrid Gomes disse...

Vai passar, mas até lá sugiro que vc faça como eu, bota meia calça no menino (minhocão), ele não vai conseguir tirar e pelo menos da MEIA vcs podem escapar haha.
Aiii querida, vcs são super pais mesmo, os admiro muito!

Beijocas pra todos.

Cíntia disse...

Celi, Eu também espero que passe viu. Acho que não é por causa do caçulinha não. É a fase dos dois anos, porque a Beatriz não tem irmãozinho e faz o mesmo. O simples fato da meia estar "empaçocada" prá frente dos dedos, ela já nos chama prá arrumar. É mole?

Se ele tira, acho que a dica da Ingrid é válida: meia-claça!

Boa sorte aí amiga. Tudo vai dar certo. Beijo

Sonia Barreira disse...

Bom, eu acho a atitude do Thomaz reveladora da personalidade dele. Tudo bem, tem o ciúme e a fase e tal, mas tem o modo como ele vai lidar com tudo isso? Aceitar passivamente como fato da vida? Na na ni na não! ELe está lutando pelo espaço dele, mostrando que ele tem desejos, necessidades e que está lá!
Dá trabalho, mas por outro lado, vc nao vai poder atende-lo como se fosse filho único, porque ele não é. E essa é a coisa bacana, não? Ele pode até estar sofrendo, mas contra uma circunstância que em breve, muito em breve será super vantajosa: ter dois irmãos!
Mas o que é legal Celi, eu acho, é a revelação da personalidade, isso é lindo, surge um exigente, batalhador, que vai atrás do amor que precisa! Achei muito fofo!
Bom, certamente isso passa, mas... minha irmã tem 47 anos e ciúme até hoje!! Manifesta-se com mais equilíbrio mas está sempre lá. A gente também aprendeu a lidar com o ciúme dela.
Beijos e inveja de seus problemas tão gostosos, fase cansativa mas tão boa da vida: filhos pequenos!

Futura mãmã disse...

Ah claro que vai querida... isso e' fase mesmo...E ele a crescer a difinir a sua personalidade... bj

Dani Rabelo disse...

Amigaaaaaaaaaa, dá cá um abraço!!!!!!!!!!

Jesus, que fase!!

Claro que não me importo de vc ter me citado, sinta-se à vontade, sempre que achar necessário.

Vou te dizer o mesmo que vc me disse: paciência, paciência, amor, carinho e entoe o mantra "é fase, vai passar". Mesmo que não saibamos quando exatamente, nós sabemos que vai passar.

Deve ser muito difícil lidar com essa situação toda (ainda, com 3 filhos), mas tenho certeza de que são pais maravilhosos e desamparados eles não estão. Isso só reafirma a tese de que não estão sofrendo (o Momás e a Laura), e, sim, estão amadurecendo, se frustrando, lidando com sentimentos negativos.

A questão da meia, pode ser de idade tbm, pois a Laura está sempre, leia-se SEMPRE tirando suas meias. Como em São Paulo está frio (nada comparado ao de vcs, claro), ela fica de meias o dia inteiro, mas ela aprendeu a puxar e sempre está tirando... não pede para colocarmos de volta (não sei se não sente falta ou se sabe que sempre alguém vai perceber em seguida e vai automaticamente recolocar a meia), mas ela tira sempre. Quando estamos trocando sua fralda, ela tira a meia... e por aí vai. Às vezes eu realmente a coloco para dormir de meia calça, como a Ingrid sugeriu, se estiver frio e eu não quiser correr o risco (certo) de vê-la sem meia em 5 minutos. Tente a meia calça, será que funcionará?

Não acho que seja somente questão de atenção, Celi. De verdade. Acho que a situação está diferente (como vc me escreveu tbm) para ambos, Momás e Laura, e eles estão tendo que se adaptar a uma nova realidade. Essa mudança na rotina e nas vidas deles é mto brusca, não foi racionalizada (vc passou 9 meses grávida, esperando o bebê, eu passei meses planejando a Celina, aguardando sua chegada... mas eles, pequenos que são, não vivenciaram o lado racional da mudança), eles estão lidando com isso... e vai levar tempo... e teremos que ter paciência.

Chore mesmo, quando precisar, quando sentir que quer desabafar, que está sozinha ou cansada. Chorar faz bem, nos renova. Mas depois, voltemos a sorrir e achar que a vida é bela. Porque ela é!

=)

Estamos juntas, querida!!

Beijos!

Carol Garcia disse...

calma, amiga, calma...

sei que essa frase é ter´rivel, mas não há outra que se encaixe tão bem quanto "é uma fase e vai passar"...
acontece que o Thomas já está passando por toda a neurinha que é ter dois anos. e se eles vivem os terrible two é pq eles precisam dessa maneira de extravasar o que estão sentindo, como ejstão tentando se entender como pessoinhas.
aí imagina que no momento onde vc não sabe muito bem quem é e chega um babyzico te colocando num lugar. o de filho do meio, o de ser irmão mais velho de alguém?
entendo o thomas.
entendo seu momneto como mãe e ó, daqui fico orando e torcendo para que tenhas toda a força necessária.
bjo bjo bjo bjo

Liza disse...

Ai, não falta muito para o Sr. Davi chegar nessa fase. Nem sei o que te aconselhar, pq ainda faltam alguns meses pra eu saber o q é. Mas tenha paciência, não outro remédio. E repita sempre pra si mesma: é só uma fase, é só uma fase, é só uma fase...

bju

Lu Iank disse...

Celi
pode ate ser que a atitude do Thomas tenha relacao com o nascimento do Lucas, mas na minha opiniao eh a fase do terrible two. Aqui em casa estamos na mesma situacao. Juro que ja tive duas crises nervosas por causa disso. No meu caso, foi marido viajando por 3 semanas, Mariana com tosse sem dormir por 10 dias, Serginho todo atrapalhado com as tarefas escolares e voltando a ter que tomar Ritalina por causa da hiperatividade (depois de 7 anos sem a medicacao) e para fechar com chave de ouro a pior fase de birra que eu ja eu ja vi uma crianca ter. A Mariana esta simplesmente insuportavel (releve a palavra forte, mas nao consigo achar outro sinonimo). Ela chora por tudo e por todos, discute com o Serginho, como se tivesse a mesma idade dele, nao quer ficar mais na escola, se opoe a tudo que tentamos fazer, nao dorme mais durante a noite e so tira pequenas sonecas durante o dia (de meia hora mais ou menos). E ainda me aparece uma TPM para finalizar. Enfim, desculpe o desabafo, mas tb estou no mantra: vai passar!
Bjs

Valquíria disse...

Amiga, fiquei aqui desesperada por você mas como as mamães acima disseram, é uma fase ruim e vai passar! Enquanto isso continue como sempre fez com carinho, paciência e muito amor que sei que vc tem de sobra pelos filhotes! O meu Gui não calça os pés por nada, me irrita no inverno e ele com o pé no chão, faz de tudo para tirar as meias, agasalho enfim é complicado mas vai passar, eles vão crescendo e se livrando dessas "manias"...beijos
Val e Gui

Unknown disse...

Sempre passa, depois vem outra e assim vai :)
Beijos, feliz dia das mães!!!
http://crisgms.blogspot.com
#amigacomenta

Juliana Ramos disse...

Vai passar, sim!!!
É difícil, mas passa...

beijão

Carol Damasceno disse...

Ai querida amiga.... Imagino o que deve estar passando... Mas acredite que tudo é fase... Eles crescem tão depressa que logo, logo vc terá saudades até do ataque das meias... Não pude deixar de rir da sugestão do minhocão, mas é uma saída e tanto...
Mas o que eu acho mesmo, é que ele está se descobrindo, além de não saber como chamar a atenção de vocês, pois, por mais carinho e atenção que vocês dêem, ele tem que dividir com mais alguém que antes não existia, diferente de quando ele nasceu que o Felipe já estava aí.
Ontem conversando com o pediatra da Laura ele me disse que ela vai ter ciúmes não quando nascer, mas quando entrar na fase que começa a interagir... Aí sim ela vai querer chamar a atenção para ela... Já estou preparando meu psicológico...hehehe
Acho que paciência é a palavra do momento... Como disse a Dani nós nos preparamos para as mudanças, mas eles são pequenos e não tem discernimento ainda...
Acredite que tudo vai entrar nos eixos... Vocês são pais tão dedicados que vão superar... Você sabe o quanto admiro sua família... Tenho certeza que vai dar tudo certo e que vai passar...
E quando precisar é só gritar... Se eu puder ajudar será um prazer... :)

Beijocas
Carol

Carol Damasceno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mamãe do Otávio disse...

Siiiiiim vai passar! Assim como todas as fases (ainda bem hehehe)
Querido do Thomas, mas com vc disse, está fazendo o melhor, logo ele vai acostumar com a chegada do irmão e a mudança do caçula para o irmão do meio. Ele é um bebê ainda, não deve estar sendo fácil associar que o Lucas veio para ficar!

beijão e boa sorte! (:

Laiz disse...

Te dou as mãos Celi! Estamos juntas nessa! E vai passar. Por aqui e por aí. O bom de saber que todas estão passando por isso é saber que não é problema algum, só uma fase normal de um "bebê aborrescente". A ultima do Nino foi um show no shopping, de se jogar no chão e girar de um lado do corredor pro outro. E aquele monte de gente achando que a mãe é mole demais por isso ela faz essas coisas, ou dura demais por isso ele faz essas coisas. Eles aprontam e nós viramos o alvo de análise alheia. Mas vai passar, e vamos dar muitas risadas disso tudo ainda. Força aí amiga!!! bjocasssss

Adri Portella disse...

Bom amiga, fato que "Momas" não deixaria barato, hehehe.... Fico imaginando ele fazendo birra e Felipe mostrando que já passou por isso e só de vez em quando pede sua ate atenção.....
hehehe
coisas de filhos......
Bjs

Ana disse...

Amei o Momas. pois é , mas a Lara nem tá com irmãozinho novo e tá igual, então querida respira fundo 1000 vezes, que vai passar!
na hora é dificil, eu tb sofro, vamos lá, um dia de cada vez! bjs, boa sorte!

Rachel disse...

Celi, aqui o David com dois e meio tem dias de fúria também. O irmãozinho tá chegando, falta um mês e eu imagino isso tudo! Sei que muito é da idade, mas tb tem ciúmes, lógico. Eles querem ser nossos bebês tb, estar no colo, no centro das atenções. Ao mesmo tempo querem fazer sozinhos. Seus pequenos estão lindos!!! Essa fase vai passar (a minha não começou por completo, mas vai passar, preciso pensar assim rsrs). Beijos!

Ana Gaspar disse...

Ai flor!!!
tadinha de você isso sim...
não posso opinar muito...pois só tenho umazinha!!!
mas acredite que vai passar essa fase dele...que pena do Thomas... essa foto foi de matar...
torço por você com esses três meninos lindos... e acho que só de você desabafar já ajuda né de certa forma...
um abração e qualquer coisa nos chama... rsrsr, pra contar as novas e chorar um pouco se precisar...

Nine disse...

cheguei suer atrasada por aqui! como vc onsegue escrever tanto mulher? teno um filho a menos e não consigo, hehe.

dfícil essa fase né? mas eu rrisco que é sim, em gd parte por causa do irmão. qui vivemos bem a fse dos 2 ans. o bicho pegou agora, com 3 e a chegada do pedro.

vai passar, vai passar...

beijos e força aí!