Consciência X Indecência

Amamentarei meu filho? Conseguirei amamentar meu filho? Serei a favor da Livre Demanda. Prefiro estabelecer uma rotina. Amamentarei somente os 6 primeiros meses. Amamentarei em público ou não? Essas e muitas outras questões / afirmações fazem parte do dia a dia de uma mãe. Uma mãe que pensa, sonha, decide, idealiza, planeja e faz acontecer! Ou simplesmente deixa acontecer.

Tenho acompanhado muitos relatos sobres esses assuntos. Mães que defendem fielmente o direito de amamentar em público, mães que não conseguiram amamentar o filho, mães que são a favor da livre demanda e, assim por diante. Além de todos esses relatos, acompanhei muitos blogs falando sobre o Mamaço. Mas tenho que compartilhar que a piadinha sem graça que foi realizada no CQC foi a gota d’água. Não foi à toa que muitas mães fizeram um certo “protesto” sobre o que foi dito e, que o Mamaço Nacional ocupou o espaço merecido. Aqui está meu apoio. Durante esse período, acompanhando maravilhosas reflexões e depoimentos, em ótimos blogs como Super Duper! Mamãe está ocupada! e outros pude organizar melhor minhas idéias para escrever um pouco sobre esse assunto.

A princípio gostaria de contar que raramente amamentei meus filhos em espaços públicos. Porque nunca me senti a vontade para fazer isso. Uma questão particular e de exposição do meu próprio corpo. Sempre preferi um lugar mais reservado e tranqüilo. Agora, de maneira alguma critico ou sou contra quem amamenta. Quem dá alimento ao filho no momento imediato que está desejando, que está com fome.

Independente do meu jeito de ser essas piadas realmente foram imperdoáveis. Pessoas que criticam, que comentam deixaram de considerar a importância do ato de amamentar (melhor, esqueceram ou não sabem), que quando uma mãe está amamentando ela está suprindo uma das necessidades do bebê, que o seio também é produtor de alimento, um meio de aproximação mãe e filho, que esse ato implica carinho e muito amor. Como não conseguem ver que é algo natural? Que a mãe não está querendo mostrar os peitos? Isso é a forma como cada um enxerga. As pessoas enxergam somente aquilo que elas querem... não é mesmo? Há críticas e valores tão enraizados que não conseguem ir além. Por exemplo: aqui na Alemanha, agora que estamos com uma temperatura mais alta há várias mulheres tomando sol com os peitos de fora. E que mal há nisso? Com certeza, deve haver pessoas que criticam, pessoas que param para olhar e pessoas que lidam de forma mais natural possível. As pessoas que vi ao meu redor trataram de maneira natural. Ou seja, acredito que há valores, posturas impostas pela sociedade que interferem muito no jeito de cada um agir e ser no lugar onde vive.

Agora, na minha opinião, está para existir alguém que conheça mais sobre o ato de amamentar e sobre a relação mãe e filho do que a própria mãe. Essas piadas foram feitas por quem? Então, já sabemos que pouco conhecem sobre o assunto. O que sabem sobre ser mãe? Sobre a relação mãe e filho?

Mulher... Mãe, independente do jeito que prefere lidar com o momento de amamentar, seja em público ou não; faz desse momento o mais especial possível, sublime e encantador para a relação mãe e bebê. Mãe ama incondicionamente seu filho. Você pode pensar, mas eles são pai. Então, pai também ama o filho, porém acredito que é diferente, que o amor da mãe vai além. Foram 9 meses, um acompanhamento passo a passo do crescimento do bebê, das modificações do próprio corpo, de sentimentos, de sensações diversas; enfim, um amor que foi surgindo... crescendo... tomando conta... E só quem é mãe sabe do que estou falando!

Por isso, vamos sim dar um basta a tudo isso. São diferentes visões e há diferentes formas de dizer. Mas respeito é bom!  
  
5

5 comentários:

Mari Hart disse...

Respeito é bom, todo mundo gosta e é preciso! Adorei sua visão! Na verdade acho uma hipocrisia logo no país das mulheres fruta esse falso moralismo. Deixar o bb com fome pode, mas desfilar semi-nua no carnaval pode?! É demais p/minha cabeça! Eu sempre amamentei em píblico, mas com um paninho por cima, não via mal nenhum e nunca fui recriminada por isso.

Bjão querida! Realmente só quem é mãe sabe do que vc está falando! Tento explicar p/meu marido, mas ele acha que é igual! ahhahha... bjks!

Mikelli disse...

Como vc disse, respeito eh bom. Independentemente de qual seja a decisao da mulher sobre a amamentaçao. Esa "brincadeira" do cqc so mostra como no brasil ainda somos machistas e falsos moralistas. Na terra do carnaval e mulher pelada, a nudez so pode ser ligada a sexo mesmo. Bjs!

Fabi Coltri Galli disse...

Respeito em 1° lugar, sempre!
Respeito sobre o que quer que seja decidido pelo indivíduo!

E cada mãe decide o que leh é melhor não é mesmo?

Super adorei seu post.

Beijo grande

Anne disse...

:n

Anônimo disse...

Celi, adorei seu post, super respeitoso, inclusive com quem não amamenta por algum motivo. estava justamente falando disso antes de ler, que foi ridícula a falta de respeito para com as mães que amamentam. por outro lado, eu, mesmo amamentando, passei por um momento de quase não conseguir e acho que deve ser tão frustrante pra quem não conseguiu ouvir sobre o quanto é importante pro bebê e o quanto é ruim a fórmula... Acho que vc abordou bem, defendendo a amamentação, mas respeitando quem não o fez. Um equilíbrio difícil de se ler por aí... Parabéns!
Beijinhos!
Ps; meu google está de brincadeira comigo outra vez e tive que por como anonima. :)
Carol.