Uma conquista, um sorriso

Durante os primeiros anos de vida sabemos que uma criança se desenvolve em muitos aspectos. São inúmeras as conquistas!

Acompanhar de perto esse processo tem favorecido inúmeras reflexões sobre o que realmente está por trás em cada conquista e aprendizado realizado pelos meus filhos.

Como está sendo bom esse tempo de dedicação exclusiva. Estar ao lado e ver cada passo que dão, poder dar a mão incentivando-os a ultrapassarem qualquer obstáculo ou novidade que esteja pela frente. Se entregar, dar afeto e mostrar-se inteiramente disponível, sem preocupações com o trabalho e com outras tarefas tem feito toda a diferença para mim.

Ainda que sem hora marcada, consigo perceber muitos avanços e a importância que tenho para favorecer as mais belas descobertas sobre o mundo. Refiro-me aqui a importância dos pais nesse momento, o relacionamento que criam com os filhos, a espontaneidade, os pequenos gestos, a comunicação, interação e o carinho; pois será através desse ato e intervenção que veremos os marcos iniciais do desenvolvimento do filho e as possíveis marcas para a vida inteira. Então, um brinde a responsabilidade!

Andar, falar, comer sozinho, outros aspectos relacionados à autonomia e a percepção de si mesmo, para a criança, a princípio não passa de uma simples diversão, experimentação, descoberta e realização de algo novo, com inúmeras sensações para algo adquirido e conquistado. Que aos olhos dos pais é o desenvolvimento do filho. Uma conquista adquirida. Uma etapa para o crescimento.

Fico pensando se quando meu filho Thomas está sorrindo e irradiando alegria faz isso pois percebe a conquista e a sua descoberta ou porque está simplesmente feliz com a novidade, com as sensações prazerosas que a ação possibilitou naquele momento.

Faz questão de mostrar para nós! De sorrir! Realizar a ação em si. Um ato de repetição... mostrando assim, grandes emoções para cada descoberta.





  
8

8 comentários:

Anônimo disse...

Ai que lindo Celi!
Que gostoso quando eles fazem coisa nova e mostram pra gente, né? A gente fica mais cheia que eles... ahahah
Hoje mesmo, fiquei toda cheia, porque meu paquenininho falou tão lindo! Ele disse: "As duas girafas são minhas." simples, alguém que não é mãe nem vê nada de mais, não é? Pois eu me enchi de orgulho com a concordância dele!
Que delícia essa simplicidade do dia-a-dia! Escondem cada conquista...
Beijinhos.
Carol.

Anônimo disse...

Nossa que fofo! E a barriguinha!!
bj, Vivi

Mikelli disse...

fofissimo! e a felicidade esta nas coisas pequenas mesmo =) com o stress do dia-a-dia a gente acaba esquecendo disso qdo cresce. bjs!

Ingrid Gomes disse...

Aii, aiii acho que não tem nada mais lindo doque isso, são nessas horas que esquecemos de tudo e nos derretemos, a felicidade e as conquistas deles são nossas também!

FOFO DEMAIS o seu pequeno.

beijocas

Paula disse...

Celi que póst tao lindo!! Vc disse tudinho! Só de pensar em nao poder acompanhar cada uma desas coisinhas novas o meu coracao fica tao apertado que a vontade de voltar a trabalhar e sair e viver a vida lá fora passa rapidinho. É indescritível o orgulho e a admiracao que sentimos ao ver cafa nova conquista! Beijos

Anônimo disse...

Celi amei, super fofo seu filhote!!!
Eu tbm me sinto mega feliz por poder acompanhar cada momento da Bella, as vezes penso que queria estar trabalhando, mas por outro lado tenho uma oportunidade unica de acompanhar cada gesto que ela faz e tudo de pertinho =)
Eh tao bom neh?!?

Bjkas
Dani Gouveia

ADRIANNA disse...

Lindo post!!!
Ele está um fofo... o Felipe também...
Adorei os vídeos! Sabe aquela mania que a gente tem de abrir a boca quando as crianças levam comida à boca? Pois é... me peguei fazendo isso ao ver o vídeo do Thomas, rs!
Beijos,
Dri

Renata disse...

Amiga...como pode eu não ter visto antes esse post de conquistas do nosso afilhado?! Que coisa mais fofa! Primeiro ele brincando com a bola, se desafiando a arremesá-la, nao imaginava que ele já era capaz de brincadeiras como essa. Depois COMENDO SOZINHO!! Não acreditei quando vi...fofo demais! Não vejo a hora de ver de pertinho...beijos!!