Ter amigo na Alemanha. Ser cordial!

Vira e mexe vocês sabem que gosto de escrever sobre acontecimentos na Alemanha, contar causos, falar sobre a cultura e o jeito de ser do povo alemão.

Um dia em algum dos meus posts e não lembro-me exatamente qual foi recebi um comentário da querida Francine no qual sugeriu que escrevesse sobre amizade na Alemanha, sobre como era a relação entre as pessoas e tudo mais. No momento, quando li o comentário logo pensei que gostaria de fazer isso, mas não de imediato, já que o contato era bem restrito com as pessoas.

Hoje após proximidade com algumas mães, após viver alguns episódios no dia a dia, lembrei-me disso e fiquei com uma vontade enorme de escrever sobre o jeito de ser das pessoas, sobre a tentativa de estabelecer uma boa relação, ser cordial com o outro. Amigo mesmo talvez não seja a palavra, ainda não tenha conseguido ter uma pessoa a qual possa chamá-la de amiga. Refiro-me aqui a uma pessoa com nacionalidade alemã, já que atualmente tenho uma amiga turca que vive na Alemanha.

Temos filhos e é natural que nos aproximamos das pessoas por conta de assuntos em comum, dos lugares nos quais as crianças ficam juntas e, assim foi: conheci uma, duas, três e muitas mães. Com a maioria delas os papos são muitos supérfluos e formais. Mas o tempo passou, por pura simpatia, aproximei-me de uma, duas mães. Os filhos brincam juntos, temos muitos assuntos em comum, inclusive começamos a fazer caminhadas. Aquela velha história de juntar o útil ao agradável, pois bem, a tentativa de voltar em forma e exercitar um bom papo em alemão. De certa forma, um ganho enorme para mim.

Então, que entre uma conversa, um encontro e outro, surgiu a possibilidade de tomarmos um café juntas. A primeira vez na minha casa, a segunda também, a terceira na casa de uma outra mãe. Um ótimo passatempo e uma distração para os bebês. Tudo muito divertido!

Mas algo que estava sendo bacana passou a ser algo constante, no qual minha casa passou a ser o ponto de encontro. Gosto disso, mas acredito que seja importante serem recíprocos os convites. Além do mais tenho uma rotina com três que já não é tão simples e fácil. Não é tão tranqüilo receber visitas quase diárias. Gosto de privacidade, de organizar tudo, ter as coisas em ordem, gosto de ser convidada e de ficar somente com meus filhos.

Em uma das visitas vocês acreditam que a mesma avisou o marido, no qual também dirigiu-se para minha casa. Pois bem, até aí tudo bem, sem problema algum, já que havíamos nos encontrado em outras situações, no qual brincou muito com Felipe e Thomas. Mas dessa vez pensei que fosse ser um encontro só de mães com filhos. Achei estranho, mas simpática, cordial talvez até demais recebi a família.

Tamanho foi a minha surpresa, sabem por que? Porque a postura deles foi de quem já me conhecia há anos. A primeira vez do marido na minha casa e já foi entrando olhando todos os cômodos, logo oferecendo-se e dirigindo-se para fazer um chá e café. Abriu uma gaveta e depois outra para achar as coisas. Sabem quando a postura incomoda. Até que ponto ser cordial, começar a ter contato, abrir a porta da sua casa dá liberdade ao ponto de solicitarem uma chupeta e fralda emprestada porque esqueceram, abrirem as gavetas da sua casa, mexerem na sua tão querida cafeteira sem autorização?

Incomodou! Achei que entraram demais, mesmo sem escancarar minhas portas e minha vida. Será que já nos consideram amigos? Será que é o jeito simples e natural do povo alemão? Parece que sim pelas conversas que tive com uma das minhas amigas que mora na Suíça e conhece um tanto da Alemanha, cultura e pessoas.

Compartilho tudo isso, pois sinceramente chocou um tanto o jeito de ser. Por outro lado, não virarei a cara para eles, pelo contrário, insistirei nesse contato pois o casal é simpático e apresenta alguns aspectos em comum conosco.

Mas simples.... tudo com certo limite! Tendo uma via de mão dupla!

E você o que pensa sobre essa história?  Tem alguma experiência ou conhecimento sobre o jeito de ser do povo alemão?

Vivendo... convivendo... aprendendo! :)

31

31 comentários:

Mamãe do Otávio disse...

Ai Celi, só rindo pra não chorar...
e como tu é compreensiva, que bom! eu já ficaria uma pilha em recebe-los novamente!

Vai ver o povo aí é assim mesmo... mais tranquilos e despojados! E quer saber? certo são eles! pra que viver sempre escondida com medo de tudo? sendo materialista... vou começar a pensar melhor! só respondendo esse post já comecei a pensar melhor! hehehe

lógico, tudo tem um limite!

vamos relaxar? :)

beijooos

Bruna Egger disse...

Vc descreveu perfeitamente, Celi!... Isso de entrar nos cômodos é o que mais me irrita... Não há um lugar total seu na casa... Meio invasão...
E a máquina de café?... Rs... Pior é com alguma coisinha nova, o atual xodó, algo que vc acabou de comprar e... Tsac! Já era... Mãos engorduradas já pegaram... E a gente fica lá, sem reação... Paciência, né?... Rs... Agora, quando recebo visitas, já digo logo de cara que é para ficar sentado e não se preocupar, que eu tenho gosto de levantar e pegar o que quer que seja !.. Bjo!!

Nine disse...

Ai, Celi, fiquei lendo e adorando o jeito do povo alemão! Confesso que fazia outra ideia! Hj moro numa cidade típica de colonização alemã e os acho muito fechados...quem sabe daqui um tempo, né? Eu faço o estilo mais despojado mesmo e me incomoda muito a formalidade dos dias de hoje. Beijos!
Nine

Ilana disse...

Meu Deus, Celi...
Acho que ia surtar se fosse comigo! rsrsrs
Mas deve ser só hábitos diferentes, e não falta de educação, né?
Saudades de andar por aqui.
Bjos

Dani Rabelo disse...

hahahahahahaha eu NUNCA imaginaria um alemão fazendo isso, menina, que engraçado!! Acho que eles gostaram muito de vcs, por que, nem de longe, imagino um alemão mexendo nas coisas dos outros ou vendo os cômodos da casa... não mesmo!! Será que isso é comum de fato ou foi só esse casal mais excêntrico que vcs encontraram pelo caminho?!?!?!

Adorei saber um pouco mais, olha como somos ignorantes, né? No sentido de ignorar mesmo... adorei!!!

Beijos grandes, querida amiga!!!

Bruna Dalfré disse...

Oi Celi, td bem?
Aff... que coisa estranha!!Jamais imaginaria que o povo alemão tivesse uma cultura assim. Acho que é estranho pq não estamos acostumados com essas coisas e ficamos ainda mais assustadas por termos uma visão bem diferentes deles!
Eu levaria numa boa, com seus devidos limites!Podia dar uma ligadinha avisando que vai passar na sua casa neh?!
Ah mas quem saber, já que estão dispostos assim, deixe eles fazerem o café, assim vc conversa e relaxa..rsrs.
Uma questão muitooo cultural isso!!
Bjokasss

Lu disse...

Hahahaha, realmente eu imaginava os alem'aes diferentes.. Aqui as pessoas são mais cerimoniosas, aliás, até demais... até te convidarem pra um café demora 1 ano de "amizade" na porta da creche, de crianças brincando juntas...

Eu ficaria irritadissima com os alemães... eu detesto q mexam nas minhas coisas!

Beijos!

Cíntia disse...

Socorro! Tô de cara Celi! Sério mesmo! Sabe que uma vez o irmao de uma amiga sueca quis entrar aqui prá ver os cômodos. Mas eu até entendi, pq o cara tinha cara de doido mesmo e ele achava que a gente era brasileiro, morava na selva e trouxemos uma onca pintada de bicho de estimacao. Mas fora isso, fiquei pasma com o comportamento alemao. Esses daí sao piores que muito brasileiro folgadao! :D hahahahahah... bj

Renata disse...

Oi Celi!
Uma vez eu e meu marido (brasileiro) convidamos um casal de alemães para vir jantar em casa, estávamos tentando fazer amizade e apostamos todas as fichas nesse casal já que foram os únicos que se aproximaram e demonstraram interesse em nós. Eu já tinha ido tomar café na casa deles e ela já tinha vindo em casa tb. Até ai tudo normal...mas nesse dia do jantar que os dois vieram juntos foi um desastre...quiseram ver todos os comôdos da casa, perguntaram a marca de tudo (móveis, eletrodomésticos, etc), perguntaram quanto pagávamos de aluguel do apartamento, abriram a geladeira, desmereceram algumas coisas nossas...só faltou perguntar quanto o meu marido ganhava...foi terrível, foi uma noite tensa e nem um pouco agradável. Só sei que depois mudamos de cidade e ainda bem não precisei mais me encontrar com eles, pois a alemã ficava ligando direto atrás de mim como se eu tivesse a obrigação de fazer as coisas com ela.
Senti uma grande inveja por parte deles. Ficamos muito chateados e frustrados com a experiência.
Outra caso foi de um alemão intercambista que ficou um mês na casa da minha irmã e do meu cunhado no Brasil. Ele acordava de manhã e sai de cueca pela casa como se fosse a coisa mais normal do mundo, o detalhe é que a cueca era transparente, hahahaha, podemso dizer que ele se sentia bem a vontade lá, rs.
Beijos,
Renata

A Dona do LAr disse...

Querida quase morri quando vi meu nomezinho ali em cima, até voltei para ler de novo o parágrafo para ver se era isso mesmo..hehehe Legal que vc gostou da sugestão!
Celi faço minhas as palavras da Dani, será que é uma casal mais excêntrico e despojado ou é comum deles fazer isso quando possuem mais amizade? Pode ser também que fizeram isso porque já se sentem amigões de vcs, já que vcs se encontraram outras vezes e tiveram um contato maior que a maioria. Diferente da gente que não é muito formal, mas precisa de muito mais intimidade para se considerar amigo e fazer esse tipo de coisa.
Eu concordo com vc em dar mais uma chance, de repente foi estranho nesse primeiro momento, mas depois (como eles já conheceram todos os cômodos da casa mesmo) seja uma coisa mais normal, não muito invasivo. O problema vai ser se com o tempo eles além de fazerem café quizerem também ficar para o jantar...rsrsrs
bjos

Lu Azevedo disse...

Celi,

Eu acho que me incomodaria mais com o fato das visitas diárias que com o fato dele ter entrado pra ver a casa e mexido nas suas coisas. Sabe que os canadenses tambem são assim e eu prefiro? Prefiro por nao serem muito cheio de dedos, mais à vontade e diretos. Eu nao gosto muito de quem fica me pedindo tudo, da mais trabalho pra mim, e aprecio quem toma a iniciativa e faz. Será que nao foi por isso que ele foi logo fazendo o café, pra ser gentil e te poupar o trabalho? Eu prefiro ver esse lado!

Mas que achei engraçado, achei, pois nunca imaginaria que um alemão fosse fazer isso!

Aqui, os canadenses gostam de entrar e ver os cômodos pois eles adoram ter ideia do imóvel, do tamanho dos quartos... E quando eu nao quero que eles entrem em algum lugar, eu digo, e eles respeitam sem ficarem incomodados.

Enfim, tambem sou da opinião de gostam muito de vcs! Da próxima vez seja mais rápida e se ofereça pra se encontrar na casa deles! Assim ameniza pra vc e quem sabe nao nasce uma amizade bacana?

Ah! Ah! Celi, querida! Chegou ontem seu cartão!!! Que surpresa boa, muito obrigada! O Nic amooooooou! Beijos pra vc!

Mariana disse...

Bom Dia Celi tudo bem?

Pelo o pouco que conheço dos alemães eu acho q vc deve continuar a manter o contato com esse casal(pois eh dificil ter amizade com os nativos), mas ser simpatica e cordial não significa que vc não possa dar limites e largar a mão da sua privacidade, afinal é a sua casa.
Mas pelo o que eu ja li, ouvi e presenciei é que com eles vc nao precisa fazer rodeios como nós temos o costume de fazer por achar q irá chatea-los, vc pode dizer diretamente a eles q eles nao ficarão sentidos rs
Não afirmarei com toda certeza pq eu não cheguei a colocar em pratica, neste caso eu aconselharia vc observar mais o terreno onde esta pisando para sentir qual é a desse casal e qndo vc chegar em alguma conclusão, vc possa ter alguma atitude qnt a isso, ja q vc se sentiu incomodada e invadida, diria mais tenta se impor, " diz olha hj minha casa ta uma bagunça rs sabe como é 3 Kinder não é facil ne, hj não pode ser na sua casa?" Seja cara de pau ue ... o não vc ja tem , o que custa tentar ?
Espero ter ajudado ;)
beijos

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! Muito bom seu post!

Eu acho que depende de fases da vidatambém, sabe? Quando eu era estudante em Hamburgo, as coisas eram mais leves, descontraídas. Eu também não ligava para um monte de coisa que agora ligo. O pessoal queria conhecer a casa, vai lá, eu pensava, e realmente não ligava.

Com filho, família, eu percebo que também fiquei mais fechada. Minha privatsphäre ficou mais sagrada.

Enfim, convivendo e aprendendo com as diferenças.

beijo grnde

Sissi disse...

Ola ola, tudo bem? Eu ainda nao tenho amigos ou amigas, apenas conhecidos por onde moro. Como ainda nao trabalho, isso dificulta contato com outras pessoas e meus visinhos sao todos idosos. Meu conhecidos sao normalmente os conhecidos do meu marido que esta em nosso grupo de amizades. Mas penso que essa dificuldade vem com o modo dos alemaes viverem, eles costumam dividir tudo em grupos alem de no comeco eu nao conversar com todo mundo eplo fato de nao falar tao bem o alemao. Este ano quero trabalhar e estudar, aí sim vou ter mais contato humano por minha conta.

Celi disse...

Pois é Tamires. Acho meio complicado, ao mesmo tempo que ser assim é ser desprendido e desencanado das coisas, também penso que poderiam ao menos pedir. Algo simples e que considero ser educado, sabe? Sei lá... Vamos ver daqui pra frente :)
Beijos

Celi disse...

Pois é Bruna... também acho total invasão, um pouco de falta de educação. Será que sou muito careta? rs rs rs Sei lá, mas achei tão estranho essa atitude. Vamos ver daqui pra frente.
Acho que temos que ser flexíveis, mas também precisam pedir, afinal as coisas são nossas....
Beijos

Celi disse...

Pois é Nine... acho que não dá para generalizar e dizer que todos são assim. Também identifico e convivo com muitas pessoas fechadas, que não dão abertura nenhuma. No entanto, achei demais esse jeito, sabe? Podemos ser mais flexíveis, nem tão apegados, mas pera lá... tudo tem limite. Nesse caso, pareciam realmente que estavam na própria casa. O marido foi logo perguntando para a esposa se a mesma queria café ou chá... depois para mim. Fui a última sabe? Usariam afinal tudo da minha própria casa. Sei lá... jeitos de ser... bem diferentes, por sinal...
Beijos

Celi disse...

Exatamente Ilana. Acho que não fazem por mal. Parece falta de educação ao meus olhos, mas realmente é o jeito de ser dessa família em especial... Vamos ver nos próximos encontros... hahahaha
Beijos e saudades de você também...

Celi disse...

Dani juro que não pensei que fossem ser assim... mas sabe-se lá... Observarei daqui pra frente, mas juro que darei limites! rs rs rs
Beijos querida.

Celi disse...

rs rs rs rs rs Da próxima vez pedirei também para limparem a cozinha ou ao menos tirarem o prato da mesa...hahahaha Já que são assim de fazerem tudo!!!!
Agora, achei estranho! Mais estranho ainda o marido ter ligado quando ela estava na porta. Ela podia ao menos ter perguntando se tudo bem o marido vir também, já que meu marido não estava em casa... rs rs rs
Mas tudo bem! Vamos ver daqui pra frente!
Gosto deles, mas incomodou... fiquei surpresa!
Beijos

Celi disse...

Pois é Lu... achei um pouco invasivo...
Também esperava que fossem diferentes. Que iriam na casa do outro somente quando tivessem mais amizades, fossem mais íntimos. Mas vivendo e aprendendo!
Fiquei feliz com o novo contato, mas surpresa também. Entendem?!
Beijos

Celi disse...

Ahhhhhh queria que estivesse aqui pra ver.... Fiquei de cara, eu que fiquei de cara...hahahaha
Beijos amiga.

Celi disse...

Complicado Renata. Parece que não tem meio termo sabe! Temos realmente que dar o limite!
Que bom que "fugiram" desses chicletes. Difícil! Difícil entender a visão de cada um sobre privacidade, sobre até onde devemos ir....
Beijos

Celi disse...

Hahahaha Francine. Pensa que não surgiu "indireta" para estenderem o tempo por aqui. Juro que no dia fingi que não entendi... falei que precisava dar banho nos meus filhos. Sabe?
Que bom que gostou que citei seu nome. Gosto dos comentários e acho interessantes quando tenho sugestões ou contribuições.
Pode ser que vc tenha razão. Prefiro pensar por esse lado, que gostaram de nós e sintam-se a vontade para fazer tudo isso.
Mas com limite, certo? Beijos queridona.

Celi disse...

Lu juro que vou analisar e pensar por esse lado... rs
Pensarei que gostaram realmente de nós! Agora, achei estranho demais. Mas quer saber daqui pra frente darei limites e falarei (assim como eles que são muito francos e falam na lata o que pensam) o que me incomoda ou não.
Que bom que gostaram do cartão. Fico feliz de saber... Foi de coração tudo que escrevi, viu!?
Beijos especiais para vcs.

Celi disse...

Adorei Mari!
É bem por esse caminho mesmo!
Valeu querida.
Um grande beijo.

Celi disse...

Pode ser Gabriela... acho que acabamos pisando em ovos por não conhecer exatamente a cultura e o jeito de ser do povo alemão.
Fases da vida! Temos que ser mais abertas, mais comunicativas... tentarmos enxergar o que tem de positivo na relação. Não é mesmo?
Mas que foi estranho... fiquei surpresa... confesso que fiquei... rs rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Exatamente... acho que o pouco contato com as pessoas faz com que ficamos assim, mais reservados e surpresos!
Vamos dar um voto de confiança e pensar no que há de positivo.
Beijos e boa sorte para você. Sei que não é algo fácil por aqui... ter contato com os nativos, fazer amizade.

Anônimo disse...

Oi..
cheguei aqui do nada.. rs.. e já me achei no direito de comentar... rs.... olha... estranho isso... eles tem fama de certinhos e tal.. mas também já fui numa festa em casa alemã.. e a dona falou.. alí é a geladeira, se vira... e eu fui criado como falta de educação abrir geladeira na casa alheia... no começo estranhava.. e me incomodava (mesmo não sendo a minha geladeira).. aquele monte de gente abrindo.. olhando o que tinha...rs... Mas tem isso.... de vc falar.. e ninguem leva pro pessoal... boa sorte ai... Marcelo

Anônimo disse...

Celi, é a primeira vez que venho em seu blog e amei.
Delicado, doce, sútil....
Vivo em Portugal, nao tenho filhos, meu marido é português, bem aqui amizade não existe. A não ser entre eles próprios e ainda assim acho-os mto esquisitos.
São muito detalhistas com os pronomes, aqui só se trta por Tu alguém que nos seja íntimo, caso contrário é VOCÊ ou senhor ou senhora. Eu trato todo mundo por você, mas como trato meu marido por TU, as vezes escapa e solto um TU para um pessoa desconhecida, bem sou olhada de lado qdo isso ocorre.
Em contra partida são tão formais com as palavras e na hora de darem um coice, não pensam 2 vezes. O país é lindo, o clima maravilhoso, mas sinceramente as pessoas (ao menos na minha opinião) são mto falsas. Até hoje só tenho uma amiga, e já moro aqui há 10 anos, porém não tenho liberdade com ela em falar assuntos íntimos, ela nunca me deu abertura para isso.
Tb percebo que gostam mto de frequentar a casa um dos outros, desde que se possa obter algum beneficio, e é toma lá, dá cá; ou seja se eu almoçar na casa de alguém, tenho que logo na semana seguinte retribuir p/ não ficar em dívida.
Tb é complicado porque as mulheres (quase todas) se vestem mto bem e vivem no cabeleireiro, e como não sou assim e nem tenho condições para isso, sempre me olham de lado, tipo: E essa aí sera que nao tem outra roupa?
eu recolho-me a minha vidinha e vou levando...
Bjs

Gê disse...

Gostei muito do seu post! Tenho uma estudante alemã morando em minha casa e a diferença cultural muitas vezes é chocante ... rsrs ... tenho lido sobre o assunto para tentar compreender, usar de empatia e renovar minha paciência ... A maneira como eles se relacionarem com as pessoas e de interpretarem a nossa cordialidade é no mínimo esquisita. Mas apesar de tudo tem sido uma experiencia incrível.