De pernas pro ar

Era uma vez duas pernas tão agéis, dois pezinhos tão pequenos e um menino sapeca, levado e que vive intensamente o tempo de ser criança. 

Sábado passado estava brincando com o papai e o irmão de pega-pega no jardim quando de repente virou a perna e simplesmente quebrou. Quem viu? Felipe diz que viu como aconteceu, descreveu uma parte, porém não podemos ter certeza de todos os passos que foram dados. 

Chorou, doeu muito e ficamos desconsolados, preocupados e corremos para o hospital. Thomas simplesmente quebrou a perna na altura da canela. Dá para acreditar? Parece um pesadelo! Sabe quando você acorda e pensa que poderia simplesmente ter sonhado, ter vivido um pesadelo. Mas infelizmente é a verdade! 

Fiquei incorfomada com a situação, pois imaginem um menino de 3 anos com grande parte da perna engessada. Pensem num menino levado, completo de energia para correr, brincar, pular, parado, sentado ou deitado. Considerem um menino muito independente, que faz quase tudo sozinho e que está no processo de desfralde tendo que chamar os pais para levá-lo ao banheiro. Difícil, bem difícil a situação, pois a perna está totalmente parada, sem conseguir apoiar no chão. 

Desistir nesse momento do desfralde? Pensamos nisso, já que colocamos a fralda para dormir após o almoço e a noite também. No entanto, não queremos desistir, fazer a pausa nesse momento. Não sabemos ainda quanto tempo ficará com a perna engessada. Voltar a usar fralda por duas, três, quatro semanas e depois começar tudo de novo. O quanto será bom e dará certo?

Por outro lado estamos mais flexíveis, pois são muitas variáveis nesse momento para esse pequeno menino. Dor, perna engessada, corpo parado e dificuldade para vestirmos. Bom, vamos ver o que conseguimos...

Juro que jamais passou pela minha cabeça um acidente desse tipo e ter um filho pequeno imobilizado. Dizem que ser mãe de menino é assim mesmo. Dizem que são mais sapecas que as meninas. Nos dias de hoje, sabe-se lá se há diferença. O que sei é que não esperava por isso. Sofri, chorei e fiquei muito triste. 

Acidentes acontecem. Fazem parte do tempo de ser criança, mas... foi um grande susto! Uma surpresa e tanto já que um dia estávamos correndo, brincando e curtindo intensamente a melhora da estação do ano, no outro estamos assim.

Realmente um dia é bem diferente do outro e só temos a agradecer pelo que temos e por tudo que acontece. Sempre penso que há coisas piores pelo mundo. Mas dói, coração de mãe ao mesmo tempo que é forte, também é frágil. Jamais queremos ver nosso filho triste, chorando ou machucado.

Alguns dias passaram e hoje Thomas está mais animado, apesar das dores. O sorriso está voltando a aparecer e juntos estamos aprendendo a lidar com esse acontecimento inesperado. Logo, logo experimentaremos o retorno ao Kinderkrippe (berçário), já que parece possível. Desejo vê-lo ocupado, fazendo o que gosta e para isso faremos o possível para esse tempo, essas semanas passarem rápido, muito rápido.


 
39

39 comentários:

Unknown disse...

awn Celi, imagino. vai passar, foi um susto, doído mas foi. as vezes temos que agradecer que foi só tal coisa que aconteceu.
Uma vez Gab pequeno, caiu de boca e um dente saiu, eu chorei, chorei, chorei.

Assim vamos aprendendo que não dominamos tudo.

melhoras e força, ah e um abraço também

Dani Rabelo disse...

áh, não acredito Momas!! Não acredito meu Momas!!!
Meu sobrinho lindo... tadiiiiiiiiiiicooooo!!!
Amiga, que dor no coração, que dor de mãe... ai, nem penso em como deve ser difícil...
ver filho doente é muito ruim...
Espero que ele esteja melhorando e acredite, criança reage muito melhor do que o adulto. O tratamento é sempre melhor, mais bem sucedido, mais fácil. Eles sentem menos dor tbm.
Ainda assim, o processo é difícil para os pais, talvez mais do que para ele.

Toda força do mundo para vcs, estou com vcs em pensamento. Totalmente.

Um grande beijo e um forte abraço!!!

Anônimo disse...

Mais paciência, Celi. um beijo Cristina

Unknown disse...

Ai, Celi!! Que susto, hein?! Poxa vida!! (Eu queria dizer um palavrão mas achei que não ia pegar bem)!! Espero que a cada dia tudo vá melhorando. Beijos e abraço apertado!!

Carol Damasceno disse...

Celi logo, logo ele estará correndo com toda a energia que é da natureza dele...
Dá cá um abraço... Eu imagino a dor que vc está sentindo, mas ele ficará bem em breve. Faça desse momento uma diversão e peça para o Felipe desenhar no gesso dele... Descontrai pelo menos...

Beijos com carinho.

Nivea Sorensen disse...

Ai Celi, me cortou o coração. Mas acontece, né? Que bom que não foi nada muito mais sério.
Melhoras para ele e beijo para você

Unknown disse...

Nossa Celi que chato heim!
Meu irmão mais novo, hoje com 19 anos sempre deu dor de cabeça pra minha mãe, vive se machucando, com 1 ano já teve sua primeira fratura, se meninos são mais arteiros que meninas em geral eu não sei, mas na família isso é fato!
E como faz pra entreter uma criança com a perna quebrada?!
To torcendo pra que ele melhore logo!
Beijos

Dani Brito disse...

Fiquei com o coração partido. Imagino como deve estar sendo difícil pra vc, ver seu pequeno assim. Sobre o desfralde, tenho um alento: com o Otto, apesar de ter iniciado o processo do desfralde, o interrompemos quando achamos necessário. Algumas semanas se passaram e logo em seguida, se deu da mais tranquila ever.

Quanto a isso, não se preocupe. Faça o que dita seu coração.

Beijo grande

Beatriz Ortiz disse...

Menina, que susto!!!!
Imagino a sua aflição...
Outro dia meu menino caiu do muro de peito no chão, e ele ficou um tempo sem ar e passamos um nervoso danado!! Mas aos poucos foi melhorando...
Espero que o Thomas consiga se distrair nessa fase difícil e que se recupere rapidinnho!
Bjs
Beatriz

Ana Gaspar disse...

Tadinho!!!!!
nossa.... mãe passa cada uma hem.
Valentina também já aprontou mas graças a Deus não chegou a machucar fortemente.
Já o Thomas esta serelepe de novo.
Beijão flor.... ah! fiz um post de um ano de Alemanha...
Outra coisa você leu a resposta que dei sobre os contatos aqui né???

Camila disse...

Ai, que susto! Que dó!!!! Torcendo pela rápida recuperação dele, pelo menos as crianças têm essa vantagem, né?! Eles caem, se machucam e logo, logo estão prontos para a próxima! Mas mãe de menino sofre mesmo... (Achei a foto um chaaaarme!!)
Bjao,
Camila
www.mamaetaocupada.com.br

Mamãe do Otávio disse...

Ai Celi, não acredito...
fiquei com o coração na mão! No primeiro momento pensei que fosse o Lucas, e fiquei até mais assustada!!!
Cola uns adesivinhos... diz que ele vai ter história pra contar :)
tudo vai passar! beijooos e melhoras!

Anônimo disse...


Minha querida, ser mãe de menino é assim mesmo eles nos prega muitas aflições,mas como nada e puracaso vc, como sempre precisa diblar com muita diplomacia .

Celi criança nos da trabalho mas é uma dadiva.espero que tudo corra bem com o meu lindo.bjs

Bruna Dalfré disse...

Ai Celi, fiquei triste com o post, difícil ver nossos pequenos assim.....
Melhoras para o Thomas...
Beijos...

iara disse...

Que susto! É de cortar o coração... Força amiga. bjs

Renata disse...

melhoras, melhoras pra esse pequeno!
e força ai pra vcs, realmente não deve se nada facil =/

beijos beijos

Unknown disse...

Tadinho dele Celi! E de vocês também. Imagino o susto!
Como o coração de mãe fica numa situação dessas? Meu Deus!

Desejo boa recuperação pro Thomas e força pra vocês.

Beijo!

Unknown disse...

Puxa que triste! Espero q ele se recupere logo,bj

Celi disse...

Obrigada querida Ana. Bom saber que apesar da sua correria diária você aparece por aqui de vez em quando...
Um grande beijo! e realmente é bom saber e pensar que não foi nada mais grave.
Até mais!

Celi disse...

Obrigada! Obrigada querida Dani!
Que palavras carinhosas... dão um enorme conforto! Adoro!
Realmente a gente sofre mais do que eles, sofremos por eles... ahhhh coração de mãe... fácil não!
Beijos queridona e sabia que não acreditaria nisso... justamente com o Momás! rs rs rs
Ahhhh adorei falar com você!!!! Como é bom saber que está longe e tão pertinho.

Celi disse...

Obrigada querida.... mais, mais e mais... sei disso! São crianças... acidentes acontecem!!! Agora, confesso que meu coração não agüenta... sofro muito! Beijos

Celi disse...

Valeu pelo carinho Myriam... ahhhh como é bom desabafar e compartilhar por aqui. Sinto-me tão, mas tão abraçada. Ohhhhh carinho bom! Beijos

Celi disse...

Obrigada queridona Carol. Que saudades!!!! Ainda mais que tudo passa...rs rs rs Hoje já está bem melhor! Mas confesso que foi mesmo um tremendo susto para a mãe...rs
Beijos para vc, para suas duas princesas.

Celi disse...

Obrigada querida Nivea. Ando feliz, feliz de vê-la mais vezes por aqui. Que legal! Beijos querida!

Celi disse...

Que legal Ju! Que legal seus comentários, sempre compartilhando sua experiência o que enriquece demais a minha... Valeu!
Agora, quanto a entreter o Thomas.... bem difícil! No início ficou super chateado, mas agora já consegue se locomover para vários lugares. Engatinha, se arrasta, segue o caminho de bumbum... Incrível! A maior criatividade!!!!
Beijos, beijos

Celi disse...

verdade Dani! Que bom ouvir outras mães... sabe que fizemos exatamente isso! Interrompemos após um dia super cansativo de manter o desfralde. Foi difícil mesmo! Cheguei a levá-lo umas três, quatro vezes seguida ao banheiro e quase fiquei doida, pois além de ir e vir, tinha a complicação para tirar a calça, a cueca.
Voltaremos em breve com todo o processo.... Era muita coisa de uma vez para ele e para nós também...
Beijos

Celi disse...

Obrigada Bia! Ahhh como mãe sofre e se preocupa com a cria. Difícil demais! Só queremos vê-los bem... Mas é a vida! Precisamos aprender a lidar com isso!!!! Sei lá se sofro mais, pois tudo depende exclusivamente de nós, parece que tenho uma carga maior em meus pensamentos, no meu dia a dia. sabe!?
Beijos querida.

Celi disse...

Ana... valeu, valeu querida... Só esses abraços e votos de melhora ajudam tanto, tanto!
Como é bom ter conhecido vc, vocês... Um brinde aos blogs...rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada Camila. Esses meninos, serelepes, sapecas... deixam todas as mães maluquinhas... mas melhor pensarmos assim.... que são saudáveis e que isso faz parte da infância bem vivida.
Beijos

Celi disse...

Verdade Tamires! Beijos, beijos e obrigada mesmo! Sempre tão carinhosa, tão presente!!!
Beijos

Celi disse...

Obrigada! Realmente nada é por acaso! Temos que passar por algumas coisas na vida. Talvez tenha acontecido para ficarmos mais próximos dele, sei lá... vai entender o que se passa nessa vida!
Beijos

Celi disse...

obrigada! Hoje já está bem melhor... nada que alguns dias, uma semana após um acidente!
Beijos

Celi disse...

Valeuuuuuu amiga.... Beijos e obrigada mesmo pela presença, pelo carinho de sempre!

Celi disse...

Obrigada Rê! Mais um aprendizado para nós... Beijos

Celi disse...

Obrigada! Valeu mesmo... todos nós estamos melhores! Beijos

Celi disse...

Obrigada Cris! Beijos

Nine disse...

Tadinho do Thomas! Que difícil ficar paradinho com a perna quebrada! E qto tempo vai ficar! Espero que ele se recupere bem e que supere logo essa fase ruim!

Bruna Egger disse...

Oi, Celi!!
Bom... Primeiro eu gostaria de dizer que apertei o "like" pelo texto, não pela situação, tá? ...
Bom2... Esse negócio de menino dar mais trabalho... Se você perguntar para a minha mãe, acho que ela não concordar muito, não... rsrs...
E, por conta da "experiência" no assunto - inclusive daqui da Suíça... -, tenho algumas sugestões para o Thomas :
- comprei umas canetinhas para ele!! Desenhar no gesso e deixar que outras crianças o façam é algo i-nes-que-cí-vel e leva a autoestima de uma criança lá nas alturas !! Aqui tem uma marca ótima, com tinta permenente e que não borra muito: edding. Só uso essa no kindergarten ! (Para outras coisas, claro !)
- havaiana com meia até da alergia em nós, brasileiros... Mas os europeus amam! É a chance que o Thomas tem de testar as meias e os sapatos e ficar bem colorido e engraçado!! Você vai rir também !
- aqui, depois de tirar o gesso, normalmente se deixa a "região afetada" imobilizada por um tempo. Para isso, eles tem uma faixinha elástica com um ganchinho. Celi, tem vááárias cores!!! Quando eu quebrei o dedo aqui, usei até violeta combinando com o cachecol e o gorro . E você encontra em qualquer farmácia !
- ele não vai esquecer nunca o fato de receber mais atenção e de ser cuidado com carinho - pelo Felipe inclusive!
- e pense sempre: "melhor agora" - por dois motivos: na infância, o corpo se regenera mais rápido que nas outras fases da vida; e melhor agora com esse tempinho de *#$*@ (chuvoso, eu quis dizer... Rs...) que no verão, quando as crianças finalmente são livres e felizes neste continente!!
Você(s) vai conseguir! Força!
Bjo grande!!

Celi disse...

Obrigada querida Nine! Também espero que fique bom logo. Hoje teremos notícias de quanto tempo precisará ficar assim... torcemos todas juntas!
Beijos e valeu pela visita.