O pipi, o aniversário e a troca de roupa

Como não registrar o que anda acontecendo de marcante com meus filhos. Impossível! Ontem foi o dia do Felipe, hoje do Thomas e os próximos por um motivo pra lá de especial serão do Lucas.



Thomas ou como muitas a conhecem Momás me surpreende a cada dia. Na semana passada, após muitos ensaios decidimos que seria o melhor momento para avançarmos no processo de retirada da fralda. Por conta da semana de Páscoa que estariam de férias resolvi que faria um intensivo, mesmo com os três em casa comigo.

Experimentamos no verão passado e foi muito difícil para o Thomas, pois fazia pouco tempo que o Lucas havia nascido. Tudo muito confuso! Sentimentos à tona, como muitas de vocês acompanharam em posts anteriores.

Mas dessa vez seria pra valer, pois além da cobrança de muitas pessoas: "- Nossa, já tem 3 anos! Vocês ainda não tiraram a fralda?" o que incomoda um tanto responder, explicar que ainda não estava preparado, que ainda não estava no momento, resolvemos que já era hora pela desenvoltura e jeito que começou a mostrar em casa. Acredito que ninguém melhor que os pais para saber a hora certa. Não é mesmo? Os palpites a gente escuta, explica e deixa de lado.

A opinião do berçário também era de que não era hora, pois com a presença do pequeno Lucas, com o início da fala e de duas línguas era melhor esperar. Não abracei essa ideia por completo, pois Thomas mostrava que ainda não era o melhor momento.

Engraçado, pois sempre vimos esse pequeno com um tanto de avanços, sempre realizando inúmeras ações sozinho, mas nesse aspecto não mostrava interesse. Talvez tenha sido por isso que muitas pessoas e familiares questionavam.

Aqui na Alemanha eles respeitam e algumas escolas (Jardim da Infância) após os 3 anos de idade começam o processo, ajudam os pais, enfim, não vêem como uma obrigação o início no Kindergarten sem a fralda. Agora, que fique claro que nem todos agem dessa maneira :)

Muitos dizem que depende muito da criança e para o Thomas esse processo todo foi difícil. Sente-se seguro com a fralda. Agora, tivemos um avanço enorme tanto que essa semana passou a ir para o berçário com cueca. Apenas colocamos a fralda para dormir ou para fazer cocô. Como muitos dizem para o número 2 ainda não é tão simples assim.... Mas sou da opinião que daqui a pouco estará sem fralda, totalmente desfraldado, já que atualmente passou também a incomodá-lo e ser um menino que usa diversas cuecas, que pode escolher o personagem, a cor passou a ser mais divertido.

Outro aspecto que mostrou o quanto meu filho cresceu foi o convite para o primeiro aniversário. Logo a gente pensa que não ficará sozinho e que exigirá a presença da mãe. Que nada! Thomas feliz da vida falou que ia no aniversário e que permaneceria sozinho.



Dito e feito. Foi assim que aconteceu. Brincou e se divertiu muito. Uma outra fase está iniciando. O mais interessante foi ver outra mãe saindo da festa de aniversário com o filho e uma sacola com uma troca de roupa. Uma cueca e outra calça. Todos com a mesma faixa etária e alguns na mesma fase que o Thomas.

Está muito crescido, falando tudo e mais um pouco, cantando horrores... um lindo!!!!!!!!!!!! Posso dizer que o tempo de berçário acabou. Já, já a partir de setembro estará no Kindergarten (Jardim da Infância).
Bebê, adaptação e berçário somente o Lucas agora... Ai que aperto no coração! Assumo que sou muito a galinha e seus pintinhos. Meu marido vive dizendo que sou assim, mas que precisamos criá-los para o mundo.

Logo prefiro dizer que será só mais um pouquinho... que desejo que seja meu chiclete! Tenho direito, não?!

16

16 comentários:

Unknown disse...

Ownnn
Acho que em países frios a tolerância para o desfralde tardio é maior, acho bem fácil as brasileiras criticarem, já que no Brasil as kids andam quase sem roupa, é só deixar de cuequinha e se acontecer um acidente é só trocar 1 peça e tals, aqui na Irlanda eu teria que trocar calcinha, meia calça , vestido, carpete...ha ha ha A Chloe só desfraldou aos 3, pra mim foi bom pq coincidiu com o nascimento da Mia, então não tive 2 de fraldas ao mesmo tempo, mas também respeitei o processo, ela era super apegada com a fralda, apesar de que sinceramente acho que com menino é mais fácil (pelo menos foi com o Breno), faz xixi em qualquer lugar, como é terrível ter que deixar minha menina sentar nesses banheiros públicos....
Outra vantagem do desfralde tardia é que eles não precisam de pinico, já podem sentar no vaso com o adaptador de assento, que nos poupa de limpar coco e xixi....aff

Um beijo

Liza disse...

Que legal q ele já tá conseguindo segurar!!! Vamos começar a tentar com o Davi agora (2anos e quase 2 meses). Já conseguimos uns nº2 na privada e ele quase sempre faz xixi quando solicitamos (só que temos de lembrá-lo constantemente). O nº2 ele já começou a avisar antes (vibramos!!)

bju e boa sorte na empreitada do desfralde!

Gabriela Grossi disse...

Oi Celi! Já está um rapazinho o seu Thomas! Que graça!

Cada criança tem seu próprio tempo, cabe à nós pais, sermos sensíveis e respeitarmos esse tempo, por mais difícil que seja às vezes.

Eu também sou como você, bem galinha querendo o pintinho por perto. A gente sabe que filho precisa crescer, precisa ter autonomia, mas eu sempre penso que pode ser daqui a pouco :-)!

Beijos e sucesso no desfralde

Mamãe do Otávio disse...

Que amor Celi!
Momáis já não é mais bebê!
Lindos!

Beijão

Anônimo disse...

Este menino émuito inteligente, e vc uma exelente mãe ,parabéns por mais este desafio!!!

Cíntia disse...

Nossa Celi. Ele tá um rapazinho mesmo. Beatriz nao quer desfraldar Celi. E agora? Choro? Grito? Corro para o psicologo? Menina, que coisa! Achei que seria mais fácil. Mas a recomendacao foi esperar. Se ela diz que nao quer fazer no vaso, disseram pra eu dar um tempo... e nisso, daqui a pouco ela tem 10 anos e tá fralda! Buáááá.... Gostei de ler o comentário da Karine da Irlanda. Vou tentar o redutor e parar de oferecer o pinico. Beijos

Unknown disse...

Isso é motivo de grandes comemorações mesmo! Dan não está muito preparado para o desfralde...pensei que seria tão fácil quanto foi retirar a chupeta...mas, conto que até os 3 anos a gente consiga essa vitória. Parabéns para vcs!!! Bjsss

Ana disse...

ai Celi, adoro a vida sem pressões, ainda mais a vida das crianças. Existe já muita coisa para realmente cobrar, ficar em cima, e essa definitivamente não é. é facil falar que cada criança tem seu tempo mas em geral todo mundo cobra sim.
Parabéns pro Momás e pra mãe dele que sabe esperar a hora certa! ;)

Celi disse...

Concordo com você Ka! Adorei seu comentário... também acho a mesma coisa! Beijos e parabéns mais uma vez.

Celi disse...

Nem fale Liza... a gente vibra e comemora muito com cada acerto dos filhos. Thomas está bonitinho com o xixi, agora com o número dois só fez uma vez... tudo em fase de teste! rs
Beijos e saudades de você por aqui.

Celi disse...

Verdade Gabi! Vamos curtir até quando eles disserem chega mamãe, pois já tenho 18 anos! rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida. Sempre tão presente! Beijos

Celi disse...

Obrigada! Tão bom saber que posso sempre contar com você. Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Cíntia. Dá um tempinho e volta a conversar sobre isso. Talvez oferecendo o redutor, falar sobre as calcinhas bonitinhas e temáticas que pode passar a usar possam funcionar. Boa sorte! Concordo que não é nada fácil. Cada dia uma surpresa e uma comemoração quando há um acerto da parte dele. Beijos

Celi disse...

Myriam a gente se surpreende.... mas daqui a pouco você conseguirá... temos mesmo que respeitar o tempo deles. Beijos querida.

Celi disse...

Nem fale Ana.... sabe que sempre lembro de você, pois jamais esquecerei seu comentário a respeito da retirada da chupeta. Agora, você diz isso também... Isso mesmo amiga! Acho que temos que respeitar o tempo, deixar os outros falarem... cobrarem....rs
Beijos querida.