A despedida do brigadeiro

Após uma semana aqui estou para contar sobre a festa de aniversário do Lucas. Festa de 1 ano realmente é complicada, pois a criança sente, percebe que a festa é para ela e resolve contrariar. Elas estranham muito! Essa é a verdade! Lucas apesar de engatinhar de um lado para o outro, de inúmeras tentativas de andar apoiado nos móveis não quis saber de nada. Mesmo sendo pouco os convidados havia algo diferente acontecendo, uma alegria no ar e um stress para toda organização. Fato: as crianças percebem e mudam totalmente a postura, mas não deixaria de comemorar em conjunto o aniversário do meu marido e do meu caçula.

Foi cansativo, pois vocês já organizaram uma festa com crianças em casa? Tendo que pensar e fazer tudo, tudo, tudo! Desde os comes e bebes, a organização da festa, a decoração, a arrumação da casa até o almoço dos filhos. Tudo no mesmo dia, praticamente ao mesmo tempo...

Lógico que antecipei e fiz um tanto no dia anterior, mas mesmo assim no dia foi muito corrido. Era marido, eu, os três e tudo para fazer. Confesso que poderia ter antecipado algumas coisas, principalmente em relação a decoração. Muito ficou para a última hora e conclusão: não fiquei fã da mesa, não curti 100%. Uma lição sobre fazer festa para o filho. Da próxima vez, já conseguirei prever um tanto, antecipar, deixar de lado coisas que fiz e que foram desnecessárias.



A bandeirola com o nome do Lucas. Amei! Amei o formato de ovo de Páscoa. Os toppers para colocar nas comidas. Tão fofo esses de coelho! Coloquei nos pães e nas tortas que fiz...



Toppers e forminhas para os doces

Mais uma vez pude contar com a parceria da Erika e Carol do Ideias e Afins. Elas fizeram pequenos detalhes da decoração. Coisas fofas e que foram o charme da mesa e do tema da festa.



 Carol e Erika do Ideias e Afins também mandaram desmontadas (pensando no melhor para o transporte e quilômetros de distância minhas encomendas) essas caixinhas acima e as cestinhas. Adorei todas! Essas cestinhas de papéis ficaram lindas! Super delicadas! Com isso, fiz lembrancinhas personalizadas para as crianças e também para os pais. Foram somente três casais, então algo super possível de fazer...

Todos ficaram felizes com a lembrancinha. Pensei na amiga que está grávida, no bebê, no Felipe que era o mais velho; enfim, uma surpresa carinhosa para os convidados.

Uma curiosidade a compartilhar é que a decoração, todos as fofuras feitas pelo Ideias e Afins foram o destaque. Tanto os convidados da festa do Lucas como do Thomas amaram. Ficaram encantados com tudo, perguntando como havia feito. Ficaram de boca aberta com a organização e de onde vieram as coisas. Jamais fazem isso por aqui. O máximo são os copos, guardanapos, a toalha e a vela do mesmo tema. A verdade é que acham tudo um disperdício. Jamais investem tanto numa decoração. Mas cada um pensa e faz de uma maneira. Não é mesmo?



Quanto aos comes e bebes achei que fiz além da conta. Os salgados foram torta de frango, torta de cebola, salada, pepino e cachorro quente. Escolhi tortas pensando nos adultos, já que teria um número maior. Os doces: brigadeiro, beijinho, mousse de maracujá, muffins, bolo de nozes e frutas.



Novamente tive uma surpresa com o meu cardápio. Muito do que fiz achei que foi demais de doce para os alemães. Geralmente estão acostumados com bolo, bolo e bolo. Os bolos daqui são de frutas, de queijo e muitos são com cremes e mais cremes. Usam bastante creme de leite e chantilly. Apesar dos cremes, a maioria não são tão doces. Não estou acostumada e não faço coisas da culinária alemã, tanto que nessas datas especiais tenho lá meus destaques com: bolo de chocolate, bolo de nozes, laranja ou cenoura.



Ahhh as bolachinhas todos adoraram. Agora o mousse, os beijinhos e o brigadeiro ficaram de lado. Comeram um pouco, mas não foram os prediletos. Os convidados estranham muito doces com leite condensado. Além de ficarem doce demais, não ficam igualzinho do Brasil. O leite condensado é diferente, tem uma consistência mais líquida e por mais que tenha dado certo a massa, não fica no formato correto. Fazia as bolinhas, colocava nas forminhas todos redondinhos e daqui a pouco estavam quadrados.

Ficaram deliciosos (ao gosto brasileiro), mas além do formato as pessoas que comeram disseram que era doce demais e também muito estica e puxa. Sabem como é? Pois é... O que sei é que daqui pra frente darei um basta. Aniversário por aqui terá somente frutas, legumes cortados (pepinos, pimentões, cenouras), pães, salsichas e bolos. Polparei trabalho! Tenho que entrar aos moldes do povo alemão? Não acham? Talvez seja mais fácil...




O aniversário era do Lucas, mas nem preciso dizer que Felipe e Thomas se divertiram muito!

Tinha um bolo de nozes e outro de maçã. Esses fizeram sucesso!



No dia seguinte todos de olho no brinquedo do Lucas. Uma diversão esses irmãos, uma disputa constante também...

Mais um aniversário passou! Ufa! Agora só em junho... mas concordam que daqui a pouco já tenho que planejar tudo. Ainda mais que Felipe faz questão e já está todo empolgado! :) Agora garanto que o cardápio será bem diferente...
28

28 comentários:

Fernanda disse...

Ah querida Celi, ficou tudo tão fofo mais uma vez... sou sua fã. Beijos e parabéns!!!

Ingrid Gomes disse...

Mais uma festinha linda, não canso de repetir, os meninos tem sorte por terem uma mãe tão talentosa e dedicada, tudo ficou LINDO! =)

beijao

Nivea Sorensen disse...

Olha, Celi, quando eu fiz o aniversário do Erik na casa da minha sogra, só com irlandeses, tb deixei o brigadeiro de lado. Fiz um bolo (doce, como os meus são memso) e olhe lá. Deixei todos os docinhos para fazer só aqui em casa, quando convidaria as amigas brasileiras. Esse ano tb vai ser aqui, só com brasileiros e vou fazer vários docinhos, mas só porque eles acabam na hora. Fazer para enfeitar mesa não vale o trabalho que dá.
Estava tudo lindo. Parabéns!
Um beijo

Beatriz Ortiz disse...

Celi!!!
Que coisa mais linda essa festa!!!
Quanto capricho!!
Imagino a trabalheira, como vc consegue?!
Parabéns! Arrasou!!
Bjs,
Beatriz

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Eu posso falar? ( eu, Alê) Penso que decorar a festa do filho, de uma criança, é um carinho enorme. É pensar na criança, é desejar que ela lembre-se desta fase de uma forma carinhosa, mesmo que não vá recordar, como no caso do Lucas, mas verá os registros pelas fotos. Então, sim, eu faria festa, sempre! Não estou dizendo que seriam festas como as que há no Brasil, uma coisa exagerada. Mas uma comemoração mais íntima, em casa ( na garagem, no quintal, na sala da casa, no salão de festa do prédio). Não tem jeito, somos brasileiros e brasileiro ama uma festa. É nossa cultura, somos assim mesmo. Eu fico puta quando vejo pessoas que vão embora para o exterior e esquecem tanto da nossa cultura, como se quisessem, a todo custo, negar suas origens. Amo nossa cultura! Amo receber gente, amo compartilhar os momentos alegres. E, vamos combinar que aniversários devem ser comemorados, pois é uma celebração da vida!

E, Celi, ficou tudo lindo demais! A mesa ficou uma maravilha de beleza, de toque infantil. Sinto ternura em cada detalhe! Parabéns pela mãe zelosa, que faz da maternidade não um fardo, mas uma verdadeira harmonia, com cansaço,claro, como tudo nesta vida cansa, mas com amor, o que é o mais importante nesta vida! O resto é besteira.

E quanto aos doces...Se for para você ficar mais tranquila, ter menos trabalho, entra na onda alemã. Porém, se você desejar que seus filhos tenham referências do Brasil, use e abuse de suas raízes, amiga.

Um beijo, um abraço super carinhosa e toda minha admiração por você e o Boris pela dedicação linda com os cuidados e amor aos três pequetitos lindos, fofos, mordíveis! Vocês são demais!!!!

Com carinho de sempre,
Alê

Ps: Ro tá dizendo que adoraria ser convidada para uma festa na casa do casal Celi e Boris, ahahahahahhahahahahah...Pra comer muitos docinhos, muitos brigadeiros, ahahahahahaha

Lu disse...

Eu adorei! Q capricho, q carinho!
Aqui os doces nao sobram nao, mas pq sempre tem brasileiros... os israelenses, alguns amam, alguns detestam nosso amado leite condensado! Melhor, sobra mais pra gente!

Beijos e parabens de novo pro Lucas!

Carol Damasceno disse...

Ficou tudo lindo querida Celi.... Agora esses alemães não sabem o que é bom... Adoro doces e os seus estavam com uma cara ótima...

Parabéns a esse meninão lindo de viver... Aliás os 3, né??? rs

Beijocas recheadas de saudades!!!

Anônimo disse...

Que amor o tema escolhido! Ficou tudo muito lindo, Celi! Pena que o "povo" daí não curte o brigadeiro, não sabem o que é bom ainda, hehehehe. Mas, como vc disse, se os convidados não curtem, pra que passar trabalho né?!

E os meninos, gostam de doces? Porque aí vc faz um pouquinho só pra eles e então fica tudo resolvido :)

Seus filhotes são lindos!
E sinceramente, não sei como vc dá conta de tudo, guria! Sou muito sua fã!

Beijocas
Ju

Ana Gaspar disse...

Celi, que LINDA a festa!!!!!
Parbéns novamente ao Lucas e agora Parabéns pra você...
Mesmo com suas ajudantes muito criativas o seu toque de mamy foi especial.
Nossa cada detalhe mais caprichoso que o outro, lindo!!! lindo!!!!
Adoro ver suas festinhas, cada uma de um jeito e sempre de bom gosto!
Sobre os doces pena ser longe daqui, pois eu iria amarrrr..... rsrsrs
beijokas e boa semana

A Dona do LAr disse...

Como assim vc não gostou 100% da mesa? Ficou linda! Tudo muito suave, mas ao mesmo tempo bem decorado. A Carol arrebenta!!!
Sobre os doces, se eu fosse vc faria menos da próxima vez, mas não deixaria de fazer não. Afinal, vc é brasileira e seus filhos também. Acho legal que eles crescam sabendo sobre a cultura do país deles, e isso é vivênciar a cultura. bjão Celi vc arrasou como sempre. Sou sua fã.

Carol Garcia disse...

celi!!!!

ficou tudo lindo. tão fofo que deu vontade de estar aí.

vc é super caprichosa. uma delícia ver nossos produtos sendo finalizados por mãos tão talentosas.

organizar eventos em casa é super complicado, e vc tem tirado de letra com os três lindinhos.
e sobre o gosto alemão... adaptação é difícil, mas muitas vezes vale a pena.

bjo enorme e obrigada pela confiança.

Tamires disse...

que delícia Celi!
adoro tuas festinhas caseiras! amey o cardápio, mas gostos não se discutem né?
heheh
beijão ficou tudo lindoooo

Sissi disse...

Muito legal, super criativo e colorido....

Dani Rabelo disse...

Ai, ficou LINDO demais, Celi!!!
E eu sou da turma que acha brigadeiro uó de doce, enjoativo e ruim. Não gosto... mas, faço no aniversário da Laura pq brasileiro gosta e a minha família AMA...
Por mim, não faria.

Parabéns pela sua dedicação, pelo seu empenho e por tudo o que vc fez. Se não fosse vc, certamente essas crianças não teriam aniversários tão bonitos, organizados, com comidas gostosas, brincadeiras criativas, lembrancinhas que agradam a todos... e não teriam tanto amor!

Beijos grandes!!!

Celi disse...

Obrigada Fernanda! Acredito que tudo que é feito de coração e com amor fica lindo! :) Beijos

Celi disse...

Ohhhh obrigada pelo carinho Ingrid. O que não fazemos por eles, não é mesmo? Mãe é mãe!
Beijos

Celi disse...

Tem razão Nívea. Farei só para nós...manterei a tradição, pois gostamos muito também. Mas confesso que para os alemães não vale o trabalho e tempo. Beijos e ótima festa para vocês. Está chegando, né?

Celi disse...

hahahahaha dá trabalho mesmo! Sei lá Beatriz de onde tiro força e disposição para fazer tudo isso. O que sei é que me disponho e faço. Quando vejo já passou...
Obrigada querida. Beijos

Celi disse...

Alê é por isso que nos damos bem. Pensamos parecido. Também sou fã de festa. Amo! Amo! Amo! Faço com gosto e animação. Não consigo pensar em aniversário sem comemoração, pessoas e bolo :)
Sempre me animando com suas palavras doces. Obrigada amiga!
Quanto a festa, quem sabe quando vocês vierem para cá eu não faço uma pequena festa para vocês, hein!? Beijos

Celi disse...

Verdade Lu! Nós também adoramos... Mas acho que é isso mesmo. Enquanto não tiver brasileiros por perto, deixarei para fazer os doces só para nós...
Beijos e obrigada.

Celi disse...

Ohhhh Carol que bom vê-la por aqui. Obrigada querida! Também sou fã de docinho de festa de aniversário. Tem que ter para mim! Adoro, mas acho que farei só para nós.... :)
beijos para vc e para as meninas lindas.

Celi disse...

Sabe que meus filhos não ligam tanto. Thomas é o mais doceiro. Agora os pais.... rs rs rs
Obrigada querida. Assim como já escrevi acima, tiro fôlego sei lá de onde... resolvo que farei e mando ver!
beijos

Celi disse...

Obrigada Ana! Você sempre elogiando... tão carinhosa! Obrigada mesmo! Quem sabe um dia nos reunimos e juntas fazemos uma festa :)
beijos

Celi disse...

A Carol arrebenta mesmo!
Sabe por que não gostei 100%, pois esperava ter um tempo maior para fazer, arrumar tudo na mesa. Sei lá... deu a impressão de ter deixado tudo solto.
Quanto aos doces tem razão... da próxima vez farei só para nós brasileiros. Beijos

Celi disse...

Eu que só tenho a agradecer...
Obrigada por tudo!
Realmente não é fácil uma festa caseira, mas vale muito a pena. Ainda mais quando vemos os sorrisos nos rostinhos dos filhos.
Beijo grande e até daqui a pouco... até a próxima festa.

Celi disse...

Obrigada Tamires! Tanto planejamento e trabalho, mas vale, valeu demais!
beijos

Celi disse...

Obrigada! Bom que gostou... Beijos

Celi disse...

Então você é da turma dos alemães... pode vir pra cá! rs Por sinal, como andam os planos?
ficou bacana, né!? Fiquei feliz, pois adoro fazer festa. Considero um momento tão importante da nossa vida. Uma vez no ano que vale todo o trabalho, dedicação e amor!
beijos