Grávidas juntas, expectativas diferentes

Parece tudo muita coincidência. Fiquei grávida do Felipe (no Brasil), tive uma amiga que acompanhou passo a passo tudo o que fiz para a chegada dele. Mesmo não tendo filho, estando em outra fase, sendo mais nova do que eu, preparando tudo para o casamento sempre quis me ajudar, me ouvir e me socorrer nos momentos de preocupações e acontecimentos durante a gestação. 

Felipe sempre foi muito querido por ela, depois mesmo a distância, acompanhou toda a gravidez do Thomas. Mesmo estando longe, sentia que estava perto, que podia contar a hora que fosse. E no período de toda minha adaptação, de ser mãe, de ter outro filho, lá estava ela dando notícias através do skype, por e-mails. É uma parceira e amiga que jamais esquecerei...

E amigas assim falam sobre tudo, conversam, fazem as mais íntimas confidências e planos. Sempre comentávamos sobre o momento que ficaria grávida. Até cogitamos de ficarmos grávidas juntas. Mas sabe quando você fala algo sem dar tanta importância. Pois bem, aconteceu. Ela havia começado as tentativas. 

Nesse meio tempo, uma surpresa, fiquei grávida. Logo, por coincidência, após duas semanas, fiquei sabendo que estava grávida também. Comemoramos! Brindamos mesmo que a distância. 

Imaginou você grávida na mesma época que sua amiga, podendo vivenciar e falar durante 9 meses sobre o mesmo assunto? Estamos adorando, apesar da distância e da correria do dia a dia.

Agora, o mais interessante é pensar que estamos grávidas juntas, porém vivendo momentos diferentes, já que está grávida do primeiro filho e eu do terceiro.

Só de pensar que passei por tudo que ela está vivendo agora, no qual há um pensar maior para todas as ações. Percebo que minha amiga tem um excesso de cuidados consigo própria, com qualquer coisa diferente que possa acontecer com o próprio corpo, com a alimentação, com as dores, com a relação sexual. Tudo diferente!

A empolgação também tem uma proporção bastante diferente em relação a que tenho na terceira gravidez. Tudo é novidade, as sensações e os sentimentos. 

Vivenciar os benditos enjôos nos primeiros meses, algo que parece que não passará jamais. A primeira gravidez, um jeito de lidar, do corpo reagir perante a transformação. Enquanto eu já sabia como lidar, apesar da frequência e intensidade serem maiores.

A admiração pela barriga, pelo próprio corpo. Um cuidado ao extremo, ao ponto de se matricular rapidamente na aula de hidroginástica. Também fiz isso quando estava grávida do Felipe. Mas depois as circunstâncias foram outras. Um olhar cauteloso para o corpo, para identificar as possíveis transformações (estrias, pele, cabelo, barriga crescendo).

Gastos maiores com as revistas de decoração de quartos de bebês e livros sobre o desenvolvimento. Uma vontade imensa de conhecer mais, tudo que possa auxiliar na preparação do quarto, do enxoval, dos primeiros dias ao lado do bebê.

Pesquisar, pesquisar sobre os utensílios básicos e as melhores marcas. 

Na primeira gravidez há tempo e vontade para registrar passo a passo, semana por semana tudo que acontece. Na gravidez do Thomas tentei, porém não fiz com tanta perfeição como na primeira e, agora, me esforço muito para dar conta de fazer isso. 

Em cada consulta há pelo menos de duas a cinco perguntas para serem feitas. Uma curiosidade e um milhão de dúvidas. Na terceira gravidez, apenas vontade de saber se está tudo bem com o bebê, fazer os controles de exames.

Tudo uma delícia vivenciar. E isso que é o mais gostoso nesse momento. Ouvir sobre a gravidez dela e lembrar da minha primeira. Poder responder algumas perguntas, saber que é natural de mãe de primeira viagem uma porção de coisas. Respeito e curto cada pergunta, cada acontecimento. Somos amigas de verdade! Mesmo que nesse momento, a minha expectativa esteja um tanto além, pensando no parto, no dia do nascimento, se terei minha mãe por perto para me apoiar com os meninos durante o tempo que estarei na maternidade e na relação dos meus filhos com o bebê. 

Uma gravidez é muito diferente da outra! Fases! Momentos que precisamos viver intensamente!

P.S: Desenho feito por uma querida amiga - Andréa Polo. Elaborado para as amigas grávidas praticamente no mesmo tempo de gestação.
19

19 comentários:

carol garcia disse...

legal legal legal!

eu ia adorar engravidar junto com alguma amiga.

celi, e que diferença de uma gravidez para a outra, de um momento para outro da vida...

bjocas

Ingrid Gomes disse...

Duas amigas do colégio engravidaram quando eu já estava na reta final e domingo fiquei sabendo que minha melhor amiga está grávida de seu primeiro filho, foi uma alegria sem fim, eu até chorei.

É sem duvida um momento maravilhoso e como boas amigas só temos que agradecer a chance de participar né!

Beijão pros meninos e na pancinha. =)

Nine disse...

Lindo desenho!
Eu estou vivendo o mesmo que você! Tenho uma amiga querida que está grávida do primeiro filho (às vezes falo dela no blog) e estamos curtindo muito o fato de estarmos grávidas ao mesmo tempo, apesar de nossas expectativas serem diferentes. E nossos BBs nascerão com 1 mês de diferença, o dela primeiro, vai ser muito legal!
Beijos,
Nine

Dani Brito disse...

Ah, como queria engravidar junto com uma amiga! Apesar de estarem vivendo fases completamente diferentes...que, aliás, foram muito bem pontuadas por vc!

Desenho lindo!

beijo

Andréa Polo disse...

Minhas queridas, Celi e Renata!
Fiz este desenho pensando na relação de vocês e no quanto as coisas NÃO ACONTECEM POR ACASO!!!
Estou muito feliz que tenham gostado e quero que saibam que tenho muito carinho por vocês!!!
Beijo duplamente enorme!

Mariana - viciados em colo disse...

muito bom viver essa experiência e entender que é inevitável que a mãe de primeira viagem cometa os mesmos "exageros" que cometemos! afinal, olhando para trás desprezei tantos conselhos...
e que desenho lindo!
beijoca
mari

viciadosemcolo.blogspot.com

Mimi Genoino disse...

Quantos sentimentos! Eu tbm tenho lembrado muito da minha gestação ao ver a Rê, principalmente enquanto ela passava mal, algo que aconteceu tanto comigo... que delícia vcs poderem compartilhar assim...

Laiz disse...

Imagino que mude muito mesmo a segunda e terceira gravidez... em breve quero pensar na minha segunda...acho que será mais tranquila por um lado que a primeira (essas coisas decoração, preocupações, neuras de mãe de primeira viagem), em compensação mais agitada tendo o Nino aqui comigo!!!! Delícia engravidar assim junto com uma amiga querida!!!!! Bjinhossss

Anônimo disse...

No mattеr if sοme one searches for his vital
thing, sо he/shе dеsires to bе availаble that іn detail, thereforе that
thing is maintained over hеre.

My web-site ... Prvipoljubac.com
My page - georgiacourts.gov

Anônimo disse...

I enjoy what you guys aгe up too. Thіs ѕort
оf cleѵer ωork and геpοrting!

Kеep uρ the goοԁ woгks guys I've you guys to my own blogroll.

Also visit my page ... http://Werderfriesen.de

Anônimo disse...

Rіght heгe is the perfect webpage for anyone who really wantѕ to underѕtand thіs topic.
You reаlizе a wholе lot its almost hard to argue with уou (nοt
that I reаlly would ωant to…HaHа).
You certаinlу put a nеw spіn on a topic whiсh has been ωritten about for many years.
Wonderful stuff, just excellent!

Look at mу web blog: hair removal device

Anônimo disse...

Good post. I learn something nеw and challenging on
blogs I stumbleupon eѵегyday.
It will alwayѕ be useful to read through cοntent frοm οther writeгs and practiсe something from their sites.


Ηerе is my homepage - www.Capitalism-online.com
My web site: labrujula.travel

Anônimo disse...

This іs veгy intеrеsting, You're a very skilled blogger. I'vе joined yοuг rss feed
and look forwarԁ to ѕeeking more of yοur magnifiсent post.
Also, ӏ havе shared your web site in mу ѕocial
networks!

My weblog :: Vitalrecordscontrol.Com
my webpage > click the following Post

Anônimo disse...

Very nice article, totally what I was looking foг.


My webpage: Facebook.Com.Bd

Anônimo disse...

Hellο, Nеаt рost. Theгe's a problem along with your web site in web explorer, might test this? IE nonetheless is the market chief and a big component to other folks will leave out your great writing because of this problem.

Also visit my weblog ... v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Wοw that was strange. I ϳust wrote
an іncredibly lοng cοmment but after Ӏ clicκеd submit mу comment ԁidn't appear. Grrrr... well I'm
not writing all that over again. Αnyωays, juѕt wanted to ѕay supеrb blog!


Herе іs my blog :: This Internet site

Anônimo disse...

It's because of remarks like these i created this site. It's a асtuаl plеasurе just to κnow that I
might haѵe aidеd giѵe you along ωіth
your mom a much bettеr qualitу of life.

mу ωebsite - ambassadorsfordialogue.ning.com

Anônimo disse...

It's because of comments like these i created this site. It's а rеal plеаsure just to know that I could haνе helpеԁ
give you аs well аѕ yоur mom a much
better quality of life.

My ρage - green smoke coupon

Anônimo disse...

Ϻу friend found your nіce websіte on the
seаrch engines and wе havе been glad you had сouponѕ

my ωebρage green smoke coupons