Festa do Felipe: Comidas e Bebidas



Sou sincera que pensei em coisas práticas e que soubesse fazer. Pois já falei e repito que teria que fazer tudo sozinha. Além do mais tiveram dois aspectos importantes a serem considerados: o primeiro refere-se a temperatura, um calor daqueles, isso mesmo! Você pode não acreditar, mas estamos na Alemanha e em pleno verão. O segundo diz respeito ao gosto da criançada, já que brigadeiro e doces, muito doces não são os preferidos dos alemães. Também tive que lembrar todo momento que era um picnic, que deveria combinar com o mesmo, servindo de maneira mais prática possível.

Então, optei pelo que fez sucesso nos aniversários anteriores. Contarei para vocês, porém não tenho foto de tudo. Não consegui dar conta de fotografar, servir, arrumar e tudo mais. Uma amiga veio me ajudar e acabou fotografando. O olhar dela foi para outras coisas...

Os salgados foram:

- Torta de frango (uma super mega novidade aqui), já que costumam comer tudo que envolve salsicha, linguiça e todos derivados de porco. Minha torta fez sucesso! Minha não, do site tudo gostoso.

- Mini cachorro quente. As crianças amam e tem uma saída super boa.

- Pipoca. Foram poucas crianças que comeram.

- Sticks de pimentão vermelho e amarelo, cenoura e pepino. As crianças adoram. Comeram super bem. Engraçado esses costumes, mas as crianças adoram e levam até de lanche diariamente no Jardim da Infância.



Os doces:

- Como estava muito quente fiz espetinhos de frutas (somente de uvas, de morangos, de uvas com morangos). As crianças comeram bem, não sobrou nada.

- Aproveitei que tinha polpa de maracujá trazida diretamente do Brasil e fiz mousse. Ao invés de brigadeiro, optei em colocar nos potinhos o mousse. Considerei a novidade e também que seria menos doce que o brigadeiro, talvez mais refrescante. Foram poucas crianças que experimentaram.

- Também fiz arroz doce e servi frio. Muitas crianças comeram, já que também é costume comerem por aqui. A graça foi colocar em potinhos em formato de carros. Engraçado como chama a atenção das crianças e como a maneira que a gente prepara para servir faz a diferença.



- Como já faria bolo de chocolate a pedido do aniversariante, além disso um bolo de frutas, achei que seria demais fazer um cupcake. Mas de qualquer maneira, não resisti e fiz exatamente para o número de crianças convidadas. Os cupcakes foram de baunilha, com cobertura e confetes coloridos. Que bolinho delicioso, pois todas crianças comeram.

- Para o momento do parabéns tinham os dois bolos. O de chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro e também o bolo de frutas. Em relação aos bolos, vocês já devem ter visto o de chocolate em outros sites, já que amei a idéia que vi aqui e depois ali. O meu ficou um pouco diferente, pois preferi fazer um bolo menor, então cortei os chocolates e enfeitei colocando-os em volta em pé e depois deitado. Os smarties fizeram sucesso.




- Bolo de frutas que é típico e feito por muitas famílias alemãs. Uma receita nova que apesar de ter dado certo poucas crianças comeram. Acredito que a fruta em si não agrada tanto as crianças. Por sinal, conhecem essa fruta chamada Johannisbeeren? Eu conheci depois que mudei para cá, tem um pé no meu jardim e simplesmente adoro. Ela é um pouco azeda e muitas pessoas não gostam.



Mas para o bolo também é possível variar a fruta, já que é um bolo de verão, no qual são inúmeras as frutas possíveis: framboesa, amora, morango e em última hipótese maçã (fruta tão adorada e que apresenta vários tipos).

Em relação as bebidas, coloquei todas nos carrinhos de jardim (dá para ver na foto, perto da árvore, no post anterior). Coloquei água fria, praticamente gelada e fui abastecendo com minis garrafas de água, sucos de maçã, sucos de laranja, apfel schorle (uma espécie de suco de maçã com gás) e um suco que chama vitamina de frutas (um suco com diversas frutas juntas). 



As bebidas estavam disponíveis. Quanto as comidas fiz algo que realmente não sei se foi bom. Acabei servindo, colocando na toalha em partes. Primeiro servi os salgados, depois levei os espetos de frutas e, por último, os doces. Fiquei com receio que comessem somente os doces e também estava muito calor para disponibilizar tudo junto e ao mesmo tempo.

Bom, foi isso. Para finalizar compartilho com vocês a receita do bolo de frutas. Em outro post, lembro da Paloma, pelo menos, solicitar uma receita de um bolo cuca. Então, esse é muito parecido! Espero que arrisquem e façam também... 



Fiz metade de Johannisbeeren e outra de maçã, já que a receita rende muito! Se você se interessou saiba que você deve seguir a receita passo a passo somente se optar pelas frutas vermelhas. Caso escolha maçã, basta somente a massa, sem o recheio.
Bolo de Verão (não usa batedeira, tudo misturado, amassado e batido na mão)

Ingredientes para a massa:
- 500 g de farinha de trigo, 200 g de açúcar, 1 pacote de açúcar de baunilha (se não tiver tudo bem), 1 colher de café de canela em pó (fica a gosto, alguns gostam mais, outros menos), 1 pitada de sal, 1 ovo e 250 g de manteiga ou margarina.

Ingredientes para o recheio:
- 3 potes de Schmand (600g), que a meu modo de ver pode ser substituído por iogurte natural ou creme de leite que possa ir ao forno. Não sei exatamente o que tem no Brasil que pode substituir. Sei que esse produto tem a consistência de um iogurte natural e é bem refrescante. Quem souber e puder me ajudar agradeço imensamente.
- 2 ovos
- 70 g de açúcar
- raspas da casca de 1 limão

Para a cobertura:
- cerca de 800 g da fruta escolhida

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes da massa numa vasilha e misture bem até você sentir que está uma massa parecida com migalhas.
Em seguida, coloque na forma (uma camada fina, cerca de 2/3 da massa) apertando com os dedos até preencher toda a superfície e no forno para assar por aproximadamente 15 minutos. Não esqueça de untar a forma com margarina ou utilizar papel manteiga.
Enquanto a massa estiver no forno, prepare o recheio. Para ele basta misturar tudo também.
Após retirar a massa do forno deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos.
Em seguida, coloque o recheio, as frutas vermelhas em cima e por último o restante da massa. A massa deve ser esfarelada em cima das frutas, pequenos pedacinhos.
Novamente coloque o bolo no forno, na temperatura de 180 graus, por 25 minutos.
Deixe esfriar e sirva com açúcar confeiteiro (na minha opinião não é necessário).

Bom apetite!!!
17

17 comentários:

Ana Gaspar disse...

Lindo! o Felipe.... parabéns............
e perfeita a festa!!! não poderia ter ficado melhor amiga... adorei simplesmente TUDO!!!
e as fotos agora com as crianças ganharam vida... nossa ficou ótimo.
Você já pensou no futuro trabalhar com isso? rsrsr
Que Deus ilumine sempre a vida do Felipe... abencóe a linda família que ele tem...
beijos com carinho

Adri Portella disse...

Amiga!!!Amei suas ideias..... Adorei também seu lado Ana Maria Braga com a receita....rsrsrs
Pelas carinhas, dá pra ver que a festa foi um sucesso, parabéns!
Bj

Anônimo disse...

Minha querida como tudo ficou lindo,vc teve muito trabalho mas valeu apena ,só de ver o rostinho doFelipe com tanta alegria ,parabéns Celi vc é uma mãezona!!!

!beijos!!!

ceila.vignoni@yahoo.com.br disse...

Querida Celi,
Que menu especial!!!!Quantos dias você levou para fazer toda essa comida? E a torta de frango eles gostaram? Gostei da criatividade dos pratos salgados gostaria tanto que minhas filhas comessem os espetinhos de frutas e salgados também.
Adorei a receita que você postou e as frutas vermelhas do seu jardim...Irei experimentá-las no seu jardim ano que vem o que você acha?
Gostaram do bolo de brigadeiro e o Felipe gostou?
Adorei as fotos e tudo mesmo....Saudades...e parabéns querida mais uma vez pela dedicação!!!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Que delícia Celi!!
Pimentão... menina, na Noruega eu costumava a dar aos alunos na escola onde eu trabalhava e eles incrivelmente, comiam com a maior satisfação. Tudo muito diferente, né?
Aqui também não gostam do nosso brigadeiro, que sacrilégio!!! Rsrsrs
Também notei que, como aqui, as crianças sentam e comem tranquilas... um sonho.
Parabéns para o Felipe e pra mamãe que (não sei como...) preparou tudo com tanto capricho. Bjs querida, Ju

Anônimo disse...

muito lindo Celi! adorei as fotos também!
Parece ter ficado delicioso! parabéns!!!

beijos

Mamãe do Otávio

Ana disse...

vou tentar essa receita!!
ficou tudo lindo, muito bacana Celi, parabéns, 5 anos devidamente comemorados!

Mamacrica disse...

Tudo tão lindo... Adoro picnic! Posso imaginar a trabalheira, mas tenho certeza de que a satisfação no resultado é duplamente gratificante! Parabéns para o Felipe e para você!
As fotos também ficaram ótimas!
Um beijo
Cris

Nivea Sorensen disse...

Que capricho, Celi!
xxx

Dani Cassar disse...

Tudo com uma cara deliciosa, Celi!
Aqui eles tbm nao gostam muito de brigadeiros =s
Agora pimentao e nova p/ mim, meu sogro adora pimentao cru assim e vive servindo no almoco, eu como mas nao me agrada muito...hahaha, acho que eh questao de habito =)
Beijos e parabens pelo capricho mais uma vez!

Renata disse...

pimentão como assim hahaha Bem diferente mesmo! =D
adoreeei tudo, muito capricho .. bjo bjo

Laiz disse...

Que festa linda linda linda! Amei Celi! Festa caprichada, cardápio saudável , tudo lindo e criancas felizes! Parabéns pelo capricho e dedicação! Amei muito! Bjocassss

Carol Damasceno disse...

Tudo perfeito... Amei...
PArabéns!!

Beijos
Carol

Liza disse...

Celi, q vontade comer estas berries todas!!! Adorei a festa, a decoração, as brincadeiras, o cardápio.

bju

Dani Rabelo disse...

Que delíííciaaa, celiii!!!!!!

Adorei!

Beijos!

Paloma Varón disse...

Celi, estava lendo TUDO sobre a festa, ficou linda demais! Vc se supera a cada fezta, né? Babei nesta. Muito. E super obrigada por lembrar de mim e por postar esta receita, amei!!
Beijos

Celi disse...

De nada Paloma... viu só como lembrei de você. Demorou, mas aqui está... Beijos