Casar de novo

Que vontade que deu de fazer isso novamente. Após muito tempo sem ir num casamento tive uma oportunidade, ou seja, recebi um belo convite. Dessa vez aqui na Alemanha, casamento de uma pessoa adorável, admirável, porém nem tão próxima assim. Fiquei feliz da vida com esse grande evento social, afinal após quase 4 anos morando aqui foi o primeiro.

Adorei! Achei tudo muito diferente! Um casamento cheio de tradições. Algo marcante e realmente inesquecível para os noivos e convidados.



Para começar tenho que compartilhar que o tempo ajudou muito. A primavera, as flores e o lugar.... ahhh que maravilhoso para realizar a festa e que igreja bem localizada. Por sorte um final de semana com temperatura amena, no qual tivemos até a presença do sol.

Quanto a preparação e organização para participar desse evento não foi fácil. Marido, eu e os três meninos. Que correria. Conciliar o horário da cerimônia para não chegar nem um minuto atrasada, pensar em todos os detalhes que deveria levar para as crianças, dar almoço pra o Lucas, trocar todos bem próximo do horário. Ufa! Mas deu tudo certo!

De imediato nem imaginava como seria um casamento na Alemanha. Enfim, como as pessoas se vestem, se fazem penteado, o que acontece após a cerimônia. Tinha uma leve ideia de que as festas duram bastante. Que os casamentos geralmente acontecem pela manhã e durante o resto do dia é só curtição, isso se não acontecer de estenderem para um final de semana.

Conversei com uma pessoa, com outra e decidi a roupa e como faria o meu cabelo. Tinha uma ideia e quando fui para o salão todas as moças me olharam e disseram que não era bacana apenas fazer um coque e puxar uns fios. Ok! Ok! Logo solicitei novas ideias e olhem só o que fizeram com o meu cabelo (na foto anterior). Ficou bonito, diferente, como algumas pessoas disseram, penteado das alemãs. Sei lá! Esperava algo diferente, mas aceitei... Fora que tinha pouco tempo para ficar no salão, logo achava que seria mais fácil fazerem a minha ideia, mas não, preferiram um novo penteado.

Quanto aos penteados e roupas observei bastante durante a cerimônia. Tem pessoas que vão mais simples, apenas com uma escova, com o cabelo do jeito que usam no dia a dia, com calça social e também há aquelas pessoas chiquérrimas com salto e vestido longo. O agravante para essa escolha acredito que seja o clima. Lógico que com uma temperatura mais baixa dá vontade de colocar meia calça, meia, calça e casaco, o mais grosso possível. Mas não estava para tudo isso, então foi possível ver diferentes costumes.



Tem casais que optam em vestir os famosos e típicos "Bayerische Tracht", ou seja, essas roupas que vocês vêem na foto. Marido e eu ainda não viramos tão alemães ao ponto de comprarmos e usarmos essa roupa típica nas festas, mas nessa região é muito comum... Quem sabe um dia adotamos o uso também...



Além do lugar, as tradições e brincadeiras realizadas com os noivos chamaram muito a nossa atenção. Várias coisas diferentes comparadas aos costumes no Brasil. Uma mistura de casamento com chá de cozinha, sabem!? Só que tudo com um real significado.

Por exemplo, vejam essa gaiola com pombos brancos. Logo após a cerimônia ouve a seguinte explicação abaixo e a realização pelos noivos. Eles soltaram os pombos juntos!

"Os pombos brancos são tipicamente soltos em pares durante as cerimônias de casamento para representar a noiva e o noivo. Esses pássaros se unem para toda a vida e criam os seus filhotes juntos. Eles simbolizam a esperança de que o casal recém-casado também permanecerão fiéis, começarão uma família e viverão os seus dias juntos. A cor branca dos pombos significa libertação do passado e novo começo. Quando eles partem juntos, esses pássaros representam o início de uma jornada por uma nova vida juntos".



Outra tradição alemã é a serragem da madeira. Ou seja, "dizem que logo após a cerimônia de casamento, os noivos devem provar em público que estão dispostos a trabalharem em conjunto para vencerem as adversidades da vida conjugal. Assim, os noivos devem serrar o tronco de uma árvore com um serrote. Cada cônjuge segura o instrumento de um lado e com os convidados em volta, cortam a madeira ao meio. Para que consigam vencer o problema, os noivos precisam de persistência, vontade e trabalhoem conjunto. Enquanto um empurra, o outro puxa e vice versa, cada um cedendo ao seu momento. Essa tradição busca simbolicamente refletir sobre as dificuldades que virão e sobre a necessidade de ceder, buscando a solução dos problemas sempre juntos".

Além dessas tradições ainda tiveram outras, além é claro, das conhecidas como cortarem juntos o primeiro pedaço do bolo, tomarem champagne e dançarem uma valsa. Vi os noivos tomarem água e comerem uma fatia de pão, a brincadeira no qual consistia na noiva "fugir" e o noivo ter que procurá-la. Tudo isso e muito mais durante todo o período da festa. Infelizmente não acompanhamos passo a passo tudo que foi realizado, pois teve um momento que deu a nossa hora com os três meninos e fomos embora.

Deu a nossa hora pois estavam cansados. Imaginem um menino de 1 ano que está descobrindo o mundo e que não para mais no lugar, que só quer saber de andar... Outro menino com a perna quebrada, tendo que ficar ora no colo, ora no carrinho ou na cadeira. Um terceiro a mil por hora, cansado de tanto correr e brincar no gramado. Tem uma hora que esgotam as possibilidades. Além disso, tudo muito diferente em relação aos comes e bebes. O casamento foi na hora do almoço e o costume é iniciar a festa com os diversos bolos típicos e de casamento com café, água ou sucos. Somente depois e mais tarde que teríamos o jantar. Sendo assim, a minha reserva, na minha grande bolsa, não superou tudo, nem ao cansaço.



Quanto aos presentes geralmente os noivos pedem dinheiro, ou seja, um "Gustchein". Os convidados dão o dinheiro de uma maneira divertida, podendo ser simplesmente no meio de um cartão dentro de um envelope ou de forma que os noivos tenham trabalho sendo moedas, ou escondido no meio de espumas, como folhas de uma árvore, dentro de uma lata própria (tipo de leite condensado, no qual precisam abrir); enfim, há inúmeras possibilidades.

Como não sabia de toda essa variedade optei em juntar o útil ao agradável presenteando os noivos com um conjunto de porta retratos com diferentes fotos / representações do casal. Logo pedi para a Stasia Burrington (um desenho) e para a Luciana do Lalelilolu illustration (uma foto enfofurada). Vejam só! Coloquei as imagens nas molduras, o cartão e o dinheiro também.

Vamos ver! Espero que voltem da Lua de Mel e vejam logo os presentes. Estou curiosa para saber o que acharam...

Valeu! Adorei o convite! Foi muito bom! Juro que deu vontade de fazer algo parecido daqui uns anos. Quem sabe, hein!? E vocês, viriam ao meu casamento? :)

Consultas sobre as tradições - Google
26

26 comentários:

Gabriela Grossi disse...

Oooooopa se vou! Pode marcar a data djá! Não perco o casório da Celi por nada!!!

Seu cabelo ficou lindo, Celi! Sabe que eu nunca em casamento aqui na Alemanha, também? Mas eu acho que aí em Bayern eles são mais ligados aos costumes e tradições. Bom, pelo menos essa é a minha impressão.

Gostei bastante das fotos, da sua descrição da festa... e mais ainda de saber que você tirou um tempo pra você, se pôs toda bonita e curtiu tudo!

Beijo

Anônimo disse...

Muito legal Celi compartilhar essa experiência, a tradição local, eu adoro isso! bjs e até breve. Cristina

Nine disse...

Adorei o cabelo! E conhecer um pouco mais sobre a cultura é sempre bom! Beijos! Nine

Dani Rabelo disse...

Adorei!!!
Seu cabelo estava muito bonito, muito arrumado, chique. Bonito mesmo!
E é tão bom tirar um momento assim para nós... cabelo, manicure, massagem (se possível rs)... muito bom!

Adorei a sua descrição do casamento, a forma como vc relata os costumes.... é muito bom!!!! Eu não tinha ideia de como seria!

Eu vou ao teu casamento, sim! Pelo menos, farei o todo o possível para ir!

Beijos!

Lu Azevedo disse...

Gostei do relato, dos detalhes, das fotos e do seu cabelo!

Tudo muito interessante!

Tambem sou doida pra casar de novo. Quem sabe? :)

Beijos!

Alê disse...

Amei o penteado!!!! Eu amo penteados, rsrsrsr...Sim, nós iríamos, mas tinha que nos convidar , pelo menos, com um ano com antecedência, rsrs...

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi! Adorei! Tudo, tudo! O cabelo, o regabofe, as tradições, a ilustração, o vestido da noiva e até o merecido cansaço! Também? Valeu a pena hein? Eu fui a um casamento casamento na Alemanha, em Munique, e lembro que faltava UMA, eu disse UMA semana para o verão... E dai, o obvio né? Levei vestidinho leve, um belo par de sandálias, toda linda e fresca... Meniiinaaaa... O tempo virou e eu estava praticamente "pelada". Os comes e bebes foi num lugar bem aberto e frio. Quase morri azul de frio e a mãe da noive me emprestou um xale, um paninho para que eu pudesse cobrir os ombros e as costas (pensa num vestido bem aberto). Memoravel! Casamentos na Alemanha costumam ser inesqueciveis!!! Beijo Celi : )

Bruna Dalfré disse...

Celi seu cabelo ficou lindo!
A paisagem foi realmente satisfatória para o casamento e a tradição é bem significativa!
Eu também queria me casar novamente, porém com essa paisagem e clima, sempre que vou a algum casamento dá uma vontade de casar de novo!rsrs
As imagens me trazem tranquilidade, demonstram um lugar calmo, agradável e com um ar puríssimo, que delícia, adoro isso!Parece algum muito interiorano...
Adorei!!
Beijoss

Anônimo disse...

Achei tão bacana as tradições alemãs... bem diferente daqui do Brasil mesmo. Belo casamento!!!

Adorei o seu cabelo, ficou muito bonito mesmo! E o presente dos noivos então? Eu tenho certeza que eles amaram!!!

Beijos, Celi!
Ótimo final de semana pra vcs!

Ana Gaspar disse...

Muito legal Celi saber mais um pouquinho... adorei!
Agora suas fotos ficarão maravilhosas, parece profissionais!!!!
beijos flor
PS>: Hoje estou correndo nos posts queridos, meus pais estão aqui e ficarão por dois meses, irei sempre ler e comentar com pequenas palavras devido ao tempo... rs

Mamãe do Otávio disse...

O cabelo ficou um loosho! Acharia o máximo estar presente no teu casório! hehehe Ai Celi... que lindo, amei tudo, que lugar incrível esse que tu vive!!! Assim deu até vontade de casar! hehehe

Claudia Leonardi disse...

Celi querida
Saudades...
Adorei o casamento, aprender mais sobre as tradições.
Seu cabelo ficou lindo!
E o desenho da Lu?! Que lindo!! Amei tudo!
Ah, eu iria te prestigiar sim :)
Desejo um feliz dia das mães
Tem sorteio de aniversário do blog.
Dá uma passadinha lá.
Bjks mil

http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

Celi disse...

Gabi nem fale... foi um dia tão gostoso! Como foi bom tirar um tempo para cuidar de tudo, de todos os apetrechos para o casamento. Desde minha roupa, cabelo até dos meus filhos.
Valeu! Valeu começar a viver e aproveitar um evento social. Sabe!?
Beijos querida.

Celi disse...

Legal mesmo Cristina! Tudo tão diferente. Um lugar encantador que juro que deu vontade de casar de novo, de novo e de novo! Ahhh mas com o mesmo marido....rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada Nine! Eu também adorei conhecer um pouco mais da tradição... Beijos

Celi disse...

Desse jeito com tantas amigas queridas vindo para cá no meu casamento.... sério que começarei a planejar para daqui uns anos. Quem sabe em comemoração de 15 anos de casada...rs
Beijos

Celi disse...

Sério Lu! Tão legal casar... eu amei! Faria tudo de novo, mas dessa vez com algumas coisas bem diferentes. Quem sabe no futuro! Só espero que não seja tão futuro, senão estarei lotada de cabelos brancos :)
Beijos

Celi disse...

Olha que começarei a planejar, viu!? Será uma delícia casar de novo e ter um monte de amigas queridas por perto!
Beijos

Celi disse...

Nem fale e geralmente os vestidos são todos sem manga.... o povo sofre, melhor as mulheres... difícil, né? Haja panos, blazer e cardigans :) Beijos Ana

Celi disse...

Nem fale Bruna... uma delícia. Foi realmente a maior curtição. Ai se tivesse condições nesse momento, fácil que casaria amanhã....rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada Ju! Também gostei de tudo. Deu para aproveitar... afinal quase 4 anos sem ir num casamento.
Espero realmente que gostem do presente! Veremos...
Beijos

Celi disse...

Ana posso dizer que todas essas fotos foram tiradas com o celular? Pura verdade... Nem ando mais com a câmera. Agora, é só celular na mão. Um grande beijo.

Celi disse...

Dá vontade não é mesmo Tamires! Eu tenho muita... ainda mais que a gente sonha em fazer tanta coisa diferente. Quem sabe um dia! Juro que convido você! Será uma honra sua presença...:) Beijos

Celi disse...

Que surpresa boa Clau! Pode deixar que passarei lá no seu blog. Obrigada! Um grande beijo.

Sissi disse...

Ola esse é um recado sobre meu blog, se voce nao esta recebendo minhas atualizacoes do meu blog, deixe de seguir e depois siga novamente, bom dia e tchau tchau

Renata disse...

Eu só vou se vc e o Bóris estiverem vestidos com a roupa típica....rsrsrs! Fala p o Bóris esta...!
Amiga , sério agora, muito legal a cerimonia, né?! Quem é essa amiga? Adorei o presente criativo q vcs deram p eles, tinha q ser vc p pensar nestas coisa, né?!
Mas de verdae, dependendo de qdo for e de qta antecedência nos avisar, nós iremos sim! Mas fala p o
Bóris que nao quero ficar em barraca não...ficaremos os três na cama de vcs....rsrsrs!
Beijos!!!