Uma profissão, três histórias e o encontro

Escolhemos a mesma profissão e foi assim que nos conhecemos. Trabalhávamos na mesma escola e pouco a pouco ficamos mais próximas e confidentes. Tínhamos rotinas completamente diferentes. Eu ainda na época da faculdade, ela morando longe, mas mesmo assim sempre arrumávamos um jeitinho de bater papo, sairmos juntas após o horário de trabalho ou até dormirmos uma na casa da outra. Época que morávamos com os pais e não tínhamos tantos compromissos e cobranças. 

Um, dois anos se passaram e logo tive a notícia de que minha amiga casaria e mudaria de país. Dito e feito, aconteceu dessa forma. Pensei que não fôssemos nos falar tão cedo. Afinal, uma mudança de país muitas vezes faz com que as pessoas se distanciem, passem a viver completamente em outro mundo de ideias. Com ela não foi assim, começamos algumas correspondências por cartas, depois por email, até que surgiu o bendito skype. Vez ou outra tive notícias, de que mudaria novamente de país, a primeira gravidez e sobre a visita ao Brasil.

Nos vimos algumas vezes no Brasil quando foi visitar a família. Sempre do mesmo jeitinho, com o mesmo carinho. Comemorávamos o nosso encontro. Encontros esporádicos, mas sempre deixando boas lembranças e fotos encaminhadas por email. 

Muito tempo passou e após 11 anos também mudei de país. Eu na Alemanha e a Jas dessa vez em Hong Kong. Mais perto ou longe? Sabe-se lá... Em muitas das nossas conversas tive o apoio para começar a vida numa cultura totalmente diferente. Tivemos um encontro que aconteceu no meu primeiro ano de Alemanha e em comemoração ao aniversário de 2 anos do Felipe. Foi muito bom! Uma pessoa conhecida, um abraço e um apoio de uma amiga.

Logo tive a notícia de que mudaria novamente, dessa vez para a França e agora, há 1 ano e meio na Suiça. Mais perto! Sem sombra de dúvida! Hoje nos falamos freqüentemente e nossa amizade voltou com a força total. Uma amizade muito verdadeira e com muitos aspectos em comum. Agora, muito mais confidentes e, lógico encontros, ainda mais que estamos apenas três horas e meia de distância.


Último final de semana... Mesmo com o tempo ruim, o encontro foi ótimo entre nossas famílias. 

Tenho várias amigas queridas no Brasil, mas voltar a ter uma freqüência com algumas antigas por aqui faz muito bem. Digo isso, pois nos entendemos melhor, sabemos realmente quais são as dificuldades que temos, onde aperta o "calo" do sapato. Acho que com toda pessoa que mudou de país acaba sendo assim... Temos o mesmo desafio, no qual só muda o país, a língua e a cultura. Há sempre algo novo para aprender.

Nossos encontros além de favorecerem uma paz interior, uma felicidade e uma cumplicidade também possibilitaram momentos agradáveis entre nossos filhos. Os mesmos apresentam pouca diferença de idade e como todos são meninos acabam tendo muitos gostos parecidos referentes as brincadeiras.



Outra grande surpresa, outra história... Voltando ao tempo....

Éramos desconhecidas, mas estávamos em busca de troca, de mais e mais conhecimentos. Um aspecto em comum, nossa formação, nossa adoração por crianças e a sala de aula. Um dia, eu como formadora dando um curso, ela como participante ativa e entusiasmada. Conversamos e trocamos um tanto. 

O tempo passou e um dia recebi um email lindo, no qual tinha uma carta que relatava o tempo que estava morando fora do Brasil. Fazia um ano que estava fora, que havia casado e estava morando na Suíça. Sempre pensava como seria isso. Como o percurso da vida das pessoas podem mudar de uma hora pra outra. Sempre fiquei muito curiosa para saber sobre as escolhas das pessoas que conhecia e que moraram fora, que tiveram coragem de mudar totalmente a vida.

Um ano, dois anos, talvez três anos passaram. Não sei exatamente quanto... Um dia trocamos email e logo nos falamos por skype. Isso aconteceu logo que mudei para cá em 2009. Depois disso, apenas passou a fazer parte do meu rol de amigos no facebook. O tempo, a vida, a rotina não permitiram um contato maior. Sei lá sobre os reais motivos...

Em 2012 e próximo do nascimento do Lucas passamos a nos falar mais. Tínhamos um motivo especial e comum: teríamos o nascimento do filho no mesmo mês. Aconteceu assim... ambos nasceram com poucos dias de diferença.



Uma troca maior, constante passou a acontecer entre nós. Nunca fomos amigas íntimas, confidentes, mas sempre tivemos uma grande admiração. Tudo começou profissionalmente e hoje estamos morando perto e temos um tanto para trocar sobre o jeito de viver por aqui, sobre as dificuldades e a beleza que encontramos diariamente ao nosso redor.

Por falar em beleza, vocês viram nossos filhos juntos? Isso mesmo! Fizemos um encontro também no último final de semana. Foi uma maravilha! Minha admiração só aumentou pela pessoa bacana que a Bruna é. Além de tantas qualidades, dos aspectos em comum, ainda faz uma comida japonesa que dá água na boca. Ahhhh... esperam que vocês não fiquem com vontade.



Não só preparou um almoço especial para os pais, como para meus filhos também. Fez tudo com muito carinho.

Um encontro, após muitos anos. Uma amizade sendo fortalecida, no qual os laços se estreitam.

O melhor de tudo é quando penso nas voltas que o mundo dá, no percurso da vida de cada pessoa conhecida e nos possíveis reencontros. Talvez não seja à toa, sem querer, que as pessoas aparecem no nosso caminho...



15

15 comentários:

Cíntia disse...

bruááárrrrght...

Foi meu estômago! De repente me deu uma fome!

Parabéns pelas amizades Fiona. É isso mesmo. O pouco tempo que temos, precisamos no dedicar a quem merece nossa confiança. E viver esses encontrinhos é muito salutar pro lado de cá! :) bj

karen disse...

Que delícia (re-)encontrar estas amigas! E melhor ainda é poder contar com alguém que vive uma situacao parecida com a nossa, acho que este tipo de troca é fundamental!

Mas menina que espetáculo de sushi, hein? Fiquei com água na boca!! Amo!!!

Unknown disse...

Adoro historias de amizade. Afinal, amigo é a familia que temos a oportunidade de escolher. E como é bom ter um amigo...imagino quão feliz você está podendo agora ter contato de novo com alguém que vc adora e pode compartilhar a vida. Eu ficaria muito triste longe dos meus amigos. Eles são muito importantes na minha vida, mesmo! Agora, melhor ainda é se esse amigo manda bem na cozinha e prepara sushis pra vc!!! :O Aí é sensacional! Fiquei com água na boca!!! Beijos, beijos e bom fim de semana!!!

Anônimo disse...

Celi,que amizade linda.

Parabèns vc merece, estou muito feliz que tenha rencontrado sua amigas.Beijos desta que torce por vc!

Bruna Egger disse...

A-mei ! To eu aqui, boba... e pensar que nos reencontraríamos aqui, do outro lado do oceano!
Hoje ficamos sem sinal de net aqui... Fiquei com 3G o tempo todo... E agora está voltando e eu me deparo com esse texto lindo !
Que haja mais sushis, mais encontros, mais conversas e desabafos! Porque essa nossa amizade é saudável e faz um bem danado de bom! Em julho estaremos aí!! Bjo!!!

Camila Faria disse...

São amizades assim que fazem a vida valer a pena! Linda essa história!

Ana Gaspar disse...

Celi, que legal!!!!!! amizades verdadeiras ficam assim mesma, guardadas em uma gavetinha, quando precisar dela é só retirar e esta lá toda inteira....

Poxa que criançada linda!!!! meu Deus... quantos gatinhos!!!!
Eu encontrei na segunda-feira passada uma blogueira, adorei!!!! a Barbara veio a passeio em Dresden e encontramos um dia no final da tarde em uma café, nossa foi muuto legal Celi... conversamos muito... Adorei!!!
beijokas e bom domingo

Celi disse...

Nem fale Cintia... É isso mesmo! Precisamos valorizar e dar atenção para essas pessoas. Pessoas que nos entendem.... que vivem parecido demais conosco. Beijos

Celi disse...

Nem fale.... sabe que sempre via as fotos e ficava com água na boca, pois você viu que capricho! Até que a insistência e chatice da amiga convenceu... Tive um belo almoço de sushi. Lindo, né! Adorei também...
Beijos querida.

Celi disse...

Também acho Myriam... sabe que tenho amigas queridas e verdadeiras que moram no Brasil. Sinto uma falta imensa de todas elas. Tenho saudades de sentar e bater um papo ao vivo e a cores. Mas tudo bem... a vida muda... minha vida mudou e a delas também...
Sei que moram no meu coração e eu no coração delas. Enquanto isso, curto, aproveito muito minhas amigas que estão pertinho, que temos uma afinidade além da conta pelo estilo de vida e tudo mais.
Beijos

Celi disse...

Obrigada! Realmente foi muito bom reencontrá-las e agora ficarmos mais próximas ainda...
Beijos

Celi disse...

Isso aí Bruna! Um primeiro encontro de muitos outros...
Beijo grande.

Celi disse...

Obrigada Camila. Realmente uma amizade tão boa, que dá força e me leva adiante, sabe!?
Beijos e seja bem vinda.

Celi disse...

Legal Ana! Eu li que você encontrou com a Babi. Achei o máximo! Que bela oportunidade. Espero um dia termos também um encontro desse... Beijo grande querida.

Unknown disse...

Que história de amizade linda Celi. Parabéns!!!!BEijocas de Berlim Claudia