Tão especial quanto o Natal

Hoje é Natal! Gostaria de escrever sobre essa data tão esperada por tantas crianças e adultos, porém se tiver oportunidade quem sabe outro dia. Continuando a série de posts sobre o Brasil considero que essa data que desejo contar tenha sido tão especial quanto o Natal para mim.

Tínhamos em mente que assim que fôssemos para o Brasil o Thomas e o Lucas seriam batizados. Muitas pessoas não acreditam no ritual do Batismo e dizem que nada mais é do que um evento, uma festa. No meu caso, não sou católica praticante, mas gosto de seguir os mesmos rituais pelos quais passei quando era criança. O Batismo é um marco, um acontecimento importante perante a igreja, pais e padrinhos. Tenho ótimas recordações, adoro minha madrinha e acredito que cria-se um vínculo muito forte, praticamente familiar.

Felipe foi batizado antes de mudarmos para a Alemanha. No entanto, era mais que um desejo batizar Thomas e Lucas no Brasil. Além disso, acredito que os padrinhos precisam ser escolhidos a dedo, com grande reflexão anterior a realização do convite, pensando que deva haver uma maior aproximação e não um distanciamento. Sem sombra de dúvida, também deve haver vínculo e nem preciso afirmar que minha relação com as pessoas do Brasil é muito mais próxima.

Continuando, independente do que cada um considera ideal, batizar ou não, resolvi que tínhamos que fazer isso. Além de escolher os segundos pais para meus filhos, concretizar esse pedido seria também uma maneira de aproximar as famílias, comemorar com todos as pessoas tão queridas e presentes na minha vida. 



Agora, pensem numa mãe de três filhos, indo para o Brasil, na correria com toda a demanda tendo que organizar um Batizado. Por mais simples que pareça tem que realizar a escolha da igreja, ver as condições colocadas pela mesma em relação ao curso, data e tudo mais.

Acho que se dependesse de chegar lá para organizar tudo teria desistido. A sorte e alegria é que temos pessoas com quem contar, amadas da família que fazem de tudo para nos agradar, ajudar. Tive a sorte e, ao mesmo tempo uma cunhada, amiga, que organizou toda a parte da igreja para mim. Pude contar com ela para tudo! Agradeço novamente toda a disposição e carinho.



O Batizado foi realizado pelo Igor, recentemente nomeado padre, no qual mostrou tanta simpatia, fazendo uso de palavras belas para esse momento.

Na hora Thomas ficou com receio da ação em si, de ficar com os padrinhos. No entanto, em meu colo, realizei o grande ritual. Apesar de passar por essa situação somente mais tarde, não mais como um bebê, ficou envergonhado. Por natureza é muito apegado a nós, então não hesitou em fazer diferente. Também não forçamos a nada nessa situação! Padre respeitou e todos compreenderam...



Foi muito bom reunir todas as madrinhas dos meus filhos. Amigas, queridas, com histórias de vida tão diferentes, tão confidentes e particulares no nosso relacionamento. Favorecer o contato entre elas foi interessante, divertido, no qual conclui que fiz a escolha certa. Tive a certeza disso ao vê-las todas juntas! 



Além da querida cunhadinha, também ganhei um belo presente, melhor, meu filho Lucas ganhou padrinhos tão maravilhosos, no qual fizeram questão de possibilitar o encontro dos familiares através de uma comemoração organizada com planejamento e muitos detalhes.

Viram só as lembrancinhas? Lindas canecas para os adultos com trufas deliciosas (ahhh... a de maracujá.... ao lembrar deu até água na boca) e uma foto com imã. Para as crianças canecas diversas (planejadas de acordo com a idade) com chocolates. Para os bem pequenos tinha uma caneca com colher e biscoitinhos. Tudo muito caprichado! Nem preciso contar como fizeram sucesso. 



Um tanto da decoração para ficar registrado nesse blog o carinho, o capricho da querida madrinha pelo afilhado, por toda nossa família.



Nem preciso dizer muito sobre essa data que possibilitou tanta comemoração, tantos encontros entre os familiares, no qual ficamos pertinho dos nossos pais, IRMÃOS, tios e amigos bem próximos.  



Por fim meus filhos ao lado dos queridos padrinhos. Uma foto para ser compartilhada, colocada no porta retrato, para ser lembrada por todos nós dessa data tão especial, evidenciando o quanto somos amigos e afirmando que independente da distância nós pais faremos o que for preciso para que os padrinhos sejam lembrados, estejam presentes no coração dos nossos filhos: Felipe, Thomas e Lucas.



 Feliz Natal!
11

11 comentários:

Ingrid Gomes disse...

Que lindo minha amiga!
Em marco sera o batizado do Cori, faremos no domingo de Pascoa, tudo esta sendo organizado pela familia por la e estou super feliz e ansiosa.
Acho o batismo um ritual muito bonito e concordo contigo sobre a importancia.

Beijao e Feliz Natal.

iara disse...

Todas as três, que conheço. Pessoas maravilhosas! Ótima escolha. Parabéns, bjs

Dani Rabelo disse...

Que lindo, Celi, parabéns pela organização, pela ajuda e pela família!
Ficou tudo lindo, as canecas, a decoração e as fotos, todos muito felizes!!!

Beijos grandes!!!

patricia disse...

Lindo, lindo Celi.
Batismo é um marco mesmo nas nossas vidas de pais, e na deles também, eles acabam tendo sempre uma referência a mais. É mesmo emocionante. São valores de fé que passamos aos nossos filhos. Esse ano vivemos algo semelhante com nosso filho caçula(15 anos), o fim desses sacramentos, a Crisma. Você olha nos olhos de seu filho e sabe que de agora em diante ele caminhará por si só na fé que foi transmitida. Vc disse que não é praticante, vc se engana. Vc praticou a sua religião qdo priorizou na sua estada no Brasil o batismo dos meninos.Parabéns ser praticante não é estar todos os dias na igreja, mas transmitir tradições e valores recebidos aos filhos. Bjs e FELIZ NATAL.

Julia Costa disse...

Ah, Celi, me encaixo no mesmo perfil que o seu!! Na verdade, nem Católica eu sou, mas acredito tanto em Deus, que acho importante determinados rituais, não pelo que a Igreja diz que eles significam, mas pelo que eles significaram para mim por toda a minha vida. Meus padrinhos são importantíssimos e eu sei o quanto sou importante para eles. Levei tudo isso em consideração na hora de marcar o batizado e escolher os padrinho do Luquinha, meu filho. :) Seus filhos são lindos e as fotos estão ótimas!! Deu para ver a alegria estampada no rosto de cada uma das pessoas presentes. Um beijo enorme para vcs!!!

http://www.lulueeu.blogspot.com

Celi disse...

Quer dizer que irão para o Brasil? Que bom Ingrid... quando? quando?
Beijos

Celi disse...

Minha querida amiga sempre por aqui.... que maravilha!!!!!! Bom demais!!!!!
Beijos e Feliz 2013

Celi disse...

Foi bom demais mesmo Dani! Ficará na memória para sempre... tb as fotos registraram um tanto de tudo! Toda nossa felicidade, por exemplo...
Beijos amiga.

Celi disse...

Que lindo o que escreveu Patricia. Tem toda razão! Realmente tão importante para nossos filhos essas tradições todas. Eu adoro, por exemplo, ver meu filho mais velho (5 anos) antes de dormir agradecer o dia, pedir para os anjinhos bonzinhos ficarem ao lado. Agora, é isso mesmo! Com quem aprendeu, hein? rs rs rs
beijo grande querida e obrigada pelas suas palavras que fizeram eu pensar sobre um tanto.

Celi disse...

Verdade Julia! É isso mesmo! Para nós foi importante, então porque não possibilitar isso para nossos filhos, não é mesmo? Com certeza serão maiores os ganhos, a alegria...
UM grande beijo e obrigada pelo carinho. Volte sempre!!!!

Ana disse...

Minha querida Celi, fiquei muito feliz com seus textos, trazendo esse registro por blog de sua experiencia no brasil. acho que de tão rica, merece sim, ser escrita. Esses momentos fazem tudo valer a pena, imagino qu o aviao com os tres não foi mole! haha sua corajosa!

Também me emocionei com o batizado porque te entendo. Aconteceu com o gabriel o mesmo eu esperei ele até 1 ano e pouco, quando viemos no rio. Na epoca morava em curitiba.
E a lara ainda nem foi batizada ainda.

essas pessoas ao seu lado, valem ouro, parabéns por tê-las perto ou longe, tanto faz, o que vale é o que está dentro!

Um beijo grande, muitas felicidades nesse fim de ano pra toda sua família, que 2013 seja lindo!