Família

Realmente não dá para ficar muito tempo distante dos familiares. Além das saudades, há algo maior ainda que é favorecer o conhecimento e o convívio dos meus filhos com os avós, a bisavó, tios, tias e primos. Algo tão significativo, com raízes e que apresenta uma ligação familiar.

Considero importante meus filhos saberem quem é quem, valorizarem, contarem casos, falarem a respeito. Terem esse sentimento querido e que saibam que podem contar, afinal família é família.


                                                                       Meus irmãos!

A grande verdade é que após minha mudança de país passei a valorizar mais o momento de ficar ao lado dos meus pais e irmãos. Atualmente gosto de ficar ao lado, conversar e saber tudo que diz respeito a vida deles. Talvez esteja mais madura, olhando para a vida de uma maneira diferente! Hoje faço questão de falar sobre meus sentimentos, expor meus pensamentos.

Dizem que a gente muda após o nascimento dos filhos, após ser mãe e principalmente quando ficamos distante dos familiares. Então, esses são os motivos em querer minha família por perto.


               Minha querida avó... bisavó dos meus filhos! Não era para eles conhecerem?

Apesar de saber de tudo isso, de querer que meus filhos conheçam todos confesso que não foi uma tarefa fácil. Não foi fácil conciliar o tempo com a minha família e a do meu marido.

Acredito que se dependesse dos familiares teríamos pulado igual pipoca de uma casa para outra, mas sou chata. Assumo isso e atualmente penso em primeiro lugar no bem estar dos meus filhos e lógico no meu...

Tinha toda uma organização na casa dos meus pais no que se trata da rotina das crianças, no espaço para dormir, nos cuidados com as roupas e mudar tudo seria tornar a viagem cansativa demais não só para nós pais que organizamos tudo, mas para as crianças também.

Meus filhos ainda são pequenos e precisam de referência em relação ao horário, ambiente e pessoas. Realizar muitas adaptações não estava nos meus planos. Falem o que for, mas esse é o meu jeito de lidar... Realmente queria um tanto de férias! Agora, se tive férias? Dizem que com filhos pequenos é difícil, porém minha vida foi bem mais tranqüila se comparada aos dias de hoje. Tive férias sim, pois com o apoio da minha mãe aproveitei e esqueci por um tempo muitas tarefas domésticas. Acho que foi merecido, não? Além do mais mãe é mãe e estar perto da nossa é bom demais. Geralmente a mesma faz coisas por nós que muitos jamais fariam...

Considerando isso, conciliamos os dias, as pessoas e nossos interesses.

Precisava curtir meus pais, meus irmãos e tudo que envolvia a lembrança maravilhosa desses encontros em tempos atrás.

Comer comida de mãe, churrasco de pai e cunhado, pão de queijo, caipirinha incomparável de tão deliciosa feita pelo meu pai, bolo de chocolate da irmã, fazer pedidos de compras de frutas típicas (maracujá, caju, goiaba) e especiais para minha mãe. Conversar com minha mãe, em sua cama, antes de dormir. Enfim, repetir ações freqüentes e marcantes, comer novamente o que é preferido, saboroso e traz uma história. Engordei? Claro que sim... por comer tanto, de felicidade.


              Doces saborosos da minha mãe e irmã. Caipirinha de frutas feita pelo meu pai.

Dar essa oportunidade aos meus filhos foi muito bom. Ver meus pais, meus irmãos repetirem simples brincadeiras com meus filhos não teve preço. Algo que acontecia comigo e que passa de geração pra geração.

Agora se tudo foi perfeito? Não! Vô, vó mimam demais e fazem as vontades dos filhos, dos netos, então nem preciso contar...

Mas foi um período! Algo extra a rotina como, por exemplo, comerem bolo caseiro dia sim, dia não. Sempre pensava que estávamos de férias, que muitas coisas são permitidas, que precisam ser mais leves e divertidas.

Meus filhos readaptaram rapidamente a rotina e não me cobram o que viveram intensamente ao lado dos avôs, tios e primos. 




                                                        Meus filhos com os primos!

Adoraram! Brincaram com os avôs, cada qual com seu jeitinho especial. Conviveram com os primos, com alguns mais do que com outros de acordo com as circunstâncias, pois nem sempre tudo sai 100%.  


                                        Meus filhos com a vovó... (minha sogrinha)

Hoje sinto falta de pequenas coisas que deixei de fazer com e para a família. Quem é perfeito? O que vale é que farei algumas coisas diferentes na próxima vez. Vale que todos os familiares deixaram marcas para meus filhos. Hoje não são mais desconhecidos...

16

16 comentários:

Paloma Varón disse...

Que lindo, Celi, é bem isso mesmo, descrição verdadeiríssima do que é ver a família quando se vive longe. Claro que nem tudo é perfeito, porque pessoas não são perfeitas, porque a gente se esquece de algumas coisas, porque para outras só damos valor tempo depois, porque temos, sim, de pensar no nosso bem estar e o das crianças antes, porque é claro que queremos ver e curtir todo mundo, mas nem sempre dá para equilibrar tudo.
Beijos

Dani Rabelo disse...

Ai Celi, que delícia....

Não dá para fazer tudo, nem dá para ver todos com a mesma frequência que queremos... entendo que deve ser beeeem difícil - e em proporção menor, quando vou a Brasília, vejo minha família bem menos do que gostaria -, mas dentro do possível vc descansou, curtiu sua mãe, seu pai e seus irmãos, curtiu a família do marido e alguns amigos (me included, estou tão feliz!).
Que vc possa voltar sempre e trazer esse ar de felicidade, de novidade, de turista que não é turista, sabe? É tão gostoso...

Deixar essas lembranças para os filhos é o que de melhos podemos dar para eles. Acredite.

Beijos!!!

Nadja Kari disse...

Celi, que fotos lindas!!! E que tempo incrível, né? Ao mesmo tempo cansativo, pois viajar cansa, por mais que seja delicioso né? Mas é sempre bom levar essas lembranças pra vida ;) Especial para seus filhos!!!
Beijão!!!

Cíntia disse...

Eu acho que você tá sentindo mesmo é falta daquela mesa de doces.... benzadeus que tentação! :D Mas ó, familiona que tu tem hein Fia? Dá prá sentir o quão especial foi esse encontro! Beijo

A Dona do LAr disse...

Que delícia Celi!!!
Imagino o quanto deve ter sido importante para as crianças, principlamente pro Felipe que assimila tudo melhor, tenho certeza que ele se lembrará dessa viagem para o resto da vida. O meu Felipe tem a mesma idade do seu e hoje ele entende mais essa coisa toda de família, primos, pq a família do meu marido é gigante e antes ele não entendia direito quem era quem....hoje ele fala todo feliz, fulano é meu primo...rsrsrsrs. Na verdade são prios do meu marido, então são primos mais de longe dele, mas ele tem um enorme carinho...precisa ver...bjão

Mamacrica disse...

Que lindo Celi!
Acho que realmente depois da maternidade aprendemos a valorizar a família. Aprendemos com os erros e ficamos felizes com os acertos. Acredito que para você assim como outras que optaram por ter sua própria família longe dos seus deva ser uma "re-valorização" desses momentos que muitas vezes quem os tem por perto nem se dão conta de o quão importante são.
Que bom que pode viver tantos momentos especiais e acima de tudo, proporcioná-los aos seus filhos.
Quanto aos mimos dos avós... impossível controlá-los! rs.... Mas é bom de mais se for de vez em quando, afinal os avós são uma das melhores memórias que temos da infância, não é mesmo?! E bisavó então?! Que coisa linda! Por aqui também temos uma que simplesmente dá um show de amor, coragem e otimismo!
Enfim... seu relato foi muito lindo e emocionante! Parabéns por sua família linda!

beijos
Cris

Ilana disse...

Que delícia, Celi!
Fiquei babando na foto dos meninos com a bisa. Tão bom isso, e pra tão poucos! Incrível que eles puderam conhecer e passar um tempo com a família.
E a sua emoção, essa eu nem posso imaginar...
Beijo

Celi disse...

Completou totalmente meu texto querida Paloma. Não é fácil... juro que não tinha dimensão de como seria tudo isso... inconscientemente dessa disputa toda...rs
beijos

Celi disse...

Nem fale Dani. Olha confesso que vocês ganharam na sorte, pois não foi tão fácil assim organizar toda a rotina para encontrar vocês. Além do mais, abri mão de algumas coisas para concretizar isso. Agora, valeu! Valeu muito!!!!
Um grande beijo.

Celi disse...

Nem fale Nadja... lembranças maravilhosas! Momentos vividos tão importantes para minha família.
Feliz de ver você por aqui. Espero que esteja bem! Um grande beijo.

Celi disse...

Nem fale em doces. MARAVILHOSOS! Agora você entendeu o motivo dos meus quilos a mais...rs
Viu só que família linda! Amei! Assim como falou um dia que essa viagem faria muito bem para mim. Acertou amiga! Valeu pela força que sempre me dá... Um grande beijo.

Celi disse...

Francine acho que realmente foi uma primeira aproximação para todos. Lógico que Felipe lembrará mais, agora é muito fofo ver o Thomas (2 anos e 9 meses) falar das pessoas, tios e primos, pelo nome. Foi muito bom!
Beijos querida e bom ver você por aqui! Adoro essa troca...

Celi disse...

Revalorização... é isso mesmo Cris. Acho que mudei muito, lógico que ainda tem muito pela frente... rs rs rs rs
Mas acredito que deixei de ser tão dura e em muitos momentos pensar somente nos meus ideais. Sabe?
Fui feliz demais! Valeu!!! Valeu ver meus filhos cercados dos familiares...

Celi disse...

Que bom... você por aqui. Pensei que não tivesse gostado ao vivo e a cores de mim...rs rs rs
Ilana realmente muita emoção... foi um tempo muito bom! Aos poucos relato tudo que vivi... preciso para jamais esquecer... Entende!?
Beijos, beijos

ceila.vignoni@yahoo.com.br disse...

Querida Celi,

Passamos momentos maravilhosos e inesquecíveis que vale muito a pena recordar...Recordar é viver como dizem....Nossos momentos foram realmente significativos não somente para nós duas mas também para os nossos filhos...Para a Isabella vocês ainda estão muito próximos e a qualquer momento podemos nos encontrar, seja na casa da nossa mãe ou até mesmo quando ligam ela acha que é você!!! Os meninos então marcaram muito para elas, a Gaby diz que sente muito a falta do Felipe e que ele é lindo, o Thomás levado e esperto e o Lucas o bebê mais lindo e calminho que já viu....Queria muito ter ficado muito tempo com vocês mas tinha minhas responsabilidades que não eram poucas...Que pena que foi uma época tão difícil para mim, mas como dizem nada é perfeito....Mas nossos almoços foram deliciosos, nossas caipirinhas feitas com tanto carinho pelo papai e as comidas maravilhosas da mamãe....Porém algo que nunca passa apesar da idade é o momento de estarmos ao lado dos nossos pais, quando você relatou o dia que ficava na cama conversando com a mamãe eu me lembrei de quando nós duas ficávamos na cama dela conversando até tarde contando nossos desejos e dividindo com ela os nossos sonhos...Foi um momento mágico que me fez relembrar tudo isso...Momentos juntas na praia, quando ficamos muito juntas também...celi foi muito importante a sua vinda apesar de não ter conseguido ficar o tempo que tanto queria ao seu lado...Parece que sempre está faltando algo em nossas vidas, principalmente nessas datas tão especiais....Amo muito você minha querida irmã!!!!

Celi disse...

Ahhhh Ceila agora sim um relato completo... como é bom ter a presença de pessoas tão amadas e queridas no blog. Esse espaço para relatar, registrar o que há de mais significativo na vida, nas relações. Obrigada pelo carinho de sempre! Entendo perfeitamente a correria que é a vida, mas acho que realmente valeu. Ficamos um tanto juntas e quer saber é bom, pois assim ficamos com vontade de nos encontrarmos logo... rs rs rs
Amo vocês! Dê um beijo especial nas minhas lindas meninas.
Quanto as datas especiais vamos pensar que estamos todos bem, querendo o melhor para todos da família. Quantas pessoas estão perto nessas datas e não estão nem aí, faz algo só por conta da data... Por isso, curtiremos mesmo que seja a distância. Tá!