Além dos muros da escola

Quando planejei a viagem para o Brasil, o que faríamos, quais seriam os passeios, tinha muito certo que iria nos espaços onde trabalhei e reencontraria as pessoas, próximas, amigas ou somente conhecidas, colegas. Um passeio que estava totalmente dentro dos meus planos.

Junto a isso pegaria as cartas de referência que havia solicitado por email. Cartas de referência que estão comigo, serão traduzidas e utilizadas provavelmente no futuro, já que fiquei sabendo que na Alemanha isso conta bastante junto ao currículo. Certeza disso? Que utilizarei essas cartas? Ainda não é certo! No entanto, vale deixar toda a documentação em ordem e fechar o ciclo, de trabalho, que parece ter continuado em meu dia a dia por um bom período. 

Assumo que foi muito difícil desvincular da vida que tinha no Brasil, do trabalho que realizava nas escolas, porém hoje tenho total convicção de que fiz o melhor para minha família e principalmente para meus filhos.

Foi importante estudar tanto, me dedicar aos cursos, ao trabalho como professora e formadora, perdendo finais de semana de passeios, optando na maioria das vezes em fazer mais e mais. Mas tudo tem um fim e hoje enxergo o quanto tudo isso foi importante para a Celi aqui como pessoa, para minha formação e princípios de vida.

Tamanho foi minha surpresa e encantamento ao ler cada uma das cartas de referência. Além de fechar o ciclo, meu tempo em cada uma das escolas, foi importante demais pois através delas retomei a posição que tive, o quanto deixei marcas. Ficou nítido enquanto lia o relato e elogio deixado por todas. Lógico que geralmente escrevem aspectos pouco positivos somente se o profissional, a pessoa deixa muito a desejar. Claro que fariam uma boa indicação. Tudo muito natural aos olhos de quem trabalhou um certo tempo numa empresa. 

Agora, independente do peso da escrita, todas foram importantes para mim. Possibilitaram que lembrasse da minha postura, do quanto fiz, me dediquei... praticamente um pontapé inicial para não deixar tudo guardado na gaveta. 

Uma maneira de olhar e pensar o quanto sou capaz. Lógico que hoje há outros obstáculos culturais, relacionados ao idioma também e a necessidade de fazer a equivalência do curso que realizei no Brasil. Tudo uma questão de tempo e possibilidades! Afinal, quem sabe do futuro?

Hoje, sem sombra de dúvida, minha maior dedicação, estudo está direcionado aos meus três filhos. Não consigo visualizar outra cena a não ser esse tempo com eles, olhando passo a passo para as conquistas e todo o desenvolvimento. Porém, significa que não foi porque mudei de país, que passei a ser mãe de três que futuramente não possa fazer algo na minha área. Não é mesmo? Tudo uma questão de tempo, momentos da vida! 

Atualmente minhas prioridades são outras e isso de maneira alguma me faz ser mais ou menos profissional, muito pelo contrário, só me trouxe mais experiências.

Carrego comigo as boas lembranças, não como era o meu dia a dia, mas o que ficou de tudo, das parcerias e contatos que fiz. Aprendi muito como educadora, como ser uma boa professora, sobre ser formadora e agradeço todas as pessoas com as quais convivi por muito tempo nas escolas. 

Reencontrá-las nesse período, no Brasil, foi muito significativo para minha história. Foi importante saber o quanto fui profissional, que colaborei para o processo pedagógico da escola, mas melhor ainda foi ver que o contato com muitas pessoas extrapolou os muros e o dia a dia. 

Por quanto tempo teremos esse contato? Sabe-se lá, mas foi o suficiente nesse momento da minha vida. Saber um pouco de como tudo continua e que há laços além do profissional. Tudo isso me fez muito bem! Tem pessoa que quando sai de um lugar que trabalhou deseja jamais voltar a colocar os pés, a encontrar com os profissionais daquele espaço. No meu caso foi muito diferente, sai em condições favoráveis, além disso, mesmo o lugar mais desafiador, difícil de conviver com algumas pessoas, foi um belo reencontro. Um reencontro para brindar o diferente e as grandes conquistas. 

Valorizo a oportunidade que tive e as pessoas que conheci em cada uma delas. De alguma forma, me incentivaram, contribuiram para o meu processo de formação e, também, aos valores que trago comigo.

Muitas desejo fazer referência no futuro! Muitas são minhas amigas do coração! Muitas foram importantes naquela época! Outras gostaria que estivessem aqui ao meu lado!


Um reencontro divertido demais! Pessoas que estavam muito perto quando tomei a decisão de mudar de país. Amigas que me apoiaram e incentivaram bastante.


Próximas demais por um período, convivemos diariamente no mesmo espaço e tivemos muitos objetivos em comum. Foi bom o reencontro! Relembramos muitas situações...


Uma grande amiga que através do contato profissional, de interesses em comum, houve muita troca e aprendizado. Trabalhamos muito pertinho, dividimos muito e hoje somos além... somos comadres.


Algumas parceiras de trabalho, amigas que contribuíram muito no meu processo de formação... Que sempre confiaram e me apoiaram...

8

8 comentários:

Ana disse...

Que experiência rica. Ter a chancela de rever todas essas pessoas que fizeram parte de sua vida. E um momento feliz pq vc descobriu que elas ainda fazem parte. De alguma forma! Bjs!!

Dani disse...

Celi, que legal, e parabéns pelas cartas, isso é só um reflexo da sua competencia. Olha tenho um casal de amigos que estao em Berlim, ele era professor de segundo grau no Chile. BOm, eles ainda estao no processo dele aprender alemao, coisa e tals, mas ele reconheceu facil o diploma e parece que é relativamente facil entrar no sistema educativo como professor. Lá em Berlim estao já bem fortes essas Staatliche Europa-Schule e buscam exatamente professores como voce. Enfim, eu sei que está longe de ser sua meta do momento mas acho legal saber dessas coisas ne? Eu quando soube dessas escolas enlouqueci de empolgacao, achei o maximo! Imagina colocar seu filho numa escola publica bilingue portugues - alemao!

Seu post do aviao me animou, to indo hoje sozinha com a Nina pro Brasil porque o papi nao desgruda da mae e vai passar o natal aí na Alemanha e depois vem encontrar a gente. Depois contarei como foi! Mas foi um enrosco fazer documentacao pra ir sozinha afe!

Um abracao, aproveitem as festas e muita paz pra 2013!!

Dani Cassar disse...

Celi e tao bom quando a gente consegue ver pessoas queridas que marcaram nossa vida de alguma maneira ne? Faz bem para gente, faz bem recordar e fica um gostinho de quero mais! Beijos em vcs
Boas festas!!!

Anônimo disse...

Oi Celi... Tão bom reencontrar pessoas queridas, não é?! Fico feliz que você tenha se encontrado com antigos amigos e colegas... Feliz também pelas cartas de recomendação!!!

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!!!

Beijos!!!

Lívia.

Celi disse...

Obrigada querida! Para vc também.... tudo de bom! Beijos

Celi disse...

Obrigada Dani! Feliz 2013 para sua família.
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Dani por contar tudo isso para mim. Muito legal saber sobre as experiências e vivências de outras pessoas. Quem sabe num futuro próximo, não é mesmo?
Feliz 2013 para toda sua família.
Que corajosa, hein... Brasil! Certíssima! depois me conta tudo.
Beijos

Celi disse...

Nem fale... muitas pessoas ficarão para sempre! Realmente foi muito bom o reencontro!
Beijos