Lá vou eu...

Novamente fazer curso de alemão.

Hoje fomos até o VHS (Volkshochschule) confirmar se teria que fazer uma prova para verificar o nível correspondente do curso. Conversamos e verificamos que não seria necessário a prova, já que cursei três níveis, nessa mesma escola e há pouco tempo atrás. Fiquei aliviada!

Fizemos a matrícula e logo, logo retornarei aos estudos do idioma, já que para continuar vivendo aqui isso se faz necessário. Tenho urgência, interesse e vontade para saber alemão, para comunicar-me com todos!

Além da comunicação tenho um prazo até meados de maio de 2012. Quando vim para cá o meu visto tinha duração de 1 ano. Logo fiquei grávida e estendi essa validade. Mas para permanecer na Alemanha e conseguir a cidadania alemã é preciso realizar o curso de integração. Ou seja, quem quer viver como cidadão estrangeiro na Alemanha deve falar alemão. Isso é importante para encontrar trabalho, preencher formulários, comunicar-se com as demais pessoas. Também é necessário saber algumas coisas sobre o país em que vive: história, cultura e o sistema. Após 645 horas de curso de integração (curso de língua + curso de orientação) é obrigatório fazer uma prova de conclusão. Essa prova que possibilitará a cidadania alemã estendendo o visto de permanência.

Posso dizer que já realizei metade dessas horas. Tenho como objetivo terminar o curso, resolver tudo referente ao meu visto e continuar estudando... estudando alemão. Pois para falar alemão fluente a dedicação terá que ser grande. Acho que 645 horas serão poucas!

Nada fácil esse idioma. Às vezes me pergunto: “- Onde vim parar?”


1

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá tudo bem ??? estava eu procurando pela internet algumaas informações sobre este tal curso de integração! e acho seu blog! :) muito legal :) bom meu nome é Débora e eu já vivi por 2 anos na Alemanha e então depois de muito relutar voltei para terminar minha Universidade no Brasil e meu namorado que é alemão veio junto :) bom estamos quase 3 anos juntos e ano que vem queremos nos casar no começo do ano na Alemanha eee gostaria de saber mais sobre este tal curso de integração pelo que eu li, eu achei que não era obrigado a fazer, ao menos que a estrangeira tenha o basico de alemão??? você poderia me dar mais informações?? muito muito obrigada :) aa qual cidade você moraa? até maiss Débora