Calendário Escolar

Para escrever sobre a educação na Alemanha quero começar falando sobre o calendário escolar (dias letivos, feriados e férias).

Quando viemos para cá tive que me acostumar com as estações do ano e principalmente com o clima frio. Tudo muito diferente do Brasil, no qual há sim a presença de todas as estações, mas posso dizer que o inverno parece que dura mais. Temos os três meses da estação que são os mais rigorosos, mas ficamos praticamente com dias cinzentos, frios ou com neve no período de novembro a março. São 5 meses! Haja adaptação!

Agora, quanto ao calendário escolar acontece a mesma coisa. Aos meus olhos tudo muito diferente! Estranho falar com as pessoas pelo skype, vê-las de regata enquanto estou de blusa de gola alta ou de lã. Tudo invertido!

Aqui parece que as crianças têm mais férias, principalmente quando ingressam no Ensino Fundamental. Acredito que haja uma carga horária maior. Compartilharei com vocês todos os feriados e férias para que possam entender melhor.

O que sei é que o Kindergarten (Educação Infantil) onde Felipe está também apresenta dias de férias e feriados diferentes comparado ao Brasil.
Schule (Ensino Fundamental)

Não é que fui atrás para confirmar as minhas hipóteses sobre os feriados e férias das crianças que estão na escola. E é isso mesmo! Aqui tem feriado igual do Brasil, outros específicos daqui e férias em época e número diferentes também.

Vejam só!
As datas de algumas dessas férias variam de acordo com o Estado da Alemanha. As crianças podem sair de férias em julho ou agosto.

Agora, vocês já imaginaram como fazem as mães? De tempos em tempos, tem férias por aqui. Por enquanto, ando muito tranqüila, pois Felipe está no Kindergarten. Mas sabem que fico a par de tudo isso por conta da minha vizinha. Ela tem um filho no Kindergarten e dois na escola. Vejo que é uma correria para conciliar todos os horários, férias escolares, horários das consultas médicas e lazer. Agora, fico pensando: trabalhar na Alemanha? Como? E nessas épocas, o que fazer com os filhos? Deixar com quem? Ser mãe aqui não é fácil. Digo isso em todos os sentidos, precisa ter um jogo de cintura muito grande para conciliar todas as tarefas.

Bom mais ainda tenho um tempo para pensar, para rever o que farei daqui pra frente. Acho que destinarei minha vida somente aos meus filhos. Para a casa, serviços domésticos não!!! Não quero isso para sempre!!!

E aí que está a profissão ideal: ser educadora. Trabalhar na escola e sair de férias junto com os filhos. Uma parte já sou, agora falta falar alemão fluente, reconhecer o diploma, entre outras coisas. Um longo caminho...
1

1 comentários:

ANDREA disse...

Que fofo.... Obrigada por compartilhar esta experiência!
Conte mais!