"- É hoje! É hoje!"

“É hoje que primeiro vou pra escola, depois para a casa do Maximilian!”

Numa alegria sem fim Felipe acordou todo animado pois sabia que era o grande dia. O dia de brincar na casa do Maximilian. Abrindo um parênteses, sempre que perguntamos para ele: Felipe, quem são seus amigos? Logo responde: Meine freunde (meus amigos) são Max, Lenny e Niko. Como é emocionante ouvir meu filho de apenas 3 anos dizer: “- Meus amigos!” Pareço uma boba, mas me ver nessa situação é tão emocionante: Mulher, esposa, ter filhos, ver que o tempo passa rápido demais, que o filho cresce, começa a falar, vai para escola, começa a querer freqüentar a casa dos amigos, entre tantas outras coisas.

Ao mesmo tempo que escrevo isso, caiu em contradição, pois enxergo a situação por duas vias paralelas. A primeira que receber amigos em casa, ir na casa dos amigos é um marco importante na autonomia e crescimento do Felipe. Momento tão especial, tão peculiar, tão próprio para ele que nos deixa felizes e emocionados. Pela outra, uma situação que traz a tona sentimentos como: medo, angústia e insegurança. Sabe por que? Porque é notável que o Felipe está crescendo, que está deixando de ser aquele menino dependente para tudo, que está abrindo asas pra voar (assim como brincamos após o banho, no qual peço para abrir os braços para enxugar dizendo: Felipe abre os braços para voar. E enquanto ele voa, imita um passarinho, a mamãe termina a tarefa rs). Além disso, porque surgem mil questões:

- Será que ficará bem na casa do amigo?

- E se precisar de ajuda para ir ao banheiro?

- Se estiver com fome e sede?

- Será que vai se comportar?

- Será que conseguirá falar (em alemão) tudo que deseja?

Pra falar a verdade, as questões que estão escondidas entre tantas já citadas são:

- Será que conseguirei ficar longe do meu filho?

- Será que a mãe dará toda atenção merecida ao meu filho?

Viram só! Nessas perguntas, sem perceber, enfatizo meu filho, meu filho! Uma super proteção! Acredito que toda mãe queira proteger sua “cria”, queira vê-lo por perto, por perto, por perto....

Mas apesar de tantos pensamentos e sentimentos envolvidos, sei que essa idas e vindas são importantes para o relacionamento e desenvolvimento do meu filho. Relacionar-se com outros adultos que não sejam seus pais (ainda mais que aqui não temos outro adulto da família) e com outras crianças fora do ambiente escolar (mesmo porque o convívio são as outras crianças, não há primos por perto).

Não tem felicidade que compre ver o filho tão animado e feliz em receber amigos em casa e visitá-los também.

Essa semana foi uma delícia para ele. Começou bem e terminou melhor ainda pois na segunda-feira recebeu Maximilian e hoje foi na casa dele. Muitos encontros! Estreitando vínculos e aprendendo um com o outro!

Na segunda-feira acompanhei de pertinho a relação dessas duas crianças. Observar a ingenuidade, a amizade e o carinho de um pelo outro. Realmente tem afinidades entre eles. O jeito de ser, a escola que aproximou... Enfim, curtem demais esses encontros.

Pude ver a felicidade dos dois e o combinado entre eles para as brincadeiras acontecerem. Pois antes (nos primeiros encontros) cada um brincava por si. Contava o que queria fazer, brincar, mas não tinha interlocução.

Nessa última vez e que presenciei foi diferente. Como mãe fiz parte de cada situação organizada por eles. Primeiro brincaram de trem montando a pista, depois com brinquedos do Thomas (rs brinquedos de menino de 1 ano), em seguida comeram tranqüilamente e conversando (parecia um chá da tarde de mulheres rs rs rs), depois foi a vez de fazer pinturas (super concentrados), brincaram também de médico (no qual foi muito interessante ouvir as falas que se repetem, enfim; Felipe dizer tudo que aprendeu: - Você está doente! Agora vou dar um remédio para você! Você está com 39 de febre!).

O mais gostoso foi vê-los juntos! Ver meu filho compartilhar tudo que já sabe sobre o brincar e o conhecimento que tem sobre o mundo. Tudo que aprendeu brincando e na relação conosco, com os amigos da escola.

E hoje teve mais. Dessa vez na casa do Maximilian. Por notícias da mãe, foi tudo tranqüilo, brincou bastante, ficou super bem, brincaram juntos e voltou todo sorridente mostrando o quanto já está crescido!







0

0 comentários: