CIÚMES, desejo, NECESSIDADE, carência da mãe



De modo geral os três, meus três meninos relacionam-se muito bem. Ainda são pequenos, porém é notável o sentimento que há entre eles. Cada dia fica mais explícito o quanto gostam da presença do outro. Tanto que quando um não está em casa ou um deles está dormindo logo surgem as perguntas: "- Cadê o Felipe? ou "O Lucas ainda está dormindo!" Gostam mesmo é de pegarem fogo, correrem um atrás do outro.

Felipe, como irmão mais velho, sempre está de olho no Lucas, o irmão menor. Interessante como tornou-se o irmão protetor, que gosta de cuidar e ajudar o caçula. Ao mesmo tempo, que gosta de brincar e ajudar o Lucas, também adora a companhia do Thomas. Ambos tornaram-se belos parceiros para muitas brincadeiras: carrinhos, trens e tratores são os preferidos. 

Thomas como irmão do meio ocupa duas posições interessantes. Aquele que gosta de brincar com o irmão mais velho, que gosta de aprender um tanto, fica satisfeito por ser menor e como irmão mais velho, no qual quer ensinar a qualquer custo o irmão menor, Lucas, brincar, se comportar perante Felipe e ele mesmo. 

Lucas, o caçula, com apenas 1 ano e praticamente 2 meses, com toda energia do mundo para andar para lá e para cá, faz questão de acompanhar os irmãos seja lá onde estiverem. Gosta de ficar junto, pegar os brinquedos deles, dançar, sentar também no sofá como os irmãos, enfim, total fase de descoberta e imitação.

Mas se por um lado o vínculo entre eles está sendo fortalecido, um sentimento forte permeando toda a relação diária, por outro já começaram as brigas, o pega o brinquedo daqui, de lá, do outro. O que parece natural e faz parte em toda família. Não é mesmo? 

Fora isso há também as disputas diárias pela mãe. Um querer ficar ao lado, no colo, junto, que eu faça isso e mais aquilo. Um que chora quando o irmão está no meu colo, o outro que chora quando não é o primeiro a ser colocado para dormir e, assim por diante.

Questões que me preocupam sendo mãe de três: as brigas, o relacionamento entre eles e o amor enlouquecedor (espero que seja!), melhor, o ciúmes.

As brigas e o relacionamento entre eles: sempre penso nessa questão, pois desejo tanto que meus filhos sejam amigos, sinceros, cúmplices e que tenham respeito um pelo outro. As brigas parecem ser intensas quando pequenos, quando há maior competição entre os irmãos. A tendência é melhorar com o tempo. Sei disso! Vejo por experiência própria. Mas quero muito que elas passem e não sejam significativas e marcantes na vida de cada um deles. Como garantir isso? Intervenções diárias, conversas, espaços para que um olhe para o outro com suas particularidades, com o jeito próprio de ser.

Outro fator importante que percebo que pode favorecer, intensificar as disputas e desentendimentos pequenos (pois ainda são pequenos e os motivos são muitas vezes engraçados considerando a idade deles) é o decorrer do dia, ou seja, situações que não agradaram como acordar e não ver a mãe ainda na cama (nesse caso quando dormem comigo), quando as coisas não aconteceram exatamente como era planejado, imaginado na seqüência do dia ou mesmo quando está sentindo falta de mais colo, atenção, presença e brincadeira comigo.

Por fim, as brigas, disputas e desejos diários muitas vezes são decorrentes e podem prevalecer mais ou menos de acordo com o relacionamento que as crianças tem com os pais. Lá vai a preocupação de mãe! Ohhh tarefa difícil ser mãe e ser mãe de três mais ainda...

Escrevo isso pois percebo que a depender do dia tudo flui de maneira tranqüila, ou seja, quando garanto atenção exclusiva para cada um deles. Para mim, garantir um tempo, ficar somente com um filho, realizando uma brincadeira, indo as compras ou fazendo um passeio, além de ser bom demais, para conhecê-lo, fortalecer o vínculo, tem sido bom para amenizar os ciúmes que permeia minha casa diariamente. Sem falar que requer um jogo de cintura para garantir isso! Marido e eu temos isso como meta e temos colhido bons frutos.

Agora, se pensarmos bem, talvez nem seja caso de ciúmes, assim como defini, seja apenas o desejo e necessidade de ter a mãe por perto. São pequenos, requerem atenção e a presença da mãe. Agora, como equilibrar tudo isso? Falar, mostrar, abraçar, ficar junto, fazer um tanto para que saibam o quanto eu amo cada um deles parece pouco.

Cada dia um novo desafio...



18

18 comentários:

Unknown disse...

Celi, amiga! Adoro sua percepção de mãe...fico aqui boba lendo o quanto você observa seus meninos. É lindo de ver (ler). Vc tão presente e tentando ser justa com todos, dificilmente verá esses lindos desunidos quando maiores. O vínculo que vc está motivando a ser construído no dia a dia vai ficar pra sempre, tenha certeza!! Vc ainda terá muito do que se orgulhar do lindo trabalho que fez!! Beijos, beijos!!

Laiz disse...

Acho que mais o que ciúmes, é mesmo uma "disputa" por atenção. Imagino o desafio de conciliar tudo e demonstrar sempre que o amor é igual, mesmo que em algumas situações precise dar mais atenção pra um ou outro! Mas certamente todos sabem que são muito amados por essa mãe linda aí!!!! Bjooooo giganteeee

Dani Cassar disse...

Celi, eles estao lindos! Provavelmente e mais querer ter a mae por perto sempre, um querendo mais atencao que outro, mas no finald a tudo certo!
Beijos em vcs

Dani Rabelo disse...

Ai que amor.... que mãezona, não?? Como vc consegue tempo, amiga? Tempo para tudo e ainda por cima, para ser a mãe nota mil que é! =)
Que fantástico!

Acho lindas as suas percepções, o seu olhar exclusivo a cada filho, às necessidades de cada um deles... é tão bacana! Fácil quando temos um filho só, não é? Fácil cuidar das necessidades individuais de um filho só, ou de dois, talvez.... mas 3? Em idades tão próximas, possivelmente querem a mesma coisa, precisam do mesmo colo, do mesmo carinho, pq é claro que o Felipe tem necessidades diferentes das do Lucas, mas, se compararmos o que Thomas e o Lucas precisam, me soa tão parecido, idades próximas, quereres iguais. O Momas não deixa de ser um bebê, tal qual o Lucas, bem como ele agora tbm já é irmão mais velho, tal qual o Felipe! Jesus, quantas variáveis, não?

Deve ser enlouquecedor, em todos os sentidos. Muito amo, muito carinho, muitas cobranças, muitos quereres, muitos colos, muitas individualidades...

Que Deus os abençoe sempre, família linda e amada!

A Dona do LAr disse...

Realmente Celi vc tem um olhar tão atento com cada filho seu..e como a Dani falou é fácil fazer isso quando temos apenas um filho, mas com três...vc é uma super mãe!Pelo que vc fala acho que com certeza eles serão muito unidos quando estiverem adultos, essas briguinhas são apenas da idade, tudo muito natural. E eu acho que serão ainda mais unidos por conta do pouco tempo de diferença na idade deles, acho que isso só vai contribuir, afinal eles terão praticamente os mesmos interesses. Não sei se eu conseguiria levar tudo com essa sua força e serenidade. te admiro demais. bjo grande

Bruna Egger disse...

Carinho-tempo-atenção-observação-cuidados-educação-alimentação-companheirismo-união-ciúme-respeito-mais-atenção-atitudes-objetivos-carinho-fraterno-e-materno-saúde-trabalho-rotina-cuidados-casa-compras-atenção-irmãos-juntos-indivíduos-características-únicas-exclusividade-mãe... te admiro!!

Marina - Papinha Gourmet disse...

Não se preocupe Celi, seus meninos estão uns lindos!
Pelo o que consigo me lembrar, rolava um ciúme grande entre eu e meus irmãos pela atenção do meu pai. De se bater mesmo.
Passando a fase, tudo passou também - hoje nos damos muito bem.
O importante é ter uma mãe amorosa e atenciosa como você. No final tudo da certo!
Beijo grande ;-)
Marina

karen disse...

Nossa Celi, "só" tenho duas, mas entendo muito bem o desafio que é ser mae de cada uma mesmo sendo mae das duas. Mas tenho certeza que você dá conta do recado! Você é muito sensível e observadora!
Beijos e bons momentos com cada um e com os três!

Lu Azevedo disse...

Celi, é visivel como seus meninos são felizes! Impossivel se desdobrar tanto, ser onipresente e dar atenção individual sempre. Dá pra ver que vc já faz um trabalho incrivel com seus filhos!

Necessidade de mãe existe sempre, mesmo quando somos mãe em tempo integral. Tente não se cobrar, mas aproveitar e colher os frutos de tanto carinho e boa energia entre eles!

Beijos, amiga!

Celi disse...

Espero que seja isso mesmo, viu querida Myriam! São tantas preocupações! É um amor tão grande por cada um...
Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!

Celi disse...

Ohhh só você mesmo querida Laiz! Você logo logo entenderá melhor ainda tudo isso que escrevo... Vai ver só! Uma delícia sem tamanho, mas tantos questionamentos! rs
Beijos

Celi disse...

Pois é... tem que dar... A gente se desdobra! Tenta ser justa, mas sei lá... vai saber o que se passa no interior de cada pequeno... Não é mesmo? rs
beijos

Celi disse...

Ohhh querida amiga... Obrigada pelas lindas palavras e por seu comentário, suas percepções sobre o jeito de ser das amigas, dos filhos das amigas...rs rs rs
Beijo grande!

Celi disse...

Obrigada Francine! Obrigada pelo carinho. Força e serenidade!!! Nem fale Fran... preciso ter e muito viu!? Tem hora que quase deixo a peteca cair, mas logo penso neles e sigo adiante! Não tenho dias tão fáceis, mas todo mundo tem lá suas preocupações. Não é mesmo!?
Um grande beijo.

Celi disse...

Ufa! Nem fale Bruna... Você sabe bem como são meus dias e principalmente como tem sido desde o início do ano. Mas respiramos fundo e seguimos em frente :)
Um beijo enorme amiga!

Celi disse...

Verdade Marina... também vivi isso com meus irmãos. Mas é um desejo tão grande de vê-los bem, amigos e parceiros. No final tudo dá certo... Mas o que realmente cansa é pensar que toda ação e palavra dos pais tem um peso grande para eles. Difícil transmitir princípios e valores tão importantes para um cidadão, para um filho!
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Karen! Sempre teremos um desafio pela frente, não é mesmo?!
Beijo grande

Celi disse...

Ohhhh querida Lu! Obrigada pelas palavras... está certíssima. Por que será que sempre há uma cobrança! O melhor é continuar agindo assim... com muito carinho e atenção e deixar o restante acontecer...
Beijo amiga! Feliz com seu comentário, viu!?