Duas mãos

Ser mãe de três ao mesmo tempo que é uma das coisas mais deliciosas do mundo tem também grandes desafios. Você que é mãe imagino que deva saber disso! O quanto ter um, dois, três ou mais filhos faz com que mudemos nosso jeito de ser, nossos pensamentos e ações. Após filhos sempre estamos pensando e vivendo para eles. 

Com os três confesso que não paro um minuto, que o tempo todo estou por conta de um, ao mesmo tempo de outro e, logo em seguida, do terceiro (independente da ordem de nascimento). Agora, sempre fico pensando como a natureza é sábia quando vejo que temos duas mãos e não três, quatro. Realmente me deparo fazendo na maioria das vezes duas coisas, atendendo a demanda de dois filhos. Como é difícil atender exclusivamente um filho. Quando se tem mais de um é fato que a mãe precisa se dividir, driblar, dançar, correr para conseguir dar atenção e cuidar de cada um da maneira como precisam, desejam, de acordo com a demanda da faixa etária. 

É natural que tenha um filho que precise esperar a vez, aprender rapidamente a dividir o colo e as mãos da mamãe. Fácil? Nem um pouco para o filho e para a mãe. Sofro! Tem dias que sofro muito em querer fazer mais e mais. No entanto, foi a escolha que fizemos, quisemos ter três filhos, por isso, o desafio é nosso, só meu e do marido, ainda mais que moramos longe dos familiares e me deparo muitas vezes, na maioria sozinha, sozinha para cuidar deles. 

Mas se por um lado tem muito amor, dedicação exclusiva, tem muita preocupação; por outro há bastante aprendizado.

Aprendi a lidar com as tarefas do dia a dia de uma maneira mais simples, aprendi a confiar e acreditar no que meus filhos são capazes de fazer com pouca ajuda, o que dão conta de fazerem sozinhos. Hoje há uma grande cumplicidade entre os irmãos, somos unidos e há na maioria das vezes, colaboração de ambos os lados. 

Para realizar as inúmeras tarefas preciso ser dinâmica, consciente e rápida. No entanto, nem sempre consigo olhar os três ao mesmo tempo. Por isso, confio, faço combinados e conto com a ajuda dos anjinhos da guarda. 

O choro, por exemplo, faz parte. Uma mistura de sentimentos estão atrelados ao dia a dia, uma mudança constante de humor entre eles também. No entanto, passei a olhar tudo isso de maneira mais tranqüila, vivendo intensamente ao lado deles, porém sem me descabelar o tempo todo. 

Mas imprevistos e acidentes acontecem. Sem dúvida, há momentos difíceis, no qual me deparo pensando: “- Como é trabalhoso, difícil ter três filhos, com uma diferença de idade tão pequena!” Logo, vem mais e mais preocupações. 

Por exemplo, outro dia, no qual estavam no momento do banho. Geralmente dou banho no Lucas e, em seguida, no Felipe e Thomas. Nesse dia, dei banho no Lucas, coloquei o Felipe na banheira para começar a se molhar com o chuveiro e o Thomas estava ora comigo, no quarto do Lucas, ora olhando o Felipe no banheiro.

Colocaria a roupa no Lucas para em seguida dar banho nos dois juntos (Felipe e Thomas). No entanto, sempre coloco o Thomas na banheira quando estou junto. Nesse dia, Thomas resolveu brincar, se esconder atrás da porta do banheiro e, o que aconteceu? Prendeu o dedo na porta e começou a chorar. Nessa hora pensei que estava bravo por não conseguir fazer algo desejado, quando Felipe rapidamente contou para mim. Com isso, coloquei o Lucas do jeito que estava no berço (pensando que não poderia de jeito nenhum deixá-lo sozinho no trocador), corri para socorrer o Thomas e pedi para o Felipe esperar um pouco na banheira. 

Sozinha para dar conta de três demandas diferentes no mesmo momento. Difícil demais! Nesse dia agradeci os anjinhos da guarda e pensei que há momentos que realmente estou em situações difíceis, tendo que priorizar o que é mais importante, atender por ordem, por necessidade e tudo mais. 

Filhos pequenos! Apenas duas mãos, tem hora que não sei o que é melhor fazer: socorrer ou gritar? rs rs rs

39

39 comentários:

Cíntia disse...

Celi,
Muito legal você compartilhar as demandas que 3 filhos exigem. No seu caso, são as demandas puras, bem reais mesmo, porque vocês estão sem o contato com familiares e outras possíveis ajudas. Não tive essa experiência, mas posso imaginar. Mãe é bicho forte! Beijo

Anônimo disse...



Celi,vc é uma mãe muito dedicada,sabe como cuidar dos seus filhos.Poderia ter mais filhos que iria dar conta,
Beijos.

Ana Gaspar disse...

Lindo post!!!!
Você sabe como eu acho voc6e um exemplo de "mamy"...
Se tivesse uma mão apenas daria conta... seu amor é tão grande, seu carinho é tão intenso que tudo no final da certo, mesmo cansada, mesmo querendo gritar... ainda é a SUPER MAMY!!!!
beijos amiga...

Dani Cassar disse...

Celi, e sempre bom ter noticias de voces!
Eu fico contente que apesar das difilcudades, e possivel simd ar conta de 3 filhos. Mostra o quanto mae e dedicada e arruma tempo p/ tudo e todos =)
Beijos

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Celi, algumas vezes me pego pensando que se não fossem os anjinhos... com dois vejo o quanto precisei me disciplinar, imagine então se como no seu caso, surgisse um bebê. Fácil não, mas basta algumas horas longe deles para sentirmos aquela saudade no peito.
Super beijo amiga nesta família linda!!

Ana disse...

depois que passa, vc nem sabe como deu conta. Mas na hora, socorre e grita ao mesmo tempo!!!!!!!!
Ontem um amigo do mais velho teve por aqui e olha que foi pouco tempo e eu me vi correndo de um lado pro outro, pedindo pra esperar, interrompi o banho da Lara pra ir atender o portão, ufa, Celi, boa sorte!

mas o bacana é eu naturalmente esses tres vão ser super parceiros!!

beijos!! respira fundo!

Mari Mari disse...

Celi, quanto tempo por dia voce fica sozinha com os 3? Eu fico de manha, pra levar pra escola, depois pra buscar, e dali uma hora marido ja chega em casa (exceto as quartas, que ele tem compromisso eu eu me viro nos 30).
Mas eu faco o mesmo que voce faz pro banho: primeiro o bebe, depois os outros dois. Mas como os meus outros sao um casal, nos ja estamos separando o banho deles por conta da sexualidade. Uma maneira de se ensinar a sexualidade é atraves do pudor, que pode e deve comecar bastante cedo. o benicio tb vive indo pro berco do jeito que dá... paciencia!

Julia Costa disse...

Ai, Celi, às vezes acho difícil tomar contar de um, quem dirá de três!! :) Mas conforme meu sogro sempre diz, Deus dá o frio conforme o cobertor. rs Duas mãos serão sempre suficiente! E gritar, afinal de contas, você pode fazer com a boca. rsrsrs :) Um beijo em vc e nesses filhos lindos!!! :) http://www.lulueeu.blogspot.com

Dani Rabelo disse...

Ai Celi, que correriaaaa!

Aposto que é delicioso tbm....

Aproveite muito, daqui a pouco crescem e vc já poderá até sair sozinha com o marido! (o que parece tãããão distante, né?)

Quando estará aqui em SPPPPP????

Beijos!

Lilian disse...

Celi, que máximo ler suas experiências de mãe de três. Tô me animando... Obrigada por compartilhar esses momentos! bjo

Nadja Kari disse...

Eles são LINDOS!!! E parecidos, cara de irmãos sapecas! Fico feliz que eles sejam seus ajudantes, que eles sejam cumplices da alegria de serem três moleques em casa... aprontando para cima da mãe!

Fico feliz também por eles te ajudarem, por seu Felipe saber que o irmão precisava de ajuda pois tinha se machucado e ter ido te avisar ( e não ter ido tirar sarro do irmão machucado... como já crianças fazerem). Adorei!!!

Espero que continuem assim!!!

Mari disse...

Nossa Celi, nem consigo imaginar como você consegue se organizar com três pequenos para cuidar ao mesmo tempo! Mas o Felipe e o Thomas ja estão na escola de novo agora não? porque se fosse todos os dias 24h por dia, eu ficaria maluca no teu lugar! te admiro muito por dar conta dos três, deve ser muita correria! Minhas amigas que tem dois filhos pequenos ja dizem que correm sem parar, imagina três então! Mas acho que essa distribuição de pequenas tarefas em que eles podem te ajudar é muito benéfica tanto pra vc quanto pra eles! Eles aprendem não so a ser mais autonomos mas também que contribuir à coletividade é necessario para que tudo funcione! Uma lição super importante essa! bjus querida e força ai!!!

Anônimo disse...

Oi Celi, querida!
Que saduades de passar por aqui e ver vcs!

Celi, vc é sensacional! Demoro pra aparecer, mas sempre que veio eu me admiro com vc e seu jeito de fazer as coisas, ser mae de 3 filhos pequenos, fazer praticamente tudo sozinha. Te admiro muito e me espelho, muitas vezes, em suas atitudes! Saiba que mesmo tendo apenas 2 mãos, vc faz milagres, dentro e fora de casa, pois nos dá o exemplo de como ser boa mãe sem perder o controle, mesmo estando longe da familia!

E vcs sabe por que vc dá conta né?! É o amor, amiga, o amor de mãe que é demais!

Estão lindos seus meninos!
Beijão
Fiquem bem!!

Ju

Celi disse...

Forte, põe forte nisso! Sabe que tem dia que estou tão cansada, que estou desanimada por toda a situação (em outro país). Logo me deparo com eles, com a urgência que tem de precisarem de uma mãe, de uma mãe animada, feliz e que dê conta de tudo e mais um pouco. Eles dão a força, a coragem que precisamos para continuarmos a caminhada (ahhhh, as amigas também..., viu?)
Um beijo.

Celi disse...

Você é mesmo uma querida! Obrigada pelas palavras carinhosas de sempre... Beijos, beijos

Celi disse...

Sabe o que mais me encanta, me emociona? A forma como as amigas da blogosfera me enxergam, me vêem como mãe. Você é uma querida e sempre está por aqui dando a força que preciso. Obrigada pelo carinho de sempre! Tão bom, apesar de ficar sem escrever um tempão... sem aparecer. Beijos, beijos

Celi disse...

Ohhhh Dani minha amiga de tempos... tão boas suas palavras, saber que posso contar com você! Só falta a gente se conhecer, não é mesmo? Quem sabe um dia você faz uma sessão de fotos dos meus filhos. Já pensou? Seria tão bacana!!!!!!!! Beijos

Celi disse...

Ju, os anjinhos ajudam muito! No entanto, sem sombra de dúvidas fazemos para garantir a segurança e um tanto de que acontece de bom e ruim aos nossos filhos. Por isso, o motivo do cansaço... da preocupação. Vida de mãe! Sempre, sempre será assim... Beijos, beijos minha amiga.

Celi disse...

Isso mesmo Ana.... depois que passa fica a pergunta: Como agüentei? Como dei conta no momento? Força, muita força! Tiramos sei lá de onde... a verdade, é que inconscientemente eles fazem com que sejamos assim. Não é mesmo?
Beijos

Celi disse...

Pois é Mari! Sempre estamos na loucura, vida corrida demais! Costumo levá-los para a escola, depois voltam e ficamos juntos a tarde toda. Apenas nós quatro! Um desafio... um ajuste a todo momento. Mas faz parte, né?
Está certa quanto ao banho! Acho que não precisamos incentivar, favorecer desde pequenos. Até uma certa idade tudo bem...
Saudades de ler seus posts mãe de três. Farei isso assim que der...
Um grande beijo e força também... respire fundo e continue.... rs rs rs

Celi disse...

Essa frase é bem feita.... Deus dá o frio conforme o cobertor...rs rs rs rs Sabe que minha mãe sempre me disse algo que tem o mesmo sentido que essa frase. Também acredito que há demandas para cada pessoa, que nada acontece por acaso. Lógico que escolhemos, porém muitas vezes pode ser um outro percurso.
Adorei seu comentário! Dei risada assim que li... pois é realmente isso tudo.
Beijos querida.

Celi disse...

Beeeeemmmmm distante!!!!!!!!!!!!!!!! rs rs rs rs
Ahhh amiga escreverei uma mensagem para vc, ok? Está ansiosa? Eu estou!!!!!!!! Muito! Muito!
Beijos e espero que esteja tudo bem com a Laura, com você! Cuide-se! rs

Celi disse...

Hahahahahahaha está animada! Super apoio, pois apesar da correria é bom demais!!!!!!!!!!!!
Tenho orgulho sabe, orgulho de ter encarado essa vontade, ter tido meus filhos independente do período de adaptação num novo país, numa cultura bem diferente da minha... Isso correrei atrás, agora meus filhos teria um tempo certo para isso.
Beijos

Celi disse...

Pois é Nadja o Felipe é super emotivo, sensível a qualquer acidente ou acontecimento. Temos que cuidar muito disso, sabe!?
Também adorei a preocupação dele com o irmão. Um super ajudante e apesar das brigas, das disputas por um brinquedo, são irmãos que se gostam, que fazem questão um da presença do outro. Que assim continue...
Você sumiu? Eu também... Espero que esteja tudo bem por aí. Feliz que tenha aparecido. Um beijo.

Celi disse...

Obrigada Mari! Eles ficam na escola no período da manhã, no qual tento me organizar com todas as tarefas da casa. No restante do dia, deixo tudo para lá e fico somente com eles, brincando, jogando, amamentando e tudo mais rs rs rs
O que faço sempre é conversar... esclarecer sempre os por quês, sabe? Agora faremos isso... depois isso .... e assim vai... Eles participam bastante!
beijos e espero que esteja tudo bem com vocês.

Celi disse...

Ahhhh Ju você some... eu também... depois você aparece e deixa esse comentário lindo, super fofo! Adorei! Obrigada pelas palavras, pelo carinho e olhar de mãe distante, que lê sempre o que escrevo...
Não é fácil Ju! Mas tenho que seguir adiante, não é mesmo? E sabe que essas palavras, suas palavras ajudam muito! Bom saber que apesar dos desabafos, das angústias, das preocupações também sou exemplo para muitas mães de que é possível...
Beijos, beijos e saudades! Logo farei uma visita para vc. Saudades de notícias e de saber como andam as coisas com seus meninos.

Lilian disse...

Celi, tem mesmo que se orgulhar, vc é uma mãe exemplar mesmo! bjo

Carol Garcia disse...

oi lindona!

bom passar por aqui e saber de vcs.

duas mãos.... mas tem dias mesmo que desejo ser um polvo, meu bem....rs

meninos estão gatíssimos.

A Dona do LAr disse...

Estava com saudades de passar por aqui,vida muito corrida ultimamente. É uma delicia ler seus textos Celi...vc é sempre tão serena, mesmo tendo só duas mãos e 3 filhos. Filhos lindos por sinal. Sabe que eu acho lindo maternidade vivida como a sua, com casa cheia, com uma cumplicidade sem igual. Te invejo (inveja branca tá)...rsrs.
Bjo grande

Celi disse...

Polvo? Adorei! também gostaria de ser um... muito, muito!
Beijos e espero que estejam bem. Saudades!!! Cadê vc no seu blog????

Celi disse...

Fran vida corrida? Nem fale! Como anda o Felipe? Espero que estejam bem. Obrigada pelas palavras, pelo carinho! Bom saber a imagem que passo através dos posts. Fico feliz! Juro mesmo!
Beijos

Carol disse...

Celi, sou nova leitora do seu blog e o achei através de Mães Internacionais. Meu nome é Carolina, vivi 8 anos nos EUA, depois França, Suécia e agora Lituânia terra do marido e estamos pensamos nos fixar de vez na Alemanha. Queria trocar opnião de uma brasileira que reside na Alemanha. Tenhos 2 filhos: uma menina de 7 anos e um menino de 2 anos e so com 2 fico cansada, imagino como é sua rotina ai com 3. Parabéns pelo otimo blog, ja estou seguindo! Carolina
http://carolporai.blogspot.com/

Celi disse...

Oi Carol,
Que bacana! Quantas lugares você já morou! Particularmente gosto muito de morar na Alemanha. Lógico que tenho lá meus momentos difíceis e o idioma é a minha maior dificuldade. Mas há uma qualidade de vida muito boa! Lógico que podemos trocar figurinhas. Passarei para conhecer seu blog. Se quiser trocar mais é só escrever... Beijos

Mamãe do Otávio disse...

Celi, vc é uma mãe admirável!
Nunca esqueça que DEUS não nos coloca onde não somos capazes!
beijo em vcs

Ananda Etges disse...

Agora, mais do que nunca, eu te entendo! Com dois filhos me vejo em situações complicadas, imagino tu com três! Quando a Clara vai mamar, por exemplo, tento ficar com o Vítor no quarto ou na sala, bloqueando algumas coisas, para que ele não se machuque e brinque em segurança.

Beijos, Ananda.

Celi disse...

Verdade! Pura verdade... sabe que sempre penso nisso. Obrigada pelas lindas palavras... Beijos

Celi disse...

Difícil Ananda. Haja jogo de cintura para conciliar tudo. Mas no final damos conta sim... Beijos e boa sorte.

Carol Damasceno disse...

Querida onde estive que não vi que vc tinha postado.. Ando no mundo da lua, mas tudo bem...
Nem me fale em demandas... Estou tão preocupada com o 2º, que nem consigo me imaginar com 3...
Ainda bem que nessa vida a gente aprende a lidar com as dificuldades... E ainda bem que você tem tranquilidade para não se descabelar. Nem preciso dizer o quanto te admiro, né?
Beijinhos
Carol

Celi disse...

Ohhhh minha amiga... sempre dando o maior apoio, sempre tão carinhosa. Obrigada mesmo!
Sabe que senti sua falta, porém imaginei que você anda na correria, morrendo de calor, dando uma total desacelerada. Super respeito e entendo!!! Um grande beijo e fica bem.