Noz no pé

Já contei para vocês o quanto me surpreendi com as estações do ano na Alemanha. Realmente é adorável acompanhar a mudança de cores, principalmente possibilitar que meus filhos tenham esse contato com a natureza. Tudo isso talvez porque não tive uma infância no qual comia morango, cereja do pé, pegava folhas, pedras, frutos e sementes. Então, acho que é por isso que adoro registrar essas aventuras aqui e ali. Sempre que possível conto para vocês, não é mesmo?

Agora é época de noz, de nós ficarmos no pé, embaixo só catando as nozes que caem. Outro dia caminhando encontramos uma árvore de nozes na nossa rua. Dá para acreditar? Não foi no bosque, nem na floresta, foi bem pertinho de casa. Jamais imaginaria que na redondeza teriam tantas delícias assim... Engraçado, pois quando penso em nozes, logo penso no Natal, no Brasil, no qual sempre comprávamos apenas um pouquinho para fazer bolo, para enfeitar a mesa natalina, para matarmos a vontade e nessa época.

Agora, é fácil encontrarmos no mercado, num preço mais acessível. Então, não tenho mesmo que aproveitar? Faço isso e meu marido mais ainda. Morro de rir, pois diariamente ele retorna do trabalho com nozes na mão. A diversão do momento é caminhar e trazer nozes para casa. 

Bom, bom demais! Você também gosta de nozes? Gosta desse contato com a natureza? O que te surpreende mais nas estações do ano?  Seja na Alemanha ou em qualquer parte do mundo...Conta pra mim...


Bem pertinho! Na nossa rua uma grande árvore no qual há nozes que caem, rolam...


Conseguem ver?


Mais de pertinho.... zooommmm....

 Olhem só a quantidade... devagarinho, devagarinho estamos enchendo a cesta. Parece pequena, né?
30

30 comentários:

Lu disse...

hahahaha, to rindo aqui porque a cena se repete por esses lados. Passamos o verao inteiro roubando maracuja no conjunto de predios na frente do nosso. E claro, era o marido q pulava o muro e pegava (fica numa area q ninguem chega nos predios, os maracujas caem e apodrecem pq ninguem se interessa, acredita??). pegamos tanto q fiz um monte de suco e congelei, pra ter no inverno. Ai acabou a "safra" de maracuja e no mesmo lugar tem uvas. Vivemos indo la, tanto q é só sairmos do nosso prédio em direção ao outro e o Uri pergunta "uva?". hahaha Ai marido descobriu uma árvore de romã semana passada e lá vai ele subir pra pegar...

A gente adora poder fazer isso com o Uri, ele mesmo vai nas videiras e come a uva sozinho, é uma delicia!

Vou até fazer um post disso qualquer dia, vc perdoa meu "plagio"?

Beijão, Celi!

Dani Cassar disse...

Celi, que delicia!
Na casa dos meus avos tinha pe de mamao, laranja, ameixa, varias delicias, sinto uma falta. Aqui em Malta infelizmente nao tem fruta de nada nas ruas, a nao ser a fruta que da nos cactos, mas quem se arrisca a pegar uma e ficar com as maos cheias de espinhos...hahaha
Aproveita tudinho e seus meninos terao lindas lembrancas com esse contato tao direto com a natureza. =)
Beijos

Cíntia disse...

Nozes lembram o tico e o teco né? Por aqui não acho não. Nem sei se tem nessa abundância toda. Agora, fiquei pensando num bolo de nozes em Celi. Faz um prá mim qdo eu for te visitar, faz??? :D Beijo

Nadja Kari disse...

Huuum... que delícia, adoro bolo de nozes também (já pensando no comentário da Cíntia Anira). Fotos ficaram demais, adoro esse contato com a natureza. É por falta disso que eu não gosto de morar onde moro...

Mamãe do Otávio disse...

nossa que delícia Celi! uma nogueira perto de casa, mto legal! na caso do meu vô tem 3 ou 4 pés de nogueira, pés não, árvores enormes... antigas...
todo ano ele recolhe no mínimo uns 3 baldões!

uma delícia!

beijos

Fernanda disse...

Celi querida, também já comentei que adoro as estações do ano? Adoro isto de ter estações, coisa que não há no Brasil... Aqui o que eu gosto é a "época de .." por exemplo agora entra a época das castanhas portuguesas (eles comem assadas, uma delícia) no fim da primavera vem a época das cerejas (e nunca vi nada igual a estas cerejas daqui) no verão tem as sardinhadas (sim, para português churrasco é sevir sardinhas na brasa) e eu acho isto tudo uma maravilha!!
Beijos

Dayane disse...

Celi eu também fico encantada com as estações. É lindo e uma delícia acompanhar tanta mudança na natureza não é? Quando sai pro Brasil aqui ainda tava com cara de verão, verdinho e quente. Voltei e encontrei as arvores amarelinhas e frio demais! Adoro poder aproveitar cada estação de um jeito diferente, só queria que fossem menos meses frios. Hehehe
Beijos

Sofia disse...

Olá Celi,
Quanto tempo eu não vinha aqui... desliguei por uns tempos mas estou de volta :)
Eu também amo esta diferença tão marcante das estações do ano.
Por aqui apanhamos nozes e castanhas eheheh

Beijos e uma óptima semana e boa colheita :)

Ana Gaspar disse...

Flor... se eu te falar que fizemos isso esses dias... rsrsr
muito legal...
E estou achando lindo o outono..LINDO, porém friozinho...
as árvores parecem Ipes de longe, toda amarelinha...
belezinha de post!!!!
beijosssss

Mamacrica disse...

Que delícia Celi!

Adoro essa possibilidade de encontrar um "pé de qualquer coisa" por aqui em Sampa! Andando pelas ruas já pegamos amora, pitanga, jabuticaba, goiaba e já vimos abacate e até jaca!!! Parece inacreditável, mas numa cidade "elouquecida" como esta em que vivemos, muitas pessoas nem se dão conta de que podem encontrar umas frutíferas de vez em quando e literalmente desfrutar delas!
Meu avô português plantava na porta de casa uva, daquelas bem pretinhas e azedas, boa pra fazer suco, vinho e geléia. Uma delícia e uma recordação maravilhosa!
Aqui as nozes tem um preço bem "salgado"... com esta fartura aí quem sabe você aceite umas encomendas! rsrsrsrs....
Bjs
Cris

sou Bárbara disse...

Que delícia Celi!! Nunca vi um pé de noz!!!Por aqui nunca vi... mas tem outros tipos de nozes e dessas "frutas natalinas",eu adoro!! Já comecei a fazer algumas receitinhas de bolachas e bolos com essas delícias, porque se deixar só pro fim do ano a gente nao dá conta né?!!
beijinhos

Lu Azevedo disse...

Celi, que bacana isso!!! Aqui nunca vi pé de noz! Aliás, em lugar nenhum! No Canadá, a tradição é saírmos pra pegar berries... no verão, as framboesas, os morangos e blueberries. No final do verão, inicio do outono, as blackberries. Eu adoro! Mas agora elas já estão acabando...

Adorei as nozes!

Beijos!

Celi disse...

Lu fala sério... é uma delícia tudo isso, não é mesmo? Oferecer essa oportunidade para os nossos filhos é melhor ainda... Adoro! Beijos

Celi disse...

Verdade mesmo Dani! Não tive isso na minha infância então talvez seja por isso que gosto tanto... rs
Beijos

Celi disse...

Pode deixar que farei mesmo um bolo para você.... delicioso modesta a parte! Você vai adorar... Tenho certeza disso! Por isso, comece os planos... Beijos, beijos

Celi disse...

Bom mesmo Nadja. Estou aproveitando muito tudo isso ao lado dos meus filhos. Qualquer dia compartilho a foto do bolo de nozes... pode deixar.... Adoro o que eu faço...Huuuummmmm bom demais! Beijos

Celi disse...

Huuuuummmmmmm bom demais!!!!!!! Adoro também....Beijos

Celi disse...

Que bacana! Não fazia ideia de tudo isso Fernanda. Como é gostoso viver intensamente cada época. Por isso, vamos aproveitar... já que no Brasil não tínhamos tudo isso. Não é mesmo?
Beijos

Celi disse...

Nem fale Dayane... também estou louca para ver quando voltar do Brasil como tudo estará por aqui. Quero só ver se estará tudo branquinho, branquinho, cheio de neve....Aiiiiii que frio! Nem quero pensar nessa mudança climática.
Beijos

Celi disse...

Que legal que você apareceu novamente.... juro que fiquei pensando outro dia em você. Sumiu... sumiu... Mas que bom saber que estão todos bem. Um grande beijo.

Celi disse...

Que bela paisagem Ana! Também estou adorando passear e ver a beleza das cores das folhas, das árvores... Uma mescla total de amarelo, verde, laranja e vermelho. Lindo de ver!
Beijos

Celi disse...

Cris sabe que pensei justamente nisso quando vi as nozes... lembro bem dos preços no Brasil no final do ano (próximo do Natal)... um absurdo!!!
Realmente até encontramos árvores frutíferas pelas ruas, pelas casas. Agora, me diz se na correria as pessoas conseguem apreciar tudo isso! Quem bom que vocês conseguem olhar, pegar frutas por aí. Tem mesmo que lembrar dessas coisas boas e cultivá-las no nosso dia a dia.
Um grande beijo.

Celi disse...

Isso mesmo Babi! Está certíssima.... sempre faço bolachinhas com meus filhos também... Eles amam e aqui é tão comum, né? Que tradição maravilhosa. Um beijo.

Celi disse...

Lu também nunca tinha visto. Fiquei surpresa e encantada com isso... Que delícia isso que fazem, hein!? Cada lugar com sua variedade, com sua tradição.... Temos mesmo que aproveitarmos tudo isso!
Feliz de ver você por aqui... beijos minha mais nova amiga...

Karen disse...

Ai que legal! Meus sogros têm nogueiras no quintal de casa, mas aqui o que costumamos catar do pé do vizinho é maçã e pera. Humm..... delícia!
E vou querer a receita do bolo de nozes!
Beijo!

Dayane disse...

Celi, vim copiar aqui a resposta do teu comentario la no blog...
"Foi uma delícia mesmo Celi. As praias são em João Pessoa. Imagino como você deve ta ansiosa... hehe Os meninos vão amar esse tempo no Brasil. Beijos"

Celi disse...

Pode deixar que encaminho ou coloco aqui a receita do bolo. Um grande beijo.

Celi disse...

Nem fale Dayane... ansiosa, ansiosa! Tinha que ser, que praia maravilhosa! Beijos e obrigada por vir aqui me contar...

Carol Damasceno disse...

Não fazia ideia de como era uma arvore de nozes. Achei linda... E como é bom poder colher do pé... Ah que delícia....

Beijossssss
Carol

Celi disse...

Juro que também não conhecia...fiquei de boca aberta com a beleza. Bela descoberta, não é? rs
Beijos