Brasil: Logo, logo o primeiro reencontro


Daqui a pouco será o grande reencontro! Mal posso esperar, pois foram 3 anos e meio longe de tudo que estava acostumada, longe dos familiares amados, longe dos amigos queridos...

Faltam poucos dias e vocês nem imaginam o que estou sentindo. Viajar para o Brasil, voltar a rever os marcos culturais da cidade de São Paulo. Olhar para o lugar que nasci, para as pessoas que me viram crescer. Se por um lado sei que matarei as saudades de muitos lugares, por outro há uma mistura de sentimentos tomando conta de mim.

Saudade, ansiedade, medo, amor, alegria!

Nesse momento, antecipo um tanto do tempo arrumando as malas e o que me move a esse trabalho, a pensar no ajuste que tenho que fazer entre toda a bagagem que preciso com a quantidade de malas é lembrar que logo, logo matarei as saudades da minha família e dos meus grandes amigos. Confesso que não sou tão prática assim para fazer as malas. Se fosse possível, amarrava uma corda nos armários e pronto, levava todos comigo.. Acho difícil conciliar, pensar nas quantidades, mesclar as roupas para corresponder a temperatura. Além do mais, só tenho que pensar por cinco... só isso! Tarefa fácil! Que nada...

Mas sinto saudades! Saudades do clima, das pessoas, dos lugares, dos encontros de família, de sentar para conversar com as amigas, das comidas, das escolas que trabalhei, das pessoas que me apoiaram tanto quando tomei a decisão de mudar para a Alemanha, dos shoppings e principalmente de comida japonesa, churrasco e caipirinha. Lógico que já comi tudo isso por aqui, que já fiz caipirinha também, porém jamais será igual, com gostinho de Brasil. Sei lá, sempre as comidas, bebidas e passeios estavam atrelados a pessoas queridas. Sabe quando você lembra de uma pessoa, logo associa os encontros que tinha em determinado lugar, com um tipo de comida. Era bom demais e quero poder viver tudo isso novamente, pelo menos um pouquinho.

Ansiedade, uma ansiedade tremenda para ver tudo que fará parte do meu dia a dia no Brasil, para sentir as impressões dos encontros que terei, para perceber o quanto o tempo passou, o quanto as pessoas mudaram ou continuam iguais. Uma ansiedade para colocar tudo na balança, o tempo que vivi no Brasil, o tempo que moro na Alemanha, para pensar no futuro. Reencontrar de certa forma é minha urgência nesse momento! Preciso para tomar decisões, para de certa forma abraçar ainda mais a minha vida na Alemanha ou não. Para confirmar um tanto de coisas para mim.

Muitas pessoas dizem, muitas amigas blogueiras que moram fora e tenho contato já me disseram que será bom demais esse tempo no Brasil. Que viveram intensamente esse primeiro reencontro e voltaram para o lugar que moram atualmente mais fortalecidas e decididas. Realmente não sei o que pensarei,  sentirei e terei vontade. A única coisa que afirmo é que hoje quero viver, desejo esse reencontro.

Para acontecer tudo isso, para aproveitar intensamente preciso primeiramente controlar a ansiedade, a ansiedade de viajar com duas crianças pequenas e um bebê. Ahhhh medo... medo de como serão as 12 horas de vôo, no qual mil perguntas estão presentes em meu pensamento, entre elas: Se eles não dormirem? Se o Lucas chorar, chorar? Se passarem mal e vomitarem? Se EU não conseguir descansar nada, nadinha? Se as pessoas fizerem cara feia para meus filhos?

Medo! Medo! Medo! Medo! Medo! Medo da loucura, correria, trânsito, violência que encontramos na cidade de São Paulo. Após esse tempo fora, vivendo num país no qual há grande porcentagem de segurança garantida e qualidade de vida tenho medo do reencontro! Sei que não é pra tanto, já que sempre morei no Brasil. Mas a gente se acostuma com tudo de bom, sem se sentir ameaçada o tempo todo ao andar pelas ruas.

Tenho medo ao imaginar o que as pessoas acharão da minha vida, da minha nova vida na Alemanha, sobre o meu jeito de ser. Sou segura, sou feliz com minha família, porém sempre há receio do olhar que as pessoas tem sobre nós. Sou simples, aprendi muito nesse tempo morando fora e quero que as pessoas continuem me vendo como aquela Celi que conheceram, só que com um novo aprendizado, uma nova experiência.

Sinto medo do arrependimento. Do arrependimento bater em meu pensamento, no meu coração. De perceber que o meu lugar é realmente no Brasil. Ao mesmo tempo, preciso sentir tudo isso e sei que não será de um dia para o outro. Levo comigo a idéia de que nada é imutável, de que tudo é possível, no qual basta acreditarmos e seguirmos em frente (total clichê). Por isso, quero olhar sempre adiante... sempre pensando no melhor para meus filhos, meu marido, para mim.

Hoje somos 5 e meus homens são meus grandes amores. Mas amor, tenho um coração enorme, tenho tanto amor pra dar. Fico sonhando, imaginando meu reencontro com pessoas que não tive a oportunidade de beijar, abraçar e ao menos conversar lado a lado. Meu pai, meus irmãos, minha avó, minha cunhada, minhas amigas.

Sei que expectativa gera expectativa, no entanto prefiro não pensar muito que esse tempo distante das pessoas pode trazer uma tristeza, uma esperança, um desejo, uma visão diferente, algo estranho no jeito de ser das pessoas, no nosso relacionamento. Irei para o Brasil cheia de amor para dar, fazendo o possível para conciliar a demanda dos meus filhos, para fazer com que as pessoas fiquem alegres. Sejam felizes!

Alegria é o sentimento que permeia minha família nesse momento! Desejo de reencontro! Por isso, preparem-se, vocês que são próximos, que gostam de nós. Coloquem tudo que há de mais marcante, de brasileiro junto de vocês e esperem pois logo, logo chegaremos....
29

29 comentários:

Lu disse...

Ai q delicia, Celi!
Voces vao amar, pode ter ctza.. mas eh aquela coisa q conversamos ha um tempo, cuidado com as expectativas, coloque prioridades e pense q se vc atravessou o oceano com 3 criancas pequenas, as pessoas podem facilitar a tua vida e ir te encontrar onde vc estiver, pq ficar pra la e pra ca em SP eh dose. Entao veja quem vc conseguir, sem pressão, sem culpa.. no mais, curta a familia, curta a ajuda, curta ver o amor de todo mundo com os pequenos!!! E claro, se jogue nas comidas!

beijos e boa viagem!

Dani Cassar disse...

Celi, concordo com a Luciana, as vezes eh melhor nao ter muitas expectativas, mas aproveita cada segundinho, eu no comeco no ano fiquei um pouco apavorada com medo do transito, achando que ia acontecer algo ruim, mas no final deu tudo certo.
Beijos e e uma otima viagem p/ vcs todos!

Cíntia disse...

Celi,
Pensa positivo amiga: no Brasil, não tem pum com aroma de chucrute! :P

Vai com fé que estaremos aguardando newwwssss!!!

Beijos, boa viagem! (vou sentir saudade!)

Carol Garcia disse...

ótimos sentimentos, querida....

deve ser uma delícia essa sensação de volta, reencontro.

me avise quando estiver por aqui, tá? quem sabe rola encontrinho?

eu ia amar!!!!

Ana Gaspar disse...

Oi Celi!
li e reli este post várias vezes...
suas interrogações são tão verdadeiras, francas... que me vi passando por isso daqui um tempo...
Acho que tet espectativa é ruim de certa forma, pois podem ser todas frustadas, mas como não ter???? como não ter ansiedade??? tão dificil isso...
Fiqui imaginado ser você por uns minutos, tanto tempo aqui... agora com 3 filhos...tanta coisa pra contar...
Sabe que tenho este medo também que você mencionou, de chegar e sentir que meu lugar é lá... mas confesso que queria sentir o que a sua amiga sentiu, mais fortalecida para voltar pra cá... preferia mil vezes isso, pois acho que desta forma sofreríamos menos não!?
Mas sabe de uma coisa, aproevita tudo e sinta TUDO... deixe permitir a sentir...
Arrume as malas, as lembrancinhas (chocolates...rsrsr)... leve um pouco desta cultura daqui pra eles... conte você a história daqui... pois lá todo mundo já conhece...rsrsr
Mas quando vc vai exatamente? quanto tempo você irá ficar por lá??
beijosssss

Dani Rabelo disse...

Celi, minha amiga.... tenho certeza de que vc ficará muito feliz na sua terra natal, com a sua família de origem (pais e afins) e sua família com o seu marido.

Tenho certeza de que vc terá dias excelentes e maravilhosos, sem exceção e de que toda essa ansiedade se transformará em alegria imensa quando vc pisar em solo brasileiro novamente. Imagino a sua cara ao desembarcar em Guarulhos... nossa, vai ser fantástico!

Te desejo a melhor viagem de todas, que vcs venham em paz, tranquilos e ansiosos, pq aqui só terá amor para dar e receber.

Um beijo grande da amiga que QUER e VAI te encontrar!

Beijos!!!

Lu Iank disse...

Celi, estava contando quantas vezes voltei ao Brasil depois que me mudei e já foram 5 viagens. Acho que estou até um pouco descolada de viajar com a Mariana, pois a primeira viagem dela, ela estava com apenas 2 meses. E daqui a dois meses eu volto para ficar mais 45 dias. Nesse periodo tivemos várias visitas de parentes em casa, fora as nossas viagens e tem o santo Skype todo dia que mata muito as saudades. Enfim, nao conseguiria suportar todo esse periodo sem ir ao Brasil. Adoro morar na Europa e sei que voltaremos daqui a algum tempo, mas essa volta as origens sempre nos faz muito bem. Sem contar que é a nossa oportunidade de tirar ferias, efetivamente, ja que sempre tem muito mais gente para ajudar com as tarefas de casa e com as criancas (no meu caso, só da para contar a Mariana, pois o Serginho já passou longe dessa fase).

Cpmo te escrevi no outro post quando voce contou que viajaria, eu tenho certeza de que vc vai aproveitar muito. Vc vai perceber que a gente olha com outro olhar as mesmas coisas que vivia antes da mudanca. Talvez um olhar bem mais critico e rigoroso, mas nao deixa de ser um novo ponto de vista. Pra mim hj em dia SP representa uma certa afobacao, nao sei se voce vai sentir isso. Mas quando estou por la tenho a sensacao de que estou sempre atrasada para alguma coisa. Aqui o ritmo é tao diferente. A minha sorte é que fico nas casas dos meus pais e sogros que moram no interior do Parana. Entao nao sofro tanto.

Outra coisa que voce vai perceber sao os precos. Jesus como esta caro. Morar na Europa significa pechincha perto do que está SP. Absurdo. Anote aí.

Quanto as malas, a minha dica é: seja economica. Leve menos do que voce quer. Primeiro porque voce vai lavar na medida que vai usando e depois porque sempre a gente ganha e compra muitas coisas la. Seja para nós mesmas ou para as criancas. Calcule que certamente voce voltara com uma mala a mais. Por ex, para mim eu levo apenas um par de sapatos extra na mala fora o tenis que normalmente eu vou calcando. E sempre volto com uns 5. Para os meninos calcule roupa para no maximo 5 dias. Essa epoca está meio frio ainda lá, entao coloque alguma coisa de meia estacao, mas pouco. Nao leve casacos extras, apenas o que voces estiverem vestindo na ida, daí voces voltam com a mesma roupa. Fraldas vc compra lá. Leve no máximo para 3 dias. No Brasil eu indico a Pampers noturna que é que mais se assemelha as nossas daqui. As outras sao horriveis. Lencinhos Huggies Turma da Monica, sao otimos. Produtos de higiene para as criancas e para vcs só os de miniatura tipo da DM ou Bipa ( nao sei se tem aí). O resto compre lá. Economiza muito espaco.

Quanto a viagem, se prepare para o cansaco. Minha amiga, nao tem jeito. Mesmo que voce consiga dormir um pouco é a coisa mais cansativa que existe para nós, as mamaes. Para os mais velhos, cadernos, lapis de cor, DVD, pequenos brinquedinhos ajudam muito. Eu normalmente compro uns 5 brinquedinhos pequenininhos e empacoto e vou dando na medida que a coisa comeca a ficar preta. Só para desembrulhar e descobrir o brinquedo te garantem uns 30 min de sossego. Para o Lucas eu acho que nao precisa se preocupar, certamente ele vai dar menos trabalho (ou nao, pelo menos eu acho que é mais facil viajar com eles menores).

Qualquer coisa se precisar de mais alguma coisa, me fale. Espero que tenha ajudado. Segura a ansiedade que vai dar tudo certo.

Bjs

Lu

Anônimo disse...

Que lindo seu post, cheios de sentimentos!!!
Seja muito bem-vinda de volta ao Brasil! Veja mesmo seus familiares e amigos. Nada é como tê-los por perto, nem que seja só por um tempinho...
Aproveite cada minuto aqui na nossa terrinha e não tenha medo. Tudo dará certo!
Todos gostarão muito de te rever e de conhecer seus filhos...

Arrumar malas para 5 deve ser uma loucura mesmo!!! Mas com certeza isso não é nada quando você olha para os homens da sua vida!!!

Beijos!!!

Lívia.

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

E são tantas emoções (eheheheh)
Celi, ja passei por isso e sei exatamente o que esta sentindo. Mas é super importante você ir e para ter as suas proprias constatações e tenho certeza, sera emocionante e marcante. O que mais me doeu foi voltar (para a França) e a Bê pedir pra ir na casa da vovo...
Vou ficar torcendo para os meninos ficarem tranquilos durante a viagem e a Lu deu super dicas para distrair. Os brinquedinhos surpresa funcionam super bem e o Lucas tem o peito da mãe para qualquer emergencia!!!
Querida, tenha uma boa viagem. Curta, se emocione, sinta, coma tudo que vc tem vontade (eu me acabei nas coxinhas Ai Meu Deus!), mate a saudade da familia e de São Paulo. Aproveite uma horinha para dar uma voltinha que seja com o marido, vai ser bom demais.
E se der um tempo, conta as novidades, nem que seja em uma linha pra dizr que tudo esta maravilhosamente bem.
Beijao

Nivea Sorensen disse...

Celi, aproveita muito e come um pastel de feira por mim?
x

Paloma Varón disse...

Celi, vai ser ótimo. Tente fazer malas com poucas roupas, vai estar quente e sempre dá para lavar.
Aproveite muito o Brasil e a companhia dos seus amores daí e de lá, vc vai voltar reenergizada!
Beijo grande e saudades de vc

Dayane disse...

Celi é comum mesmo essa mistura de sentimentos ao fazer o primeiro retorno ao seu país. Eu também fiquei uma pilha. As expectativas são grandes. Tenta não se sobrecarregar, leva só o essencial, fica tranquila durante a viagem que sua tranquilidade vai passar pras crianças e vai dar tudo certo. Curta muito cada reencontro, cada passeio, cada refeição! Quanto tempo vocês vão ficar lá?
Beijos

Ilana disse...

Nossa Celi, posso imaginar sua ansiedade. Deve ser uma mistura de sentimentos mesmo. Mas tenho certeza que vc vai curtir e aproveitar muito.

Ah, e pode botar na agenda um encontrinho com as amigas virtuais, hein? Se organiza depois que vc chegar e dá uma ligada!

Bjo e boa viagem!

Carol Damasceno disse...

Querida, quantos pensamentos e sentimentos juntos... Imagino toda a sua ansiedade.. Até eu estaria assim, se não estivesse pior... Mas viva, via intensamente esse momento aqui.
Acredito que será ótimo. Você partiu sendo mãe de um e retorna como mãe de três.. Até sua experiência é outra, mas a essência é que não muda...
Aproveite esse tempo no Brasil. Será maravilhoso!!!

Pena que não terei a oportunidade de conhecê-la.. Fica para a próxima..

Bjosssss
Carol

Adri Portella disse...

Veeeeem logo!!!! Estamos morrendo de saudade!!!!! Vamos fazer muitas coisas.....preparem-se.... América, japa, passeios, enfim....vamos aproveitar cada minuto. Sei que seu coração está cheio de expectativas, duvidas e lembranças. Pode ter certeza, muita coisa mudou e outro tanto continua igualzinho, rsrsrs.... Nós também estamos ansiosos pela chegada da turma! Falta pouco, BEM pouco!!!!! Bjs e boa viagem!

Neda disse...

Estava indo dormir (tinha prometido que hoje iria antes da meia-noite e já são quase uma!) mas tinha que comentar. Já passei por isso e entendo essa tempestade de sentimentos, mas a experiência é pessoal e intransferivel. A única coisa que eu diria para tentar controlar as expectativas, ser o mais realista possivel, afinal você está com duas crianças pequenas e um bebê ;) Eu passo muito aperto com gente que espera que eu+cria vajamos para lugares, é almoço na casa de um, chá na casa do outro, um lanche ali ... com o tempo aprendi a juntar as coisas e um dia ainda vou conseguir fazer como uma amiga que avisa para os amigos que vai estar no local tal, na hora tal e quem quiser que vá ter com ela e os seus.
Quanto as malas, o que eu posso dizer é como eu faço. Separo por pilhas as roupas de cada um, depois tiro entre a metade e um terço que volta para o armário, o resto é o que vai na mala, nunca faltou nada. Cada um tem direito a dois pares de sapato sendo que o maior e mais pesado é o que vai no pé.
Minha querida a viagem vai ser ótima, vocês são se divertir muito e quem sabe vão concordar com tantas quando dizem que viajar é bom, mas nada como voltar para casa.
Milhões de beijos e não se preocupe, os meninos vão se comportar super bem no avião.

Mamãe do Otávio disse...

Normal essa expectativa!
No seu lugar eu estaria com dor de estômago e sem dormir direito! hehehe
Fiquem bem! Tudo vai dar certo! Vcs vão ser ainda mais felizes depois dessa visita!
bjão

Anônimo disse...

Ai Celi, a emocao tomou conta de mim lendo teu post! Compartilhei da tua expectativa!!!!! Parecia q era comigo...
No mais te desejo ótima viagem, ótimo retorno e reencontros!
Tenho certeza que será mtoooo melhor do q vcs esperavam!

Grande beijooo

Dani Brito disse...

Celi, espero que o reencontro tenha sido do jeitinho que vc imaginou. Que tenha podido aproveitar todas as pessoas queridas e os lugares especiais junto dos seus filhos.

Ansiosa pra saber das novidades.

Beijo

Ana disse...

Celi, queridona, sei que estão no Brasil!!!!
tem uma brincadeira pra vc lá no blog, beijos e beijos!

Laiz disse...

EBA EBA EBA! sejam bem vindos!!! Vou encontrar vocês lá lá lá! Bjocasssss

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Amiga, sei que está no Brasil, mas tenho um meme pra vc lá no blog hoje, beijos

Eu disse...

Vc teve 3 filhos, não há mais nada nesse mundo que vc ñ consiga fazer! :)
Essa mistura de sentimentos é normal e esperada, mas tudo dará certo e vc vai voltar com uma outra visão de tudo. Fiquem com Deus e aproveitem a família que te espera. Bjs

Mamacrica disse...

Oi Celi,

Será que já está no Brasil?! Espero que tudo esteja a seu contento! Acredito também que já tenham te convidado, mas segue...

Estou participando de uma brincadeira que está rolando entre alguns blogs e tomei a liberdade de convidá-la a participar! Dê um pulinho lá no meu blog!

Bjs
Cris (Mamacrica)

Mari disse...

Celi querida!!! Espero que vcs estejam aproveitando muito o Brasil!! Pra tua volta à blogsfera, deixei um meme pra ti aqui: http://marianabresil.blogspot.fr/2012/11/meme-dos-onze-parte-2.html

bjs na patota!!!

Sarah disse...

Oi Celi! Como está a visita ao Brasil? E os meninos, estão curtindo?? Quando puder venha contar pra gente, você faz falta na blogosfera viu!
E ó, deixei um meme pra vc lá no blog. Sei que está descansando e curtindo a viagem, mas quem sabe qdo voltar pro blog hein??
bjos!

Unknown disse...

Celi, saudades! Manda notícias. E as crianças?? bjão!

António Je. Batalha disse...

Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
Meu nome é: António Batalha.
Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

Mamãe do Otávio disse...

Saudade de te ler! voltem looogo!
bjo bjo