Seguir adiante

Quando nós temos um único filho a gente se dedica e passa a fazer tudo para ele, por ele. Por mais que a gente conheça aquela velha história de deixar a criança ser autônoma, adquirir independência, aprender a fazer tudo sozinha; sempre estamos querendo ajudar, muitas vezes inconscientemente, mas quando vimos já fizemos. 

Às vezes é uma vontade de vê-lo pronto e arrumado. Por uma questão de organização da própria mãe. Outras vezes e, acredito, que na maioria, pelo tempo. Tempo o nosso inimigo muitas vezes. Ele acelera tanto e faz com que sejamos rápidas demais, quando vimos já vestimos, já penteamos o cabelo, organizamos os brinquedos por ele. 

Quem dá um breque nessa situação toda é o pai. Ele sim, assim como a Sarah relatou muito bem no MMqD, age muito diferente das mães, diz muitas vezes para o filho: vai, tenta e faça do seu jeito. Pai tem outro tempo, consegue se desprender rapidamente da situação, consegue olhar adiante, soltar mais o filho (afinal, ele não tinha o filho na barriga, não precisou cortar o cordão umbilical). Sei que a relação é diferente, literalmente ele tem mais facilidade de colocar o filho voltado para o mundo, para seguir adiante.

Quando temos outro filho todo olhar e atenção passa a ser dividido. Tanto pela mãe, como pelo pai. E há um grande aprendizado nisso tudo, já que antes fazia tudo para o filho, tinha todo o tempo para isso e não havia contratempos e, muito menos, um irmão menor precisando de ajuda e mais atenção no momento. Lógico que deve haver um cuidado especial para equilibrar a atenção dada para ambos. Exige da nossa parte uma percepção para saber realmente quando um filho requer mais que o outro, quando um deles consegue fazer sozinho o que foi solicitado.

Mas o irmão também ajuda muito! Ter um irmão faz com que os dois seguem adiante ao caminho da independência, a autonomia para realizar as inúmeras atividades diárias. Pode ser pela necessidade de ter que fazer determinada ação sozinho, pela urgência, pela imitação e talvez por saber que já dará conta, que é capaz para tal atividade. Mesmo sem querer, sem intenção, o relacionamento entre eles, as brincadeiras que fazem sozinhos ou juntos, sugere um avançar.

Isso tem sido muito comum aqui em casa. De certa forma, ter mais de um filho, facilita muito. Eles brigam, se ajudam, mas também aprendem muito um com o outro. Ora o mais velho volta a ser bebê, ora o bebê mostra-se criança. Cada um empurra para sua direção, mas também empurra para avançar em termos de descobertas e ao próprio desenvolvimento.

Felipe que até então foi muito dependente, passou a fazer inúmeras coisas sozinho. Com impulso dos pais, com a possibilidade de acordo com a idade, mas também um tanto pela necessidade e vontade de ajudar, de saber que dá conta. Como se vestir, arriscar a pentear o cabelo, andar de bicicleta, tomar banho, ajudar a colocar a mesa, compartilhar os alimentos, bebidas e brinquedos, saber que consegue auxiliar o irmão...

Thomas muito resolvido chegou e sempre mostrou-se aventureiro, a arriscar a fazer as coisas sozinho e as mesmas que o irmão. Faz questão de andar na mesma motoca que Felipe, a brincar com os mesmos brinquedos, a dançar igual ao irmão, a querer ver um livro toda noite (pelo menos folhear), a seguir...

Tem um tanto de cada um, mas tem um tanto que é do empurra empurra, do precisar, intencionalmente ou não, seguir adiante.



16

16 comentários:

Carol Garcia disse...

ótimo ler sobre dois filhos agora....

espero ter o segundinho em breve e estou cheia de friozinhos na barriga...

bjocas

Angi disse...

Celi,
concordo que ser mãe de 1 por mais que queremos que tenha uma certa autonomia, muitas vezes por medo do desconhecido ajudamos, e acho que um irmão é muito bom para que sem intenção como falaste, como brincadeira mesmo!
ADOREI, e quero um outro filho em breve, se Deus quiser, meu sonho é ter 2 filhos!
Beijão e bom dia!
Angi

Nave Mamãe disse...

Ter dois filhos deve ser mesmo providencial nessa questão da independência, porque crianças são naturalmente despidas de medo, enquanto as mães estão mergulhadas nele!
Que vídeo mais fofo!
Beijos

Telma disse...

Amiga, agora você acabou de me convencer! Beijos

Unknown disse...

Eu percebi muito isso com as gêmeas e principalmente depois, quando nasceu a menor. Eu ainda procuro fazer tudo por elas, "pra ser mais rápido", mas enquanto visto uma, a outra já tá se vestindo sozinha e assim por diante. Sem falar que existe uma necessidade delas de aprenderem as coisas e uma que é mais indepedente e determinada do que a outra, sempre briga pra fazer as coisas sozinha, aí a aoutra vê e não quer sair perdendo e vai fazer sozinha também...
Sabe aquelas famílias antigas, numerosas, em que o filho mais velho couida do menor e assim por diante? Pois é, a dinâmica acaba sendo assim, mesmo que a gente não queira...

Abraços

Dani Rabelo disse...

Adorei o vídeooooo!!!
Adorei, adorei!!! A risadinha mais fofa, contida e ao mesmo tempo, super feliz!! =)

Deve ser uma delícia ter dois filhos. Ou três, ou quatro! Encher a casa de crianças... =)
Beijos.

Adrianna disse...

Oi Celi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais um vez eu aqui... praticamente visito o seu blog todos os dias.
Adoro quando coloca fotos, mas principalmente quando há vídeos. A D O R O!!!
Fico pensando... já imaginou Thomas e Felipe, depois... maiores... vendo estas relíquias? Não é todo filho que terá esse tesouro para assistir, ver e ler!

Beijosssss,
Dri (Santos / SP / Brasil)

Paula disse...

Celi vai haver uma explosao de segundinhos nessa blogosfera e a culpa vai ser tua e desses dois gosotosos!!! Vendo assim da ate vontade, maaaaass .... Beijos linda e bom fim de semana depois te conto como foi a festa to correndo com os preparativos

Mi disse...

realmente irmaos sao super importantes para o desenvolvimento das criancas...acho que quem é filho unico acaba perdendo um pouquinho =) mas eu fico aqui pensando quietinha no meu canto: qdo será a melhor hora pra dar um irmao/a pro filho da gente? Existe isso? Pq se espera demais, o filho mais velho fica super enciumado. Se espera de menos, sao 2 criancas pequenas que exigem o maximo de atencao possivel. Como vcs decidiram? Ou deixaram o destino decidir por vcs? =) bjs!

Paloma Varón disse...

Que coisa mais linda é observar dois irmãos juntos! Acho que é uma convivência enriquecedora não só para eles, como para nós, mães.
Aqui temos uma cadeira-rede como esta, as meninas também adoram!
Beijos

Dani Brito disse...

Concordo com a Paloma, é lindo ver dois irmãos brincando juntos.

Celi, vc colocou muitíssimo bem a questão da autonomia do primeiro filho. Ela está sempre prejudicada pela nossa ansiedade em fazer por e não com eles. A Bia foi por cinco anos filha única e achava, sinceramente, que a incentivava a ser independente até que veio o Otto.

Só então percebi o quanto fazia por ela.

Amei o vídeo.

Beijo

Mariana - viciados em colo disse...

tenho lido sobre essas diferenças características de mais velhos e mais novos. os segundinhos são sempre mais leves, mas destemidos... os primogênitos são sempre mais certinhos e mais responsáveis... já ouvi pelo menos uns cinco ou seis relatos nesta linha e aqui em casa a teoria se comprova!

seus filhos são muito lindos e essa risada do caçula é contagiante! tão bom!

beijoca

Laiz disse...

Que lindo os dois brincando na rede!!! Muito legal ver a cumplicidade e o divertimento entre eles.
Acho muito muito bom para os pequenos um irmãozinho... e eu estou louca para mais um!!!!!!!! bjinhossss

Ananda Etges disse...

Também estou na linha do "quero mais um". Tenho dois irmãos e acho que é um experiência muito importante para qualquer criança. Como mãe, ter dois também deve ser incrível!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com

Sarah disse...

Que lindo texto Celi! Obrigada pela menção, vi sua msg mas só agora consegui vir aqui ler seu texto!
Engraçado que vc relatou outro ponto no começo do texto: o deixar a criança aprender, fazer sozinha. Realmente o tempo às vezes é nosso inimigo, temos pressa, e acabamos por fazer as coisas por eles. Por aqui nem é o pai que freia, sou eu mesma, quando lembro, hahaha!! Mas confesso que a escolinha ajuda, pois lá Bento come sozinho, deita no colchãozinho e dorme na hora da soneca, sem que ninguém fique com ele.
E sobre relação entre irmãos, que delícia deve ser vivenciar isso. O companheirismo dele, um querendo imitar e aprender com o outro... demais!
bjos
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Juliana Ramos disse...

Aqui os meninos são bem diferentes...

É tão bom os filhos brincando junto, né? Serem amigões...
Adorei o vídeo!!!

bjo