O que não se faz por uma noite de sono

Ultimamente li muitos posts falando sobre a retirada da chupeta. Para algumas mães, bebês e crianças um momento mais difícil; para outras nem tanto. 

Sabemos que há inúmeras pessoas que defendem o uso da chupeta, que não vêem problema algum do bebê e da criança usar, outras que defendem filmente que é melhor não dar chupeta para a criança, por conta da dentição, da dependência, da fala e tudo mais. 

Quando tive o Felipe ouvi todas as opiniões possíveis. Saí perguntando a opinião para todo mundo, enquanto meu filho chorava a noite com cólica, chorava de dia. Demoramos para chegar a conclusão de que poderíamos sim oferecer a chupeta. Que não seria um grande erro, desde que soubéssemos o momento certo para dar e retirar. 

E foi tudo muito tranquilo dos 5 meses até os dois anos quando largou a chupeta. Felipe nunca foi muito fã. Ele gostava, mas pouco a pouco foi ficando menos tempo com ela. Também cuidamos para que fosse rápida essa retirada. Já viram crianças com quase 4 anos que usam chupeta? rs Sabemos... é fato de que quanto mais tempo com a chupeta, mas difícil a retirada, já que a criança começa a compreender, a criar um vínculo forte com esse objeto.

Mas numa boa falamos para o Felipe que ele já estava crescido e que já conseguia dormir sem ela. E assim foi...

Com o Thomas não tivemos dúvida e logo compramos uma chupeta. A partir dos 2 meses até agora  com 1 ano e meio teve a presença da chupeta em muitos momentos do dia e, principalmente, para dormir. 

Observamos que com ele seria mais difícil a retirada, já que fazia birra, chorava querendo a chupeta. Dificilmente quando estava com a mesma durante o dia deixava a gente tirá-la para fazer uma graça, conversar, incentivando o mesmo a falar e produzir sons com a boca. Nada disso! Chorava, chorava e se jogava no chão.

Passou a frequentar o Kinderkrippe (Berçário) e ter também uma chupeta por lá. Uma em casa, outra na escola para garantir o momento do sono tranquilo. Foram passando os dias, até que exatamente duas semanas atrás, num belo domingo fomos numa festa que acontece todo ano. Adivinha o que aconteceu? Perdemos a chupeta. Thomas cuspiu a chupeta e a mesma caiu no chão. Não tínhamos um estoque, então... Tchau! Tchau!

Thomas começou a dormir sem chupeta. Um dia um pouquinho de choro, outro dia também e pronto. Tadinho! Traumatizou? Posso dizer que foi muito tranquilo, que Thomas passou a não fazer questão da chupeta. Pronto. Em questão de um, dois dias esqueceu. Pelo menos é o que dá a entender.

Com isso, na escola também pedimos para não darem mais a chupeta, pois é importante manter a mesma conduta. O retorno que tivemos também foi de que Thomas dormiu bem e rapidamente. Ahhhh, maravilha!

Mas confesso que estávamos esperando para tirá-la, queríamos esperar o momento de crise e irritação passar por conta dos dentes. Thomas teve o primeiro dente somente com 1 ano e 3 meses, então agora está com todos pipocando, apontando na gengiva. Imaginaram o choro? A irritação do menino? Mas a chupeta, que acreditávamos acalmar um tanto se foi...

Por que não comprar outra? Ah, porque não está fazendo falta e não queríamos mesmo demorar para retirá-la. Enquanto calmante, vai lá. Mas agora já aconteceu... até que numa bela noite houve um deslize total.

O pai dormindo como uma pedra, cansado de um dia de trabalho; a mãe com muito sono, querendo dormir o dia inteiro, dormindo profundamente todas as noites; o filho começa a chorar, chorar, chorar, esguelar. A mãe trançando as pernas vai até o quarto, pega o filho no colo, acalma, dá carinho e ele dorme novamente. A mãe volta logo para a cama e capota de sono.

No outro dia, a mesma coisa... o filho que passou o dia inteiro irritado por conta dos dentes tem o mesmo momento de choro à noite. E o que fazer? O pai dessa vez foi até o quarto, tentou acalmar o filho e nada. Choro! Berro! Choro! Até que de repente o pai pegou a chupeta e pluft deu de novo para o filho. A chupeta que havia trazido da escola. Dá para acreditar? Como que pode? Ele vai acostumar! Vai querer sempre! Tivemos a maior discussão no dia seguinte.

Eu falando de um lado e ele argumentando do outro...rs rs rs rs Detalhe o argumento foi o sono.

Mas passou. O deslize foi uma noite só e pronto. O Thomas chorou, mas acalmamos de outra maneira, ficando com ele no colo, dando carinho. Agora, chupeta de novo... não! 

Já basta o deslize uma vez, agora duas será demais. Não acham? Afinal, ficou tão bem durante os outros momentos e mesmo durante as dormidas do dia.

Mas engraçado como às vezes a gente se pega no desespero. Uma junção de cansaço, “sono”, de querer ver o filho bem (melhor dormir, sem chorar) e pronto escorregamos... voltamos a fazer algo que havíamos deixado pra trás, algo que queríamos que fosse diferente. Questão de minuto! Agora, me diz: será que foi só o meu marido que cometeu esse deslize? Quem nunca errou, conte aqui pra mim!

20

20 comentários:

Carol Garcia disse...

me libertei da mamadeira, celi...
a fralda tá quase, né? já que o cocô ainda só nela.
mas a chupeta é o próximo passo.
e vamos que vamos.

bjocas

Lulibel disse...

Oi Celi! Tenho 3 meninos. Os dois mais velhos largaram a chupeta com 2 anos, tudo dentro do que havíamos planejado. O caçula, temporão, manhoso, chupou chupeta até 4 anos e meio!!! Tentei tirar duas vezes antes disso, e acabávamos cedendo... Bastava ele começar a chorar, pedindo a "pepê", e a coisa desandava.
Resolvemos que ele iria largar quando quisesse. E ele dizia para todo mundo que iria chupar chupeta até 10 anos! Bom, que moral eu tinha, larguei com 7!
Um belo dia ele se encantou com um brinquedo, e resolvi tentar de novo. Como o interesse estava grande, ele topou! Trocou o brinquedo pela chupeta. E nunca mais pediu.
Achei que foi bom, demorou, mas o processo foi tranquilo, no tempo dele.
Fica fria, no final dá tudo certo!
Beijos e parabéns pelo terceiro!!
Lu

Dani Cassar disse...

Meus sobrinhos quase nao pegaram supeta, somente por conta das colicas e ate os 3 meses de vida...Quando mudaram de escolinha no comeco do ano passado, um com 2 anos e o outro com 1 ano, depois de algumas semanas voltam os dois com uma chupeta cada que a tia da escola deu p/ dormir e que eles gostaram tanto que p/ tirar foi um problema!!! Ainda sim tem dias que os dois choram demais p/ uma chupeta...rs

Ingrid Gomes disse...

Eu beeeeem que tentei dar chupeta pro pok, mas ele odiou e não pegou de jeito nenhum, eu tinha pavor que ele começasse a chupar o dedo, oque aconteceu por umas duas semanas quando ele tinha uns 5 meses, mas Graças ao bom Deus não durou, porém, ele dorme com um ursinho e um cachorrinho de pano e nos momentos de crise CHUPA a patinha de um dos dois, eu OOOOOOOOODEIO, o bichinho fica fedido, nossa, é um saco, um dia escondi os dois e o menino se desesperou e não aguentamos, dei novamente.

Acho que tudo tem sua hora, os bichinhos trazem conforto pra ele, então que assim seja. hahaha

Beijocas e boa sorte com a chupeta.

PS: Chupei chupeta pra dormir até 11 ANOS, era só pra dormir, escodido total VERRRRRGONHA hahaha, quem olha meus dentes jamais diz que eu UM dia nessa vida chupei chupeta, meus dentes são certinhos, não houve dano nenhum, toda regra tem sua excessão, eu gosto de acreditar nisso, a chupeta não é diferente, tem quem fica prejudicado e quem não sofre nada. =)

Unknown disse...

Os meus meninos não pegaram, eu até tentei no início, mas como não quiseram deixei pra lá! Mas estou sofrendo para tirar a mamadeira, essa está me dando trabalho.

Bjos
Ana

Anônimo disse...

O meu filho ainda chupa chupeta, toma mamadeira e usa fraldas... Tenho um pouco de medo de quando chegar a hora das retiradas...

Beijos!

Lívia.

Sandra Kautto disse...

Ahhhhhhhhh minha amiga! Por aqui os deslizes são infindáveis e constantes! Não é novidade que por aqui temos um probleminha quanto ao sono do Elias, né? Então que vez ou outra falamos que não vamos fazer algo mas na hora da gritaria na madrugada é a primeira coisa que fazemos.
Teve um tempo que eu disse que não iria mais resolver o problema com o peito, mas qdo ele acordou a primeira vez na madrugada a primeira coisa que fiz foi amamentar...rs rs. Acontece!!!

Beijos pra você e os meninos lindos!

Nivea Sorensen disse...

Tenho medo também, Celi. Eu chupei chupeta até os 5 e foi um horror lagar dela. Dei para o Erik, que no início não gostava, mas agora tem usado para dormir. Espero conseguir tirar sem grandes traumas quando ele tiver seus dois anos tb.
Beijos

Cíntia disse...

Oi Celi. Obrigada por compartilhar essa experiência conosco. Nem sei por onde começar com minha filha. Vou chegar um belo dia e dizer "hoje não tem pepê?". Guria, não tenho idéia como fazer ela dormir sem a pepê e a fraldinha. Beijos

Ana disse...

A criança de 4 anos chupando chupeta? Prazer eu sou a mãe dela!:k
haha!
Tenho um metodo revolucionario de criar filhos!!
Tenho um monte de dica, se alguem quiser é só me contactar!!

Sério: meu metodo empirico sugere que tem hora certa pra tudo e meu menino era total dependente da chupeta, e me pergunta se alguma veZ z eu tentei tirar?
Não, nunca.
E ué ele ainda chupa então?
Não, ele deixou sozinho. Um dia não quis mais. Aos 4 anos.
Só que coincidiu com a época que ele ficou mais perto do pai dele. Não acho que foi coincidência.

Minha pequena odeia chupeta, e eu ate tentei quando estava sucumbindo nas madrugadas!

Beijo!!

Unknown disse...

Se eu te disser que nem penso nisso vc acredita?
Nem penso!
A Chloe está com 2 anos e meio e nunca me passou pela cabeça tirar a chupeta!
Ela não usa durante o dia para estimular a fala, mas pra dormir, ainda não vejo problemas não...
O Breno trocou as dele com o papai noel aos 2 anos e 11 meses e foi fácil, tentarei fazer o mesmo com ela...

Unknown disse...

Ana uso a sua técnica revolucionária de criar free range kids!

Mari disse...

Celi!! Nos também demos chupeta pra Sofia. Até dois anos de idade ela so usava para dormir ou para acalmar uma crise de choro. Faz um tempo agora a espertinha anda com a chupeta de dia também, toda clandestina! Mas ja estou preparando o grande momento: vivo falando pra ela que no dia do aniversario de três anos dela ela vai entregar a chupeta para a mamãe entregar para um outro bebê. Veremos como tudo se passa!
bjus pra vcs!!!

Laiz disse...

Oi Celi! Nem sei por onde começar quando for tirar do Nino também!Eles devem sentir uma falta né!? Mas daqui a pouquinho vou ter que começar...
E acho que todo mundo já cometeu um deslize no dia a dia com nossos filhotes!!!!!!! O papis aqui comete vários rsrs bjoooooooo

Eli Girola disse...

ai menina, Clara está com 1a e 4meses e eu já comecei a me preocupar com isso. Ela gosta demais da chupeta e está super irritada com o nascimento dos dentes... Acho horrível criança grande com chupeta na boca. Nossa ideia é tirar até os 2 anos... Não sei como vai ser, mas confesso que seu post me animou! :a

Ana disse...

Ai ai gostei de saber que existem multiplicadores da técnica free range kids!!!!!!!!!

Dani Brito disse...

A maternidade é feita de pequenos deslizes. Cometo vários e sei que a estrada ainda é muito longa.

Dentes, é? boa sorte!

Beijo

Coisas de mãe disse...

Somos humanos, after all!! Acontece ne? Acho que pessoas que seguem as normal podem dizer que foi super contra as regras, mas a verdade é que a vida é assim ne? Cheia de erros, de coisas não programadas e decisões que podem ser questionadas, e de mudar de ideia. As vezes tentamos ser perfeitos, mas a vida não é perfeita. E esta é a graça.

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Mikelli disse...

e o medo de dar a chupeta pra uma recem-nascida? no começo me senti a pior das maes! tipo: eu nao consigo fazer minha filha se acalmar! =( ate que de tantas colicas numa noite, eu decidi testar a chupeta. Ela aceitou e ficou um pouco mais quietinha. Pelo menos deu pra fazer as massagens e aquecer a barriguinha sem que ela chorasse o tempo todo. O bom é que logo depois ela mesma cospe a chupeta. =) ela so aceita mesmo qdo tem dores. E sinceramente, achei melhor a chupeta do que ela chupar a propria maozinha, que ela ja estava começando, pq a chupeta da pra tirar e desacostumar um dia, já a mão fica mais dificil hehe bjs!

Fernanda disse...

Celi, amei seu texto...
Obrigada, vou lembrar dele e tentar resistir bravamente depois que fizer o "desmame da pepê..
Só estou em dúvida se faço de forma abrupta como foi com seu pequeno ou de forma gradual...
Beijão