Convite de Aniversário

Lembro como se fosse ontem do primeiro convite de aniversário que o Felipe recebeu. Já morávamos na Alemanha, estava com 3 anos de idade. Tudo bem que ainda não tinha muitos amigos por aqui e que os mais próximos eram e são os vizinhos. Mas não consigo esquecer a cena do Felipe olhando o convite. Um momento de grandes questionamentos (O que é isso? De quem é? Quando que é? Deixa eu ver!) e também de muita alegria. Afinal, uma grande novidade.

Fazer aniversário é muito bom, mas ser convidado também, já que envolve encontrar com o colega, ir na casa dele, comemorar, brincar, comer coisas diferentes do que comeria na própria festa além, é claro, de ganhar lembrancinha.

Um acontecimento que marca a infância da criança, que faz de um aniversário uma grande festa e o dia mais esperado. É aquele envolvimento. Uma vontade que chegue logo, tanto que a visita passa a ser constante no calendário (mesmo não entendendo quantos dias faltam, se será hoje, amanhã ou semana que vem). 

Felipe ficou super animado e entusiasmado com o grande dia. Hoje com 4 anos continua vibrando e pulando de alegria com cada convite que recebe. 

Mas a mãe o que pensa quando o filho recebe o primeiro convite? Que bom! Que momento de alegria! Que legal agora meu filho começará a frequentar as festas de aniversário. Vixe começou a dor de cabeça de ter que comprar presente. Podem ser inúmeros os pensamentos, os meus na hora que peguei o primeiro convite foram: meu filho ainda é muito pequeno para ir sozinho na casa do colega (mesmo sendo vizinho); que se precisasse de alguma ajuda para ir por exemplo ao banheiro como seria; será que comeria direito; saberia se comportar; será que ficaria sozinho, sem a presença dos pais?

Achei cedo para o convite, mas na verdade havia esquecido que estaria perto de pessoas de referência, que estaria do lado de casa. Afinal, um grande passo no crescimento, ficar sozinho na casa de um colega, com outras crianças, tendo que mostrar um tanto do que já sabe fazer sozinho. Ou senão, tendo que pedir ajuda. 

Deu tudo certo! Mas juro que fiquei com o sentimento de como assim meu filho tão pequeno distante de mim. Deu um aperto no coração. Mas um dia teria que enfrentar esse acontecimento.

Atualmente os convites são mais frequentes. Já estamos acostumados. Felipe continua adorando os convites, olhando mil vezes cada um que recebe, pede para nós marcamos a data no calendário, recorre sempre a ele solicitando nossa ajuda para contar quantos dias faltam, sugere idéias do que podemos comprar de presente (geralmente o que gosta de brincar), se arruma rapidamente para ir para a casa do colega (algo que surpreende, já que diariamente precisamos pedir uma, duas, três vezes para colocar a roupa e calçar o tênis).  

Fico encantada vendo meu filho tão alegre com o convite recebido por um colega. Gosta tanto de ir na casa do colega (seja para brincar ou mesmo no aniversário), que geralmente diz: “-Mami, vem me buscar bem tarde, só na hora que acabar a festa!” Posso com isso? Já mostra que tem para quem puxar, adorando ficar na rua, brincar com os colegas, passear...

Outra situação que marca bastante pelo menos para nós que somos mãe é quando o filho é excluído de uma festa de aniversário. Já aconteceu isso com seu filho? Ainda quando são pequenos muitas vezes não ligam para isso, mas um pouquinho crescidos deixa mágoas. Não é mesmo?

Ainda não aconteceu com o Felipe, mas outro dia aconteceu com o colega (vizinho). Felipe recebeu o convite para ir no aniversário do colega da sala e nós acreditávamos que o vizinho também fosse na festa. Comentamos que ele provavelmente fosse já que frequentemente brinca com a criança aniversariante, que um costuma ir na casa do outro em dias comuns. E tamanho foi a nossa surpresa quando o Felipe contou que o vizinho não apareceu no aniversário. Na verdade, não foi convidado. Uma situação estranha para a relação que há entre as crianças. 

Fiquei pensando na possibilidade da criança ter escolhido somente 5 amigos, já que faria 5 anos de idade. Outra possibilidade foi a mãe ter deixado a criança escolher, sem interferir no momento. 

Muitas vezes os pais priorizam as condições que tem para uma festa de aniversário. Outras vezes limita a quantidade de colegas. Mas para nós é importante pensar realmente nessa data, nos colegas e condições que temos para fazer uma festa. Afinal, criança é criança! Sente falta, comenta, chora e não entende os porquês.


15

15 comentários:

Dani Cassar disse...

Crianca adora msm uma festinha!! Eles pouco se importam com a grandeza, o mais importante e estar sempre proximo dos coleguinhas =)
Bjs

Ingrid Gomes disse...

Aqui ja estivemos em duas festinhas de aniversario, de duas menininhas, foi bem gostoso, pok se divertiu, veremos como vai ser mais pra frente.
Aqui, crianca menor de seis anos so vai em festinha sozinha se for festinha na escola, em casa os pais estao sempre por perto mas nem sempre tem comida pros pais, ja que a festa eh de crianca hahahha, os pais vao so pra amenizar o trabalho dos pais do anfitriao mesmo, oque eu acho bem aceitavel, imagina dar conta de 10 criancas de 3, 4, 5 anos... acho complicado hahaha.

Beijocas

Nivea Sorensen disse...

Ai Celi, eu não vejo a hora do meu pequeno estar nessa fase de comemorar aniversários. Eu não me lembro de ter festinha para celebrar meus aniversários, a não ser por aquela coisa em família mesmo, e queria que o Erik tivesse o hábito de comemorar sempre. Nada de festão em salão e gastando uma fortuna, não, mas com os amigos em casa mesmo.
Um beijo

Carol Garcia disse...

Celi,

esse ano optamos pelas festinhas na escola pq tinhamos certeza que isaac ia adorar comemorar com os amigos. e tbm a certeza de que convidar amigos mais a familia pra festa no buffet ia ficar inviável.
criança gosta de criança, de curtir e comemorar do seu jeito.
liberdade, então.

e a barriguxa? como vai????

bjocas

Telma disse...

Que legal! O Felipe jã vai sozinho!! É um passo muito importante para o amadurecimento dele. O Henrique ainda nao. As festas são de família ou filhos de amigos. Então sempre vamos juntos. Nao sei ainda quando o deixarei ir sozinho a essas festinhas (normalmente os convites surgem na escola né!) Nao vou mentir: ficarei super tensa! Beijos

Unknown disse...

Não sei como vai ser a primeira festinha sem a minha companhia, mas acho que vou pensar como vc!! Como vão se virar?
Ai como é difícil ver que estão crescendo e rápido, muito rápido!!!
Bjos
Ana

Christiane Thiele disse...

Celi,
Aproveita bem essa época, pois logo terá saudades.
Meu filho (15 anos) esse ano decidiu que não faria nada no aniversário. Disse que é coisa de criança e que quando quer sai com seus amigos, mas sem os pais.
No ano passado levamos ele e alguns colegas para um lindo passeio em Hamburgo, mas acho que foi a última comemoração. Agora ele se acha adulto e sair com os pais ou fazer festinha em casa é pagar MICO.
Como insisto que certas datas se passa em família, ele jantou conosco e minha mãe em um restaurante que queria conhecer. Mas para ele foi uma obrigação chata a cumprir.
Curta bastante agora...
Bjs

Lu disse...

Ai q delicia! Nao vejo a hora do uri ser convidado pras festinhas, de vibrar com a espera, comprar roupa nova, se arrumar (isso é coisa da mãe... hehe)! Aqi em israel eles não fazem muitas festas como no Brasil, tipo buffet não existe, comemoram os aniversários em familia só... quero ver como vou fazer com as festas do Uri!

Beijos!

Anônimo disse...

Oi Celi!!!

Pra variar, adorei o post. E este tema então, gosto muito!

E vou confessar aqui que o Lucas ainda não vai sozinho em festinhas, mesmo que no convite venha escrito só "Lucas". A menos que seja na escola, é claro. Mas guria, eu penso sim que ele ainda é muito pequeno e penso junto mais um montão de coisas que podem acontecer por não estarmos juntos. Sei que até sou um pouco exagerada neste quesito, mas prefiro pecar por excesso de preocupação.

Justamente pelo mesmo motivo, sempre convido os pais dos amiguinhos para as festinhas do Lucas, é claro. Assim, eles não ficam constrangidos. E de quebra, a gente ainda curte a companhia dos pais dos amigos de nossos filhos.

Mas é claro que a realidade nem sempre é essa, e como vc falou, as vezes precisamos "enxugar" a lista dos convidados.

Eu não sei, mas imagino que conforme as crianças vão crescendo, já dizem quem querem convidar ou não. E isso é uma saia justa, porque afinal, o aniver é de seu filho e ele é uma criança, mas vc entende que alguns "tem" que convidar... é mesmo muito complicado.

Este ano, o Lucas convidou todos os seus coleguinhas, mas tinha alguns convidados que "a gente precisava convidar" que ele não queria. Imagine a situação. Explicamos que as pessoas ficariam chateadas se não fossem convidadas e tal, e enfim, ele concordou. Pelo menos por enquanto, ainda conseguimos manter este "controle".

Difícil neh?!
Vamos ver como será daqui pra frente...

E vcs, como estão?
Não pude passar antes para saber das novidades... vou dar uma espiadinha logo ali ;)

Beijocas
Ju

Adri Portella disse...

Realmente deve ser bem dificil esta situação. Por isso que acho que as mães devem pensar bem quando estão preparando os convites.....Na escola, quando alguém manda convite para os amigos, só mandamos se for para todos.....se faltar alguém, comunicamos a familia e só entregamos se for para a sala, ou só amigos, amigas, enfim.....acho bem chato deixar alguém de fora, mas.....muitas pessoas não pensam assim....
Bjs
Ps. só para constar, estava com saudade do blog.....rsrsrs

Karen disse...

Me identifiquei muito com o post!! Realmente, a gente vibra junto a cada convite, né? Atualmente, a minha Sophia só fala do aniversário dela, que será em novembro. Já fez listas e mais listas das crianças da escolinha que deseja convidar. E também fico pensando que de repente ela irá querer deixar um ou outro colega de lado, pois dependendo do humor os convidados mudam :-)

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Nave Mamãe disse...

Ai que delícia!
O Lorenzo já foi na festa de um amigo e esse finde vai na de outro!
Adoroooo (porque ele ainda não sabemos).
Beijos

Paloma Varón disse...

As minhas vão a festinhas desde sempre, mas nunca ficaram sozinhas (vc sabe como são as festas no Brasil, né?). Deve ser uma experiência deliciosa para eles!
Beijos

Ilana disse...

Por aqui o Rapha também debutou nas festas. E como ele adora! Só que ainda não vai sozinho, pq só tem 2 anos...
É uma delícia mesmo, né?
Bjos

Unknown disse...

Como eles crescem rapido né?
Tô esperando pelo dia que o Breno vai me pedir o carro emprestado!!!!

Mas eu prefiro bem mais o jeito europeu de comemorar sem deixar a gente pobre, né?

beijooo